O cardápio de um restaurante é muito mais do que um simples meio para escolher a refeição. Ele também serve como um mapa para aumentar as vendas e conquistar os clientes, mantendo-os fiéis. Além de que é um dos principais elementos que constroem a imagem do estabelecimento.
Se você já está no ramo há algum tempo, ou se está apenas começando, é interessante conhecer alguns truques para inovar e tornar seu cardápio irresistível e lucrativo.
Algumas estratégias podem ser bem simples, como usar boas imagens, enquanto outras são mais elaboradas, como escrever descrições criativas. A seguir, apresentaremos algumas dicas para atualizar o cardápio do seu restaurante.
Por que atualizar o cardápio?
É bom estar sempre ligado no que o seu restaurante está oferecendo e quais as opções que realmente fazem sucesso entre os clientes.
O cardápio é o meio pelo qual são realizadas as vendas do estabelecimento, então é muito importante que ele esteja sempre atualizado e bem montado para trazer melhor proveito para o seu negócio.
Além disso, estar atualizado significa que você está acompanhando as tendências do mercado e que tem a preocupação de trazer o melhor para os clientes. Para quem frequenta o seu estabelecimento, isso é um ponto bastante positivo.
Quando atualizar o cardápio?
De maneira geral, o cardápio precisa ser atualizado quando o restaurante perceber que o menu utilizado não acompanha mais as necessidades do local.
Mas, ainda assim, é recomendado atualizar o cardápio pelo menos duas vezes ao ano. Algumas coisas que você pode utilizar como base para fazer a atualização são:
- Média de preços;
- Refeições mais vendidas;
- Bebidas e sobremesas mais pedidas;
- Refeições menos pedidas.
Ideias para atualizar e inovar o cardápio
A partir dessas informações, será possível fazer um levantamento e entender melhor o que precisa ser mudado no cardápio.
Cardápio digital
Uma das maneiras mais legais para atualizar seu cardápio é fazendo uma substituição do tradicional material de papel pelo cardápio digital.
Além de trazer um aspecto diferenciado e tecnológico, vai facilitar muito o controle de vendas mencionado acima, pois ficará mais fácil saber quais os itens mais vendidos e quais não estão tendo tanto sucesso, simplificando a tomada de decisões sobre o que alterar no que está sendo oferecido ao cliente.
Engenharia de cardápios
A engenharia de cardápios, por si só, já inclui várias dicas de como tornar o cardápio mais atrativo aos clientes. Utilizando-se de alguns fatores principais, tais como:
- Estética visual;
- Nível de lucratividade por item;
- Nome e descrição utilizados;
- Custo de produção.
A partir desses pilares, faz-se a análise do cardápio para ver o que precisa ser alterado.
Número de opções
Sete opções por categoria, não mais. Talvez, até menos. Acontece que sete é o número mágico para o cliente sentir que tem opções suficientes para escolher, sem que se sinta sobrecarregado e ansioso de ter que selecionar apenas uma dentre muitas.
Precificação
O truque, nesse caso, é retirar o cifrão e colocar o preço, estrategicamente, no final da descrição. Isso suaviza, para o cliente, o fato de que ele está gastando dinheiro. Além disso, o ideal é usar apenas o número arredondado ou ainda o número escrito por extenso.
Estilo de linguagem
Usar linguagem simples, mas bem pensada, na descrição dos itens do cardápio ajuda o cliente a entender o valor daquele item.
Lembre-se, ainda, daquele conhecido truque de trazer a nostalgia para o cliente, usando nomes e descrições que o remeta à infância e à família (por exemplo: bolo de chocolate fofinho da vovó Ana).
Oferecer combinações
Um cardápio que oferece combinações é a chave para restaurantes um pouco mais refinados ou com estilo culinário único (como restaurantes japoneses, mexicanos, etc.).
Mostrar uma opção de refeição com entrada, prato principal e sobremesas, além de uma bebida especial que torna toda a experiência gastronômica única é bastante interessante para conquistar vendas.
Testes e desgutações
Para saber se os itens que você quer adicionar no cardápio, a fim de atualizá-lo, realmente valerão o investimento, trabalhe com noites de degustação e feedback. Tanto com a própria equipe do restaurante, quanto com os clientes.
Todas essas dicas para inovar no cardápio, dadas aqui, podem ser igualmente aplicadas no próprio cardápio digital e, ainda, de maneira bem mais prática e eficiente, com redução de custos a longo prazo.
Isto porque basta alterar informações no sistema e atualizar os tablets do restaurante, ao invés de fazer novas impressões a cada pequena mudança.
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