Vamos conversar sobre como dar um up na sua lucratividade com as melhores ideias de promoções de pizzarias? Vale tudo para conquistar o cliente: pizza do dia, pizza em dobro, clube de fidelidade, clube do engajamento e até promoção relâmpago!
Apostar em descontos ou brindes é sempre uma boa pedida para quem está começando em qualquer empreendimento de food service, mas também funciona bem para atrair novos clientes e fidelizar o público.
Isso porque comer uma pizza gostosa com um precinho camarada é uma oferta praticamente irrecusável, claro! Sem contar que uma promoção bem pensada e em conjunto com uma boa estratégia de divulgação acionam diversos gatilhos na cabeça do consumidor. Receita perfeita para o sucesso!
Vem pegar umas dicas com a gente? Aqui não tem chef pizzaiolo renomado, mas tem quem manja de promoção como ninguém!
Como fazer divulgação de pizzaria sem gastar muito?
Um ótimo jeito de fazer propaganda da sua pizzaria e chamar a atenção de novos clientes é caprichar na divulgação em redes sociais, usando esses canais a seu favor para anunciar promoções e combos. Custa pouco e dá muito resultado!
Tão perfeito quanto juntar queijo, tomate e manjericão na marguerita é a combinação do apelo visual de fotos de pizzas fresquinhas e caprichadas, no melhor estilo food porn, com anúncios de combos e promoções de pizzas em postagens no Instagram, por exemplo.
Quase impossível resistir!
E, se você manja de fazer pizza boa, mas precisa de ideias para a divulgação e as promoções, conta com a gente. É só seguir a leitura.
O seu guia completo de promoções para pizzaria está aqui!
Somos especialistas em comer pizza e, claro, adoramos promoções! Por isso, vamos ajudar você a turbinar o faturamento da sua pizzaria com as melhores dicas e ideias de promoções que fazem sucesso em qualquer lugar do Brasil. Bora!
Como fazer promoções de pizza em 4 passos
A trilha para o sucesso de uma promoção irresistível passa por quatro pontos-chave: construir uma identidade visual cativante e inconfundível, ter uma oferta tentadora, contar com regras bem claras e caprichar – muito! – na divulgação.
Vamos checar os detalhes desses quatro ingredientes?
1. Desenvolva uma identidade visual inconfundível
Isso deve ser levado muito a sério, pois é o que vai diferenciar a promoção da sua marca das promoções criadas pela concorrência. Na hora de criar a "cara" da sua promo, leve em conta o seguinte:
- título chamativo, prendendo a atenção do cliente;
- paleta de cores combinando com a sua marca;
- fonte da chamada marcante, mas sempre bem legível;
- imagens reais – com alta qualidade – da sua pizza; e
- descrição atrativa e convincente, reforçando as melhores características da iguaria.
Anotou? Então, seguimos!
2. Proponha ofertas sedutoras
Agora que você conseguiu prender a atenção do freguês, precisa levá-lo a tomar uma decisão. Pense no tipo de oferta que você pode oferecer e que tenha o potencial de despertar desejo.
Pode ser um desconto no produto, um acompanhamento, oferecer uma pizza maior pelo tamanho de uma menor ou o que sua imaginação mandar – desde que seja vantajoso para os dois lados.
3. Tenha regras bem definidas
E, falando em fazer algo que seja vantajoso para os dois lados, lembre-se de que o cliente precisa entender muito bem o que está ganhando e como agir para conquistar o prêmio, para, mais tarde, não sentir que levou "gato por lebre", sabe?
As suas regras precisam ser claras: só assim você evita reclamações futuras que podem arruinar a iniciativa da promo e até a reputação do food service.
Só para dar uma ideia, se você coloca um sabor específico na divulgação, o freguês precisa entender que o desconto ou o brinde vale só para aquele sabor.
4. Faça uma divulgação caprichada
Depois de criar a promoção com o mesmo cuidado que você monta, serve e/ou entrega suas pizzas, terá chegado a hora de caprichar na divulgação, já que, do contrário, ninguém vai ficar sabendo que ela tá rolando.
Já mencionamos as redes sociais como um bom recurso para fazer a divulgação. Invista nelas e pense, talvez, em incluir publicações de brindes e descontos no seu calendário de postagens mensais!
Inclusive, dá para reforçar o engajamento no Instagram ou Facebook usando uma das ideias de promoção de pizza que listamos no próximo tópico: o clube do engajamento.
Com esses pontos em mente, finalmente passaremos para o prato principal! Confira adiante ótimas ideias de promoção para usar por aí.
5 melhores ideias de promoções de pizza
Vamos entrar no território dos ingredientes exóticos e criar promoções inovadoras para sua pizzaria? Não que a gente não curta a "basicona" metade calabresa e metade muçarela, mas você já deve conhecer as ofertas mais comuns, tipo "refri e entrega grátis" e promoções sazonais.
Nossa meta aqui é surpreendê-lo(a), com novidades!
1. Promoção relâmpago
Ofereça um bônus ou desconto escolhido em dias aleatórios e sem um horário específico, com prazo determinado (e curto!) para acabar. Vale desde um super desconto até sabores especiais pelo preço dos tradicionais.
O truque aqui é convencer o cliente com um gatilho poderoso: o sentimento de urgência – se não usufruir da promoção agora, não usufruirá nunca mais. Ainda, dá para apelar para o sentimento de escassez, oferecendo o benefício apenas para os primeiros pedidos.
Para a ideia funcionar bem sempre, use-a com moderação.
2. Pizza do dia
No melhor estilo "Subway do dia", ofereça um sabor específico de pizza com desconto em cada dia da semana e no precinho! É uma boa deixar os sabores mais elaborados para os dias com menos movimento, assim, você tem mais uma carta para chamar a atenção do freguês.
3. Clube de fidelidade
Essa é aquela ideia clássica de juntar selos, carimbos ou ímãs de geladeira para trocar por uma pizza grátis, mas fica mais legal ainda com a adoção da inteligência artificial no restaurante e se torna uma estratégia que leva a resultados bem interessantes.
Clubes de fidelidade via aplicativo são super atrativos e fáceis de usar, servindo como uma ferramenta que ajuda a aproximar consumidores e mantê-los por perto tanto pela recompensa quanto pela novidade: duas coisas que todo mundo curte igual a uma boa pizza quentinha.
4. Pizza em dobro
Pizza em dobro é o tipo de promoção que não tem como dar errado. Todo mundo gosta, todo mundo quer! Então, o ideal é conhecer bem o público para apostar num sabor que agrade ao máximo de gente sem ficar pesado para o seu caixa.
Se quiser acertar em cheio na escolha, experimente contar com uma nova tendência dos food services: o cardápio digital com inteligência de mesa, uma modalidade de IA pensada para facilitar a vida dos gestores de bares, pizzarias e restaurantes de todos os tipos.
5. Clube do engajamento
Nesse clube, todo mundo quer entrar! Ele nada mais é do que aquela tática de juntar promoção com divulgação via mídias sociais, usando o cliente como seu agente de marketing digital ou, se preferir o nome técnico, como um "representante da marca".
Dá para fazer um post com a promoção escolhida – com uma foto caprichada e com as informações completinhas – e pôr na legenda que a promo vale para quem marcar 3 amigos.
Na hora de pedir a pizza, o cliente informa seu perfil e o atendente confere se a condição foi cumprida para dar o desconto.
Faça posts com a promoção valendo apenas para quem curtir, comentar, compartilhar nos stories, marcar um número de amigos, enfim… engajar o conteúdo e levar o nome da sua pizzaria ainda mais longe.
Aliás, você sabe criar conteúdo para chamar a atenção do cliente? Sua pizzaria marca, de verdade, presença nas redes? Se a resposta é não ou se você ainda tem dúvidas, isso precisa mudar!
Como fazer posts para redes sociais de pizzaria?
Fuja do básico! É esperado encontrar muita foto de pizza num perfil de pizzaria, mas você não precisa transformar seu feed num catálogo de opções. Seja criativo(a): para se destacar da concorrência, faça do seu perfil um microblog e estreite laços com seu público.
Lembre-se que as redes sociais permitem impulsionar anúncios por valores bem acessíveis.
Compensa muito pagar alguns reais por dia, semana ou mês para fazer aquele post da promoção do dia aparecer para mais pessoas específicas, com determinada idade e em determinada localização. Veja ideias!
4 ideias de posts para pizzaria
Para deixarmos algumas sugestões de posts para pizzaria, vamos focar no Instagram, já que imagem é fundamental para uma boa propaganda de estabelecimentos de food service.
Ficamos, então, com os reels, o feed propriamente dito, os stories e os destaques.
1. Reels
O formato dinâmico é ideal para compartilhar os bastidores da sua cozinha, onde a mágica acontece. O público gosta de conteúdo sincero, por isso seja autêntico, mas sem deixar de caprichar na edição.
Dá para compartilhar nos reels aquela receitinha clássica da sua pizza mais pedida, ou então uma dica do chef para o freguês usar na própria cozinha e lembrar da sua marca na rotina de casa.
Também é uma boa pedida apresentar o seu time, reforçando o vínculo dos clientes com a equipe e com seu estabelecimento.
2. Feed
No feed – também conhecido como timeline ou linha do tempo – vão as suas imagens mais bonitas, mas não apenas as das pizzas: dos ambientes da pizzaria também, das ferramentas e máquinas usadas nos processos e do seu time, bem equipado com os EPIs para cozinha.
Claro, quem entra no seu perfil quer ver pizza, por isso, esteja sempre postando suas opções mais chamativas, mas não esqueça de usar o feed também como uma estratégia para construir uma relação mais próxima com o público.
3. Stories, muitos stories!
Nada mais prático para fortalecer a proximidade marca-consumidor do que fazer isso através das redes e, mais especificamente, dos stories do Instagram! Aqui, cabe a irreverência, o meme ou o conteúdo viral – seja ele planejado ou espontâneo.
Lembre de pedir permissão para usar a imagem dos clientes, caso eles apareçam nos registros: mesmo que os stories durem só 24 horas, alguém pode se sentir desconfortável com a exposição.
4. Destaques. Não esqueça deles!
Os destaques são aqueles conteúdos no mesmo formato dos stories, mas que não desaparecem após 24h. Eles ficam logo abaixo da bio e antes do feed, funcionando como uma vitrine do seu perfil.
Crie destaques úteis e informativos a partir dos seus stories, para atender demandas específicas de quem vai no seu perfil se informar sobre a casa. Dá para montar catálogos completos nessa opção também, agrupando sabores doces e salgados, tradicionais ou especiais.
Escolha as melhores fotos para o cardápio que podem ir para o perfil do Instagram e deixe-as fixadas. Não esqueça de deixar informações completinhas para o usuário em outras bolinhas, assim:
Ah, reserve um destaque só para suas promoções fixas, tanto para elas servirem de referência a quem acessa o perfil quanto para agilizar a divulgação.
Gostou dessa ideia, mas prefere aplicá-la fazendo um carrossel fixado no feed? Sem problemas! Adeque e readeque as sugestões trazidas acima como achar melhor para o seu negócio. É tudo questão de teste!
Independentemente de qualquer coisa, movimente suas redes e mantenha-as ativas, porque, com quanto mais frequência você posta, mais os seus conteúdos são entregues para o público-alvo.
Se couber no orçamento, levante a possibilidade de contratar um especialista em mídias sociais para fazer isso por você e, caso não seja possível fazer um investimento assim, não se preocupe: seguindo as nossas recomendações, vai dar tudo certo.
Capriche nos posts, aposte nas dicas de promoções que você viu aqui e se prepare para pôr a mão na massa – literalmente!
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