Como criar um programa de fidelidade para bares e restaurantes

De todas as estratégias de retenção de clientes, ter um bom programa de fidelização para restaurante está entre as mais baratas e rentáveis. Neste artigo, explicamos detalhes sobre o recurso e deixamos cinco exemplos para inspirar você a criar o seu!

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Programa fidelidade restaurante

Já pensou em recompensar aquele cliente regular com um programa de fidelidade no seu restaurante? Para fazê-lo, você vai precisar escolher a mecânica do plano, formular regras claras, criar incentivos para a adesão do público e, se puder, investir em automação.

Ok, a jogada não é nenhuma novidade no food service, mas programas de fidelidade dão resultado e falar sobre dicas para torná-los realidade sem gastar muito nunca é demais!

Sem contar o quanto você vai economizar depois: o custo de conquistar um cliente novo chega a ser cinco vezes maior do que o custo para manter um freguês, sabia?

Então, vamos conversar sobre estratégias de retenção e sobre como aumentar seu faturamento com praticidade? A receita para o sucesso da iniciativa está bem aqui, neste artigo. Boa leitura!

Como fidelizar clientes de restaurantes?

Diferentemente das estratégias pontuais para atrair público, fidelizar clientes de restaurante é uma tarefa constante, que começa na missão básica de fornecer comida de qualidade, é reforçada por um serviço especializado que entrega vantagens extras e agradam o cliente e não termina só nisso.

Algumas opções interessantes na hora de reter o freguês envolvem:

  • bebida em dobro em horários estratégicos;
  • preço promocional em dias específicos;
  • disponibilidade de itens gratuitos no espaço (molho especial, wi-fi etc.);
  • equipe treinada para oferecer um atendimento de alto nível;
  • serviço focado em oferecer não apenas refeições, mas food experience ao cliente; e
  • programas de fidelidade.

Se você implementar essas estratégias combinadas no seu espaço, seus clientes sequer vão pensar em procurar a concorrência! Em especial, um programa de fidelidade bem feito é um dos meios mais baratos e efetivos para alcançar o tão desejado carinho do público.

Como funciona um programa de fidelidade para restaurantes?

Um programa de fidelidade recompensa o freguês pela frequência com a qual ele compareceu ao restaurante ou pelo volume do seu consumo na casa, registrando os gastos dele numa ferramenta específica que, na maioria das vezes, é digital.

E qual a recompensa? Algum produto especial, que é o que torna o programa uma estratégia barata de implementar, ou dinheiro mesmo, se você quiser investir num sistema de cashback, mais moderno.

Como fazer programa de fidelidade?

Existem várias alternativas para você aplicar a estratégia, mas as mais utilizadas hoje em dia – justamente por terem melhor custo-benefício – são o cashback e o cartão fidelidade, que pode existir em formato de cartão e ser carimbado ou marcado de alguma forma a cada visita, ou virtualmente.

Cashback no plano de fidelidade

Esse é o plano que tem mais cara de novidade, mas, para colocá-lo em prática, seu restaurante vai precisar contratar os serviços de uma empresa que ajude a administrar o benefício. Ele vai funcionar mais ou menos dentro das etapas listadas abaixo.

  1. Você cadastra o cliente no software contratado.
  2. Ele faz a refeição no seu restaurante.
  3. As informações da compra são inseridas no sistema.
  4. O valor do consumo gera pontos em dinheiro no plano de fidelidade.
  5. Uma porcentagem é repassada para a administradora do benefício e parte dessa quantia é repassada ao cliente quando ele faz o resgate dos pontos.

Dependendo do programa, o consumidor pode receber dinheiro numa conta informada no app de cashback ou então acumular crédito para pagar pelas próximas refeições no restaurante.

Muitos bancos oferecem vantagens parecidas para quem compra online e no cartão de crédito, então, dê uma olhada no seu aplicativo de internet banking e inspire-se nele se achar válido. Outra ideia é pesquisar mais de perto a sua concorrência ou até buscar sugestões no ChatGPT! Que tal?

Cartão de fidelidade para clientes

O cartão fidelidade é o jeito mais tradicional e barato de registrar o consumo e controlar a concessão de algum benefício aos clientes fiéis. É prático, de baixo investimento e já está no gosto e no hábito de todo mundo.

O que você acha? Se uma estratégia promete entregar retenção de cliente por um custo acessível, é melhor se ligar nos detalhes, certo? Vamos lá!

O que é cartão fidelidade?

Modelo mais comum de programa de retenção em food services, o cartão fidelidade é uma ferramenta bem simples de controle do consumo do cliente e uma forma de saber quando recompensá-lo por preferir o seu restaurante em vez da concorrência.

Nele, fica registrada a quantidade de vezes que o consumidor realizou uma refeição no local e, a cada x número de visitas, caberá a você dar algum agradecimento em troca da constância.

O cartão também acaba servindo para divulgar e fixar a imagem da sua marca na memória do freguês, como um cartão de visitas.

Modelo cartão fidelidade restaurante

Pensando nisso, é altamente recomendado escolher bem a empresa que vai fazer o seu ou dedicar algum tempo para realizá-lo da melhor forma possível, se você optar por fazê-lo por conta própria.

Como fazer cartão fidelidade?

Conhecendo o perfil dos seus clientes, defina as regras para marcar o consumo e oferecer a recompensa e escolha qual será o benefício concedido. Para o cartão em si, prefira um layout que facilite a marcação, além de uma fonte bem legível. Deixe claras todas as informações, mesmo as mais básicas.

Não esqueça de ter um espacinho reservado para o logo do seu empreendimento, pensando em garantir que o cartão fique bonito e funcione também como uma boa jogada de marketing do seu restaurante.

E preste atenção no material escolhido para a impressão: alguns tipos de papel são mais adequados para fazer marcação com carimbo, outros são mais fáceis de furar com um pequeno furador e existem aqueles perfeitos para adesivos.

Não ignore nenhum detalhe ou você correrá o risco de falhar feio se o cartão não “segurar”os dados de frequência – informação crucial para o sucesso da iniciativa.

7 passos para fazer programa de fidelidade com cartão

Seja física ou digital, a sua estratégia de retenção que tem o cartãozinho como protagonista pode se provar uma ideia incrivelmente inovadora, levando o seu restaurante para muito à frente da concorrência.

Você só precisa realizá-la seguindo a receitinha prática com sete passos, indicada abaixo.

  1. Faça um estudo sobre o perfil do público que frequenta o espaço.
  2. Crie as regras e o sistema de pontuação do programa com base nesse perfil.
  3. Escolha uma recompensa relevante para o cliente fiel, mas que não sobrecarregue seu orçamento.
  4. Alinhe o conteúdo do cartão com a imagem do seu empreendimento.
  5. Insira informações básicas no cartão, fazendo dele uma ferramenta de publicidade, mas sem deixar de lado a transparência.
  6. Planeje a divulgação da novidade no próprio restaurante, nas redes sociais e até junto com as frases especiais das embalagens para delivery.
  7. Coloque tudo em ação, sempre caprichando no padrão das recompensas para manter o cliente motivado.

Anotou? Então, bora saber mais sobre o funcionamento do cartão fidelidade e tirar qualquer dúvida ainda não esclarecida antes de encerrar este artigo!

Como funciona o cartão fidelidade?

Não tem mistério! O cartão vem com os campos apropriados, de acordo com o formato escolhido, para receber carimbos ou outra forma segura de validação da frequência ou do consumo dos clientes.

A recompensa acontecerá dentro da métrica escolhida para o plano de fidelidade.

O cartão é entregue para o freguês ainda sem nenhuma marcação ou com uma marcação brinde se você achar cabível, ele é orientado sobre as regras e a forma de acumular pontos e a gamificação – basicamente, o consumo transformado em um jogo – começa.

Aproveite essa oportunidade do pontapé inicial para
falar bem da recompensa e dar um up na vontade do
cliente de retornar ao restaurante ✅

Não esqueça de reforçar o lembrete para ele trazer o cartão nas próximas vezes, mas saiba que existe um jeito de contornar o problema da perda ou do esquecimento do papelzinho: optar pelo programa de fidelidade digital.

Cartão fidelidade digital

O cartão digital é a versão automatizada do cartão fidelidade em papel, com todas as vantagens que quem investe na inovação em bares e restaurantes já conhece.

Falamos indiretamente sobre ele no decorrer deste artigo e, logo abaixo, listamos seus benefícios para você conhecer em detalhes:

  • é ecológico, porque não gera lixo extra;
  • é acessível por software no computador ou tablet do restaurante ou por app no smartphone do cliente;
  • não oferece risco de perda das informações já registradas;
  • eleva o nível do programa com pontuação elaborada e categorias especiais com melhores benefícios para clientes mais fiéis;
  • sua contagem de pontos é feita de forma automatizada, assim como a liberação do benefício, dando mais praticidade e maior satisfação com o plano de fidelidade;
  • oferece ao restaurante o status de ambiente tech, destacando-o cada vez mais da concorrência.

Quer fazer o seu? Basta contratar uma empresa confiável e com bom histórico de atuação no setor, implementar o programa, treinar sua equipe para usar a digitalização e sair espalhando a novidade.

Aproveite e integre-o a um software com inteligência de mesa para ajudar no atendimento e identificar as preferências do seu público na hora de pedir também! A modernização está a um passo de você e pode representar uma longa jornada de sucesso para o seu restaurante.

Se precisar de inspiração, nós montamos um verdadeiro cardápio recheado – quase um menu completo de restaurante! – com exemplos bem versáteis para você conhecer. Prepara o Tico e o Teco.

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5 ideias de cartão fidelidade para food services

Veja cinco ideias fresquinhas usadas nos principais tipos de food service e que podem ser adaptadas para a realidade do seu empreendimento! Estas sugestões servem para o cartão tradicional, mas se ajustam tranquilamente ao modelo digital.

1.  Cartão fidelidade para restaurante

Como a simplicidade também é sinônimo de garantia de sucesso, gestores de restaurantes optam frequentemente por criar um plano básico, com cartão tradicional, premiando a constância dos clientes com um almoço gratuito depois de 10 refeições realizadas.

Mesmo que você adote essa ideia mais simples por aí, não esqueça de deixar as regras bem claras, como qual tipo de compra vai gerar pontos e se há um prazo para acumular pontuação e resgatar o brinde.

2.  Cartão fidelidade para lanchonete

Seguindo a linha de raciocínio do cartão para restaurante, em lanchonetes, também dá para apostar no básico e marcar o cartão do freguês cada vez que ele comprar o principal lanche da casa.

Depois de 10 compras, ele ganha um lanche ainda mais especial como recompensa ou um milk-shake de sobremesa.

Por outro lado, ao levar em consideração que, em lanchonetes, há uma diversidade maior de produtos, pode ser interessante e mais atrativo adotar o modelo digital ou um sistema de pontuação por cada real gasto, deixando a recompensa ser escolhida pelo próprio consumidor. Pondere!

3.  Cartão fidelidade para bares

O cartão tradicional funciona bem em bares: você pode oferecer um drink exclusivo para clientes que comprarem 10 canecas de chopp, por exemplo, ou para aqueles que forem 5 vezes às terças ou quartas-feiras assistir à banda – boa ideia para dias de menor movimento!

Também dá para registrar a pontuação pelo valor do consumo e dar uma recompensa maior, como uma torre de chopp, que se popularizou Brasil afora e conquistou grupos de amigos e famílias como grandes fãs.

4.  Cartão fidelidade para pizzaria

Impossível negar que pizzarias são perfeitas para implementar um plano de fidelidade tanto na modalidade presencial quanto na divulgação do delivery, diz aí.

Para o consumo no local, faz mais sentido o cartão físico ou, de preferência, o digital, com um programa bem completo e diferentes níveis de recompensa. Nas entregas, a estratégia pode ser ainda mais simples e imitar aquele tipo de fidelização famoso nos anos 2000: um selo destacável em cada tampa de cada caixa!

Quando o cliente juntar uma quantidade determinada de selos, pode solicitar uma pizza extra grátis no pedido seguinte – grande salgada ou brotinho doce, por que não?

5.  Cartão fidelidade em dobro

Para finalizar, uma dica bônus: converse com estabelecimentos da sua região e implemente um plano conjunto de fidelidade, no qual os pontos acumulados em um local podem ser trocados por benefícios nos outros negócios parceiros e vice-versa.

Use como exemplo os stix do Pão de Açúcar e da Drogasil! Nesse formato, consumidores das duas lojas e de outros estabelecimentos parceiros acumulam pontos sempre que pagam uma compra e os pontos podem ser gastos em qualquer um dos locais.

O modelo de cashback também pode fazer sentido, tanto pela praticidade quanto pela possibilidade de distribuir melhor as recompensas sem pesar no orçamento de nenhum participante, mas, antes de pensar no melhor formato, busque trocar uma ideia com seus colegas empreendedores.

Uma vez batido o martelo sobre a decisão, o resto estará fácil porque você já sabe exatamente o que fazer!

Enfim, criar um programa de fidelidade para seu restaurante é mais simples do que parece e altamente recompensador. Além de estimular o consumo, apostar na fidelização é crucial para manter em alta a retenção do seu público e o seu dinheiro em caixa – sejamos sinceros.

Estude a melhor estratégia, capriche na propaganda e pronto! Sucesso garantido.

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