- 1. Gin tônica
- 2. Cuba Libre
- 3. Dry Martini
- 4. Screwdriver
- 5. Sex on the Beach
- 6. Tequila Sunrise
- 7. Vodca com energético
- 8. Rum Punch
- 9. Gin Fizz
- 10. Highball
- 11. Tom Collins
- 12. Americano
- 13. Negroni
- 14. Paloma
- 15. Margarita
- 16. Mojito
- 17. Daiquiri
- 18. French 75
- 19. Aperol Spritz
- 20. Sea Breeze
- 21. Cape Codder
- 22. Manhattan
- 23. Caipirinha
- Como montar um bom cardápio de drinks?
- Melhores dicas para cardápio de drinks em bares e restaurantes
Os “well drinks” são coquetéis preparados com os destilados disponíveis durante a operação, ou seja, são bebidas que levam o tipo de vodca, gin, uísque ou outro destilado que estiver à mão do bartender, não uma marca de destilado específica, selecionada pelo cliente.
O nome “well drinks” vem do lugar onde ficam posicionados os destilados em muitos estabelecimentos: numa prateleira bem à frente ou atrás do bartender ou numa espécie de barra seguradora de garrafa, dentro do espaço de preparo dos coquetéis, chamada, justamente, de “well”.
Fique de olho num bar e você verá várias garrafas próximas umas das outras, sempre à mão de quem prepara os drinks e, às vezes, junto delas xaropes, bitters (bebidas com essência usadas em receitas) e similares.
Tudo isso existe, justamente, para o atendimento ganhar rapidez!
A ideia é que os well drinks sejam opções de mais fácil preparo e mais econômicas para a casa, aumentando a margem de lucro, além de servidas rapidamente aos clientes.
Neste artigo, veja as 23 opções essenciais para o cardápio do seu bar ou restaurante e dicas dignas de um brinde.
1. Gin tônica
Refrescante e sofisticado, o gin tônica equilibra o amargo da água tônica e o toque botânico de um bom gin.
Servido com gelo e finalizado com uma fatia de limão ou com diversas opções de especiarias e frutas, esse coquetel pode ajudar no CMV do restaurante já que não precisa ter um preço único e agrada muita gente.
Sua variação mais conhecida é o “vodca tônica” que, como diz o nome, tem outra base destilada.
2. Cuba Libre
Simples, mas cheio de história, o drink “Cuba Libre” combina rum, refrigerante de cola e suco de limão e mescla doçura e acidez. Ele tem origem cubana, mas virou um clássico mundial.
É adocicado e fácil de beber, tem baixo custo e de grande aceitação entre os consumidores.
3. Dry Martini
Minimalista e elegante, o Dry Martini leva gin e vermute seco, sendo finalizado com uma azeitona ou um twist (pedaço fininho da casca) de limão.
É um dos drinks mais icônicos da história, indispensável para bares e restaurantes que desejam oferecer sofisticação aos clientes.
4. Screwdriver
Uma mistura de vodca e suco de laranja, o Screwdriver é simples, mas altamente popular e uma excelente opção de well drink, principalmente para eventos open bar ou um serviço em dias mais quentes ou locais ao ar livre.
Uma vez abertas as garrafas dos insumos usados no preparo desse coquetel, você pode aproveitar e vender o famoso “Sex on the Beach”!
5. Sex on the Beach
Aquela mistura de vodca, suco de laranja, licor de pêssego e groselha que quase todo mundo conhece, o Sex on the Beach é adotado como well drink por muitos bares e restaurantes.
Se quiser tê-lo no cardápio, apenas se certifique de que o seu público-alvo se interesse por comprá-lo.
6. Tequila Sunrise
Visualmente marcante, o Tequila Sunrise combina tequila, suco de laranja e xarope de romã (grenadine). Seu degradê de cores super instagramável lembra um nascer do sol e seu sabor adocicado, mas levemente cítrico atrai quem prefere bebidas mais suaves.
7. Vodca com energético
Uma bebida popular em bares, festas e baladas, essa mistura é autoexplicativa. Ela faz sucesso entre o público jovem e costuma ser uma das opções mais pedidas em locais frequentados por esse perfil de clientes.
8. Rum Punch
Perfeito para quem gosta de bebidas tropicais, o Rum Punch mistura rum, suco de laranja (olha ele aí, mais uma vez!), suco de abacaxi e grenadine. Esse well drink tem um sabor frutado e envolvente e é escolha certeira para festas maiores, mas também pode ser servido em jarras até durante o almoço.
9. Gin Fizz
Leve e gaseificado, o Gin Fizz combina gin, suco de limão, açúcar e club soda –similar à água com gás e à tônica, mas não a mesma coisa. Seu sabor cítrico e refrescante é perfeito para quem busca um drinque equilibrado e elegante.
10. Highball
Simples e elegante, o Highball é mais um excelente exemplo de well drink e usa insumos que já serão abertos no bar ou restaurante se o cardápio de bebidas incluir vários outros dos drinks apresentados nesta lista.
Feito com uísque e club soda, ele também pode ser transformado em um preparo exclusivo da casa se você optar por usar, na receita, cítricos e ervas aromáticas.
11. Tom Collins
O Tom Collins, em sua versão original, leva gin, suco de limão siciliano, açúcar e club soda e é servido com bastante gelo em copo alto. Suas variações mais conhecidas são a com uísque (John Collins), a com rum (Pedro Collins) e a com tequila (Tequila Collins).
12. Americano
Não se deixe enganar pelo nome! Um clássico italiano, o Americano é uma mistura mais sofisticada. Ele leva Campari, vermute tinto e água com gás e tem sabor amargo e complexo, por isso, estimula o paladar antes da refeição. Ótima pedida para locais que servem petiscos refinados!
13. Negroni
O Negroni, quando equilibrado, conquista corações dos apreciadores de coquetéis encorpados. Ele deve ser feito com partes iguais de gin, vermute tinto e Campari, viu? Suas diferenças para o Americano estão no gin, que entra, e na água com gás, que sai.
14. Paloma
Muito popular no México, o Paloma combina tequila, suco de grapefruit (toranja) e club soda, tornando-se alternativa a outro well drink, a Margarita. O sal na borda do copo intensifica os sabores e deixa o coquetel ainda mais diferenciado.
15. Margarita
Clássico da coquetelaria mexicana, a Margarita combina tequila, licor de laranja e suco de limão e, assim como o Paloma, é servida com borda de sal.
A bebida entra na lista dos mais icônicos da mixologia, é conhecida mundialmente e tem anos de história – dizem que sua invenção aconteceu entre as décadas de 30 e 40!
16. Mojito
Ainda nos coquetéis clássicos e nas origens latino-americanas, o mojito de Cuba mistura rum branco, hortelã, suco de limão, açúcar e água com gás. É um well drink leve e revigorante. Sua combinação de frescor e dulçor o torna uma das escolhas mais populares em bares e festas.
17. Daiquiri
Também preparado com rum branco, leve e equilibrado, o Daiquiri leva suco de limão e açúcar e costuma ser servido beeeem gelado. É um dos clássicos refrescantes e quase primo do Mojito, diz aí!
18. French 75
Charmoso no simples, o French 75 é um drinque sofisticado e elegante que leva, na receita, gin, suco de limão, açúcar e espumante. Quem o consome encontra frescor, acidez e leveza, tudo junto, na mesma bebida.
19. Aperol Spritz
Mais um well drink com espumante, o Aperol Spritz precisa de três partes de espumante Prosecco, duas partes da bebida da marca Aperol e uma parte de club soda para ser perfeitamente preparado. Servido no copo ou na taça, ele leva uma rodela generosa de laranja e bastante gelo.
“Posso trocar club soda por água tônica no Aperol Spritz?”. Sem problema!
20. Sea Breeze
Agora, anote opções de well drinks que levam suco de cranberry (oxicoco ou mirtilo-vermelho, no Brasil), a começar pelo Sea Breeze! Essa combinação de vodca com o suco e com suco de grapefruit, é um coquetel frutado e refrescante. Sua coloração rosada traz apelo visual.
21. Cape Codder
Composto por vodca e suco de cranberry, o Cape Codder é mais simples do que o Sea Breeze, mas igualmente vibrante e fresco, ideal para quem gosta de sabores frutados, mas sem exagero na doçura. Vale servir com uma fatia de limão no copo!
22. Manhattan
Feito com uísque, vermute tinto e bitter da marca Angostura, o Manhattan é uma bebida que, apesar do preparo rápido, não deixa de ser sofisticada. Levemente amargo, entra na turma do Negroni: de drinks mais encorpados e intensos.
23. Caipirinha
Símbolo do Brasil, ela não podia ficar de fora e leva, em sua receita original, cachaça, limão, açúcar e gelo.
Tanto essa versão quanto as variações de caipirinha – com outras frutas e outros destilados (caipisaquê, caipivodca etc.) entram na lista de well drinks, ou melhor, fecham a lista com chave de ouro!
Como montar um bom cardápio de drinks?
Uma vez conhecendo os coquetéis e drinks mais pedidos em restaurantes e bares, a montagem do seu cardápio fica fácil, e o primeiro passo é: não deixe de considerar aqueles well drinks que o seu público-alvo procura.
As outras etapas do caminho rumo ao sucesso, você confere adiante!
Melhores dicas para cardápio de drinks em bares e restaurantes
Servido(a) de estratégias para montar um cardápio de bebidas vendedor?
- Siga à risca o conceito do estabelecimento
- Reflita a identidade da marca nas opções
- Inclua, no menu, opções com bases variadas de destilados
- Mescle clássicos com receitas originais
- Tenha pelo menos um drink mais doce e um mais amargo
- Venda coqueteis sem álcool (mocktails)
- Opte por drinks que levam os mesmos insumos
- Escolha opções cuja apresentação salta aos olhos
- Aplique a estratégia de preço-isca
- Ofereça opções sazonais, comemorativas e exclusivas
- Destaque produtos mais lucrativos, nomeando-os como “Os Favoritos da Casa” ou “Recomendações do(a) Bartender”
- Aposte no digital
A tecnologia de cardápios digitais vai ser sua maior aliada na otimização do cardápio de drinks e bebidas, já que permite atualizações imediatas dos produtos e preços, sinalização de itens indisponíveis, exibição de fotos de todas as receitas e muito mais!
Nela, você ainda apresenta descrições detalhadas de cada bebida (traduzidas automaticamente para quem não fala português!), eliminando dúvidas dos clientes na hora de escolher.
E sugere comidas que harmonizam com os coquetéis pedidos, reúne dados que ajudam na análise de vendas, etc., então, um brinde ao novo! Tim-tim!
Deixe seu comentário