7 dicas para destacar seu restaurante no WhatsApp

Neste artigo, você encontra sete dicas mapeadas – testadas e comprovadas! – para destacar seu restaurante no WhatsApp. Leia agora.

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Imagem de um celular mostrando o aplicativo WhatsApp. Ao fundo podem ser vistas rosquinhas e uma taça de água.

Você sabia que é possível, ao mesmo tempo, vender seus produtos pelo WhatsApp e destacar seu restaurante no aplicativo, agregando valor à experiência dos consumidores e dinheiro ao seu bolso? Implemente um cardápio específico e usufrua das ferramentas da versão para negócios!

Além disso, busque maneiras de ter uma interação mais significativa com os clientes e humanize a comunicação. E, se achar que vale a pena, receba pagamentos por lá também.

Essas são só algumas das dicas valiosas que este artigo trouxe para você. Continue a leitura para conhecer todas elas.

Como usar WhatsApp para restaurante?

Existem duas maneiras de usar o WhatsApp para restaurantes, implementando um menu específico para delivery que funcione através do aplicativo e, em paralelo, criando uma conta de WhatsApp Business para o estabelecimento.

O recurso é gratuito e ajuda você através de diversas automações de processos que fazem parte da realidade de um restaurante, inclusive lhe permitindo informar, no próprio perfil da empresa no aplicativo, horários de funcionamento, endereço e site, por exemplo.

E, sim, ao contrário do que muita gente pensa, essa ferramenta é um canal de vendas de fato – principalmente quando somada a um cardápio digital para WhatsApp, compartilhado através do próprio app em um link exclusivo e personalizado!

Então, faça questão de que as mensagens trocadas com a freguesia sejam cordiais e adequadas ao tom de voz da marca, e divulgue todas as suas promoções por lá também.

Preocupado(a) com quanto você vai gastar? Nada! O WhatsApp Business é gratuito, e o seu menu também pode ser. De quebra, dê adeus às taxas cobradas pelos marketplaces a cada pedido!

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7 dicas para atendimento e divulgação de restaurante no WhatsApp

Aposte em listas de transmissão ou na segmentação da freguesia, adapte o tom de voz ao seu público-alvo, automatize mensagens e integre as redes sociais ao app.

Entenda tudo em detalhes logo abaixo.

1. Segmente seus contatos

Seja através da atribuição de etiquetas para categorizar cada cliente ou da criação de listas de transmissões, a segmentação permite uma comunicação feita exatamente de acordo com o perfil das pessoas que procuram pelo seu estabelecimento.

E pode ser extremamente benéfico identificar padrões de comportamento e deixá-los registrados, de alguma forma, no WhatsApp Business, porque quem voltar a atender alguém que já pediu antes vai conseguir personalizar ainda mais a tratativa!

Experimente criar uma lista de segmentação apenas para consumidores vegetarianos e/ou veganos e comunicar promoções exclusivas para eles. Depois, conta pra gente se funcionou.

2. Tenha uma comunicação humanizada

Pessoas gostam de conversar com outras pessoas, similares a elas, e não com empresas que só enviam frases prontas e nunca abrem a comunicação para que ela aconteça diretamente com um atendente.

Você pode usar chatbots para conseguir uma ajudinha no atendimento inicial e reter mais clientes? Pode – e deve! Mas, depois disso, assuma a frente ou coloque o seu time em ação com o máximo de educação.

Cabe otimizar mensagens, como mencionado antes, mas essa é uma ferramenta que não pode substituir o contato humano, que é muito importante para o cliente tirar dúvidas e se sentir mais conectado com o estabelecimento.

3. Integre as redes sociais ao WhatsApp

Divulgue a opção do atendimento através do app no seu Instagram ou Facebook, e deixe um link para direcionamento direto do cliente para uma conversa em seu perfil nas redes sociais.

A recíproca também é verdadeira: aproveite publicações feitas nas plataformas e compartilhe-as com seus clientes que estão adicionados nas listas de transmissões sobre as quais você leu anteriormente!

Permita que os interessados no seu restaurante o encontrem de forma rápida e comecem um atendimento sem dificuldade e, ao mesmo tempo, coloque em prática a máxima do “quem não é visto, não é lembrado”.

4. Apresente novos itens do menu

Lançou um prato novo no seu restaurante? Além de promovê-lo nos perfis online, comunique também a novidade através do seu WhatsApp Business e, se achar que vale, compartilhe uma foto suculenta no seu status dentro do aplicativo!

É importante que os clientes estejam sempre informados sobre promoções e novidades, e o benefício do WhatsApp é a possibilidade da comunicação direta com quem você deseja alcançar, sem a necessidade de anúncios pagos, por exemplo.

5. Automatize mensagens

O WhatsApp Business permite a configuração de mensagens para os horários em que você não poderá atender, dessa forma, nenhum cliente fica sem resposta ou em dúvida sobre o estabelecimento estar ou não funcionando naquele determinado dia ou horário, o que torna a experiência de consumo melhor e mais completa.

Dentro do app, é possível criar recados automáticos para:

  • informar que o cliente será respondido em instantes;
  • comunicar que o estabelecimento está fechado e disponibilizar horários de atendimento;
  • enviar informações para a realização do pedido, como o link do cardápio digital; e
  • comunicar os meios de pagamentos aceitos.

E dá até para dizer se o restaurante é pet friendly ou não!

6. Cuide do seu perfil

Faça questão de que a foto seja a logomarca do estabelecimento ou uma imagem atualizada da fachada; se decidir fechar num feriado, atualize as informações para não frustrar ninguém, e carregue fotos sempre reais dos seus pratos e das suas bebidas, cuidando para que elas sejam tiradas em espaços com boa iluminação.

Nunca se esqueça de que os preços informados no WhatsApp precisam ser os mesmos que constam no seu cardápio, exceto se você for transparente com os consumidores sobre qualquer diferença ou alteração, apresentando-a e explicando-a com clareza.

Cuidar do seu perfil no aplicativo de mensagens é cuidar da imagem do seu estabelecimento em todos os sentidos, no online e até no offline também.

7. Compartilhe seu cardápio online

Mesmo que você ainda não tenha um menu específico para WhatsApp, destaque o seu restaurante através do app contando para todo mundo que quem frequentá-lo vai poder fazer os pedidos sem precisar sequer acionar o garçom, através de um cardápio digital em tablet ou cardápio QR Code!

Só fuja do compartilhamento de menus em PDF porque to-da vez que você precisar fazer qualquer tipo de alteração, vai ter que acionar cada contato e explicar que o arquivo não é mais o anterior e sim um novo, pedir que a galera faça um novo download e assim por diante.

À parte do atendimento e da divulgação, aqui vai uma dica extra: se fizer sentido para o perfil do seu negócio e do seu público-alvo, utilize o WhatsApp Pay para receber pagamentos diretamente pelo app.

O formato é averiguado pela Cielo Brasil, uma das maiores operadoras de cartões do país, e, para ativá-lo, basta abrir a seção de “Pagamentos” do app, buscar por “Facebook Pay” e selecionar “Receber pagamentos por vendas”.

Você vai precisar abrir uma conta Cielo com o nome da empresa e cadastrar os dados bancários para, então, a sua solicitação de recebimentos ser encaminhada até a empresa, que tem 3 dias úteis para retornar.

Aí, é só continuar monitorando todas as novidades e tendências do foodservice aqui, no blog para donos de bares e restaurantes da Abrahão, pra não perder nenhuma outra oportunidade! Até a próxima.

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