Imagine você, proprietário de um restaurante, há alguns anos - e nem precisa voltar muito no tempo não: você se lembra de como era o sistema de pedidos nos estabelecimentos? Nenhum possuía sistema de automação para restaurantes: tudo era anotado em comandas de papel.
Se para o cliente já era perceptível a dificuldade em manter o padrão de atendimento adequado, tendo em vista muitos erros e pedidos perdidos, imagine isso, em grande escala, para que o dono pudesse realizar um controle efetivo do seu negócio?
De relatório com número de vendas a controle de estoque, controle de desperdícios e de custos, antigamente tudo era muito difícil. Contudo, ainda hoje, é possível encontrar estabelecimentos que atuam neste mesmo sistema arcaico.
A tecnologia, mais uma vez, contempla os restaurantes e, hoje em dia, por causa dela como facilitadora, a administração dos restaurantes deixa de ser penosa, para ser muito mais efetiva. Hoje iremos explicar como implementar a automação no seu restaurante.
Mas o que é automação?
A palavra, em si, segundo o dicionário, significa o "funcionamento de uma máquina ou grupo de máquinas que, sob o controle de um programa único, permite efetuar, sem intervenção humana, uma série de operações contábeis, estatísticas ou industriais".
Ou seja, se aplicarmos este conceito ao ramo dos restaurantes, falaremos de um software, um programa de computador, que irá realizar inúmeros controles para que você consiga gerir o seu negócio com muito mais segurança e efetividade.
Quais aspectos a automação comercial contempla?
Isso irá depender da sua necessidade, de acordo com o estilo que você administra o seu restaurante. De qualquer maneira, no mercado, hoje, existem muitos produtos bons que poderão servir, basta você saber o que procura.
Desta maneira, podemos citar, como funcionalidades a serem buscadas, quando você for pesquisar um produto:
1. Cardápio digital
O cardápio digital é uma excelente maneira de que o pedido do cliente, feito através do tablet, gere relatórios em tempo real sobre as vendas, o que será feito pelo administrador.
2. Comanda digital
A comanda digital é a tecnologia que permite que o garçom envie os pedidos diretamente para a cozinha, sem que perca o antigo papel no meio do atendimento, gerando relatórios exatos e, se for o caso, comprovação de erro.
3. Controle financeiro
É possível administrar os recebimentos em dinheiro, cartão de crédito e de débito, além de auxiliar nos pagamentos para os fornecedores.
4. Controle de pessoal
Muitos softwares já disponibilizam ferramentas para o controle dos seus funcionários.
5. Controle de estoque
Organizar de maneira eficiente os itens, efetuando um controle de estoque com mais facilidade, de acordo com as vendas e a produção.
6. Mix de produtos
Muitos programas realizam uma análise do seu mix de produtos vendidos, por período, em que você poderá utilizar os dados coletados para reavaliar produtos sem saída, por exemplo.
7. Elaboração de DRE
Os demonstrativos de resultado do exercício, para avaliar constantemente se o seu restaurante está gerando lucro, de acordo com análise de faturamento vs. despesas. Com essa análise, você consegue identificar melhor a margem de lucro do restaurante.
8. Cálculo de ticket médio
Muitos softwares informam ainda, em tempo real, qual o ticket médio por cada cliente, por períodos, o que pode ser uma mão na roda na hora de criar ofertas;
Automação comercial para restaurante
E agora que você já conheceu algumas características oferecidas pelos programas de gestão, é hora de saber o que é necessário para implementar um sistema de automação comercial para restaurantes, certo?
Antes de mais nada, um computador se faz necessário para que o software rode. É importante que somente pessoas autorizadas tenham acesso a esta máquina, uma vez que todos os números do seu estabelecimento estarão reunidos num único programa.
Outro aspecto a ser estudado, é entender a sua necessidade, para que a busca de um produto seja adequada aos seus propósitos e orçamento.Isso porque, na grande maioria das vezes, é cobrada uma mensalidade para o desenvolvedor do programa, para liberar o seu acesso ao software de automação comercial.
Por isso é extremamente recomendada a confiança na empresa que irá virar sua parceira, para que os seus dados estejam protegidos e sua administração, do seu jeito, possa fluir livremente.
Falando, ainda, em custos, algumas empresas desenvolvedoras da tecnologia podem cobrar por acesso, ou seja: se você tiver o programa instalado em mais de um computador ou for gerada mais de uma senha. Informe-se bem direitinho antes de assinar o contrato e começar a utilizar o produto.
Integração com PDV
Um aspecto interessante a ser analisado é entender se o software de automação comercial para restaurante que você pretende contratar possui integração com o ponto de venda, o PDV.
Assim como falamos que a integração com o cardápio ou comanda digitais, o PDV é tão importante quanto, afinal de contas, é o caixa do seu restaurante, onde se cobrará do cliente.
Sendo assim, estes números de vendas e produtos precisam estar, em tempo real, integrados ao sistema de gerenciamento automatizado, para fornecer ainda mais elementos para uma boa gestão empresarial.
PDV, Comanda e Cardapio Digital
E por falar em PDV, comanda e cardápio digital, a automação comercial com equipamentos para restaurante poderá incluir mais do que o mero computador, citado acima. Claro que isso irá depender de você, ao entender seu orçamento e necessidades e procurar um parceiro.
É que os PDVs mais modernos estão vindo com tela touch screen (que funciona com o toque dos dedos). Já os cardápios e comandas digitais funcionam através de um tablet.
É possível, ainda, automatizar ainda mais o seu restaurante: através dos totens de autoatendimento, o que excluiria atendimentos entre clientes e funcionários. Comumente vistos em redes de fast-food, estes totens estão ganhando o mercado por acelerar o tempo de atendimento, bem como acelerar a entrega dos pedidos feitos.
O cliente mesmo chega até o terminal (geralmente uma televisão ou monitor com tela touch, também), realiza o pedido e o pagamento. Este pedido vai diretamente para a cozinha e, estando pronto, o seu cliente pode ser chamado por senha, por exemplo.
Agora que você já possui todas essas informações - e se ainda não possui um sistema assim no seu negócio - é hora de começar as buscas por um fornecedor de qualidade. Trazer inovação, seja na gestão e/ou no atendimento para com o cliente, é o que vai deixar o seu negócio sobreviver por mais tempo no mercado.
Sim: na época do digital, até as comidas estão sendo entregues na casa do consumidor por um clique no celular, através dos aplicativos. Traga um pouco de inovação para o seu negócio fazendo com que o cliente entenda que você está aberto a estas mudanças.
De qualquer maneira, comece por você, fazendo uma gestão eficiente: isso é o que vai manter o seu negócio saudável, afinal de contas. Ele precisa gerar lucro e só o tem quem controla.
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