Existem diversas maneiras de divulgar um restaurante delivery hoje em dia e todas elas estão ligadas a boas estratégias de marketing incluindo, por exemplo, ações promocionais e anúncios online ou descontos exclusivos, dentre outras possibilidades.
Ao pensar em divulgação, considere atrair a atenção do seu público-alvo de maneira cativante, usufruindo do poder das palavras e das imagens e transformando as emoções em aspectos favoráveis para a atração e retenção de clientes.
Além disso, mantenha a constância, use a criatividade e faça ajustes conforme for conhecendo melhor os grupos de pessoas interessados em consumir as refeições que você vende. Use as informações deste artigo quando chegar a hora de encantar o seu freguês!
Como divulgar restaurante delivery?
Definir um cronograma de postagens mensais para as redes sociais e aproveitar datas comemorativas para lançar uma promoção nova são excelentes ideias de divulgação de restaurante delivery.
Elas entram na lista das melhores possibilidades junto com algumas outras dicas práticas que você confere abaixo.
- Construir um cronograma de postagens mensais para as redes sociais
- Manter as redes sociais sempre ativas e atualizadas
- Aproveitar as datas comemorativas para lançar promoções exclusivas
- Fazer parcerias com influenciadores que atinjam o mesmo público-alvo que o restaurante
- Implementar programas de fidelidade no restaurante para seus clientes terem motivo extra para voltar
- Pensar em ideias de promoção para delivery que possam acontecer sempre em determinados dias e horários
- Realizar sorteios entre os consumidores fieis ou seguidores das redes sociais
- Investir em publicações patrocinadas se achar válido ou em anúncios pagos feitos pelo Google Ads para o restaurante
- Trabalhar constantemente pela oferta da melhor experiência possível ao consumidor
E, por mais que o último tópico às vezes não seja levado em consideração quando o assunto é “divulgação”, sem um nível máximo de excelência na experiência da freguesia você pode receber feedbacks negativos que afetam a reputação da marca.
Aí, qualquer outra estratégia de marketing vai por água abaixo, então, cuidado!
Uma alternativa na busca pela excelência é contar com cardápios digitais que, enquanto melhoram a reputação e a divulgação do nome do estabelecimento, ainda aumentam o ticket médio.
Veja como divulgar um menu inteligente nas redes sociais do seu delivery:
Agora, podemos lhe servir outras ideias?
11 excelentes ideias para divulgar delivery
Na divulgação de deliveries, estratégias como investir em mídia paga ou lançar promoções quinzenais ajudam na atração de novos clientes, na fidelização dos já existentes e na mudança de posicionamento do estabelecimento para melhor, colocando-o em evidência.
Dicas listadas adiante para começar a agir de maneira prática e criativa, seja você dono(a) de pizzaria, hamburgueria ou qualquer outro tipo de negócio dentro do foodservice!
1. Lançar promoções
Quem não gosta de pagar menos quando sai pra comer? E quem não gosta de contar pra um amigo que arranjou uma promoção supimpa ou quem não se anima para pedir um rango quando vê uma postagem de desconto ou combo promocional nas redes sociais de um restaurante?
Vale tudo na hora da divulgação se a promoção couber no seu bolso também!
Crie códigos promocionais para novos clientes, ofereça entrega grátis para quem atingir um preço mínimo no pedido ou dê descontos na compra de refeições em combos. Experimente ofertas diárias ou semanais e até quem sabe em horários específicos de dias específicos da semana.
2. Usar as datas comemorativas a seu favor
Se quiser captar a atenção do público na hora da divulgação, não deixe de celebrar datas comemorativas. Principalmente o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia dos Namorados, o Natal e até o Dia das Bruxas a depender da proposta do seu delivery.
Que tal colocar a sua pizza na boca e na barriga do povo divulgando a informação de que o casal que pedir uma pizza grande de qualquer sabor salgado no dia 12 de junho ganha uma brotinho metade chocolate e metade beijinho para saborear?
Outros artigos aqui do blog ainda trazem mais dicas de como fazer divulgação de pizzaria delivery e ideias de frases de pizza para você conferir depois!
3. Manter perfis online sempre em dia
Crie e atualize constantemente os perfis do seu delivery nas redes sociais: Instagram e X (antigo Twitter), bem como o TikTok, são plataformas que pedem movimentação constante para entregarem melhores resultados em termos de acesso, então, não custa reforçar que ter um cronograma de postagem pode fazer a diferença.
E ainda dá para investir em anúncios pagos nestas plataformas também, justamente na busca por aumentar o alcance dos anúncios ao seu público-alvo e talvez até levar mais rapidez para o retorno da sua divulgação.
4. Investir em mídia paga
Por que se opôr aos famosos conteúdos publicitários se você pode aplicar pouco dinheiro neles e ganhar um bom retorno?!
Faça suas publicações e informações online alcançarem mais pessoas de um segmento direcionado e, de quebra, tenha em mãos dados estratégicos sobre o desempenho das suas postagens para pensar em outras ações de marketing. Foco no Google Ads e nos anúncios da Meta (antigo Facebook Ads).
5. Entender os diferentes formatos de cada rede social
Ainda dentro do assunto abordado nos dois tópicos anteriores da lista, saiba que, se você entender como se comportar em cada rede social e em qual plataforma faz sentido marcar presença (pensando no seu público-alvo), o meio digital pode ser um grande amigo na hora de divulgar o seu delivery.
Em pesquisa realizada em 2023 pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com mais de 1.500 empresários de todo o Brasil, ficou registrado que 99% dos estabelecimentos têm um perfil em pelo menos uma rede social.
Tá esperando o quê para explorar este vasto universo de possibilidades? Anote orientações para usar o Instagram a seu favor.
Como divulgar delivery no Instagram? |
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Para um restaurante de comida italiana, as promoções ficam mais legais se estiverem ligadas a uma temática envolvendo massas, molhos e vinhos, enquanto para uma hamburgueria e uma pizzaria, elas podem ser voltadas a pessoas interessadas em consumir algo mais rápido ou matar uma fome de leão ou confraternizar com amigos ou família.
6. Sempre usar fotos reais dos pratos
Aquela expressão “comer com os olhos” precisa ser levada ainda mais a sério na divulgação de deliveries, então, para passar credibilidade, tire fotos com boa qualidade, preferencialmente usando a luz natural, e que mostrem exatamente os pratos que o cliente vai receber em casa.
Esqueça a história de divulgar uma hamburgueria delivery, por exemplo, usando conteúdos de bancos de imagem da internet! Quer saber como agir? Vá atrás de dicas de fotógrafos profissionais.
Aprenda a deixar o lanche bem “queijudo” e até a fazer sair fumaça da carne na hora do clique, prepare o seu melhor burger, coloque palitinhos para segurar as metades de pão bem firmes e comece a experimentar vários ângulos.
Edite o mínimo possível cada resultado, mexendo um pouquinho no contraste e talvez na temperatura da cor, publique-os, cause uma boa impressão e dê um boost na divulgação do seu negócio!
7. Pesquisar muuuuito sobre o seu segmento
Deu pra perceber que entender a concorrência é mais do que necessário para montar uma boa estratégia de divulgação, né? Dica: conheça exatamente quais são as tendências e práticas que os outros deliveries estão aplicando, mas, acima de tudo, identifique aquelas que fazem sentido você levar para a sua freguesia. Aí, então, não fique pra trás!
Pensar em pratos com nomes diferentes, em descrições capazes de mexer com os sentimentos e em montar um cardápio criativo depois de fazer uma boa pesquisa de mercado têm tudo para trazer excelentes retornos de divulgação.
8. Ter um bom material gráfico
A partir das suas pesquisas e da identificação do seu público-alvo, encontre a identidade visual do seu delivery e, baseado(a) nela, produza um bom material gráfico para usar em divulgações offline – além de definir layouts que podem ser aplicados a todas as publicações no digital.
Faça panfletos e pôsteres e, para garantir que eles vão ser vistos, deixe-os em comércios locais ou nas portarias de prédios dentro do seu raio de entrega.
Saiba que ter uma marca atraente, com uma boa identidade e cores adequadas aos produtos vendidos, vai chamar atenção tanto de quem já a conhece quanto de quem ainda não sabe do que ela trata, portanto, nos materiais inclua informações básicas, como endereço, telefone e principais plataformas de pedido.
9. Apostar em tecnologia
E, por falar em plataformas de pedidos, adotar um bom cardápio digital para delivery pode ser a estratégia que falta para o seu negócio decolar!
A solução traz benefícios como facilidade na atualização de itens e preços, uma melhor experiência do cliente, redução de erros na comunicação entre consumidores e restaurante e, de quebra, rende fotos e vídeos que viram, justamente, divulgação. Experimente.
10. Não esquecer do offline
Opções de divulgação offline também continuam bem-vindas, principalmente para atingir um público que talvez não utilize muito as redes sociais ou que esteja atento a outros canais de comunicação, a exemplo de pessoas que passam muito tempo dirigindo e ouvem rádio.
Esses motoristas urbanos podem ouvir o slogan do seu delivery durante o dia num anúncio e, à noite, optar por ele na hora de fazer um pedido! Já pensou?
Outro investimento bastante válido é o que você deve fazer ao escolher a embalagem da comida do seu delivery: quanto mais diferenciada, com uma arte legal e adequada ao tipo de refeição vendida, mais importância ela terá na divulgação.
11. Medir suas palavras, parça
Na verdade (e brincadeiras à parte), redobrar a atenção ao uso de termos e expressões também pode representar força na divulgação. Você vai ver: usar frases de efeito para marcar presença no mercado e se tornar inesquecível na mente do seu público faz todo sentido!
Construindo frases para divulgar delivery que ajudam na divulgação
Preparado(a) para usar e abusar de frases para restaurantes nas suas divulgações online e offline?
Expressões do tipo “Bateu a fome? Peça pelo nosso delivery!” ou “A melhor refeição da cidade na sua casa e em menos tempo!” trazem gatilhos que captam a atenção do público e convencem muita gente a pedir.
Frases de efeito também podem evocar emoções através do humor ou de outros tipos de apelo emocional, criando conexões fortes com quem as lê. Exemplos: “Tenha uma noite melhor com o nosso delivery” ou “Este delivery que vai lhe dar água na boca, quer apostar?”.
Ainda, usar expressões aliadas a promoções, como “Peça agora e ganhe 25% de desconto” ou “Compre 1, leve 2 até [tal dia] e/ou [tal horário]” é uma ótima forma de aplicar a chamada para ação – Call To Action ou CTA –, estratégia muito usada no marketing para incentivar o público a tomar uma decisão específica.
O mesmo funcionaria para “Marque um amigo, apresente um print desta publicação e ganhe uma sobremesa grátis” nas redes sociais!
Quer mais? Continue na onda da inspiração e leia também um artigo só sobre frases para embalagens de comida. Depois que escolher a sua, compartilhe uma foto nos stories do restaurante e marque o nosso perfil pra gente conferir também.
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