O feedback obtido através do cardápio digital ajuda bares e restaurantes a aprimorarem a experiência dos clientes e garantirem crescimento e sucesso. Deixado imediatamente após o consumo, ele mostra com clareza o que os fregueses pensam sobre o serviço, os pratos, as bebidas e o ambiente, por exemplo.
A praticidade de avaliações diretas e em apenas alguns cliques ajuda estabelecimentos do foodservice como um todo a identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias, e os feedbacks verdadeiros e atualizados registrados no cardápio digital somam-se aos dados obtidos pela inteligência de mesa, gerando insights aos gestores.
Quer descobrir como usar uma tecnologia de autoatendimento para elevar a qualidade do seu negócio e os níveis de fidelização? Continue a leitura!
O cardápio digital como ferramenta para coletar feedback em restaurante
Consideradas poderosas ferramentas não só de pedidos, mas de avaliações, as soluções de autoatendimento da Abrahão Goomer – em QR Code, totem e tablet – dão aos clientes de estabelecimentos do foodservice a chance de deixar feedbacks:
- Sem depender de papel e caneta
- Imediatamente após o consumo
- Em apenas alguns cliques
- De forma intuitiva
- Sem interações com garçons
Se um feedback revela a percepção do público sobre os pratos e o atendimento de um restaurante ou bar e orienta decisões de gestores, tornando-as mais estratégicas, o segredo para obtê-lo é justamente garantir uma coleta eficiente e acessível.
Como coletar feedback dos clientes no Cardápio Digital da Abrahão?
O passo a passo é simples: uma vez escolhida a solução de autoatendimento da Abrahão Goomer que mais se adeque às necessidades do bar ou restaurante, basta que seu gestor programe o questionário e o ative no cardápio digital.
Confira o passo a passo adiante.
1. Escolha sua solução de autoatendimento
São os cardápios digitais da Abrahão para coleta de avaliação de clientes, otimização da tiragem de pedidos e aumento do ticket médio:
Escolha uma das alternativas, analisando suas necessidades e os hábitos de consumo do seu público-alvo. Implemente a nova inteligência de mesa.
2. Crie e organize seu questionário
Uma vez que a ferramenta escolhida esteja implementada, programe e personalize o questionário de feedback conforme desejar, acessando o seu painel de gestão da Abrahão Goomer. Escolha exatamente o que quer avaliar.
O que avaliar num feedback de restaurante | |
---|---|
|
Lembre aos clientes que as avaliações podem ir de 1 a 5 estrelas, sendo uma estrela o equivalente a resposta mais negativa possível e cinco estrelas o equivalente a uma nota extremamente positiva.
E, se quiser, programe a abertura de um campo com resposta aberta – em texto de até 180 caracteres.
3. Incentive as avaliações
Oriente a sua equipe a apontar, para o freguês, aonde fica o espaço de feedback no cardápio digital e solicitar (sem insistência!) que uma avaliação seja realizada.
Se puder, busque outras formas de incentivar a participação também, como oferecer um desconto na próxima visita ou um brinde especial.
Fale do quanto é fácil deixar opiniões através de um sistema de autoatendimento: isso, com certeza, vai ajudar!
4. Sinalize a possibilidade de feedbacks anônimos
Com o Cardápio Digital da Abrahão, os consumidores do seu restaurante podem optar por avaliar anonimamente o atendimento e os produtos ou fornecer nome e telefone no momento da pesquisa.
A alternativa da não-identificação transmite segurança e confiabilidade ao público, mostrando profissionalismo por parte do restaurante.
Por outro lado, a possibilidade de coletar dados da freguesia abre espaço para novas e melhores ações de marketing em prol da atração e da retenção de clientes.
5. Dê retorno a quem deixar os dados na pesquisa
A tecnologia pode ser uma das melhores práticas de coleta de feedbacks em restaurantes hoje em dia, mas, junto com ela, leve em consideração a importância de agradecimentos ou retornos.
- Envie um agradecimento personalizado por WhatsApp, e-mail ou SMS
- Peça desculpas se ficou registrado algum tipo de opinião negativa
- Verifique a possibilidade de retorno para uma nova experiência
- Pergunte mais sobre o que foi ou não foi bom
- Compartilhe dicas, novidades e promoções
Quando alguém tira um tempo para registrar uma avaliação, essa pessoa espera ser ouvida, e uma das maneiras de mostrar que você realmente está preocupado com evolução do seu negócio é entrando em contato com ela!
6. Use os feedbacks para evoluir
Você já sabe: quando bem aproveitadas, as pesquisas de satisfação ajudam a melhorar o atendimento, otimizar processos e fidelizar clientes.
Agora, sabia que usar feedbacks para melhorar o atendimento é muito fácil? Acompanhe-os regularmente e analise padrões/repetições.
- Várias avaliações apontando um problema ou elogio específico indicam que alguma coisa precisa ser melhorada – ou que alguém merece uma congratulação
- Se os consumidores mencionam especificamente o trabalho dos garçons, os feedbacks deixados devem ser usados como base para treinamentos
- Caso as críticas estejam direcionada aos pratos e/ou às bebidas (sabor, temperatura, espera etc.), pode ser a hora de repensar o cardápio
- Feedback bom é feedback compartilhado: mostre as avaliações à equipe, peça opiniões e mostre o quanto é importante valorizá-las
Transforme cada registro em resultados reais, e conte com a Abrahão nesse processo. Feedbacks valiosos, rápidos e sem burocracia? É pra já!
Deixe seu comentário