Por meio de propagandas eficazes para o seu estabelecimento, você pode atrair e reter clientes, saindo na frente da concorrência e levando a sério o seu negócio, incrementando o faturamento.
Para montar uma estratégia excelente, é importante que você saiba o que você vende:
- Qual o seu produto?
- Como você está servindo?
- Qual a sua receita?
- Qual o prato chefe da casa?
Definiu o seu produto? É hora de verificar como está o seu serviço!
- O atendimento está perfeito?
- A equipe está motivada?
- Como está o setor de pessoal?
Para uma propaganda ser eficaz, ela deve ser, antes de mais nada, honesta. É o que você realmente vende que deverá ser propagado por aí. A segurança na hora de ofertar o seu produto e serviço é o seu diferencial. Um negócio, seja ele restaurante ou não, não funciona por partes: tudo está interligado. O financeiro, o serviço, a equipe, a operação, a logística.
Entender e melhorar os processos é essencial para que o marketing do seu restaurante seja eficaz, tanto para chamar clientes quanto para fidelizá-los e torná-los promotores do seu negócio.
Quando pensamos no público consumidor nos dias atuais, precisamos ter em mente que a experiência é o que mais está vendendo.
Analise a sua oferta de experiência:
- O que você está oferecendo além do serviço básico que toda a sua concorrência também oferece?
- O que você está produzindo, qual a sua receita, e por que ela é melhor que a dos outros restaurantes do mesmo ramo?
Observe atentamente o modo como o seu restaurante produz experiência no seu cliente:
- O atendimento é extrovertido ou é mais formal?
Não há certo e errado aqui, apenas o fato de que a experiência deve ser encantadora. É isso que vale para qualquer tipo de restaurante.
Alguns restaurantes optam por tecnologia, para incrementar a experiência, como é o caso da implementação de cardápios digitais. Outros oferecem um atendimento único, daqueles bem antigos, em que o garçom sabe o nome dos clientes fiéis. De qualquer maneira, uma opção não exclui a outra (e, inclusive, você pode somar as duas dicas) e você deve primar sempre pela excelência no seu negócio.
Produto, serviço e experiência definidos, é hora de montar a sua estratégia
Hoje, você tem em mãos a facilidade de fazer propaganda para o seu restaurante através das redes sociais, mídias tradicionais (como televisão, rádio ou outdoors), entrega de panfletos e todas as outras formas que a sua imaginação lhe permitir pensar.
O fato é: o cliente que recebeu a sua propaganda buscará o restaurante para receber exatamente aquilo que foi oferecido. E você terá que suprir. Sabendo disso, você poderá pensar na estratégia mais eficaz.
Por exemplo: se você está com um produto que logo vencerá e você não quer desperdiçar. Assim,você poderá criar uma oferta e propagar pelos quatro ventos a promoção criada.
Algumas estratégias que você pode usar, são:
- Conceder descontos;
- Formatar combos;
- Oferecer um brinde, em caso de compra.
O que torna a sua propaganda eficaz também é lembrar de avisar toda a equipe sobre o que está acontecendo.
Comunique e alinhe toda a sua equipe sobre a propaganda
Uma das maneiras de manter a equipe motivada é criar o hábito de instigar reuniões, sejam elas diárias ou semanais. E este é um bom momento para colocar todo mundo a par da propaganda que está na rua para o seu restaurante. Oferecer e relembrar os clientes que chegam ao estabelecimento qual a oferta do dia é bom pra todo mundo.
Aliás, mostrar para o cliente que você quer que ele coma bem por um preço justo, através do cardápio digital e/ou do atendimento da sua equipe de garçons, vai fazer com que ele crie laços com você e confie no seu restaurante. Em outras palavras, é importante fazer propaganda, também, dentro do seu estabelecimento, para manter a segunda etapa da propaganda ativa: a fidelização.
Isso porque o cliente já está dentro do seu estabelecimento, então, é ali que a segunda etapa da propaganda do seu restaurante precisa acontecer. O cliente não está mais na rua e nem nas redes sociais. Assim, é interessante, como parte da estratégia, fazer com que a equipe de atendimento informe qual o prato do dia ou faça o cliente se sentir especial por receber uma dica valiosa sobre um prato que está com precinho promocional.
Entender que o cliente quer sempre pagar menos pelo máximo de aproveitamento, é o que faz crescer esse laço e essa confiança.
Entenda melhor como funciona a propaganda dentro do seu restaurante
O cliente já viu sua propaganda na rua (seja flyer, outdoor, rádio ou mídias sociais) e já está no seu restaurante. Vamos fidelizá-lo!
- Faça-o conhecer algo exclusivo e único;
- Demonstre que ele vai ter economia para o seu bolso e máximo de aproveitamento na sua refeição;
Sabe o que o seu cliente vai fazer depois de viver a experiência do atendimento perfeito juntamente com o produto delicioso?
Sim, ele vai propagar o boca a boca. Ele promoverá, de graça, o seu estabelecimento. Esta é a mais antiga das propagandas e, dizem por aí, a mais eficaz, pois o círculo de amigos do seu cliente, confia no que ele falará.
Outra tática para incrementar a sua propaganda, é saber que não precisa ser, somente, por meio de proporcionar descontos para os seus clientes. Mas ela é uma aliada, nos casos como os citados acima, para vender produtos que poderiam ser desperdiçados.
Você pode vender, também, a sua experiência, algo muito valorizado hoje pelo cliente. O que queremos dizer é: você pode (e deve!) fazer propaganda de um prato novo exclusivo com ingredientes diferenciados e gourmetizados, a fim de agregar valor e cobrar mais caro.
O que você precisa, antes de definir a sua estratégia, é entender qual o objetivo da sua propaganda, para que o seu restaurante atue com propósito e economia, gerando lucro, atraindo clientes e fidelizando os que já chegaram até você.
A propaganda não é somente algo da porta do seu restaurante pra fora, mas algo interno, também. Há sempre algo que pode ser propagado no seu estabelecimento. Sente com a equipe e pense em estratégias. Ao longo dos meses, você vai perceber o que vai dando certo, o que vende mais e como vende mais.
Entenda o seu negócio e comece a fazer propaganda do seu restaurante hoje mesmo: o seu produto e o seu serviço valem a pena. Traga o cliente para perto.
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