Como definir o público-alvo de uma hamburgueria?

Saber o nicho de pessoas que seu restaurante quer atingir é essencial para você traçar melhor as estratégias de marketing e precificação. Descubra agora como definir o público-alvo da sua hamburgueria!

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Público-alvo hamburgueria

Para definir o público-alvo de uma hamburgueria, você deve fazer um estudo e traçar quem é o consumidor ideal para o seu estabelecimento – a persona! – e, portanto, qual o tipo de pessoa que vai aproveitar melhor os produtos e serviços que o restaurante tem a oferecer.

Muito mais do que simplesmente sair vendendo, é necessário saber quem está mais propenso(a) a comprar o seu produto. A resposta “todo mundo” pode parecer a mais simples e óbvia, mas, geralmente, essa não é nem de longe a melhor opção.

Bateu curiosidade? Quer acertar melhor o alvo para aumentar o ticket médio? Então, descubra tudo o que você precisa saber sobre como definir um público-alvo para sua hamburgueria neste artigo!

O que é público-alvo?

Público-alvo é o grupo de pessoas que você quer atingir com a venda de determinado produto ou com o oferecimento de algum serviço. Essas pessoas possuem características e interesses em comum e conhecê-las ajuda a direcionar suas comunicações e ações de marketing. Basicamente, trata-se do público ideal para adquirir um produto ou serviço.

Definir quem são as pessoas que a sua hamburgueria quer atingir é extremamente necessário. Com tantos estabelecimentos espalhados por aí, pode ser difícil se destacar em meio ao público geral, mas você pode virar referência para um grupo seleto, já pensou?

Além disso, essa definição ajuda a criar valor e posicionamento para sua marca, atraindo ainda mais consumidores que, normalmente, se sentiriam mais confortáveis frequentando o local.

Por que definir um público-alvo para hamburgueria?

Porque, ao fazer isso, é possível entender melhor para quem você está vendendo. Isso vai ajudar na hora de desenvolver produtos, criar serviços e desenvolver campanhas de marketing para o seu estabelecimento.

Tudo o que sua empresa faz deve ser focado em atender às necessidades dos consumidores e, como todo ser humano é diferente, você precisa definir uma parcela da população que tenha os mesmos desejos e gostos e “investir” nelas, afinal, ao mirar em um público, sua hamburgueria consegue construir mais influência e se destacar no mercado escolhido.

Qual é o público-alvo de uma hamburgueria?

Não há uma resposta certa ou errada sobre qual o consumidor ideal para a sua hamburgueria: tudo vai depender de como é a rotina do seu negócio, do que você oferece nele e das visões e valores que deseja compartilhar com a clientela.

O público-alvo vem, afinal, da proposta de valor que o estabelecimento oferece e de qual parcela de mercado ele quer atingir.

Se você possui um espaço temático de super-heróis, pode mirar em um público infantil ou geek, por exemplo. Agora, se estiver em uma localização mais privilegiada e seu menu incluir produtos mais caros, seu consumidor provavelmente vai mudar para “pessoas que pagam caro para comer bem”.

Por isso, pense bastante na hora de buscar o perfil ideal de clientes e de criar estratégias e ações de marketing para sua hamburgueria.

Qual o perfil do público-alvo de uma hamburgueria?

Geralmente, o público-alvo das hamburguerias inclui pessoas que não se contentam apenas com um simples hambúrguer de redes de fast-food. Esse tipo de consumidor busca um sabor único e uma experiência mais personalizada se comparada à de lugares mais tradicionais, frequentados pelo grande público.

Esse é o perfil comum de clientes que todas as hamburguerias do Brasil têm, mas dá para ir além e buscar informações mais assertivas referentes ao grupo de pessoas que quer ver frequentando seu estabelecimento. Finalmente, veja como fazer isso!

Como definir o público-alvo de uma hamburgueria?

Para definir o público-alvo de uma hamburgueria, é necessário ter em mente qual é a proposta de valor do estabelecimento. Depois, pense em quem são as pessoas que verão qualidade naquilo que o restaurante se propõe a oferecer.

A proposta de valor é o seu diferencial; aquilo que você quer oferecer de diferente para o seu cliente. Ela pode abranger um ambiente temático ou familiar, a oferta de produtos de altíssima qualidade ou até mesmo a promoção de diferentes atrações dentro do seu espaço.

Agora, considere-a junto com a ideia de quem seriam as pessoas que gostariam de conhecê-la e de frequentar esse tipo de ambiente e de comer o que é vendido!

Pondere três dados essenciais:

  • dados demográficos: características como gênero, idade, profissão e renda;
  • dados psicográficos: comportamentos como estilo de vida, opiniões e interesses; e
  • dados geográficos: locais que as pessoas moram e frequentam.

A junção desses três grupos de informações levará você a conhecer o perfil da pessoa ideal que gostaria que frequentasse sua hamburgueria e prestigiasse tudo aquilo que ela tem a oferecer.

Se o local já está em operação, analise os pontos em comum entre os grupos que frequentam o seu restaurante regularmente. Veja como se vestem, o que gostam de pedir, como se comportam! Até mesmo as gírias e o modo de falar podem trazer informações importantes.

E agora que você já conheceu a teoria, está na hora de ver como tudo funciona na prática! Siga para o próximo tópico.

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3 exemplos de públicos-alvo para hamburgueria

Baseie-se nos exemplos abaixo, com nomes criativos de hamburgueria, e veja qual seria o público-alvo para cada um. Assim, ficará mais fácil compreender como acontece essa construção e aplicar a ideia por aí.

Para começar, que tal algo parecido com aqueles botequins bem comuns em cidades grandes?

1.  Hamburgueria do Jocão

Ambiente: lugar simples, localizado na periferia da cidade do Rio de Janeiro, com cadeiras de plástico e bem parecido com um bar.

Produtos: pratos acessíveis, feitos com hambúrgueres congelados e produtos de linhas mais populares.

Público-alvo: homens e mulheres que moram perto do local, que querem se sentir à vontade no estabelecimento e não vão pagar muito caro em uma refeição rápida.

E sempre tem quem prefira um lugar bem decorado e com toda uma história por trás, né? Já parou para pensar que tipo de galera frequentaria um lugar assim? Dá uma olhada!

2.  O Hambúrguer do Herói

Ambiente: localizado em Florianópolis, a hamburgueria tem a temática de super-heróis e faz ações com garçons e garçonetes fantasiados dentro do seu ambiente.

Produtos: pratos variados, com hambúrgueres feitos de forma artesanal e com produtos de linhas intermediárias.

Público-alvo: pais e mães jovens que querem passar um tempo em família em um lugar no qual seus filhos pequenos possam se divertir enquanto todos aproveitam para comer um hambúrguer gostoso e com um ótimo custo-benefício.

Acha que sua hamburgueria tem o que é preciso para subir um pouco a régua e focar em um público com o paladar mais exigente? O próximo exemplo pode ajudar!

3.  Fancy Burger

Ambiente: localizado em um bairro nobre de São Paulo, o lugar possui segurança e chofer na entrada do estabelecimento, além de garçons que usam roupas sociais.

Produtos: pratos mais caros, porém feitos com carnes nobres e produtos da melhor qualidade no mercado.

Público-alvo: pessoas com poder aquisitivo maior, que gostam de mostrar seu status social e que preferem frequentar lugares que oferecem produtos requintados e exclusivos.

Percebeu que a definição da clientela ideal depende de vários fatores?

Apesar de todos os lugares mencionados oferecerem hambúrgueres, as pessoas que frequentam o Fancy Burguer provavelmente não iriam na Hamburgueria do Jocão, por exemplo.

Mas, se isso ainda parece um pouco difícil para você, antes de ir, leia o próximo tópico para entender um pouco melhor como identificar o seu público-alvo e acertar em cheio.

Como identificar o público-alvo de uma hamburgueria?

A melhor forma de identificar o público-alvo de uma hamburgueria é fazer um estudo aprofundado para ter o perfil completo dessas pessoas.

Você pode procurar uma agência especializada nesse tipo de levantamento ou contratar um profissional da comunicação, por exemplo, mas, caso queira conversar você mesmo(a) com os clientes, pode seguir o modelo de pesquisa de público-alvo para sua hamburgueria trazido aqui embaixo.

Pesquisa de público-alvo

  1. Qual é o seu nome completo?
  2. Qual a sua idade?
  3. Em qual bairro você mora?
  4. Qual a sua profissão?
  5. De acordo com a renda mensal da sua família (pessoas que moram na sua casa), você se considera pertencente à classe A, B, C, D ou E?
  6. Quais são seus hobbies? O que gosta de fazer no tempo livre?
  7. Quais são os motivos que incentivam você a comer na nossa hamburgueria?
  8. Qual o preço máximo que você está disposto(a) a pagar por um hambúrguer (combo)?

Algumas pessoas podem ficar relutantes em responder a pesquisa, então vale oferecer um cupom de desconto ou uma batatinha grátis para quem ajudar nesse questionário.

Acrescente ou elimine perguntas de acordo com os seus interesses finais!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, dê uma olhadinha neste outro artigo sobre dicas para ajudar a expandir a sua hamburgueria e alavanque ainda mais seus resultados. Até a próxima!

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