Restaurante e TikTok têm a ver? Com certeza! Pode valer muito a pena criar um perfil para este tipo de empreendimento na rede social do momento. Basta se aperfeiçoar na gravação e na edição de vídeo, mesmo que de forma simples, ou contar com um profissional que entenda do assunto para trabalhar na sua equipe ou como freelancer.
Também é fundamental estar disposto a explorar as funcionalidades da plataforma e surfar o máximo possível nas ondas que aparecem por lá: quem não acompanha as modas do TikTok não consegue visualizações.
Além de existirem perfis que apresentam curiosidades sobre restaurantes ao redor do mundo, há espaço nessa rede para a criação de perfis dos próprios food service falando sobre si mesmos.
Entre possibilidades de vídeos a serem criados, encontram-se aqueles para apresentação do cotidiano do lugar; passo a passo do preparo dos pratos, informações sobre a gastronomia servida ao público etc.
Quer produzir para o TikTok?
Tenha sempre o máximo de originalidade e experimente diferentes formatos para descobrir quais prendem melhor a sua audiência e atraem mais seguidores.
Não desista no primeiro obstáculo e acompanhe as mudanças nos algoritmos para saber quando eles param de “entregar” seus vídeos aos espectadores e em que situações “entregam mais” de forma orgânica (sem que você precise pagar).
Lembre-se de estudar um pouco todos os dias para saber quais os próximos passos.
O que o TikTok representa na atualidade?
De acordo com o Ranking Brand Finance Global 50, o TikTok é a plataforma que mais cresce no mundo. Por isso, pode realmente contribuir para o sucesso de marcas ou empresas de diferentes setores e para o sucesso de restaurantes que adotam estratégias omnichannel.
Especialistas dizem que essa rede entrega conteúdo não-pago em maior quantidade e com maior frequência do que as outras mídias sociais. Além disso, tem muito espaço para vários nichos e está entre os principais canais de comunicação do marketing das organizações com as gerações mais jovens.
Comece a experimentar o TikTok hoje mesmo. Conheça mais de seus benefícios nos tópicos a seguir e fique à vontade para usufruir de todas as dicas que trouxemos.
Benefícios do TikTok para restaurantes
Não restam dúvidas de que a rede social é uma plataforma mais leve e descontraída quando comparada com qualquer outra. Por lá, produções amadoras de vídeos ganham destaque, mas existe igual espaço para conteúdos desenvolvidos de forma profissional, com câmeras mais “poderosas” e maior preocupação em relação a cor, áudio e imagem.
Outro benefício: o TikTok permite que toda e qualquer pessoa transmita ou assista “coisas” realmente ligadas aos seus interesses pessoais ou profissionais, sem muitos bloqueios ou anúncios (dentro das regras de uso da plataforma, claro).
Entre outras coisas, isso faz com que as marcas consigam se aproximar apenas de quem quer consumir o que elas têm para oferecer. Assim acontece uma transmissão mais estratégica de mensagens.
Não é necessário pagar alguma coisa para conseguir transmitir conteúdos específicos a um determinado público-alvo, mas você pode experimentar ativar o TikTok Pro Account e conhecer suas funcionalidades, para então constatar se essa alternativa lhe será útil na atração de mais interessados para o perfil do seu restaurante na rede.
Ative o TikTok Pro Account - Conta Profissional
O principal diferencial de ter uma conta profissional na plataforma é poder acompanhar mais de perto e em mais detalhes os resultados das suas publicações, através da área “analytics”.
Quem usufrui do TikTok Pro Account consegue saber:
- quantas visualizações teve nos seus vídeos em determinado período;
- quantos seguidores ganhou, se são mais mulheres ou homens e de em qual ou quais estados vivem;
- quantas pessoas passaram pelo perfil;
- quais vídeos fizeram mais sucesso; e
- quais foram menos populares.
Mas não basta ter todas essas informações em mãos se você não souber o que fazer com elas. Então, considere esse um de seus principais desafios se decidir acompanhar e monitorar os dados.
Acha que não é momento de profissionalizar tanto assim as postagens da rede social do restaurante?
Veja como adequar o estilo do seu negócio ao estilo da plataforma e de quem navega por lá. Acima de qualquer coisa, preocupe-se com a gravação, a edição e a divulgação dos vídeos - que é o ponto principal. Faça tudo com muita naturalidade, sempre.
Como usar o TikTok para promover restaurante?
Quem é “forçado demais”, não segue as tendências e não produz vídeos originais pode ter certeza de que não conseguirá sucesso na rede social da geração Z e dos millennials. Então, consuma muito conteúdo na rede antes de se tornar alguém que os desenvolve e divulga para outras pessoas.
Veja o passo a passo a seguir para começar a inserir seu restaurante no TikTok.
- Use e abuse do espaço “descobrir” do aplicativo. Procure acompanhar referências interessantes para o que você planeja fazer e perfis seguidos por pessoas que se encaixem no seu público-alvo. Veja o que eles fazem de igual e diferente, o que tem mais interações (e por quais razões) e o que acaba não tendo alcance.
- Faça pesquisas por palavras-chaves que estejam relacionadas ao seu nicho, sua cidade ou estado, seus produtos e a quem você busca alcançar. Veja o que tem sido publicado e está vinculado a essas palavras.
- Fique de olho nas hashtags! Entenda quais estão em alta e por quê, além de descobrir o que elas significam. Insira nas suas publicações aquelas que fizerem sentido. Sugestões de palavras-chave ou hashtags para pesquisar: #Restaurantes, #Restaurante, #Comida, #FoodPorn, #Food e derivados.
- Acompanhe as tendências (trends) a qualquer custo e já vá pensando se existe a possibilidade de adequar algum conteúdo do seu restaurante a elas e como fazer isso.
- Grave vídeos espontâneos do cotidiano, apresentando a brigada de cozinha, funcionários e gestores, falando sobre o dia a dia e coisas semelhantes.
Preocupe-se com autenticidade e reprodução fiel da realidade e fique sabendo que você vai precisar ter muita paciência e fazer muitos testes até chegar em resultados legais para compartilhar.
Usando o marketing de influência no TikTok
Conhece alguém que tenha conta na rede e alcance vários seguidores? Deixe de lado a vergonha e peça ajuda para essa pessoa. Pergunte sua opinião sobre o que você está fazendo, conheça a trajetória dela dentro da rede e verifique a possibilidade de essa pessoa se envolver em suas gravações ou compartilhá-las no perfil pessoal.
Acha que vale experimentar a publicidade paga na rede? Vá fundo!
Como anunciar seu restaurante no TikTok?
Existe a possibilidade de se criar publicidades pagas da mesma maneira que elas são feitas para outras redes sociais. Quem optar pelos anúncios deverá instalar a plataforma TikTok For Business para fazer os TikTok Ads e ajustes necessários antes de publicar o conteúdo promovido para alcance.
Se um restaurante deseja anunciar através do TikTok precisa:
- Criar uma conta no TikTok Ads.
- Criar uma campanha dentro do TikTok Ads e selecionar qual o objetivo desta campanha (alcançar mais pessoas, receber mais visitantes para o perfil etc).
- Escolher onde o anúncio aparecerá para os usuários.
- Configurar a campanha/promoção.
- Determinar público-alvo para receber o conteúdo.
- Definir quanto pretende gastar pela campanha e em quanto tempo ela ficará “no ar”.
- Configurar o anúncio da campanha (criando texto e botão de clique e carregando o vídeo).
- Enviar.
Mas lembre que com ou sem anúncios, dá para ser famoso no TikTok. Como? Mostrando autoridade no que faz e conquistando a confiança dos seguidores e do algoritmo da rede!
Outro lembrete importante: vídeos de perfis mais confiáveis têm mais chances de se tornarem virais. O alcance de sucesso é uma trajetória e não algo que acontece em alguns instantes.
Isso explica porque perfis mais confiáveis (que mostram autoridade no que fazem através de suas publicações, da consistência dos vídeos e da frequência de interações na rede) têm mais chances de verem seus conteúdos se tornando “virais”. Ou seja, ficando famosos entre as pessoas.
Outros pontos importantes:
- Quanto menos você fizer edições nas legendas dos vídeos depois de publicados exclusões de conteúdos seguidas por novos carregamentos dos mesmos vídeos, mais confiável o seu perfil será também para o algoritmo.
- Evite reaproveitar vídeos de outras redes (fazendo “republicações” ou “reposts”).
- Busque ainda encontrar algum diferencial que só o seu restaurante tem.
Como diferenciar o seu restaurante de outros perfis do TikTok?
Essa dúvida ninguém além de você poderá esclarecer e para encontrar as melhores respostas para o questionamento, a nossa dica é: tire um momento de reflexão com papel e caneta em mãos e busque anotar cada detalhe, aspecto ou ideia inovadora que, na sua opinião, faça com que o seu restaurante se diferencie de outros restaurantes (na “vida real”).
Considere ambiente e/ou serviço, meios de pagamento, pratos e bebidas e tudo o mais que achar necessário.
Depois, avalie cada ponto e verifique quais podem ser repassados como diferenciais para o público através de vídeos com ou sem som, contendo apenas alguns minutos e publicados na rede social.
O próximo passo será buscar a melhor maneira e o formato mais divertido, original e inteligente de se fazer a gravação e a edição de cada vídeo.
Vale reforçar:
- vídeos sobre o cotidiano do estabelecimento funcionam bem - quando mostram algum diferencial, funcionam melhor ainda;
- depoimentos divertidos e interessantes dos colaboradores podem ser uma ótima alternativa; e
- tipos de entradas, passo a passo de receitas ou montagem dos pratos trazem diferenciais quando as imagens captam detalhes tão atrativos que permitem a quem assiste ao vídeo quase sentir o cheiro do que está sendo preparado e servido.
Quando tiver reunido vários seguidores e se sentir confiante o suficiente, vale até criar um desafio próprio para o seu restaurante, com uma hashtag própria também. Esse desafio pode ou não ser uma dancinha, a escolha é sua. Divirta-se durante o processo e boa sorte!
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