6 passos para ter feedback no cardápio digital + vantagens

Saiba como usar o cardápio digital da Abrahão para coletar feedbacks, melhorar o serviço, aumentar lucros e fidelizar clientes no seu restaurante.

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Mulher sorridente usando um tablet em um ambiente de café moderno, destacando a interação digital no atendimento ao cliente.

O feedback obtido através do cardápio digital ajuda bares e restaurantes a aprimorarem a experiência dos clientes e garantirem crescimento e sucesso. Deixado imediatamente após o consumo, ele mostra com clareza o que os fregueses pensam sobre o serviço, os pratos, as bebidas e o ambiente, por exemplo.

A praticidade de avaliações diretas e em apenas alguns cliques ajuda estabelecimentos do foodservice como um todo a identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias, e os feedbacks verdadeiros e atualizados registrados no cardápio digital somam-se aos dados obtidos pela inteligência de mesa, gerando insights aos gestores.

Quer descobrir como usar uma tecnologia de autoatendimento para elevar a qualidade do seu negócio e os níveis de fidelização? Continue a leitura!

O cardápio digital como ferramenta para coletar feedback em restaurante

Consideradas poderosas ferramentas não só de pedidos, mas de avaliações, as soluções de autoatendimento da Abrahão Goomer – em QR Code, totem e tablet – dão aos clientes de estabelecimentos do foodservice a chance de deixar feedbacks:

  • Sem depender de papel e caneta
  • Imediatamente após o consumo
  • Em apenas alguns cliques
  • De forma intuitiva
  • Sem interações com garçons

Se um feedback revela a percepção do público sobre os pratos e o atendimento de um restaurante ou bar e orienta decisões de gestores, tornando-as mais estratégicas, o segredo para obtê-lo é justamente garantir uma coleta eficiente e acessível.

Como coletar feedback dos clientes no Cardápio Digital da Abrahão?

O passo a passo é simples: uma vez escolhida a solução de autoatendimento da Abrahão Goomer que mais se adeque às necessidades do bar ou restaurante, basta que seu gestor programe o questionário e o ative no cardápio digital.

Confira o passo a passo adiante.

1. Escolha sua solução de autoatendimento

São os cardápios digitais da Abrahão para coleta de avaliação de clientes, otimização da tiragem de pedidos e aumento do ticket médio:

Escolha uma das alternativas, analisando suas necessidades e os hábitos de consumo do seu público-alvo. Implemente a nova inteligência de mesa.

2. Crie e organize seu questionário

Uma vez que a ferramenta escolhida esteja implementada, programe e personalize o questionário de feedback conforme desejar, acessando o seu painel de gestão da Abrahão Goomer. Escolha exatamente o que quer avaliar.

O que avaliar num feedback de restaurante
  • Recepção
  • Atendimento
  • Tempo de espera
  • Climatização
  • Decoração
  • Ambiente
  • Temperatura dos pratos
  • Sabor/tempero

Lembre aos clientes que as avaliações podem ir de 1 a 5 estrelas, sendo uma estrela o equivalente a resposta mais negativa possível e cinco estrelas o equivalente a uma nota extremamente positiva.

E, se quiser, programe a abertura de um campo com resposta aberta – em texto de até 180 caracteres. 

Avaliação de restaurante com estrelas para comida, bebida, ambiente, atendimento e música, solicitando opiniões dos clientes.

3. Incentive as avaliações

Oriente a sua equipe a apontar, para o freguês, aonde fica o espaço de feedback no cardápio digital e solicitar (sem insistência!) que uma avaliação seja realizada.

Se puder, busque outras formas de incentivar a participação também, como oferecer um desconto na próxima visita ou um brinde especial.

Fale do quanto é fácil deixar opiniões através de um sistema de autoatendimento: isso, com certeza, vai ajudar!

4. Sinalize a possibilidade de feedbacks anônimos

Com o Cardápio Digital da Abrahão, os consumidores do seu restaurante podem optar por avaliar anonimamente o atendimento e os produtos ou fornecer nome e telefone no momento da pesquisa.

A alternativa da não-identificação transmite segurança e confiabilidade ao público, mostrando profissionalismo por parte do restaurante.

Por outro lado, a possibilidade de coletar dados da freguesia abre espaço para novas e melhores ações de marketing em prol da atração e da retenção de clientes.

Imagem de um formulário simples que solicita informações pessoais como nome, telefone e e-mail. Ideal para capturar dados de contato de usuários em websites.

5. Dê retorno a quem deixar os dados na pesquisa

A tecnologia pode ser uma das melhores práticas de coleta de feedbacks em restaurantes hoje em dia, mas, junto com ela, leve em consideração a importância de agradecimentos ou retornos.

  • Envie um agradecimento personalizado por WhatsApp, e-mail ou SMS
  • Peça desculpas se ficou registrado algum tipo de opinião negativa
  • Verifique a possibilidade de retorno para uma nova experiência
  • Pergunte mais sobre o que foi ou não foi bom
  • Compartilhe dicas, novidades e promoções

Quando alguém tira um tempo para registrar uma avaliação, essa pessoa espera ser ouvida, e uma das maneiras de mostrar que você realmente está preocupado com evolução do seu negócio é entrando em contato com ela!

6. Use os feedbacks para evoluir

Você já sabe: quando bem aproveitadas, as pesquisas de satisfação ajudam a melhorar o atendimento, otimizar processos e fidelizar clientes

Agora, sabia que usar feedbacks para melhorar o atendimento é muito fácil? Acompanhe-os regularmente e analise padrões/repetições.

  • Várias avaliações apontando um problema ou elogio específico indicam que alguma coisa precisa ser melhorada – ou que alguém merece uma congratulação
  • Se os consumidores mencionam especificamente o trabalho dos garçons, os feedbacks deixados devem ser usados como base para treinamentos
  • Caso as críticas estejam direcionada aos pratos e/ou às bebidas (sabor, temperatura, espera etc.), pode ser a hora de repensar o cardápio
  • Feedback bom é feedback compartilhado: mostre as avaliações à equipe, peça opiniões e mostre o quanto é importante valorizá-las

Transforme cada registro em resultados reais, e conte com a Abrahão nesse processo. Feedbacks valiosos, rápidos e sem burocracia? É pra já!

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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