Qualquer estratégia de atração de novos clientes no segmento alimentício deve incluir o Instagram e os Reels para restaurantes como uma ferramenta de promoção. Publicar conteúdos assim aumenta o alcance e engaja novos consumidores, levando a marca a se tornar mais conhecida e a vender mais também.
Segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box em 2022, cerca de 82% dos 99 milhões de internautas no Brasil seguem uma empresa ou marca no Instagram, ou seja, há uma grande possibilidade de o seu estabelecimento crescer na plataforma – e através dela.
Neste artigo, você confere tudo o que você precisa saber para criar Reels incríveis para o seu restaurante, que levarão o ticket médio às alturas (ainda mais se somados a um bom menu digital, por exemplo)!
- O que é e como funciona o Reels?
- Como engajar um restaurante no Instagram?
- Como usar o Reels do Instagram para atrair novos clientes?
- Como escolher a melhor música para Reels de restaurante?
- Quais músicas usar em Reels de comida?
- Quais hashtags usar no Instagram de comida?
- Como ter ideias de Reels para restaurante?
- Como impulsionar um Reels?
O que é e como funciona o Reels?
O Reels é uma ferramenta de vídeo do Instagram que foi lançada em 2019 e na qual você pode gravar conteúdos de até 90 segundos, além de usar a própria ferramenta para fazer as edições que achar necessárias, adicionando sons e efeitos.
Com ela, é possível incluir músicas de fundo das imagens, cortes e transições entre os vídeos e gravar locuções para explicar o que está acontecendo no conteúdo visual.
Nos últimos anos, o Instagram vem investindo muito nesse formato para competir com seu principal concorrente, o TikTok. Graças ao investimento, os Reels vêm crescendo muito e, com certeza, devem ser utilizados pelo seu restaurante para engajar o público.
Mas você sabe como fazer isso?
Como engajar um restaurante no Instagram?
Fazer postagens constantes, utilizar os stories com frequência e criar um canal de comunicação aberto com o seu público são ações essenciais para criar mais engajamento no Instagram. Sem contar o uso dos Reels!
Primeiro de tudo, você deve escolher uma pessoa para focar 100% na produção de conteúdos para as suas mídias sociais. Pode ser alguém que já esteja na equipe, mas o ideal é contratar um social media ou alguém que seja expert nesse tipo de trabalho.
Essa pessoa ficará responsável por pensar e idealizar fotos e vídeos para a plataforma, além de decidir o que postar nos stories do restaurante e nos vídeos mais longos que vão na aba que fica entre o feed de publicações e as fotos nas quais o estabelecimento estiver marcado.
Em paralelo, se você quer o ouro de como engajar bem as pessoas no Instagram, deve seguir as três regrinhas listadas abaixo.
- Tenha uma frequência constante de postagens, tanto em dias da semana quanto em horários de maior engajamento – o Instagram Business (formato de conta voltado para empresas) fornece esse tipo de dado no painel analytics.
- Use os stories diariamente para mostrar o lado humano do estabelecimento: de preferência, escolha uma pessoa para ser o “rosto” da marca e sempre aparecer por lá.
- Utilize o Reels como ferramenta principal de criação de conteúdo para aparecer cada vez mais na rede.
E é exatamente o terceiro tópico da lista que você aprende a colocar em prática agora!
Como usar o Reels do Instagram para atrair novos clientes?
Mostrar como é feito o preparo das refeições, a reação de clientes ao provar a comida e a qualidade dos seus produtos são algumas ótimas ideias de Reels para restaurantes para atrair novos públicos.
Você deve estar pensando “Como esses conteúdos me trarão mais clientes?”, e a resposta é bem simples: ao fazer postagens no Instagram, é possível reforçar ainda mais a presença digital da sua marca. Com isso, seu negócio ganha mais visibilidade e acaba alcançando novos consumidores.
Então, quando as pessoas pensarem onde vão comer, seu restaurante vai estar lá para ser cogitado como o possível local da próxima refeição. Demais, né?
Tudo acontece de forma bem intuitiva e não é à toa que influenciadores digitais fazem cada vez mais sucesso: acaba sendo gostoso observar rotinas e sentir algum tipo de conexão com eles, mesmo pela telinha.
Então, compartilhando cada vez mais a rotina e o clima do seu restaurante, o local vai se fixando no subconsciente do público!
Pronto(a) para ver sua marca grudar igual chiclete na cabeça das pessoas? Descubra, nos próximos tópicos, como criar conteúdos que gerem engajamento em novos públicos no Instagram do seu restaurante por meio do Reels.
Mostre o preparo das refeições
De forma rápida, mostre como alguns dos seus principais produtos são feitos e também aproveite para expor a qualidade dos ingredientes usados na sua cozinha.
Esse tipo de conteúdo gera uma expectativa inicial nos espectadores para saber qual será o resultado final. Então, capriche bem na hora da gravação e faça uma boa apresentação dos pratos.
Grave cases de sucesso com os seus clientes mais fiéis
Sabe aqueles clientes que já adoram o que seu restaurante faz e marcam presença no seu estabelecimento de forma constante? Eles são ótimos para dar credibilidade ao local e trazer o olhar de pessoas diferentes sobre seu negócio.
As oportunidades que você pode aproveitar a partir deles incluem a gravação de depoimentos – os famosos “cases de sucesso” – e de Reels com a reação dos tais fãs de carteirinha quando um prato diferente chegar em suas mesas, por exemplo. Só não esquece de pedir a permissão de uso de imagem para essa galera.
Crie conteúdos engraçados
Uma das melhores formas de prender a atenção das pessoas é por meio do humor. Conteúdos engraçados são ótimos para quebrar o gelo dessa “autopromoção” e ajudam a criar vínculos com todos. Só vá medindo a febre de postagem em postagem para saber o quão descontraídos os seus Reels podem ser.
Exemplos legais são vídeos dos funcionários preparando refeições de forma engraçada e fazendo piadas e conteúdos que contrastam a trilha sonora com funk e outras músicas mega animadas a preparos mais delicados e “chiques”.
Tudo depende de como a sua marca se posiciona. Se for um restaurante mais sério e profissional, tudo bem pegar mais leve com esse tipo de conteúdo e, em vez deles, investir mais nos vídeos de preparação e controle de qualidade.
Faça parcerias com influenciadores
Existem diversos influenciadores por aí com muitos seguidores em suas contas no Instagram e que podem ajudar a trazer mais visibilidade para o seu negócio e mesmo que os que têm menos seguidores, se atingirem exatamente o nicho dos clientes que você quer conquistar, também trazem impactos extremamente positivos.
Podem ser tanto influencers que representam o público-alvo do seu restaurante quanto páginas que costumam mostrar dicas de passeios e lanchonetes em determinadas cidades, como o exemplo logo aqui embaixo!
A boa notícia é que você pode pagar ou combinar parcerias para eles fazerem um conteúdo mais profissional em suas páginas, marcar seu estabelecimento ou gravar Reels colaborativos – com o seu @ e o deles – para compartilhar a audiência das duas contas.
Como o algoritmo do Instagram favorece o alcance de conteúdos que são feitos em vídeo atualmente, você com certeza deve utilizar essa ferramenta a seu favor!
Agora que já sabe como criar os conteúdos, precisamos falar um pouco mais sobre a escolha de músicas e hashtags pros seus Reels.
Como escolher a melhor música para Reels de restaurante?
Tire um tempinho para procurar as músicas disponíveis na biblioteca do Instagram, adicione-as aos vídeos e faça testes para ver quais combinam mais. Se achar necessário, peça uma segunda opinião para alguém.
Lembrando que as contas profissionais da rede social possuem algumas restrições de acesso de canções por conta de direitos autorais, ok? Então, você provavelmente terá acesso a músicas majoritariamente instrumentais.
Elas não servem para o conteúdo que você pretende gravar? Dá uma olhada nas dicas do próximo tópico!
Quais músicas usar em Reels de comida?
A escolha de músicas para Reels de comida varia muito com a proposta de valor de cada restaurante e o conteúdo que for produzido. Vídeos descontraídos pedem músicas descontraídas, assim como temas sérios pedem músicas mais sérias (quase sempre).
Supondo que você tenha produzido um vídeo engraçadinho em que os funcionários estão dançando no meio da cozinha enquanto os clientes estão esperando os pedidos.
Na hora da dança, dá para usar uma música mega animada e escolher uma trilha sonora triste para a cena dos consumidores esperando. Vai dizer que essa não é uma boa ideia para Reels engraçado para restaurante?
Tudo depende também do tom que você quer dar ao seu vídeo. Lembra do que foi dito no tópico anterior sobre criar contraste para gerar conteúdos engraçados? Nesse momento, você pode seguir a mesma lógica.
Outro ponto muito importante que faz toda a diferença no seu engajamento e na disseminação do seu conteúdo são as hashtags que você vai usar. Sim! O “Insta”, assim como o TikTok, costuma mostrar mais os conteúdos que utilizam as # que estão em alta! Continue lendo.
Quais hashtags usar no Instagram de comida?
As hashtags usadas nas postagens devem fazer sentido com o conteúdo que está sendo apresentado. Um Reels que mostra a preparação de um hambúrguer, por exemplo, pode trazer #hamburguer, #burger, #hamburguerartesanal e #comida.
A função desses marcadores é mostrar conteúdos relacionados às preferências do usuário. Uma pessoa que sempre curte vídeos com #pizza passará a ver mais conteúdos que também tenham essa mesma hashtag.
Acha difícil encontrar as tags certas para alcançar o público? Se liga na próxima dica!
Como ter ideias de Reels para restaurante?
Plataformas como o Also Asked e Answer The Public são perfeitas para conseguir ideias de conteúdo e hashtags para o seu restaurante, já que essas ferramentas fornecem uma lista de palavras-chave que as pessoas estão buscando nas redes de acordo com o segmento que você lista na barra de procura.
Mesmo fazendo uma pesquisa bem ampla pela expressão “restaurante” no Also Asked, a ferramenta já lista ideias incríveis para que você comece a produção por aí. Que tal se inspirar em um destes temas?
Outra opção é aproveitar o Answer The Public, recurso disponibilizado pelo guru do marketing digital, Neil Patel, para entender o comportamento de quem navega na internet sobre a busca por algumas expressões. Olha só quanto resultado legal aparece com ideias para gravar seus Reels só pesquisando pela palavra-chave “restaurante”!
Obviamente, o ideal é segmentar as buscas para o seu público-alvo para ter ideias mais concretas do que fazer no seu segmento, já que isso possibilita que você tenha certeza de que seu restaurante vai chegar nas pessoas certas. Afinal, quem quer falar com todo mundo, pode acabar não falando com ninguém, não é mesmo?
Aliás, você sabia que é possível potencializar ainda mais esse alcance no Instagram com a chamada “mídia paga”? Saiba como no próximo tópico.
Como impulsionar um Reels?
Para divulgar ainda mais o seu Reels além do orgânico, basta clicar no botão azul que aparece logo abaixo da postagem – onde está escrito “impulsionar” –, selecionar seu objetivo e qual é o seu público de interesse, fazer o pagamento e aguardar a análise e aprovação da plataforma para que o anúncio entre no ar.
Dessa forma, você paga para o Instagram mostrar seu conteúdo para ainda mais pessoas! Mas fique atento(a), pois o uso de alguns recursos e algumas publicações específicas acabam não conseguindo impulsionamento, como:
- filtros;
- enquetes;
- GIFs;
- conteúdos espelhados com o Facebook; e
- vídeos com mais de 60 segundos.
E aí? Preparado(a) para aumentar ainda mais a presença do seu restaurante nas redes sociais?
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