As tendências de alimentação saudável para 2025 incluem dietas plant-based, consumo de superalimentos, receitas com alimentos funcionais e práticas agrícolas sustentáveis e estão moldando – e mudando! – a forma como os consumidores se relacionam com o foodservice.
Hoje, as pessoas não querem apenas fazer uma refeição e buscam por benefícios além do prazer gastronômico, como aqueles obtidos através de ingredientes que promovem saúde, energia e longevidade.
E vale a pena se adaptar para atender uma demanda crescente!
Você, com certeza, vai querer ler este artigo até o final e começar hoje mesmo. Já separe o papel e a caneta ou prepare a captura de tela.
1. Dietas plant-based
Diretamente ligadas à sustentabilidade alimentar, já que a produção de alimentos à base de plantas tem menos impacto ambiental se comparada com a produção de alimentos de origem animal, as dietas plant-based são tendência de destaque para 2025.
Atenda pessoas que seguem essa linha sem deixar de equilibrar os nutrientes com a qualidade e o sabor. Você consegue!
Experimente, por exemplo, incluir um hambúrguer de grão-de-bico no menu ou uma massa com molho à base de castanhas. Outra estratégia interessante é ser flexível nas substituições e permitir que os clientes troquem proteínas animais por alternativas vegetais em pratos já existentes.
2. Alimentos orgânicos
Já populares há alguns anos, os alimentos orgânicos, continuam ganhando espaço dentro e fora da casa dos consumidores. São aqueles cultivados sem o uso de pesticidas ou fertilizantes artificiais, considerados uma escolha mais saudável e amiga do meio ambiente.
Ofereça-os, dando destaque a fornecedores locais que trabalham com agricultura sustentável. Além disso, sinalize, no cardápio, pratos e bebidas que levam esses ingredientes – para que os clientes possam fazer escolhas mais conscientes.
3. Proteínas alternativas
Também parte da conscientização sobre os impactos ambientais ligados à produção da carne, as proteínas alternativas – encontradas em leguminosas e sementes, no tofu e nos próprios plant-based sobre os quais você já leu anteriormente – vêm sendo opção para muita gente.
De acordo com dados da Euromonitor, o mercado brasileiro de carnes vegetais ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em 2023, e o volume de produtos vendidos cresceu 22% no mesmo ano.
Ainda é um desafio oferecer proteínas alternativas no seu negócio? Aposte na transformação das tradicionais, como as almôndegas de lentilha e um belo estrogonofe de cogumelos, como o da foto!
4. Culinária low-waste
Na tradução para o português, a expressão low-waste, vinda do inglês, quer dizer “baixo desperdício” ou “gasto reduzido”. Ela se aplica à uma tendência culinária que tem como objetivo minimizar o desperdício de alimentos com o uso integral de todos os ingredientes e até o reaproveitamento das sobras.
Além de ser uma prática sustentável, essa tendência atende a consumidores conscientes e comprometidos com o presente e o futuro do planeta.
5. Dietas anti-inflamatórias
E olha só que curioso: outro tipo de dieta bastante em alta são as anti-inflamatórias, focadas no consumo de alimentos que combatem, justamente, inflamações no corpo, como os indicados no quadro adiante.
Alimento anti-inflamatório | Benefícios |
---|---|
Cúrcuma | Contém curcumina, poderoso antioxidante que reduz inflamações crônicas |
Gengibre | Possui gingerol, que ajuda a reduzir dores musculares e inflamações articulares |
Salmão e sardinha | São peixes ricos em Ômega-3 e ajudam no controle de doenças crônicas |
Frutas vermelhas | Contêm antocianinas, antioxidantes que ajudam a combater inflamações celulares |
Nozes e amêndoas | Contêm gorduras saudáveis e vitamina E, que reduzem colesterol ruim e combatem envelhecimento precoce |
Vegetais verde-escuros | São ricos em flavonoides e carotenoides, que ajudam a reduzir inflamações crônicas e eliminar toxinas do corpo |
Seja parceiro(a) do seu cliente no cuidado com a saúde!
6. Superalimentos
Os superalimentos, como quinoa, chia, açafrão, spirulina e açaí estão em alta por suas propriedades nutricionais excepcionais.
No geral, esses ingredientes são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças, então, adicioná-los ao menu é agregar valor às refeições que o seu restaurante serve!
7. Chás e outras bebidas calmantes
Muitos clientes de bares, restaurantes e cafeterias têm mostrado interesse em chás e outros preparos calmantes, contendo camomila, lavanda, etc., produtos com propriedades relaxantes e que ajudam a reduzir o estresse, possíveis de serem servidos mesmo se a sua especialidade for outra.
Então, tá aí outra tendência que você pode incorporar ao cardápio – talvez, oferecendo preparos especiais ao término de cada refeição ou harmonizados com alguma sobremesa?
Os chás podem ser servidos quentes ou gelados, e alguns sabores, como camomila e limão, são perfeitos para os dias mais quentes! A chave para apresentá-los à freguesia é manter a simplicidade e posicioná-los de forma atraente e funcional, sem sobrecarregar o menu.
8. Alimentos e produtos funcionais
Outra tendência a caminho da consolidação, os alimentos e produtos funcionais conquistam consumidores e donos de restaurantes anualmente, e isso não vai ser diferente em 2025.
Além de nutrir, eles oferecem benefícios específicos para a saúde, como melhorar o sistema digestivo ou fortalecer o sistema imunológico, abrangendo, inclusive, muitos dos superalimentos.
Entram na lista:
- Kefir
- Kombucha
- Probióticos
- Chia
- Maca peruana
- Cúrcuma
- Spirulina
- Sementes de abóbora
- Óleo de coco
E vários outros marcam presença nos cardápios de quem quer promover o bem-estar do freguês de dentro pra fora.
9. Personalização nutricional
“Passei na nutricionista e estou fazendo uma reeducação” ou “A nutri me deu uma dieta personalizada”: provavelmente, você também leu ou ouviu frases parecidas com essas nos últimos tempos.
A última tendência de alimentação saudável da lista é a personalização nutricional, importante para quem quer ter uma alimentação saudável e combater ou evitar complicações crônicas, como lipedema, diabetes, hipertensão e obesidade, ou convive com algum tipo de intolerância alimentar.
Se a estrutura do seu restaurante lhe permitir oferecer a personalização de pratos ou combos planejados por especialistas em nutrição, aposte nessa escolha!
Sabendo que a ação de comer bem traz impactos no longo prazo, clientes do foodservice ao redor de todo o país estão adequando seus hábitos de consumo. Reconheça esse movimento de mudança e faça mudanças no cardápio também.
Encare as novidades como oportunidades!
Deixe seu comentário