O que aconteceu com o restaurante Trilha da Costela?

Tudo sobre que fim levou o restaurante Trilha da Costela, participante da 1ª temporada de Pesadelo na Cozinha, e uma notícia curiosa e surpreendente. Veja!

Compartilhe
Restaurante trilha na costela com jeep no meio do salão, ao lado dos clientes

Fonte: Reprodução/Internet

O restaurante Trilha da Costela, protagonista do último episódio da primeira temporada de “Pesadelo na Cozinha”, reality show da Band TV, não existe mais. Ele foi aberto inspirado na paixão por aventura de um dos donos e funcionou até 2019, resistindo bravos 17 anos no bairro da Mooca, em São Paulo.

Sofrendo com problemas de gestão financeira, de pessoas e até de insumos e equipamentos, seus gestores buscaram ajuda do famoso chef Jacquin para continuar operando e, quase literalmente aos trancos e barrancos, conseguiram passar por uma reforma, ganharam novos equipamentos e um novo cardápio.

Mesmo assim, o estabelecimento não conseguiu se manter financeiramente por muito tempo e encerrou as atividades.

Você é do tipo que precisa pesquisar como estão os restaurantes do Pesadelo na Cozinha e quer descobrir o que tem no lugar do Trilha da Costela hoje em dia? Leia este artigo até o final! Surpreenda-se com a notícia do último parágrafo.

Pesadelo na Cozinha – 1ª temporada, episódio 13: Trilha da Costela

O Trilha da Costela, hoje fechado, surgiu porque um de seus sócios, Ideval, costumava fazer trilhas com carros 4x4 e, em seguida, cozinhava sua receita especial de costela para seus companheiros de aventuras.

Este restaurante foi apresentado pela Band no programa “Pesadelo na Cozinha”, em 2016, e funcionava no número 102 da Rua Juventus, no bairro da Mooca - São Paulo (SP).

Inicialmente, seu churrasco e acompanhamentos eram reconhecidos e elogiados pelos moradores da região e clientes em busca de uma experiência gastronômica temática, mas, com o passar do tempo, muita gente passou a tecer críticas sobre a comida e o atendimento do local.

Assim o fez também o chef Jacquin em sua primeira visita!

 

Não bastasse, a equipe composta por 19 funcionários trabalhava em um espaço descuidado e sem o menor bom humor, o que levou a um enorme caos.

Os problemas evidentes

A gestão financeira do restaurante Trilha da Costela e o relacionamento entre os donos e funcionários iam por água abaixo quando Jacquin fez sua primeira visita ao local.

O estabelecimento chegou a ter uma dívida de mais de R$ 340 mil, e nenhum dinheiro sobrava para que fossem feitos investimentos em melhorias de equipamentos ou nas instalações. Muitas vezes, seus donos precisavam optar por pagar os funcionários em vez dos fornecedores, pois não conseguiam arcar com os dois tipos de despesas.

Para piorar, muitos dos colaboradores não se davam bem uns com os outros ou com os próprios patrões!

Fátima e Zé Cláudio, da cozinha, eram ex-sogra e ex-genro, então, tinham uma “história” fora do profissional. Eles também não concordavam com a maneira de cozinhar e organizar a cozinha no dia a dia e passavam por diversos atritos, vários mostrados durante o programa.

O churrasqueiro, Francisco, se sentia pouco valorizado, tinha que trabalhar com equipamentos parcialmente quebrados e claramente estava no limite de sua paciência e disposição.

A participação no reality

Jacquin não gostou de nada do que viu quando visitou o Trilha da Costela. Ele reprovou o mini-Troller giratório instalado no telhado e o 4x4 de tamanho real posicionado dentro do restaurante em frente a uma fonte (foto).

Também torceu o nariz para as mesas sujas, os equipamentos precários na cozinha e a enorme desorganização e desunião do time.

Na hora de comer, lhe foram servidos uma costela de boi assada com cebolas e uma de porco, um suposto filé-mignon com folhas verdes e um petit-gateau (sobremesa originalmente trazida ao Brasil pelo próprio chef apresentador de Pesadelo na Cozinha).

Embora a costela bovina estivesse boa, Jacquin descobriu que o filé-mignon não era filé-mignon, diagnosticou a costela de porco como “crua” e o petit gâteau como “muito doce”. A solução para os problemas parecia ser uma mudança radical.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

As mudanças feitas por Jacquin

Depois de muita luta, o chef conseguiu levar uma parte da equipe do Trilha da Costela para uma atividade sobre trabalho em equipe feita dentro da temática do restaurante: eles deveriam atuar juntos para desatolar um 4x4. Missão cumprida (com suor)!

Enquanto isso, o programa repaginou o estabelecimento por completo, trocando não apenas os equipamentos, mas também a decoração.

Imagens extraídas do Google Street View mostram a evolução da fachada desde 2010 (primeiro ano de captura de fotos pela plataforma) até 2019 (encerramento das atividades do restaurante).

Perceba a mudança da cor terrosa para o verde após a visita de Jacquin em 2016.

Imagem do google streetview da localidade do restaurante trilha da costela

Fachada do Trilha da Costela em janeiro de 2010
Fonte: Google Street View

Imagem do google streetview da localidade do restaurante trilha da costela

Fachada do Trilha da Costela em abril de 2016
Fonte: Google Street View

Imagem do google streetview da localidade do restaurante trilha da costela

Fachada do Trilha da Costela em junho de 2017
Fonte: Google Street View

Imagem do google streetview da localidade do restaurante trilha da costela

Fachada do Trilha da Costela em março de 2019
Fonte: Google Street View

O Trilha da Costela não existe mais desde 2019.

Por que o Trilha da Costela fechou?

Tudo indica que, apesar do empurrãozinho recebido do chef Jacquin, os problemas financeiros persistiram no restaurante e as atividades foram encerradas cerca de dois anos depois de ele ter participado do Pesadelo na Cozinha.

Comentários de clientes na internet destacam decadência na qualidade do atendimento e da comida com o passar dos anos até o fechamento das portas.

Print de uma puplibação do trilha na costela relacionado

Fonte: Facebook

O que aconteceu com o restaurante Trilha da Costela?

Por algum tempo depois que o restaurante parou de funcionar, em 2019, somente os carros da decoração do telhado lembravam as suas quase duas décadas de atividades. Em 2021, o espaço da Rua Juventus passou a abrigar outro estabelecimento, a Jatobah Espetaria, funcionando até hoje.

Quem visitar o local vai encontrar um ambiente moderno, com teto retrátil e programação de música ao vivo. Além disso, talvez seja atendido por uma pessoa muito especial! Você consegue imaginar quem? O garçom Mimi, que trabalhava no restaurante anterior e se destacou durante as gravações de Pesadelo na Cozinha!

 

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais