Guia de tráfego pago para delivery e restaurantes delivery [2024]

Aprenda como o tráfego pago pode transformar seu negócio de delivery se colocado em prática do jeito certo e direcionado para as pessoas certas.

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Profissional do ramo do food service segurando um smartphone em sua mão, ela sorri com expressão de felicidade

A estratégia de tráfego pago é o uso de publicações patrocinadas (anúncios) nas redes sociais e em sites de busca para atrair clientes dentro de um nicho específico ou de filtros mais precisos, construídos a partir da persona e do público-alvo do negócio.

Ela funciona tanto para o varejo, por exemplo, quanto para restaurantes e, inclusive, para deliveries!

Ao anunciar em plataformas como Google e as redes sociais, selecionando quem que você pretende atingir, o seu empreendimento se destaca dos demais e tem mais possibilidades de ser reconhecido pelas pessoas certas, e as vendas são consequência direta disso.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico coletados em 2023, 65% dos consumidores usam as redes sociais para pesquisar sobre um produto antes de concluir suas compras. Além disso, de acordo com uma pesquisa do Sebrae feita um ano antes, 73% dos brasileiros já haviam adquirido algo influenciados pelas plataformas.

Quer saber como investir no tráfego pago sem gastar dinheiro à toa? Este guia traz todas as informações necessárias!

O que é o tráfego pago para delivery?

O tráfego pago é aquela movimentação de usuários da internet até o perfil do restaurante delivery e/ou dentro de publicações deste perfil decorrente de investimentos feitos na página ou em cada post para que fossem alcançadas mais pessoas de determinados nichos.

Ele nada mais é do que uma estratégia de marketing aplicada com o objetivo de atrair novas visitas e potenciais clientes através de anúncios digitais, e costuma ganhar vida tanto nas redes sociais (através da plataforma Meta Ads para Instagram e Facebook, por exemplo) quanto no Google (Google Ads).

Então, se você fizer um anúncio ou uma publicação patrocinada nas páginas do seu estabelecimento e um usuário clicar no conteúdo, ele poderá ser direcionado para o site do delivery, o menu digital ou até o WhatsApp da empresa.

E qual é a diferença entre tráfego pago e orgânico?

Diferentemente do tráfego orgânico, o tráfego pago permite a segmentação das pessoas que você deseja atingir com cada anúncio e dá para fazê-la com alta precisão. Assim, suas propagandas no ambiente digital são direcionadas para possíveis futuros consumidores que realmente façam sentido para o seu negócio.

Isso aumenta as chances de conversão de usuários em clientes e, consequentemente, as chances de vendas!

Um ótimo exemplo de tráfego pago são os anúncios que aparecem enquanto você está passando pelos Stories (excelente estratégia de marketing no Instagram) e as publicidades que antecedem o início de vídeos no YouTube, mas existem vários outros formatos a explorar.

Todo e qualquer conteúdo do tipo fica obrigatoriamente sinalizado como “patrocinado” porque o Código de Defesa do Consumidor (CDC) exige que publicidades pagas sejam facilmente identificadas pelo público em geral.

Quais são as principais mídias para tráfego pago?

Donos de deliveries podem usar os anúncios como uma ponte para alcançar potenciais clientes mostrando que seus restaurantes oferecem, além de comida boa, conveniência, qualidade e rapidez nas entregas.

Basta fazê-los em uma ou mais das alternativas de mídias listadas abaixo.

  • Google Ads
  • Meta Ads
  • Tiktok Ads
  • LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads é menos usado no foodservice porque faz sentido quando o relacionamento marca-consumidor acontece entre duas empresas (B2B).

Plataformas como o Google Ads ajudam a vender mais no delivery pois permitem que o seu anúncio apareça quando alguém busca por termos relacionados a delivery, restaurantes ou até mesmo um estilo de cozinha específico (caseira, contemporânea, italiana, japonesa etc.), então vale estudar sobre SEO e palavras-chave para construir o conteúdo da divulgação.

Já nas ferramentas do Meta Ads (Facebook Ads e Instagram Ads), a segmentação de quem será atingido pelas publicações patrocinadas dos @s do seu negócio acontece por interesses e comportamentos. Entenda como anunciar restaurante no Meta em outro artigo aqui do blog.

Detalhes de como funciona o tráfego pago e como construir um, você confere mais adiante. Siga a leitura!

Quando usar tráfego pago para delivery?

Os anúncios e posts patrocinados podem ser usados a qualquer momento desde que você tenha um motivo forte para os colocar no ar, uma intenção bem definida e uma estratégia traçada para a busca de resultados.

Eles provavelmente vão precisar ser testados em diferentes formatos até trazerem o que você espera. Da mesma forma, você deverá fazer análises e experimentos para entender quanto gastar de dinheiro em cada um para conseguir a performance desejada.

Experimente usufruir do tráfego pago ao lançar novos produtos, para divulgar promoções especiais ou para aumentar a visibilidade do delivery em períodos de baixa demanda: um estudo da HubSpot, especialista em softwares para inbound marketing, feito em 2022, mostrou que campanhas promocionais podem aumentar as vendas em até 20% em momentos assim!

Atrair novos seguidores pode ser algo acessível, acredite. Basta se planejar.

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Aprenda como fazer tráfego pago para delivery e restaurantes delivery

Com uma boa pesquisa de mercado realizada e um plano de negócios e de marketing construído, você provavelmente já terá datas importantes mapeadas e uma compreensão integral do seu público-alvo: quem é, onde mora, qual rotina tem e quais os principais interesses.

A partir disso, seus próximos passos serão construir uma presença digital forte, ou seja, criar um perfil do delivery nas redes sociais em que o público-alvo marque presença e o manter constantemente atualizado, criar e manter uma página e um cardápio no Google Meu Negócio e ainda desenvolver um site oficial se achar necessário.

Só então chegará a vez do tráfego pago! Nenhum anúncio vai fazer mágica se você não fizer a sua parte. Aí…

Defina os objetivos de cada campanha ou peça

Tenha muita clareza sobre o que você quer alcançar com o seu anúncio ou um conjunto de anúncios: novos seguidores, maior visibilidade, aumento de vendas, incentivo ao consumo de promoções do delivery, realização de pedidos especiais em datas comemorativas ou outro.

Não promova apenas por promover!

Segmente o público

Defina localização, faixa etária, interesses e comportamentos que você deseja atingir. Seja o mais criterioso(a) e detalhista possível, pois uma boa segmentação garante que os anúncios sejam exibidos para potenciais clientes verdadeiros e evita desperdício dos seus recursos.

Estabeleça indicadores de desempenho

Bata o martelo também sobre as métricas que você vai ter como base para medir os resultados das suas ações – custo de aquisição de clientes (CAC), retorno sobre o investimento (ROI), taxa de cliques no conteúdo (CTR) etc. – e o período de análise dos dados.

O monitoramento acontecerá só depois, mas é importante já começar a agir pensando nele.

Escolha a(s) plataforma(s)

Aposte naquelas em que você sabe que o seu público-alvo se concentra e programe os anúncios para aparecerem em dias e horários nos quais você acredita que a maioria da galera esteja online.

O Google Ads lhe permitirá encontrar quem busca restaurantes delivery perto de casa ou do escritório, por exemplo, e anúncios criados nessa ferramenta poderão ser exibidos no YouTube e em outras plataformas.

O Meta Ads, por sua vez, vai servir para você produzir conteúdos patrocinados para aparecerem na linha do tempo (feed) ou nos Stories do Instagram e do Facebook, enquanto o TikTok Ads mostrará propagandas para quem estiver passando o dedo na debaixo pra cima da tela para navegar pelos vídeos publicados na rede de mesmo nome.

Chame a atenção!

Nunca se esqueça de que você está disputando espaço com muitas outras marcas, então, construa os anúncios de forma a captar a atenção dos fregueses antes delas.

  • Utilize imagens de dar água na boca
  • Escreva textos criativos e com técnicas de copywriting
  • Mexa com os gatilhos emocionais do marketing
  • Transmita informações importantes
  • Faça chamadas para ação que instiguem o usuário a tomar uma atitude

Mais uma vez, teste diferentes formatos para ver quais alcançar melhor o seu público.

Configure sua campanha

Com o anúncio pronto, defina um orçamento diário ou total para torná-lo público, aponte quanto você está disposto(a) a pagar por cada conversão ou impressão e selecione a duração da exibição do conteúdo às pessoas segmentadas, bem como os horários.

Faça o monitoramento dos resultados

Finalmente, volte às métricas previamente definidas e comece a analisá-las: não tem como colocar uma campanha no ar e não acompanhar a performance dela! De acordo com o desempenho observado, faça ajustes conforme for necessário. Aproveite e colete insights para as próximas campanhas.

E saiba que não é vergonha você optar por pausar um anúncio por tempo indeterminado e colocar outro no ar no lugar dele se achar que os números indicam fazer mais sentido assim.

Busque maneiras de reter quem “chegou”

Colete e organize as informações de consumidores que pediram do seu delivery porque chegaram até ele pelos anúncios para enviar e-mails marketing, mensagens exclusivas e, num futuro próximo, tentar torná-los clientes frequentes através de campanhas de fidelização no delivery.

Não vá pensando que trabalhar com entregas não significa reter a galera!

Aliás, o tráfego pago para restaurantes com atendimento em salão não é lá tão diferente, mas com certeza terá outro foco e talvez dependa de anúncios que tragam imagens do ambiente, por exemplo.

De um jeito ou de outro, ele pode se tornar grande aliado para o sucesso, principalmente se você somar os conhecimentos que adquiriu aqui às informações de outros artigos Abrahão Goomer. Bons anúncios!

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