Para começar a definir o público-alvo da sua cafeteria, você deve pesquisar o perfil de pessoas que frequentam esse tipo de estabelecimento e, então, decidir quais representam os consumidores ideais para o modelo do seu negócio.
Depois, as análises dos primeiros resultados e a coleta de feedbacks vão ajudar nos ajustes necessários, mas parta do princípio!
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2023, 81% dos habitantes do país mantêm o consumo constante da bebida e 35% acreditam no potencial de interação social despertado pelo café.
Isso mostra que a demanda está sempre em alta, mas, como vender para todo mundo não funciona, descobrir o público-alvo vai ser fundamental para seu estabelecimento se diferenciar.
Prepare uma xícara quentinha e saboreie este artigo!
Antes de mais nada, o que é público-alvo?
O público-alvo de um restaurante é o conjunto de pessoas para o qual se direcionam todas as estratégias de vendas do negócio.
Essas pessoas têm características e interesses comuns e precisam ser atingidas por ações de marketing, detalhes da decoração do ambiente, escolha do tipo de cardápio implementado e assim por diante. Elas representam os consumidores para quem você, dono(a) do estabelecimento, quer vender o seu produto.
Definir seu público-alvo, portanto, vai lhe ajudar a deixar bem mais claro o posicionamento do restaurante no mercado de foodservice e aumentar seu potencial de fidelização.
Por que definir o público-alvo de uma cafeteria?
Por mais competitivo que seja o mercado de cafeterias no Brasil, definir o público-alvo do seu estabelecimento permite entregar produtos de mais qualidade e capazes de atender verdadeiramente aos desejos e às necessidades dos fregueses.
E…
- Fica mais fácil saber exatamente para quem você está vendendo
- As oportunidades do negócio aumentam e os investimentos são mais assertivos
- Você sabe quais hábitos de consumo estudar de forma mais aprofundada
- Seu negócio se diferencia de outros, tornando-se referência no segmento
Imagine abrir uma cafeteria cheia de versões modernas geladas e quentes, mas a maioria das pessoas que entram nela terem o costume de só consumir café espresso ou coado? Isso pode tornar amarga a experiência deles e a sua, como gestor(a)!
Entendendo qual é o público-alvo de uma cafeteria
A escolha do público-alvo depende das particularidades do seu negócio, dos valores que você deseja compartilhar com os clientes e até da movimentação nos arredores do ponto comercial escolhido.
Entenda que existem vários perfis possíveis de clientes – profissionais, estudantes ou amantes casuais de café, por exemplo – e que a cafeteria vai construir a fidelidade do consumidor tanto pela qualidade dos produtos quanto pela oferta de experiências personalizadas, assim, você estará um passo à frente.
Junto com isso, a partir do seu plano de ação, da proposta de valor que você definir para o seu estabelecimento e de pesquisas de mercado e análises completas da concorrência, ficará mais fácil definir para quem vender.
Como fazer a definição do público-alvo de uma cafeteria?
Antes de qualquer coisa, tenha clareza sobre a proposta de valor do estabelecimento. No mais, se as portas já estiverem abertas, procure analisar características e comportamentos iguais ou parecidos dentre todos os clientes.
Caso contrário, faça uma pesquisa com quem transita perto do local do futuro estabelecimento ou busque maneiras de absorver informações através de questionários enviados por e-mail, pelas redes sociais ou até pelo WhatsApp.
Em ambos os casos, siga a ideia do quadro abaixo!
Pesquisa de público-alvo: onde estão os clientes da minha cafeteria? Entrevista com pessoas transitando [a pé/de carro/em transportes públicos] num raio de [quantidade de metros ou quilômetros] do meu ponto comercial
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Fique à vontade para fazer perguntas extras ou eliminar as que não se encaixam aos seus objetivos! O importante é você conseguir absorver dados demográficos, psicográficos e geográficos.
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A sua compreensão do que os clientes buscam em uma cafeteria vai envolver escolha do café (grão, modo de preparo, formato de consumo, dentre outros aspectos) e a adequação à rotina dos entrevistados, além da identificação deles com a marca (visões e valores, principalmente).
E o seu público-alvo pode já pertencer a um perfil comum e conhecido, como os apresentados no próximo tópico, ou não.
Qual é o perfil do público-alvo das cafeterias?
Ao fazer sua pesquisa de mercado, pode ser que você se depare com alguns dos perfis mais comuns de público-alvo do café: aqueles que têm pressa, os que aproveitam uma xícara da bebida para socializar, os “raízes” e os que procuram por um docinho em algum momento do dia.
Aprofunde-se!
Aqueles que estão sempre em movimento
Essa galera tem pressa, precisa de café rápido e colocado na melhor embalagem – porque a ideia é sair andando com a bebida! Quer estejam correndo para o trabalho, a caminho da escola ou indo buscar as crianças em algum lugar, os bebedores apressadinhos não têm tempo para sentar e desfrutar da cafeína.
Se adequar a eles significa trabalhar com o “peça e retire” ou com pedidos por links de cardápio digital para delivery. Talvez você nem precise de tantas mesas e cadeiras: pense nisso!
Os que tomam café para socializar
Muita gente vive de um jeito parecido com os “Friends”, se encontrando com os amigos numa cafeteria pelo menos uma vez por dia. Para esse público, investir num ambiente em que seja possível sentar e passar um tempo pode ser a melhor estratégia.
O alcance dos bebedores sociais é menos nichado, então, sua cafeteria talvez receba desde universitários até executivos.
E fique sabendo: um estudo publicado na National Library of Medicine – “Livraria Nacional de Medicina”, em português – mostrou que adultos mais jovens e com maior nível de escolaridade têm maior probabilidade de tomar café fora de casa e consumir sabores exclusivos.
Aproveita a dica!
A turma das formigas
Esse público-alvo é composto por pessoas sem limites de consumo de açúcar no café, em busca de preparos com chantilly, caramelo, chocolate, pistache e diversas alternativas similares.
Geralmente, a galera mais jovem faz parte do leque, pois busca sabores novos, divertidos e “instagramáveis”, ou seja, bebidas preparadas para fotografar e mostrar nas redes sociais.
Quem traz a informação é a National Coffee Association, Associação Nacional do Café, dos Estados Unidos.
O público-alvo raíz
Por último, este grupo é formado por pessoas que realmente amam café, em sua forma original ou o mais perto disso; que apreciam o sabor da bebida, têm diferentes estilos guardados em casa e entendem do assunto, mas também tendem a gostar de boas apresentações de pratos e bebidas em cafeterias.
O público-alvo raíz sabe do que gosta e se mantém fiel às preferências. Ele pode ser mais difícil de agradar, mas, quando vive uma experiência de primeira, costuma voltar sempre.
Quem o compõe? Em maioria, por pessoas acima dos 55 anos, novamente de acordo com a National Coffee Association.
Tendo chegado até aqui, uma sugestão extra é a de que você confira outro artigo escrito pelos especialistas da Abrahão Goomer, que traz 7 ações de marketing para a sua cafeteria vender mais e arrasar no faturamento!
Aí, basta continuar acompanhando as atualizações do blog e das redes sociais.
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