Ao montar um cardápio para a sua lanchonete, escolha um layout legal, faça a precificação correta antes de transferir qualquer informação ao menu, coloque boas fotos dos itens à venda e escreva descrições que despertem a fome do seu cliente.
Um bom cardápio melhora a reputação da marca, aumenta as chances de a galera recomendar o restaurante aos amigos e familiares e impacta no aumento do ticket médio e, por consequência, no seu faturamento.
E não só os preços, mas a organização dos produtos e até o tipo de ferramenta escolhida para ser sua “vitrine escrita e ilustrada” precisam de cuidado se você quer ver a sua lanchonete decolar!
Descubra agora como criar um menu de respeito.
Como montar um cardápio para lanchonete?
Antes de qualquer coisa, decida exatamente para quem você planeja vender! Se a sua lanchonete for especializada em produtos veganos, por exemplo, certamente as opções do cardápio serão diferentes daquelas oferecidas num negócio mais tradicional.
Entenda também que a localização do estabelecimento impacta na decisão. Sua lanchonete recebe mais transeuntes passando pelo centro da cidade no horário do almoço ou é um lugar temático ao qual as pessoas vão depois do trabalho mesmo se precisarem pegar carro?
Em seguida, faça uma lista de todas as possíveis opções de pratos, bebidas e sobremesas do menu, descubra quais podem mais lhe prejudicar do que ajudar em termos financeiros e fique só com aqueles que têm tudo para dar certo, mesmo se você descobrir, depois, que um ou outro não trouxe os resultados esperados.
Aí, divida os produtos em categorias, crie títulos e descrições diferenciados da concorrência para todos eles e atribua seus preços. Por último, passe tudo para o papel – se você optar por um cardápio impresso – ou para o PC – se você quiser adotar a tecnologia no seu restaurante.
Você pode montar o cardápio para uma lanchonete delivery, por exemplo, contando com ferramentas modernas e que ajudem no atendimento via WhatsApp. Ou pode experimentar os recursos de um cardápio QR Code ou de um cardápio em tablet caso faça atendimento em salão.
Apenas fuja (e rápido!) do cardápio em PDF.
O que colocar em um cardápio de lanchonete: lembretes importantes
Veja um checklist que vai lhe ajudar a cuidar de cada detalhe.
- Através das suas pesquisas de mercado, crie pratos e lanches adequados aos interesses do seu público-alvo.
- Capriche nas fotos, nos títulos e nas descrições dos produtos, pois a soma desses fatores com certeza vai dar água na boca do cliente ou fazer o estômago dele roncar mesmo que ele não esteja com fome.
- Distribua os produtos por categorias e até em subcategorias se achar necessário (por exemplo: salgados – salgados fritos e salgados assados) e dê nomes para elas que lhe permitam deixar bem claro o que cada uma significa e apresenta ao freguês.
- Mesmo que não seja o foco do seu negócio, considere ter pelo menos um ou dois produtos vegetarianos. Isso pode ser decisivo para alguém escolher a lanchonete.
- Atribua preços justos em cada produto, sempre considerando os gastos fixos do restaurante e a margem de lucro desejada.
Precificar corretamente os itens de um menu de lanchonete não significa só cobrar o que o cliente pode pagar, mas o que vai trazer retorno para você, portanto, busque equilíbrio!
E, ao organizar o cardápio, se o seu estabelecimento estiver operando há algum tempo, verifique quais são os “estrelas” da casa – produtos mais vendidos e rentáveis – para os colocar em posições de destaque.
Caso seja a primeira semana de portas abertas, dica extra: faça testes e converse com os clientes para obter feedbacks, então, aos poucos, vá adequando o menu.
Apenas tome cuidado para não gastar demais com impressões e reimpressões e nem perder tanto tempo com ajustes se optar por seguir na missão sozinho(a), sem a ajuda de designers.
Na verdade, na ideia de já começar economizando e aumentando as chances de lucros, experimente usar um cardápio digital para a lanchonete. Outro artigo deste blog explica o que é a inovação e porque implementá-la, além de mostrar razões para ela elevar o ticket médio em até 40%. Confira em seguida!
Qual o melhor layout para o cardápio de uma lanchonete?
O melhor layout para um menu de lanchonete pode variar de acordo com o estilo do restaurante, a quantidade de itens à venda e até a identidade visual da marca, mas é visualmente leve, ou seja, sem excesso de imagens ou cores, com fontes legíveis e de tamanho apropriado.
O ideal é que você escolha aquele cardápio que tenha mais a cara do seu negócio e que, ao mesmo tempo, deixe os itens bem organizados e apresentados.
Para oferecer uma melhor experiência ao consumidor do momento que ele chega ao local até a hora de pagar a conta, você também pode apostar num menu digital inteligente. Nunca é demais reforçar, não?!
Explore mais possibilidades adiante, a começar pelo layout retrô da ilustração feita com exclusividade pela Abrahão Goomer para você se inspirar.
7 principais layouts de cardápio para lanchonete
Retrô, temático, na lousa, minimalista, clássico e em folheto entram na lista dos layouts e modelos mais atuais de cardápios para lanchonetes juntos com menu digital.
- Retrô: cardápio num estilo que lembra as lanchonetes americanas dos anos 50 e 60, usa fontes clássicas e, geralmente, traz as cores azul, vermelho e branco como principais.
- Temático: perfeito para lanchonetes que precisam passar uma identidade única. Se a inspiração do seu espaço for Harry Potter, que tal usar cores, fontes e até detalhes que remetam aos filmes?
- Na lousa: nada mais é do que o menu escrito num quadro parecido com aquele das escolas mais tradicionais. Além de rústico, ele é fácil de mudar, mas faz um pouco de sujeira.
- Minimalista: um menu simples, com cores neutras e pouco conteúdo, na maioria das vezes até sem imagens dos pratos. Pode ser afixado a uma prancheta de madeira ou plástico ou entregue “solto” aos clientes.
- Clássico: aquele cardápio igual ao dos restaurantes mais tradicionais, que têm uma capa de couro ou acolchoada. Pode ser bom para quem quer divulgar muitas opções de produtos.
- Em folheto ou panfleto: bastante objetivo e cumpre muito bem a função, pode agregar outras opções de layout, como a temática ou a minimalista, e costuma ser apresentado numa folha única plastificada.
- Digital: melhora a experiência dos clientes, permite personalização de todos os lanches com apenas alguns cliques e ajuda os garçons a serem figuras mais estratégicas e vendedoras dentro do estabelecimento.
Esse último é o mais interativo e fácil de usar de todos os cardápios. Tão bom que protagoniza até vídeo!
Entendeu porque tanta gente o considera uma excelente ideia para lanchonete?
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