Para fazer uma propaganda de hambúrguer da melhor maneira possível, estude bem o seu negócio e pense sobre como você quer diferenciá-lo em relação à concorrência. Mais do que isso, analise o que as pessoas que têm interesse no seu produto gostariam de ver por aí.
Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Foodservice Brasil em 2022, o Brasil tem cerca de 736 mil bares e restaurantes realmente abertos e operando.
Imagina quantas hamburguerias, especificamente, devem existir hoje em dia? Por isso, é mega importante investir no marketing do seu negócio: para que as pessoas olhem mais para você do que olham para os seus concorrentes.
Sem mais delongas, confira, agora, tudo o que você precisa saber sobre propaganda de hambúrguer para se destacar no mercado!
Como fazer propaganda de hambúrguer?
Para criar qualquer estratégia de marketing para hamburgueria, é necessário saber com quem você quer falar e o que você quer comunicar. Conteúdos bem direcionados conversam com as pessoas e retêm a atenção delas.
Ao definir um público-alvo para sua hamburgueria, você começa a entender quais são as motivações dessas pessoas para se tornarem consumidoras dos seus produtos e, ao saber disso, consegue usar estratégias que as instiguem a conhecer mais do seu estabelecimento.
Além disso, existe uma outra coisa que é certa no ramo alimentício e serve para conquistar qualquer tipo de cliente: faça com que todo mundo coma com os olhos antes mesmo de sentar à mesa ou pedir para levar.
Aliando boas fotos de hambúrguer para propaganda a um texto irresistível, você já terá a garantia de estar usando uma fórmula de sucesso para o marketing da sua marca – quase tão desejada quanto a receita do hambúrguer de Siri que aparece no Bob Esponja!
Como fazer um bom texto para propaganda de hambúrgueres?
Para criar um texto de propaganda matador, use frases curtas que vão direto ao ponto e que contenham gatilhos mentais de urgência ou exclusividade, como “agora mesmo mesmo”, “só até amanhã” ou “somente aqui”.
As melhores frases para propaganda de hambúrguer precisam instigar e prender a atenção do leitor, sem serem difíceis de ler!
Em um mundo com tanta informação e publicidade, pense em uma comunicação que faça com que o consumidor se atraia pelo seu produto em poucas palavras e, acredite, quanto mais simples a mensagem, melhor ela será absorvida.
E, depois de unir imagem e texto, para colocar tudo em prática, você vai precisar de estratégia!
Aqui vão algumas dicas de como melhorar ainda mais a propaganda da sua hamburgueria ainda dentro do papo de atração do consumidor na teoria, mas também na prática – transformando seu espaço físico, por exemplo. Dá uma olhada.
10 dicas para promover sua hamburgueria e se destacar no mercado
Investir nas redes sociais, definir um diferencial, criar uma identidade visual, fazer parcerias estratégicas, montar uma fachada chamativa, desenvolver o delivery, oferecer um cardápio diferenciado, analisar a concorrência e saber em que pé seu negócio está e onde quer chegar são etapas essenciais para criar anúncios criativos de hambúrguer.
1. Saiba onde você está hoje: use a magia da matriz SWOT
Antes de fazer qualquer ação de comunicação, você precisa saber qual é a realidade atual do seu estabelecimento. Para isso, nada melhor do que usar a Matriz SWOT, que elenca as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que sua hamburgueria tem ou enfrenta nesse nicho tão concorrido.
Elenque em uma lista:
- quais são os pontos fortes da sua hamburgueria;
- quais são os pontos fracos dela;
- quais são as oportunidades que seu negócio pode aproveitar; e
- quais são as ameaças que podem prejudicar o estabelecimento.
Dessa forma, você terá uma visão geral de como estão as coisas e, a partir dos pontos fracos que encontrou, poderá criar metas de comunicação mais assertivas.
2. Saiba onde você quer chegar: defina metas para a hamburgueria
Agora que você já sabe em que pé está sua hamburgueria, chegou a hora de saber aonde quer chegar, então, defina metas que sejam mensuráveis e que o seu estabelecimento tenha chances reais de alcançar em um determinado período de tempo predefinido.
“Aumentar o número de clientes em 12% nos próximos 4 meses” é um ótimo exemplo de como você deve definir sua meta porque, com um limite para atingir o objetivo, você garante que o período estipulado seja usado para colocar em prática as estratégias que ajudem seu negócio a chegar lá.
Com isso em mente, siga para as ações de comunicação, a exemplo do investimento nas redes sociais.
3. Invista nas redes sociais
Quase todo mundo está presente nas redes sociais, então, por que o seu negócio também não deveria? Instagram, Facebook, Twitter e TikTok são mídias ótimas para mostrar seus lanches de forma leve e super descontraída.
Seja por meio de trends que estão em alta, stories engajadores ou Reels que geram visualizações, a presença digital de uma marca a aproxima do seu público-alvo e a torna ainda mais humanizada.
4. Defina o diferencial da sua hamburgueria
O diferencial da sua hamburgueria é aquilo que vai vir na mente das pessoas quando elas estiverem com fome e lembrarem do seu estabelecimento. Pode ser o preço, o tipo de carne usada, a criatividade dos lanches ou até mesmo um ambiente temático.
Lembrando que é preciso pensar no seu público-alvo antes de definir seu diferencial, ok?
Se quiser atrair famílias, por exemplo, você pode oferecer um ambiente com atividades para pessoas de todas as idades, trazendo shows ou gincanas ou até mesmo oferecendo uma área kids ou pet friendly.
5. Crie uma identidade visual para o seu negócio
A identidade visual é como se fosse o RG da sua marca. Ela define quem é e diferencia a hamburgueria que você administra das demais que existem por aí.
Para criá-la, vai ser preciso estudar sua clientela e conhecer bem a psicologia das cores para saber quais emoções e sentimentos você quer que as pessoas sintam ao verem uma propaganda da sua hamburgueria.
Tá afim de melhorar a publicidade de hambúrguer para atrair clientes por aí? Como ideia de anúncio de hambúrguer gourmet, vale usar a cor preta com detalhes dourados, que remetem a algo mais exclusivo e requintado. Já para uma propaganda de hambúrguer artesanal, cores mais terrosas podem fazer muito sucesso, já que remetem a algo mais caseiro e aconchegante.
Dá uma olhada nesses exemplos!
6. Faça parcerias com negócios locais
Se a união faz a força, então, quanto mais parceiros seu negócio tiver, melhor vai ser para criar uma rede de apoio entre você e os comerciantes da região, em que todos saem ganhando ao final do dia.
O ideal é se unir com empresas que complementam os seus serviços oferecendo vantagens que também sejam vantajosas para os clientes, como um estacionamento conveniado, um artista local para fazer apresentações no ambiente ou uma doceria para oferecer sobremesas diferenciadas em conjunto com os lanches.
7. Monte uma fachada chamativa
Já parou para pensar o quão importante é a fachada de um estabelecimento? Ela é, literalmente, a porta de entrada para os seus clientes terem uma boa primeira impressão sobre sua hamburgueria.
Por isso, apoie-se na quinta dica desta lista para usar cores chamativas e no logo da empresa. São os pequenos – ou grandes, nesse caso – detalhes que fazem a diferença.
8. Não se esqueça do delivery
Além daquela placa física bonitona, não dá para esquecer da fachada virtual da sua hamburgueria, ou seja, de garantir que você terá uma atenção especial na hora de apresentar seus produtos nos aplicativos de entrega de comida.
Uma organização impecável é a chave para conseguir uma boa experiência do usuário nessas plataformas, somada, é claro, àquelas fotos bonitonas que você tirou de cada lanche, viu? Itens com fotos costumam vender muito mais e essa é, inclusive, uma das grandes dicas dadas por aplicativos de entrega.
9. Ofereça um cardápio diferenciado
A jornada de compra do cliente deve ser pensada para agradá-lo desde o início. Imagina só a cena: uma pessoa entra na hamburgueria, é recepcionada e levada para a sua e mesa e “BAM!”, tem um cardápio digital em um tablet disponível para que ela possa fazer os pedidos.
Além de dar um ar mais moderno ao seu negócio, a organização dos pedidos ficará bem mais prática e a experiência do consumidor será ainda mais completa.
Sem contar que a solução, quando contratada por uma empresa renomada no mercado e especializada no nicho, aumenta em até 40% o seu ticket médio.
10. Analise a concorrência
Sempre vale olhar o que o vizinho está fazendo, não é mesmo? As ações implementadas pela concorrência podem trazer novas ideias para você, além de aprender o que pode ou não funcionar em seu estabelecimento.
Só não vale copiar! Que tal se basear no pensamento de que, por mais que a grama do vizinho esteja verde, você pode deixar o seu quintal mais florido?
Turbine o combo do dia ou ofereça descontos nos horários menos movimentados: quem sabe a galera admirando o parque ao lado ou passando para pegar o transporte público não vem curtir um momento legal no seu estabelecimento.
Caso você ache que ainda precise de mais ajuda, uma última dica é contratar profissionais de marketing para ajudarem nos textos, de fotografia para ajudarem nas fotos e de decoração e arquitetura para contribuírem com ideias e ações relacionadas ao espaço da sua hamburgueria.
Não deixe de acompanhar outras ideias publicadas no blog da Abrahão também. Seu negócio merece esse capricho, vai!
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