6 dicas e técnicas de marketing sensorial para restaurantes

Que tal usar o marketing sensorial para vender mais no seu restaurante? Aprenda como estimular os sentidos dos clientes com as táticas e o exemplo deste artigo.

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Duas pessoas sorrindo e comendo em um restaurante, compartilhando uma refeição e acompanhados por taças de vinho.

O marketing sensorial, como você pode imaginar pelo nome, visa engajar os consumidores de uma marca por meio dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Em restaurantes, ele acontece por meio de ações e campanhas que vão além da qualidade da comida.

O estímulo dos sentidos deixa claro aos fregueses que eles estão vivendo uma experiência gastronômica completa e, como a food experience impacta diretamente no sucesso de estabelecimentos do setor de alimentação, a dica é se apegar a esse tipo de marketing.

Segundo um levantamento da Forrester, especialista em pesquisas de mercado, feito poucos anos atrás, mais de 70% das pessoas esperam que as marcas como um todo lhes proporcionem percepções personalizadas e memoráveis.

Essa porcentagem só tende a crescer, e os restaurantes entram cada vez mais em jogo!

Quer descobrir como transformar o seu negócio em um verdadeiro paraíso dos sentidos? Fique até o final da leitura!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é um conjunto de promoções, campanhas e outras ações que visam atingir, de forma positiva, vários sentidos dos seres humanos, senão todos os cinco: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Ele está voltado à criação de uma experiência mais imersiva e memorável para o cliente das marcas, então, em vez de focar apenas no produto ou serviço, busca despertar emoções e sensações através de estímulos sutis.

E como fazer marketing sensorial em restaurante? 6 ideias de sucesso

Em um restaurante, por exemplo, aplicar a estratégia pode significar escolher a música certa para o ambiente, aromatizar a entrada de forma a abrir o apetite, mas sem atrapalhar a degustação dos alimentos, cuidar da apresentação visual dos pratos, criar uma identidade visual diferenciada para a fachada e para os detalhes das louças, pensar na textura do mobiliário etc.

E nada melhor do que isso para os gestores se adequarem às tendências de comportamento do mercado de foodservice, vendendo e lucrando mais!

Aqui estão dicas certeiras.

1. Desperte o apetite através do olfato

Os cheiros gostosos de comida têm um poder incrível sobre o apetite, então, você pode “deixar sair” da cozinha aquele aroma de pão fresco do couvert, de biscoitos recém assados se tiver uma confeitaria, de temperos usados nos pratos, dentre outros. Pense no que não vai anular a degustação da comida e vai deixar muita gente mais propensa a fazer pedidos.

2. Adeque a iluminação ao ambiente

Cuidado ao montar a iluminação do restaurante! Nunca se esqueça de que as lâmpadas e os lustres certos transformam completamente o ambiente e influenciam até no humor dos clientes, tornando-se parte do marketing sensorial.

Uma iluminação suave e quente proporciona sensação de aconchego e intimidade, ideal para um jantar romântico, enquanto luzes mais claras e vibrantes energizam o espaço, fazendo sentido para almoços mais agitados.

3. Solte o som – mas para criar a atmosfera certa

A escolha da música que toca em bares e restaurantes ou mesmo dos sons do ambiente às vezes altera até o ritmo da refeição. Selecione uma trilha sonora que complemente a vivência do cliente, ou seja, que leve em consideração o estilo do local, a proposta do serviço e os hábitos do público-alvo.

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4. Use texturas na decoração

As sensações táteis também desempenham papel fundamental na forma como os clientes percebem o restaurante, compondo uma estratégia completa de marketing sensorial. Dito isso, escolha móveis e decoração pensando nos objetivos que ficaram definidos no seu plano de negócios.

Cadeiras fofinhas são mais aconchegantes, móveis rústicos costumam indicar uma comida mais caseira ou então ao melhor estilo “texano”, peças de madeira podem cair bem até num restaurante mais chique dependendo do restante da composição, guardanapos de algodão mostram sofisticação e por aí vai.

5. Capriche na apresentação dos pratos

O consumidor não apenas tem fome, como também é absolutamente visual, o que dá muito sentido à famosa expressão “comer com os olhos”. A apresentação visual dos seus pratos será, portanto, a cereja do bolo de um bom marketing sensorial.

Uma apresentação bem elaborada ainda aumenta a probabilidade de os clientes compartilharem fotos e vídeos da refeição nas redes sociais, promovendo ainda o seu restaurante.

6. Para completar, modernize a forma de pedir

Por último, some às outras dicas escolhidas desta lista e aplicadas no dia a dia do seu estabelecimento, o truque de mestre da implementação de cardápios digitais. Essa tecnologia tem tudo para atingir em cheio os sentidos dos seus fregueses.

Através do tato, ou melhor, de apenas alguns cliques no cardápio digital em tablet, por exemplo, eles escolhem o que querem comer, personalizam os pratos e enviam os pedidos diretamente à cozinha.

Sua visão é estimulada pelas fotos em alta resolução dos produtos – que também dão água na boca, provocando o paladar - e o olfato vai se aguçando a cada escolha de itens do menu porque o cheirinho que vem da cozinha domina o espaço…

Assim, os cardápios digitais melhoram toda a experiência do cliente, ainda aumentando o ticket médio, ajudando na redução de gastos e até na organização de toda a operação!

Veja um exemplo de marketing sensorial em restaurante envolvendo o cardápio digital

Você chega a uma pizzaria “raiz”, italiana. É recebido(a) pelo próprio pizzaiolo que está usando um avental branquinho com o nome dele e percebe que a música ambiente é, na verdade, uma canção cantada ao vivo no idioma falado no país com forma de bota. Acomoda-se numa mesa com toalha quadriculada típica e, aí sim, tem a oportunidade de contar com o cardápio digital para fazer seus pedidos.

Então, você pede:

  • uma taça de um vinho feito com uvas típicas da região de Montepulciano – informação que vai descobrir ao ler a descrição completa do produto no menu inteligente;
  • uma pizza “mezzo a mezzo”, individual (ao melhor estilo “Napoletana”!), com tomates-pelados fresquinhos, muçarela de búfala e folhas de manjericão muito maiores do que aquelas compradas no mercado; e
  • antes de concluir o pedido, recebe a sugestão de adicionar ao carrinho uma “entradinha” feita com casquinhas da massa da própria pizza acompanhadas pelo verdadeiro molho “sugo”.

Tudo sem precisar acionar o garçom se não quiser, sem correr riscos de seus desejos chegarem errados até a cozinha e tomando suas decisões no seu tempo e do seu jeito…!

Os gestores do restaurante, por sua vez, usam de todos esses diferenciais para a produção de conteúdos que vão render ótima divulgação online, complementando a estratégia de marketing sensorial tão carinhosamente planejada por eles.

Afinal, como o marketing sensorial influencia nas vendas de restaurantes?

Criar uma vivência sensorial agradável pode trazer vários benefícios aos estabelecimentos que vendem alimentos e bebidas, incluindo o aumento do tempo de permanência dos clientes à mesa e, consequentemente, do consumo e do ticket médio e a melhora da percepção de valor da marca através da construção de memórias positivas e da associação dela a bons momentos.

Outros benefícios você pôde constatar no decorrer da leitura deste artigo, não à toa, a gente lhe pediu para ficar até o final!

E tem mais:

  • satisfação decorrente não só do sabor dos pratos, mas de uma experiência gastronômica completa e propensão da grande maioria tanto a voltar no futuro quanto a indicar o local para amigos e familiares;
  • preços mais altos cobrados sem problemas porque são justificados pelo serviço, o atendimento, os pratos etc.; e
  • diferenciação em relação à concorrência de restaurantes similares, tornando o estabelecimento muito mais competitivo no mercado.

Comece a transformar seu negócio com o poder do marketing sensorial e veja como pequenas mudanças podem gerar um impacto significativo no sucesso da sua empreitada. Boa sorte!

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