Você só vai conseguir fazer propagandas criativas para o seu restaurante depois de muita pesquisa sobre o público-alvo, a concorrência e as tendências do mercado, principalmente! Além dela, alguns testes certamente vão ajudar.
Essas campanhas podem acontecer tanto no offline quanto em redes sociais, por exemplo, e não é vergonha nenhuma você contar com um empurrãozinho do ChatGPT ou outras inteligências artificiais para deixá-las ainda mais “diferentonas”.
Da mesma forma, é mais do que recomendado divulgá-las também através de tecnologias de autoatendimento para o foodservice, como cardápios digitais que permitem que elas apareçam para o consumidor no momento em que eles se sentarem à mesa.
A ideia deste artigo é servir como inspiração, então, continue lendo!
Como fazer propagandas criativas para restaurantes?
Pense naquela música que fala do “turu-turu” dentro do peito e queira despertar exatamente isso através das suas campanhas e ações de marketing, sejam elas online ou offline. Esse será o primeiro passo para você arrasar na criatividade.
Outras dicas foram listadas abaixo.
Pesquise muito!
Entenda, em detalhes, quem é o público-alvo do seu restaurante, quais os desejos e as necessidades desse grupo, quando eles tendem a consumir não só a sua comida, como também algum tipo de divulgação ligado a ela e por quais motivos costumam fazê-lo.
Depois, passe para uma investigação minuciosa da concorrência, quase como um(a) detetive mesmo, sabe? Frequentando espaços parecidos com o seu como cliente oculto, por exemplo.
Por último, mas não menos importante: invista tempo – e, se necessário, dinheiro – em pesquisas de mercado periódicas para saber quais são as tendências e os comportamentos das pessoas no momento e no cenário atuais.
Escolha “onde” a propaganda será veiculada
Se você seguir o primeiro passo à risca, este outro ficará fácil: o de entender onde você pretende fazer a propaganda! Será que a galera que você quer atingir está mais nas redes sociais ou caminhando na rua e observando banners e outdoors? Se a primeira opção for a resposta mais certa, em qual plataforma vale a pena marcar presença?
Uma estratégia de marketing para restaurante feita no TikTok vai ser diferente da aplicada no Facebook, por exemplo. E desenvolver uma arte para um outdoor não tem nada a ver com criar uma publicação para a marca no Instagram!
Agora, de nada adianta você querer ter presença em todos os lugares ao mesmo tempo. A dor de cabeça só vai aumentar, e as chances de sucesso podem cair drasticamente.
Faça as contas
Entenda quanto dinheiro tem disponível no caixa do seu negócio hoje e quanto desse montante dá para gastar com propaganda, então, escolha as suas batalhas e gaste só o que puder, no que for possível gastar.
Deu certo direcionar aquele “x%” de verba para marketing? Repita o orçamento para as próximas campanhas, fazendo os ajustes necessários! Faltou dinheiro? Entenda se isso foi culpa sua ou se realmente a divulgação exigia um investimento maior!
Sobrou uma grana? Guarde para o mês que vem e faça uma análise de resultados para saber se vale aplicá-la em alguma estratégia já existente ou se cabe testar uma nova.
Organize os assuntos
Junto com toda a parte burocrática da coisa, tire um tempinho para catalogar todos os assuntos que você, através das suas pesquisas, descobriu serem válidos para as propagandas do seu restaurante.
Vale criar um cronograma de publicações nas redes sociais, fazer um diário que ajude nos planos do futuro, catalogar datas comemorativas para não deixar passar nenhuma etc..
E compartilhar postagens com amigos, familiares, staff e outras pessoas de confiança, coletando o máximo de opiniões e inspirações possível!
Tendo o “lugar” e o tema em mãos, é só começar a produzir!
Acione especialistas se precisar
Não há propaganda que você não consiga fazer por conta própria, mas, caso sobre dinheiro e/ou a sua intenção seja ir ainda mais longe em determinadas campanhas, busque a ajuda de quem entende de cada assunto:
- produção e revisão de conteúdo;
- desenvolvimento de identidade visual;
- criação de artes;
- gestão de mídias sociais do restaurante;
- dentre outros.
De acordo com o que fizer sentido para o seu negócio!
Desperte o sentimento das pessoas
Sem deixar de lado a empatia e sempre falando a verdade, trabalhe gatilhos nas suas propagandas.
Uma propaganda criativa para atrair clientes a um restaurante especializado em batatas fritas, que traga urgência com o objetivo de vender a porção com melhor CMV do restaurante, pode ficar mais ou menos assim:
Porção com cheddar e bacon pra você pirar na batatinha! De R$ 39 por R$ 29,90! Mas só até as 19h de hoje. Corra e aproveite!
Fora isso, nada vende mais do que deixar alguém curioso a ponto de essa pessoa ter que conhecer ou consumir um produto ou tão emocionado que fica difícil não associar a história do restaurante à própria trajetória de vida.
Surfe na onda das tendências
Especificamente quando o assunto é o marketing digital para restaurante, esquece aquela história de ser diferente e não entrar nas trends! Todas as que fizerem sentido para o seu negócio e o seu público-alvo serão dignas de testes, está bem?
Usar hashtags adequadas ao nicho e ao tipo de comida também vale muito, dá uma olhada neste exemplo de post criativo para restaurante:
Encontre bons parceiros
Influenciadores, marcas do mesmo bairro e/ou empresas com visões e valores semelhantes aos do seu estabelecimento podem render excelentes parcerias, daquelas em que todo mundo sai ganhando.
O que não significa que você deva firmar relações agora com o primeiro aventureiro que aparecer ou passar meses mandando mensagens para aquele YouTuber só porque você acha ele legal mesmo sem ele nunca ter feito um vídeo experimentando comida.
Pense bem antes de agir! O tempo é seu amigo quando o assunto é acertar em cheio sem deixar a criatividade de lado.
Participe de eventos locais ou patrocine-os
Uma excelente ideia de propaganda criativa é aquela na qual a sua marca aparece junto com outras. Que tal desenvolver um mascote para o seu restaurante e publicar uma foto dele abraçado no mascote de outra marca dentro de um mesmo evento gastronômico super legal? Nada mal!
Escolhas bem suas palavras, parça!
A forma como você se comunica vai impactar diretamente no quanto seu público interage com o perfil do seu restaurante nas redes, por isso, anote estas dicas para colocá-las em prática ainda hoje.
- Aposte em verbos no imperativo (aqueles que se assemelham mais a ordens ou convites).
- Destaque depoimentos de quem já é cliente.
- Fale o mesmo tom do seu público-alvo.
- Faça trocadilhos e jogos de palavras.
- Conte histórias que façam a clientela se identificar com o negócio.
- Use metáforas e comparações.
Aplicando essas estratégias, vai faltar apenas uma boa revisão antes de sair postando na web.
Revise todos os conteúdos antes de “rodar”
Não serve ser o rei ou a rainha da criatividade se o seu texto estiver errado ou se um verbo no meio da frase for conjugado de um jeito completamente fora do esperado, viu?! Igualmente, uma propaganda cujo estilo de redação fuja daquele conhecido ou esperado pelo freguês também não será efetiva.
E cuidado com trocas “simples” que podem causar impactos extremamente negativos, a exemplo de louça vs. lousa e pedido vs. peidido!
Agora, aceita alguns exemplos que, quando adaptados à sua realidade, podem ficar bem legais?
23 ideias de textos criativos para propaganda de restaurante
Sirva-se!
- Experimente nossas porções de finger food escolhidas a dedo para você!
- [Nome do restaurante]: só cuidado para não virar a Ana Maria Braga depois de experimentar!
- Trouxe seu passaporte? A nossa viagem gastronômica começa agora.
- A memória mais gostosa que você guarda, agora transformada numa refeição especial.
- O desconto é só mais um motivo para você experimentar!
- Vamos ver quem derrete mais: você ou o queijo da nossa pizza da casa.
- Ei, precisa de um lencinho? Tem uma saliva escorrendo aí!
- Que calor! Fica tranquilo(a), nosso sorvete não derrete, mas talvez o seu coração derreta depois de prová-lo.
- [Nome do restaurante ou do prato]: tão gostoso quanto lençol de hotel chique.
- Restaurante italiano raiz: aqui, só a massa é fresca!
- Por que ir pra balada se você pode fazer seu estômago dançar e depois dormir tranquilo(a)? Experimente o [nome do prato].
- Suas escolhas definem você, então, o que vai pedir hoje?
- Seja a mudança que você quer ver no mundo: experimente nosso novo [nome do prato lançamento do restaurante]!
- Nossa carne é tão macia que você vai precisar usar o fio dental do banheiro. Fique à vontade!
- É você quem define as regras por aqui: escolha o que quer acrescentar ou remover do seu hambúrguer.
- Quando foi a última vez que você se deu um presente? Não deixe passar mais um dia!
- Compramos um sofá! Tudo para você se sentir mesmo em casa – da entrada à sobremesa.
- Comida boa não precisa ser comida cara. Vem comprovar!
- A sua dieta é a nossa especialidade. Como podemos lhe oferecer uma refeição completa hoje?
- Aqui no [nome do restaurante], a sua experiência gastronômica tem ex só no nome.
- Quem fez esta propaganda ficou com fome só de olhar. O que você tá esperando?
- A gente leva a sério o significado da palavra “restaurante”.
- Conheça agora o seu novo melhor amigo! Nosso [prato da casa] não precisa passear e não dá trabalho.
Adicione, a essa última frase, uma imagem subjetiva de um carro-chefe do restaurante e a mágica estará feita! A penúltima sugestão também pode incluir um verbete do termo "restaurante" no dicionário para complementar o anúncio, viu?
Qual a importância da propaganda para restaurantes?
Ela não é o único recurso, mas talvez seja o principal para quem quer superar a concorrência entre restaurantes. Ao todo, 99% dos estabelecimentos brasileiros estão presentes em pelo menos uma rede social, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), então, se você deixar de lado as propagandas do seu negócio ou se não as fizer de um jeito criativo, com certeza alguém fará e sairá na frente.
Não espere muito mais para colocar todas as dicas deste artigo em prática, mas tire uns minutinhos para compartilhá-lo com outros amigos em busca de inspiração! Boas vendas.
Deixe seu comentário