Aprenda como definir o público-alvo da sua pizzaria

Precisa segmentar mais as suas vendas? Veja como definir o público-alvo de sua pizzaria e torne a sua estratégia de divulgação mais eficaz!

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entregadora de pizza feliz

Para definir bem o público-alvo da sua pizzaria, levante dados sobre quem circula na região e quem vive no raio de entrega, faça uma pesquisa de mercado para avaliar concorrentes e entenda quem você quer alcançar com suas redondas saborosas.

Nunca deixe de monitorar também as tendências do mercado com o objetivo de manter a longevidade do seu negócio e estar à frente da concorrência.

Neste artigo, você vai ter toda a ajuda que precisa para se deliciar com bons resultados! Continue lendo.

Como definir o público alvo de uma pizzaria?

Pesquisar o mercado para levantar dados e buscar informações sobre os frequentadores de outros locais nos arredores da sua pizzaria, moradores do bairro e até consumidores dentro do raio de entrega no caso de deliveries são algumas das dicas para determinar o público-alvo de um estabelecimento assim.

Também é importante segmentar quem você quer alcançar ao fazer suas vendas! A seguir, entenda como funciona cada etapa do processo.

Segmente quem você quer alcançar

Nada de se basear em informações muito amplas, por exemplo, homens solteiros que moram em São Paulo, pois você precisa de mais clareza! Reúna informações geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais.

  • Defina o país, o estado, a cidade, os bairros, se a área de atendimento é rural ou urbana ou residencial ou comercial e até as ruas pelas quais seus consumidores podem estar passando
  • Determine uma média de idade do público-alvo consumidor de pizza, gênero(s), tamanho da família, estado civil, escolaridade, profissão, renda mensal e outros aspectos similares que lhe ajudem a enxergar seus alvos (no bom sentido!)
  • Entenda qual é o estilo de vida da pessoa para quem você deseja ou pretende vender; que personalidade, valores, visões, interesses e preocupações ela tem
  • Avalie o comportamento dessa pessoa como consumidora, seus níveis de lealdade com os negócios que frequenta e o que a motivaria a comprar na sua pizzaria (preços, qualidade, insumos frescos, conveniência, serviço etc.)

As pizzas estão, sim, entre os produtos mais devorados no fast food: em 2023, os brasileiros as pediram quase 3% mais do que no ano anterior, segundo a Kantar, empresa especializada em levantamentos sobre o comportamento do consumidor.

Mas, mesmo parecendo amplo o nicho de fãs das redondas, evite tentar alcançar todo mundo ao mesmo tempo, pois você pode acabar não conseguindo alcançar ninguém direito, afinal, para cada público existem estratégias específicas de marketing de pizzaria, por exemplo.

Use dados, não faça suposições

As pesquisas de mercado e coletas de dados são fundamentais para determinar o público-alvo da sua pizzaria. Visite a concorrência, faça entrevistas com os pedestres, crie um formulário na internet e peça para o máximo possível de gente responder…

Nada de fazer suposições ou apenas se basear só no que dizem os amigos! Quanto mais dados você conseguir coletar, mais completa será a sua definição.

Dica extra: para obter informações complementares, procure porcentagens e perfis nos sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) e em outros textos aqui do blog da Abrahão Goomer.

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Entenda quem vai se interessar pelos diferenciais do seu negócio

Algumas pizzarias podem focar mais em pizzas doces, outras em produtos com pizzas com sabores diferentes e várias em redondas tradicionais, mas com uma massa especial ou com ingredientes de máxima qualidade e assim por diante.

E o seu negócio, vai oferecer o quê de diferencial?

Com base nas suas pesquisas, quais são os interesses da galera e quais propostas parecem estar em ascensão? Quais ramos ainda não foram atendidos pelos outros restaurantes da região? Se você descobrir que as pizzas doces vendem mais para mulheres de 15 a 30 anos que vivem no centro da cidade, em que esse dado contribui para entender quem vai consumir as suas pizzas?

Certifique-se de ter a sua proposta de valor muito bem desenhada, vá atrás de respostas e estude tendências.

4 tendências de consumo de pizza no Brasil para você conhecer

São tendências importantes para você abraçar no seu estabelecimento: atendimento e experiência gastronômica personalizados, diferenciação na hora de fazer cardápio de pizzaria e uso do WhatsApp e de outras soluções tecnológicas.

Nos últimos dez anos, a procura pelo alimento subiu 499%! A produção diária de redondas ao redor do país é de 3,8 milhões, o equivalente a um consumo de pizza pela população de 2.630 unidades por minuto. Deu fome de sucesso?

1. Atendimento e food experience personalizados

Os clientes procuram cada vez mais empresas que tragam uma boa experiência tanto no atendimento do início ao fim e no consumo dos produtos.

Sua redonda pode ser deliciosa, mas se você não for flexível quanto a escolha de sabores, ao formato do serviço e até a oferta de acompanhamentos, talvez a personalização acabe ficando para trás e o freguês escolha outro restaurante mais dedicado a ele, já pensou?

Outra coisa: a oferta de brindes, as embalagens com frases de pizza e tudo aquilo que parece “detalhe”, na verdade, impacta muito na decisão de compra!

2. Itens especiais à venda

Receitas únicas, pizzas vegetarianas e veganas, sabores inspirados em outras culturas, ingredientes que contam uma história, redondas específicas para datas comemorativas ou sazonais aproveitando o clima de cada estação, tamanhos exclusivos, serviço de um rodízio de pizza excelente e muito mais.

Ser diferente, dentro das necessidades do público-alvo, com certeza é tendência! Aposte em ideias inovadoras na sua pizzaria.

3. Tecnologia como aliada

É de se imaginar que a tecnologia seja tendência no comércio e na indústria como um todo, mas você sabia que ela pode ser fundamental para o futuro dos restaurantes?

Pontos de venda (PDVs), cardápios digitais integrados a sistemas de gestão (ERPs) e várias outras soluções ganham espaço porque melhoram a experiência do consumidor ao mesmo tempo em que aumentam o ticket médio de pizzarias e outros estabelecimentos, facilitam a administração de estoque e trazem insights para estratégias mais rentáveis.

E não tem público-alvo que se queixe da implementação deles depois de descobrir o quanto fica mais fácil pedir, personalizar o pedido, chamar o garçom e até pedir a conta através da ferramenta!

4. Vendas pelo WhatsApp

Especificamente cardápios digitais para delivery devem contribuir ainda para a consolidação de outro hábito dos consumidores: o de encomendas pelo WhatsApp.

Famílias, casais e amigos, jovens e adultos compram pelo aplicativo de mensagens instantâneas hoje em dia – não à toa, afinal, mais de 93% dos usuários de internet no país estão online por lá também (We Are Social e Meltwater, 2024).

O público-alvo de pizzaria delivery, formado majoritariamente pela Geração Z (pessoas nascidas a partir de 1995) e pelos Millennials (nascidos entre 1980 e 1995), se beneficia da adoção à tendência: só os jovens de 18 a 29 anos pediram 31% mais pizzas em 2023 do que em 2022. Via WhatsApp, o crescimento da demanda foi de 5% entre um ano e outro.

Os dados são da Kantar e, se você quiser surfar essa onda, sua próxima leitura precisa ser sobre como divulgar uma pizzaria especializada em delivery.

Aliás, mergulhe num mar de oportunidades munido(a) das informações deste artigo! Bom trabalho por aí.

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