17 dicas vendedoras para o seu cardápio de café

Quer turbinar seu cardápio de café sem prejuízo, justamente para lucrar mais? Confira as 17 dicas e ideias deste artigo!

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Uma mão segurando uma xícara de café com espuma artisticamente decorada. O café é apresentado em um fundo desfocado, focando nos detalhes da bebida.

Seja estratégico(a) e use a criatividade para criar seu cardápio de café. Você pode apostar em menu físico ou digital. Lembre-se de estruturá-lo de forma clara e destacar opções lucrativas. Além disso, diferencie-se da concorrência com bebidas sazonais, combinações exclusivas e opções para todos os gostos.

O cenário de cafeterias é promissor em todo o mundo: segundo levantamento recente da Mordor Intelligence, especialista em pesquisas de mercado, o setor cafeeiro deve crescer de 132 bilhões de dólares em 2024 para quase 170 bilhões até 2029.

E o cardápio tem papel fundamental nas vendas de quem faz sucesso no nicho! Este artigo vai lhe ajudar a construir o seu.

Como criar um cardápio de café que vende mesmo?

Organize os itens do menu de forma clara, destaque o que você tem de melhor e ofereça opções que atendem diferentes gostos e idades. Capriche no visual do seu cardápio, afinal, um design bonito e intuitivo pode fazer sua cafeteria vender mais.

Descrições que dão água na boca são bem-vindas, assim como símbolos que indiquem se o item é sem glúten, vegetariano, vegano etc. e fotos verdadeiras!

Que tal usar um cardápio digital para conseguir tudo isso de uma vez só? Primeiro, anote as melhores dicas para arrasar na sua construção. Depois, confira alternativas de menus inteligentes.

17 dicas criativas para o cardápio de café dos sonhos

Confira adiante dicas de mestre que vão levar seu cardápio ao próximo nível. Você pode aplicá-las na sequência em que aparecem ou não: fica a seu critério.

1. Tenha assertividade

Um cardápio bom não necessariamente é um cardápio gigante. Aplique as dicas que estão nesta lista, mas colocando seu público-alvo como prioridade e tendo em mente que a sua equipe precisa saber preparar e servir todos os itens disponíveis para venda.

Outro ponto: venda só aquilo que a infraestrutura da cafeteria comporta. Menos é mais quando a proposta do negócio fica bem executada.

2. Organize os itens em categorias

Um cardápio de cafeteria precisa ser prático e convidativo, e a organização dos produtos por categorias é o primeiro passo para isso. Faça uma lista dos itens que você pretende vender e separe-os em seções. Alguns exemplos:

  • Bebidas quentes
  • Bebidas geladas
  • Cafés especiais
  • Chás e infusões
  • Sucos e refrigerantes
  • Salgados
  • Doces

Com as categorias organizadas, o cliente visualiza melhor tudo o que pode consumir e você consegue entender o que vale a pena destacar, ser estratégico(a) nas vendas e até saber onde encaixar opções sazonais.

3. Crie uma seção para bebidas sazonais

Nem toda cafeteria tem, mas as que apostam nisso podem ganhar mais lucratividade e se diferenciar da concorrência.

  • Cafés gelados e frappés são ótimos para o verão
  • Cappuccinos especiais caem bem no inverno
  • Em datas comemorativas, valem bebidas com decorações exclusivas
  • E assim por diante

Opções disponíveis por tempo limitado aumentam a curiosidade e incentivam o cliente a experimentar.

4. Venda opções sem café, sim

Nem todo mundo é fã de café, e tá tudo bem! Oferecer opções sem café no cardápio é uma estratégia inteligente para atrair um público mais amplo e diversificar as vendas. Seguindo a linha de raciocínio verão vs. inverno:

Sucos naturais, smoothies e sodas italianas deixam dias de calor muito mais lucrativos, enquanto um chocolate quente com especiarias ou com toppings é aquele abraço gostoso num dia frio.

Precisa de mais opções? Faça uma pesquisa de mercado e consulte a freguesia. O que o cliente disser vai ser sempre seu melhor termômetro!

5. Aposte em combinações irresistíveis

Independente da sazonalidade, outra dica: se quiser ganhar o coração (e o paladar) dos seus clientes, busque criar misturas únicas que fazem qualquer um querer voltar.

Experimente grãos de pequenos produtores, diferentes tipos de chocolates para alguns preparos, xaropes naturais etc. e faça testes de adequações nos tipos de café para cafeteria que são clássicos, como espresso, cappuccino e cold brew.

Tem que vender as bebidas em suas versões originais? Sim! Mas por que não se arriscar?

Com uma apresentação bonita, um simples toque de cardamomo, uma calda de caramelo salgado feita na casa ou uma infusão de frutas cítricas e mel podem dar o que falar sobre a sua cafeteria, inclusive nas redes sociais!

6. Ofereça comidinhas

Ofereça alguns acompanhamentos, mesmo mantendo o cardápio de comidas enxuto. Anote sugestões!

Ideias de comidas para cardápio de cafeteria
Comidas Ideias
Salgados
  • Quiches
  • Sanduíches
  • Bruschettas
  • Empanadas
  • Wraps
  • Pão de queijo
  • Tapiocas
  • Croissants
  • Tortas (mini ou em pedaços)
Doces
  • Bolos caseiros
  • Tortas
  • Biscoitos
  • Brownie
  • Iogurte com frutas e granola
  • Muffins
  • Cookies artesanais
  • Cinnamon rolls
  • Sorvetes

Certifique-se de que as comidinhas incentivem a compra das bebidas e vice-versa. Venda combos promocionais e harmonizados também.

7. Crie harmonizações saborosas

Espresso + bolo de cenoura, café coado + pão de queijo, capuccino + brownie, café gelado + bolo gelado de coco, café com leite + cookie… As possibilidades são infinitas e podem aumentar o ticket médio da sua cafeteria se devidamente calculadas!

8. Garanta que seu cardápio seja inclusivo

A partir das adequações sugeridas nas dicas anteriores, torne a sua cafeteria um estabelecimento realmente inclusivo.

Para atender clientes com intolerâncias alimentares ou restrições, ofereça opções sem lactose, sem glúten, vegetarianas e/ou veganas. E se quiser agradar as crianças, não tem nada melhor do que um milk-shake, um sorvete gostoso ou um cookie recheado! 

Nas descrições dos produtos, informe tudo o que a clientela precisa saber sobre eles. Além disso, se possível, invista num cardápio bilíngue: dica de especialista!

9. Capriche nas descrições dos produtos

As descrições no seu cardápio conectam o cliente à experiência gastronômica, eliminam dúvidas e reduzem erros que levam ao desperdício e a frustrações terríveis.

Nelas também dá para você compartilhar curiosidades sobre a receita dos alimentos, os grãos dos cafés e até os métodos de preparo de cada bebida.

Veja um exemplo de descrição de um mochaccino, bebida que combina café, chocolate e leite vaporizado, na qual fica destacado o equilíbrio entre doçura e intensidade.

Nosso mocha especial pra você

Calda de chocolate 70%
Chocolate 60% no preparo
Café 100% arábica
Leite vaporizado, integral ou desnatado

Cada texto bem feito é sinônimo de cuidado com o consumidor e expertise em relação ao que você está servindo. Cuidado e expertise que também podem ser refletidos no design e nas imagens do menu.

10. Preocupe-se com o design do cardápio

Se você não for usar um cardápio digital, construa o seu menu com fontes que todo mundo consiga enxergar e ler, evite confusão de informações, use a identidade visual da sua marca e mostre seus melhores produtos de forma clara.

Tá aqui uma boa referência de cardápio de café!


Menu de bebidas quentes e geladas incluindo espresso, capuccino, mocaccino e chocolate. Também apresenta opções de salgados e doces.

Um menu bonito e organizado conquista o cliente antes mesmo de ele dar o primeiro gole no café, então capriche.

11. Use fotos reais e de boa qualidade

Ainda em relação ao design, pode apostar: nada vende mais do que uma foto bem tirada. Dito isso…

  • Use imagens reais e de boa qualidade dos seus produtos
  • Busque destacar sabores e texturas
  • Valorize cada detalhe: o aveludado da espuma, a cor vibrante do item e até a fumacinha do café recém passado!
  • Opte pela iluminação natural ao fazer seus cliques, pois essa luz deixa udo mais apetitoso e autêntico

Capriche, afinal, você pode usar essas fotos tanto no cardápio físico quanto no digital (três por produto se usar as melhores tecnologias do mercado!) quanto nas redes sociais.

12. Destaque cafés especiais

Os cafés especiais, que atingem uma pontuação mínima de 80 em uma escala de 0 a 100 proposta pela maior associação do ramo, a Specialty Coffee Association (SCA), merecem destaque no seu menu.

Esses grãos selecionados, com torra precisa e sabores complexos atraem muita gente, principalmente se você oferecer diferentes métodos de preparo e diferentes variedades também.

Como destacar cafés especiais em cafeteria?
Métodos de preparo → Prensa francesa, V60, Hario e Aeropress podem realçar as notas sensoriais dos grãos
Variedades premiadas → Catuaí, Bourbon e Geisha são apenas alguns exemplos. O Brasil tem pequenos produtores excelentes, surpreendendo em suas variedades!

O segredo está em oferecer mais do que produtos e criar momentos únicos que fiquem na memória no freguês e o fazem entender cada visita como um convite para voltar!

13. Venda suas parcerias

O que isso quer dizer? Que um cardápio de café dos sonhos também tem produtos e preparos que são resultados de parcerias, preferencialmente firmadas como produtores locais ou negócios vizinhos aos seus!

Venda seus laços, apresentando-os aos clientes como vínculos únicos, impossíveis de encontrar em qualquer outro lugar, e mostrando que “ninguém solta a mão de ninguém” no mundo do empreendedorismo e que isso leva a experiências gastronômicas muito especiais.

14. Entenda que cardápio e atendimento têm tudo a ver!

Conte com baristas experientes na hora de preparar ou atualizar seu menu. Também para isso, incentive sua equipe a testar novas receitas, novos métodos de preparo e pesquisar sobre tendências junto com você.

Quanto mais capacitados e inspirados os seus colaboradores estiverem, melhor o menu vai sair e melhor os itens apresentados nele serão apresentados e vendidos aos clientes – mesmo no digital, afinal, cardápios inteligentes não vão substituir o garçom e vêm para se tornar ferramenta de trabalho. 

15. Surfe as ondas das tendências

Cafeteria e mar nem sempre tem a ver, mas quando o assunto é o vasto oceano de tendências…

Quem não se atualiza fica para trás, por isso, monitore tudo o que está bombando dentro e fora do país, seja um novo jeito de apresentar as bebidas, novos sabores ou uma ideia criativa de promoção ou decoração.

As bebidas à base de café nunca estiveram tão em alta, e você pode torná-las sinônimo de saúde e bem-estar se o seu público-alvo estiver nessa vibe ou prepará-las de um jeito mais instagramável se a galera que frequenta o seu espaço gostar de fotos e postagens – e marcar o seu @ sempre que fizer um bom clique!

Imagina que delícia encontrar um cardápio com uma categoria assim:

Bebidas à base de café

Cappuccino da vó 15

Espresso, espuma de leite e cacau em pó

Mocaccino da casa 18

Café, leite vaporizado e chocolates 60% e 70%

Affogato com doce de leite 22

Bola de sorvete de baunilha, espresso e muito doce de leite

Café gelado dos bons 11

Café coado, gelo com sabor de coco e leite (opcional)

Irish Coffee 25

Espresso, uísque, creme de leite e açúcar num preparo bem irlandês

Acredite quando dizem que os comportamentos e hábitos de consumo podem mudar totalmente uma operação do foodservice!

“Agora quero saber quais os melhores cardápios digitais para cafeteria, por favor”

Seu desejo é uma ordem, e a gente sabe que prometeu isso lá em cima! Existem vários tipos de cardápio e todos você pode adequar para a sua cafeteria, mas as alternativas inteligentes da Abrahão Goomer lhe trarão vantagens competitivas importantes. São elas:

Esses cardápios digitais podem ser integrados a ERPs e PDVs, melhorando a sua visualização do negócio e das vendas e seus recursos avançados impactam na redução de custos, no aumento do ticket médio, na melhor experiência dos clientes e até nos índices de felicidade dos colaboradores – e no seu, claro!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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