As redes sociais são meios poderosos de divulgação de uma marca, especialmente o Instagram, por ser uma rede focada em fotos e vídeos, é um ótimo local para mostrar os pratos do seu restaurante e dar aquela água na boca de quem vê. E se os seus clientes puderem ser os produtores dessas fotos, melhor ainda!
Quando o cliente gosta, ele marca a sua empresa em fotos dos seus pratos e do seu ambiente, o que pode ajudar a aumentar o faturamento do restaurante, bem como a autoridade do seu negócio no meio digital.
Afinal, se muita gente marca a sua empresa ou inclui o seu negócio nas fotos, é porque aprova!
A fim de potencializar isso, você pode oferecer, dentro do seu próprio estabelecimento, espaços capazes de tornar o seu restaurante instagramável: um local ou pontos estratégicos que chamem a atenção e façam seus clientes desejarem tirar fotos para publicar na rede.
Confira as nossas dicas!
O que é um restaurante instagramável
Nada mais é do que planejar o seu salão de forma a criar oportunidades para que ele seja fotografado.
Para isso, é preciso atrair a atenção das pessoas com objetos, móveis, paredes, painéis, artes, plantas, enfim, com detalhes que aticem a vontade dos clientes de tirar fotos e publicá-las no Instagram ou mesmo em outras redes sociais.
Um ambiente instagramável é um espaço decorado e organizado para despertar a curiosidade dos visitantes, fazendo com que eles façam a divulgação desse local de forma espontânea.
Ou seja, você poderá até mesmo reduzir seus investimentos com anúncios no Instagram, pois obterá mais alcance de forma orgânica (não paga).
A importância de deixar um restaurante instagramável
A importância de investir em um ambiente assim está justamente em ser um marketing espontâneo.
Isso porque a pessoa compartilha porque gostou e essa publicação fará com que mais pessoas tenham vontade de ir até o seu espaço para ter essa mesma experiência, repetir a foto e conferir o espaço de perto.
Dentre as maiores vantagens desse tipo de ambientação, podemos citar:
- Atração de clientes novos
- Aumento do alcance e visibilidade do seu negócio
- Diferenciação frente à concorrência
- Fidelização dos clientes
- Melhora da experiência do consumidor no seu restaurante
- Maior faturamento do negócio
Para isso, é necessário adotar algumas estratégias para deixar o seu restaurante mais atrativo.
Como criar um ambiente instagramável para bares e restaurantes
Para ajudar você nessa tarefa, trouxemos 10 dicas infalíveis para criar um espaço instagramável no seu bar ou restaurante.
Lembrando que é importante entender as preferências do público-alvo do seu restaurante e também as características do mercado, como tendências e tecnologias que vêm sendo usadas. Vamos juntos?
1. Crie ambientes temáticos para datas comemorativas
Aproveite comemorações como Dia das Crianças e Dia das Mães, por exemplo, e crie um ambiente relacionado a essas datas, em que as pessoas possam tirar fotos, afinal, elas já estão no seu estabelecimento para celebrar a data.
Pode ser tanto a decoração como um todo, pensando em itens que as pessoas possam ter vontade de fotografar, quanto um cantinho especial preparado para tirar fotos de forma que as pessoas queiram guardar a recordação ao lado de quem elas amam como uma lembrança da data.
2. Pense na iluminação
Se o seu ambiente for escuro, as pessoas podem até tentar tirar fotos, mas tendem a logo desistir ou não ter vontade de tirá-las, porque elas ficam ruins ou com um flash “estourado” demais, branqueando a foto. Busque formas de criar uma iluminação ideal.
Se a sua decoração é mais intimista, procure produzir pontos de iluminação com algo atrativo no ambiente, para atiçar a espontaneidade da pessoa ao tirar fotos.
Também pode ser interessante pensar na iluminação da mesa, mesmo que apenas em alguns pontos para que, caso o consumidor queira tirar fotos dos pratos, também consiga fazer isso com sucesso.
3. Projete um painel criativo
Que tal inserir um painel instagramável para restaurante? Pense em qual ponto do seu salão seria interessante produzir esse tipo de painel, de forma que, ao passar, as pessoas tenham vontade de tirar uma foto.
Você pode criar um pequeno cenário com itens que o cliente queira interagir, como o desenho de uma praia no painel com cadeiras reais para sentar “na areia” ou um balão desenhado no painel em que a pessoa pode segurar a cordinha real que sai da parede, como se estivesse segurando esse balão na foto.
Descubra algo que tenha a ver com o seu negócio que poderia estar em um painel e que, ao mesmo tempo, desperte a vontade das pessoas de fazerem parte desse ambiente por meio de uma foto.
4. Aposte em pratos decorados
Os pratos do seu cardápio por si só também podem dar vontade de tirar fotos.
Quando chega aquele prato lindo, montado de maneira criativa, bonita e apetitosa, pode ter certeza que muitos dos seus clientes desejarão tirar fotos marcando o perfil do restaurante ou pelo menos deixarão os seguidores curiosos sobre onde aquela foto foi tirada.
O design do seu prato também faz diferença. Por que não investir em pratos com formatos diferentes e cores que fujam do branco tradicional?
5. Adquira móveis originais
A originalidade é o que chama a atenção das pessoas para fotos.
Olhe para os seus móveis e se pergunte o que poderia mudar de lugar ou que móvel poderia ser acrescentado para deixar a decoração do seu restaurante mais agradável e, de quebra, fotografável?
Mesas, cadeiras, poltronas, balcões ou banquetas estilosos e diferenciados podem fazer o seu consumidor pegar o celular para fazer um registro.
6. Crie paredes e cantos atraentes
Se o seu salão não tiver espaço para fazer um painel, você pode criar uma parede instagramável para restaurante. Pense em qual canto pode ser usado de maneira criativa.
Use móveis, objetos ou espelhos. Ao passar, a pessoa pode identificar esse canto ou essa parede como um local para tirar uma foto com alguém ou fazer uma selfie.
Lembre-se sempre de despertar a espontaneidade do consumidor para isso, criando oportunidades no espaço.
7. Forneça um local específico para fotos
Criar um espaço instagramável em restaurantes também pode ser feito por meio de um local específico para isso, com um fundo com a sua marca, por exemplo.
Sabe aquelas coletivas de imprensa em que jogadores de futebol dão entrevistas ou por onde celebridades passam antes das premiações? As pessoas podem gostar de ter um espaço assim para fotografar.
8. Deixe seu banheiro mais criativo
Outro espaço em potencial para fotos é o banheiro do seu restaurante. As pessoas gostam de tirar fotos em frente ao espelho, então por que não inserir um adesivo nesse espelho que ajude a compor o visual desse cenário?
Você também pode aproveitar alguma porta ou transformar a sua pia com algo diferente, com uma ilustração que desperte a vontade de tirar fotos.
9. Aposte nas plantas
Ah, as plantas! Elas deixam qualquer ambiente mais bonito. Imagine fazer uma parede verde ou um cantinho só com plantas diversas? Plantas também tornam o ambiente mais elegante e aconchegante.
Proporcionar o contato com a natureza de alguma maneira também pode ser uma ótima ideia para gerar cliques dos seus clientes.
10. Convide um artista para deixar sua marca
Você pode convidar um artista para fazer um grafite instagramável no seu restaurante ou inserir quadros ou pôsteres que tenham a ver com o conceito da sua marca nas paredes.
Saiba do que os seus clientes gostam, suas preferências e use a arte para compor o seu ambiente. Poemas também são bem-vindos e atraem registros.
Quanta ideia legal pode ser feita para deixar o seu restaurante instagramável, não é mesmo?
Para encontrar outras inspirações como essas, use redes sociais como o Pinterest ou acompanhe perfis de restaurantes reconhecidos como instagramáveis por aí. E mãos à obra!
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