Para criar um slogan criativo para o seu restaurante, fique atento(a) aos diferenciais oferecidos, ao público-alvo e ao tom de voz do negócio: o objetivo do seu “grito de guerra comercial” é refletir a personalidade e a essência da marca de um jeito memorável.
Opte por uma frase curta, autêntica e marcante para comunicar o posicionamento do seu estabelecimento, dar “pistas” do que você serve, despertar o interesse de quem ainda não experimentou seu tempero e arrancar um sorriso de quem já é cliente e concorda com você.
O slogan não é só um texto bonito e exige estudo para ser lembrado pelos motivos certos. Continue a leitura, veja dicas e confira o passo a passo para formular.
Mas antes, o que é um slogan?
“Slogan” é uma frase curta e memorável que identifica um produto, serviço ou marca. De modo geral, ele representa a filosofia de um negócio, é objetivo, simples e curto e mostra diferenciais. Geralmente, aparece logo depois do nome da empresa em propagandas e comunicações como um todo.
Sabe aquela frase que gruda na mente e todo mundo repete quando o nome de um negócio é mencionado? Então!
Quais os principais elementos de um slogan para restaurante?
Na hora de bolar um slogan para o seu restaurante, construa frases com até oito palavras em média, queira efeito, mas também compatibilidade com a proposta comercial do local, tome cuidado para não causar estranheza ou abrir espaço para interpretações de duplo sentido.
Não use palavras difíceis, com significado ou pronúncia complicada, seja fiel a sua essência e vá direto ao ponto! E, se houver sonoridade entre a marca e o slogan, melhor: expressões que rimam ou algo parecido podem ser mais facilmente memorizadas.
Você vai ver que o impacto do slogan para um restaurante é nítido. A frase deixa uma “impressão” na memória de quem frequenta o local, aguça a curiosidade e faz a comida e o atendimento serem lembrados pelas razões corretas. No mais, ela é parte da identidade visual da marca.
Como fazer um slogan para restaurante?
Pensar nas pessoas que frequentam seu espaço ou pedem sua comida, no caso de restaurantes delivery, ter clareza dos seus diferenciais e contar com a opinião da equipe, de amigos e de familiares são algumas das etapas fundamentais para definir a frase que vai acompanhar o nome da sua marca.
Confira o passo a passo completo acompanhando os tópicos abaixo e já vá anotando ideias!
Atente-se ao público-alvo
Estude de forma aprofundada as pessoas com quem sua marca fala quando se comunica, seus gostos, costumes e crenças – tudo para conhecer o público-alvo do seu restaurante. Aproveite e entenda se e como o negócio atende às necessidades e aos desejos dessas pessoas: isso será útil mais pra frente.
Reflita sobre posicionamento no mercado
O que a sua marca é e deseja oferecer e alcançar? Se você tiver tais respostas, ficará mais fácil imprimir sua essência numa frase. Repasse missão, visão e valores do estabelecimento, pois os pontos podem trazer pistas do propósito do negócio e ajudar na definição do slogan.
Tenha clareza dos diferenciais
Coloque no papel 100% do que torna o seu negócio diferente de outros: um atendimento de excelência, um tempero que ninguém mais tem, um prato único, uma decoração excêntrica, uma localização de tirar o fôlego, um menu digital incrível etc.
Use seus diferenciais no slogan para reforçar a ideia de que a turma deve lhe escolher!
Aplique o tom de voz
Com base no estilo do seu restaurante, posicionamento de mercado e público-alvo, você vai definir com que tom a marca deve se comunicar e, em seguida, aplicar o tom também na formulação do slogan.
Traga a essência do negócio para o “grito de guerra”: humorado, informal, chique, casual, adepto a termos populares ou mais pomposos ou outro. Não é porque é uma frase curta que não deve ter personalidade.
Anote palavras-chave
Outros nomes que você dá ao restaurante, apelidos carinhosos, os diferenciais já mencionados anteriormente e mais palavras-chave ligadas ao formato do serviço ou aos itens disponíveis no menu também podem ser importantes nesse momento!
Veja exemplos.
Categorias | Exemplos |
Proposta |
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Atendimento/Serviço |
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Ambiente |
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Diferenciais |
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Coloque tudo no papel!
Compartilhe com a equipe, amigos e familiares
Finalmente, mostre suas anotações para os profissionais que trabalham com você e para quem você mais confia, peça que eles registrem as percepções sobre cada alternativa e que contribuam com um brainstorming – uma troca de ideias até que seja encontrada a melhor frase.
Se precisar, volte ao tópico anterior e construa uma nova lista, dê uma pausa na busca, retome outro dia se precisar. O processo é assim mesmo! Caso queira algumas inspirações, trouxemos a seguir.
15 sugestões criativas de slogans para restaurantes
Aqui vão sugestões que você pode adaptar de acordo. Elas estão seguidas por comentários adicionais que sugerem o tipo de estabelecimento ao qual cada uma “cairia melhor”.
- “Sabor que conta história” – slogan de restaurante caseiro com receitas passadas de geração em geração.
- “Nosso tempero é a autenticidade” – para um estabelecimento que ofereça uma experiência gastronômica menos convencional e mais ousada.
- “Onde o simples se torna especial” – pode descrever bem lugares com uma comida mais comum, mas temperada de um jeito completamente único.
- “Sua fome merece o melhor” – perfeito se você quiser atrair o cliente pelo estômago!
- “O hambúrguer mais querido da região” – para hamburguerias que querem mostrar que são procuradas pelos clientes do bairro por causa de seu carro-chefe.
- “Há 40 anos, colecionando bons momentos” – um slogan que conversa com restaurantes tradicionais que querem usar seu tempo de atuação como prova social de qualidade.
- “Desde 1996 servindo qualidade” – outra opção para restaurantes que desejam mostrar que possuem experiência no mercado.
- “Hambúrguer feito com carne de costela” – frase para dar água na boca e exaltar um diferencial importante.
- “We go vegan” – para restaurantes veganos com uma comunicação que misture inglês e português.
- “Prato feito dos deuses!” – talvez se encaixe num negócio com tom de voz divertido, que ofereça PF saudável, não?
- “A casa da fonte da juventude!” – slogan perfeito se o restaurante, além de ter uma fonte instalada no jardim, oferecer saladas, frutas, smoothies, dentre outras saudáveis.
- “Coma em casa sem precisar lavar a louça” – aquela frase que pode fidelizar clientes no delivery quando lavar louça é a última opção e comer bem a primeira!
- “Até Poseidon vem pedir uma garfada” – para restaurantes de frutos-do-mar localizados na praia.
- “É amor à primeira mordida” – slogan simples, mas cativante que pode ser adotado por hamburguerias e pizzarias com receitas realmente viciantes.
- “Se for pra comer pouco, nem entra!” – mais um slogan divertido, dessa vez para lugares que capricham em suas porções.
Cuidado! O slogan também soa como uma promessa para o cliente, portanto, certifique-se de que o seu seja baseado na verdade. As dicas ajudaram? Mãos à obra!
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