As redes sociais possuem quase 5 bilhões de usuários ativos em todo o mundo e cabe a administradores e gestores do setor de alimentos e bebidas conhecer e analisar as melhores ideias de posts para restaurantes e bares se quiserem, através deles, conquistar e fidelizar seus clientes. Entre essas ideias, destacam-se: conteúdos informativos, rotina das equipes, diferenciais, promoções e várias outras.
Além disso, é fundamental saber em que plataforma o público-alvo está realmente conectado todos os dias e quais dúvidas ele busca esclarecer através delas, por exemplo, se o restaurante é pet friendly e se abre ou não às segundas-feiras.
Assim, suas necessidades serão atendidas e a experiência do cliente começará mesmo que ele ainda não tenha visitado ou conhecido o estabelecimento. Tudo isso terá influência na produção e escolha do conteúdo a ser desenvolvido.
De acordo com um estudo realizado pela We Are Social e Hootsuite, o Brasil é o terceiro país mais ativo do mundo quando o assunto é redes sociais. Então, não espere mais nem um minuto para se envolver com elas!
Continue a leitura e veja dicas de o que postar nas redes sociais do seu restaurante, de quais conteúdos vão ajudar na atração e retenção de interessados e como montar um planejamento de marketing de conteúdo totalmente persuasivo.
O que postar nas redes sociais de restaurante?
Reels, vídeos normais e fotografias no feed e nos stories, carrosséis e GIFs são os tipos de conteúdos mais adorados por gestores e donos de bares e restaurantes quando falamos sobre o que postar nas redes sociais.
Eles não precisam ser conteúdos profissionais, mas é interessante que tenham uma produção cuidadosa, com iluminação adequada e também que sejam publicados da maneira correta, nos dias e horários em que há mais movimentação nas plataformas, com uma legenda escrita corretamente e hashtags que façam sentido.
Como saber qual o melhor dia e horário para postar na rede social?
Com as postagens já feitas na rede social do seu restaurante, abra o painel de análise, ferramenta disponibilizada pelas redes para analisar quais são os horários com mais engajamento nas postagens.
Com esses dados em mãos, selecione pelo menos três dias da semana para sempre divulgar um conteúdo novo nos horários em que houver pico de acessos à rede.
Experimente também publicar conteúdos relacionados ao almoço e ao jantar antes do horário das refeições começar, mas também não tão cedo, justamente para atrair clientes para o mesmo dia.
Conforme conseguir se organizar, faça um planejamento de marketing de conteúdo antecipando alguns posts e já prevendo em qual formato eles serão publicados, qual a sua legenda, quais as hashtags a serem utilizadas etc., como se você fosse deixá-los pré-prontos, engatilhados para o “enviar”.
Pense que eles devem mostrar:
- ambiente do estabelecimento e sua decoração;
- alimentos e bebidas que são servidos;
- bastidores e da equipe;
- principais diferenciais do restaurante e também do delivery (se houver);
- informações úteis, como menu, horários e datas de abertura e fechamento, bandeiras de cartões que são aceitas, liberação para entrada de pets ou não etc;
- orientações sobre reservas; e
- eventos especiais.
Faça questão de sempre dizer e mostrar a verdade e lembre-se de responder aos comentários e às mensagens diretas enviadas pelos clientes.
Quanto mais rápido você responder, melhor, afinal, isso mostra uma preocupação com a excelência também do atendimento, mesmo à distância.
Veja a seguir dicas de conteúdos que funcionam de verdade!
17 ideias para postar nas redes sociais de bares e restaurantes
Não existe uma, mas inúmeras sugestões de conteúdos para você publicar nas redes sociais do seu bar ou restaurante. Confira sugestões abaixo!
1. Conteúdos Informativos
Nesse quesito, você pode postar coisas como:
- tabela com dias e horários de funcionamento;
- fotos e vídeos mostrando se o estabelecimento é pet friendly;
- fotos e vídeos mostrando se existe área externa no estabelecimento;
- informações sobre eventos especiais;
- destaque para menu executivo, se houver;
- localização do restaurante e orientações de como chegar.
Entre outros conteúdos que transmitam tudo o que a pessoa que procura pelo @ do restaurante nas redes sociais precisa saber se quiser frequentá-lo ou conhecê-lo. Cuide para que as informações estejam corretas.
2. Principais diferenciais
Liste fatores diferenciados do seu restaurante que possam atrair mais clientes, a exemplo de:
- pratos e bebidas exclusivos do restaurante;
- ambiente acolhedor e confortável - com ar condicionado, acessibilidade etc.;
- ingredientes diferenciados usados pelo chef;
- espaço kids - um restaurante amigo das crianças;
- área pet friendly;
- ambientes instagramáveis; e
- delivery rápido e com embalagens especiais.
E tudo o mais que você achar que só o seu estabelecimento tem.
Esses posts com diferenciais também são informativos, mas, mais do que isso, são atrativos.
Eles podem ajudar a captar clientes na mesma medida que podem atrapalhar o sucesso do restaurante e repelir interessados em vez de atraí-los, então, dedique-se à sua produção e planejamento.
3. Processos do cotidiano
Que tal alguns vídeos com edições rápidas do dia a dia da sua equipe? Aposte também em sequências de fotos que mostrem:
- como a cozinha funciona;
- o trabalho do chef e da equipe;
- onde fica localizada a pessoa que recepciona quem chega e por que recorrer a essa pessoa no primeiro momento;
- como solicitar uma reserva pessoalmente, online ou por telefone;
- como trabalha o pessoal que organiza o salão antes da abertura do restaurante; e
- como acontece a organização do estoque de alimentos.
Ou até mesmo como são pensados os posts que vão ao ar!
Uma das maneiras bacanas de construir um bom relacionamento com o público é mostrar os bastidores do seu negócio com quem segue e visita você nas redes.
4. Memes
Eles não são só para as zoeiras e podem ter bastante utilidade na hora de prender a atenção de quem visita a rede social de um restaurante ou bar.
Os memes estão sendo cada vez mais utilizados na construção de uma comunicação descontraída com os clientes, gerando o aumento de identificação deles com o seu negócio.
Quer publicar a Nazaré Tedesco ou algum outro conteúdo divertido? Pense antes de tomar uma atitude e escolha com calma para que eles sejam adaptados para o seu segmento.
5. Cardápio
Apresente, nas publicações, o que o restaurante tem de melhor:
- comidas e bebidas que mais fazem sucesso;
- opções sazonais;
- alternativas veganas e/ou vegetarianas;
- cardápio kids e pratos para crianças;
- petiscos para os cães (caso seu restaurante seja pet friendly); e
- sobremesas incríveis.
Pense no que fará o cliente sair de sua casa em busca de uma deliciosa experiência gastronômica.
Fique sabendo: para facilitar a vida dos restaurantes que querem atingir o seu público pelos stories, o Instagram tem uma ferramenta chamada "pedir refeição".
Uma vez apresentada a alternativa para os seguidores, eles podem clicar na opção e terão todo o cardápio à disposição para fazer o pedido e receber em casa.
6. Experiência do cliente
Se você se preocupa tanto com oferecer a melhor experiência possível, porque não publicá-la também para mais pessoas verem?
Em média, o brasileiro fica aproximadamente três horas e meia navegando pelas redes sociais em busca de conteúdos e informações. Para se aproximar desse público:
- faça vídeos rápidos, discretos e preferencialmente sem som dos momentos em que o serviço está a todo vapor;
- mostre a fila de espera, se tiver, deixando um texto que explique o quanto ela é rápida e dinâmica;
- reposte as publicações nas quais o seu estabelecimento estiver marcado; e
- compartilhe também comentários e avaliações positivas feitas em sites específicos como o TripAdvisor e o próprio Google.
7. Depoimentos dos colaboradores
Publique também o que os seus colaboradores têm a dizer sobre trabalhar no estabelecimento. Conte mais a história de cada um, como chegaram até o bar ou restaurante em questão, o que fazem para tornar mais agradável e completa a tal da experiência dos clientes.
Faça essas apresentações tanto em fotos quanto em vídeos, assim, o cliente cria uma identificação e se sente em casa quando chega no local e encontra alguém que já viu (mesmo que pelas redes sociais).
8. Tendências dos vídeos Reels ou do TikTok
Pense em vídeos mais curtos, que seguem tendências e, portanto, têm algum elemento que está sendo publicado por mais um monte de gente no mundo todo: um áudio, um efeito, um texto específico.
Devem ser gravados na vertical e pensados para ampliar o engajamento, então, quanto mais interessantes e criativos, melhores!
Quer saber o que postar nas redes sociais de restaurante e seguir as tendências?
Tire alguns minutos todos os dias para navegar pelo Tiktok e assistir a vídeos ou para passear pelo Instagram, especificamente na aba de Reels.
Veja o que todo mundo está fazendo e que você possa fazer também - para o seu restaurante, não para a sua rede pessoal, ok?
Fique de olho no que tem feito sucesso e desenvolva a sua própria versão.
9. Receitas e dicas
Compartilhe alguns diferenciais do seu menu, como:
- pratos fáceis para preparar em casa;
- sugestões de como congelar ou armazenar os alimentos;
- sucos e drinks diferentões; e
- molhos especiais.
Nesse caso, o passo a passo e ingredientes podem aparecer por escrito (na legenda) e em imagens ou vídeos.
Essa estratégia tem tudo para dar certo e aumentar o número de seguidores do restaurante nas redes sociais, desde que preparadas por alguém que entenda de cozinha em um ambiente adequado e com bastante atenção à manipulação dos alimentos.
10. Apresentação dos pratos e das bebidas
Mais uma ideia de post adotada por muitos gestores e donos de restaurantes para atrair clientes. Quer experimentá-la?
Poste as opções que mais enchem os olhos e dão água na boca; escolha os pratos mais requintados para divulgar e as bebidas mais exclusivas e fotografe-os ou filme-os com uma boa iluminação e em um bom cenário.
A iluminação não precisa ser profissional e, muitas vezes, só o fato de realizar a captura das imagens ao ar livre e na luz do dia já é mais do que suficiente para resultados impressionantes.
O cenário também pode ser simples e estar “desfocado”, mas é bom que ele exista para contextualizar a foto ou o vídeo.
11. Imagens da estrutura e espaço
Pensando da mesma maneira que você pensou para produzir fotos e vídeos dos seus pratos e das suas bebidas, capture fotos e vídeos que mostrem aos clientes que eles também terão uma experiência agradável em relação ao espaço físico do bar ou restaurante.
Pense que os consumidores reparam em tudo e, discretamente (sem precisar daquele zoom especificamente no detalhe), sinalize aquilo que torna o seu estabelecimento um bom restaurante:
- ar condicionado no espaço;
- assentos confortáveis nas cadeiras ou banquetas;
- mesas espaçosas nas quais caberá toda a comida sem nenhum problema;
- balcão para reunir amigos;
- janelas que permitem ventilação e iluminação; e
- presença de natureza no ambiente etc.
Um conteúdo completo, que inclua legenda e publicação, pode ser suficiente para destacar o estabelecimento da concorrência, afinal, imagens podem dizer mais do que mil palavras.
E por falar em detalhes…
12. Detalhes do dia a dia
Pequenas mudanças e novidades podem render publicações também! Entre elas, fotos da fachada com um belo pôr do sol, decoração especial com flores vivas, novas aquisições para o espaço kids, louças diferentes (pratos para restaurante, taças, copos) e por aí vai.
Isso faz a diferença e aumenta a visibilidade do negócio.
13. Visita de influenciadores
Convide influenciadores para visitarem o restaurante, faça um combinado para que eles postem sobre o lugar, reposte o que achar válido e produza seus próprios conteúdos na presença deles também.
Quem trabalha com marketing de influência orienta seus seguidores sobre o que comer, onde comer e recomenda marcas e estabelecimentos através dos conteúdos divulgados em suas redes sociais.
14. Datas comemorativas
Esta é uma ideia de post que não pode faltar!
Comece o ano fazendo uma lista das principais datas comemorativas que virão no decorrer dos doze meses e comemore datas que conversem com o seu estabelecimento.
Se, por exemplo, existe um “dia da lasanha” e o restaurante vende lasanhas deliciosas, produza um conteúdo de celebração, mostrando as opções mais vendidas por aí.
15. Destaques no perfil do Instagram
Alguns conteúdos para os stories do Instagram podem ser feitos especificamente para, logo em seguida, se tornarem “destaques” e aparecerem naquelas bolinhas que ficam abaixo do nome e da biografia do perfil.
Os destaques dão um outro ar para a página e transmitem mais organização e profissionalismo por parte do restaurante ao utilizar essa rede social em específico.
Aqui estão sugestões de conteúdos para você destacar:
- avaliações;
- reposts;
- informações;
- cardápio;
- ambiente; e
- delivery.
Só cuidado para não manter nos destaques coisas que tenham sido publicadas 100 semanas atrás ou para não encher cada bolinha com um monte de publicação - o que exigirá do seu seguidor clicar várias vezes até chegar nos destaques mais recentes.
16. Rotina de stories (também no Instagram)
Mais do que uma sugestão de conteúdo específica, essa é uma sugestão de estilo de postagem específica para os stories, aqueles que só ficam 24 horas disponíveis para os seguidores do seu perfil no Instagram.
A rotina nada mais é do que uma sequência de 7 a 10 publicações e não mais do que isso, preferencialmente com fotos e vídeos alternados, mostrando uma situação ou um momento especial para o restaurante.
Ela permite uma ligação do estabelecimento com o público-alvo, anima os usuários a continuarem na plataforma por mais tempo e a visitarem a página com mais frequência.
Você pode postar rotinas de stories do preparo para um evento, por exemplo, ou de coisas que já mencionamos anteriormente como a visita de influenciadores, o cotidiano da equipe e da cozinha etc.
17. Posts de promoções
Por último, mas não menos importante, os posts apresentando e reforçando promoção são uma tática que, se bem feita, pode tornar a sua marca ainda mais conhecida no mercado, além de gerar ótimos resultados em vendas.
Quem nunca viu uma promoção nas redes sociais de perfis comerciais, não é mesmo?
Faça questão de planejar e publicar as promoções do dia, da semana, do mês… Sejam elas:
- combos promocionais;
- clube fidelidade;
- descontos em itens específicos;
- pague 1, leve 2; ou
- outras alternativas à sua escolha.
Falaremos sobre algumas dessas possibilidades a seguir.
Quais os melhores posts de promoção para restaurantes?
Faça combos com um produto queridinho do público-alvo junto com um outro produto que talvez não tenha tanta procura assim quando vendido separadamente para que ele tenha mais saída.
Comidas ou bebidas em dobro, ofertas diárias, entrega grátis ou brindes no restaurante e no delivery também costumam ganhar o coração dos consumidores quando anunciados nas redes sociais.
1. Combos promocionais
Por exemplo: peça um hambúrguer e um refrigerante, ganhe a sobremesa, ou quem sabe um pão de queijo e ganhe um cafézinho. Pense em combinações criativas e que não prejudiquem financeiramente o estabelecimento!
Os combos promocionais podem incluir lanches, pratos, bebidas, drinks ou complementos à sua escolha que permitam ao restaurante sair ganhando no fim das contas e, ainda por cima, deixar o consumidor mais feliz.
2. Tudo dobrado
O famoso 2x1 ou double, como vemos em muitos lugares, pode atrair principalmente aqueles clientes novos ou já fiéis interessados em um bom happy hour.
Como fazer?
Determine um dia da semana para a promoção, estabeleça exatamente o que vai ser vendido em dobro pelo valor de uma unidade, deixe explícito na divulgação o tamanho da bebida, da porção, do item e fixe um horário - de tal a tal hora - para fazer a venda.
Por exemplo: "quinta-feira, das 19h até as 22h, chopp em dobro. Promoção válida para chopp 300 mL".
3. Oferta do dia
Um desconto em um item específico em um dia específico da semana ou do mês pode ser uma ótima possibilidade para divulgar novidades do cardápio.
No entanto, lembre-se de fazer as contas para que o seu caixa não fique no vermelho. Faça sempre o cálculo da margem de lucro para que seu restaurante não saia perdendo.
4. Entrega grátis
Quem disser que frete grátis não é uma excelente promoção está enganado!
A entrega grátis vale para locais próximos, principalmente se o delivery tiver entrega própria, bem como para locais dos quais ainda vem uma menor quantidade de pedidos, mas que você acredite serem boas oportunidades de aumentar as vendas através do iFood.
5. Embalagens personalizadas e/ou recados
Apesar de não ser diretamente um tipo de promoção, as embalagens personalizadas, usadas para sistema takeaway ou delivery, servem para promover o bar ou restaurante.
Crie sacolas e recipientes com características visuais que estejam de acordo com a identidade do estabelecimento e permitam que o seu produto seja lembrado. Se quiser, personalize-as com recados fofinhos e brindes também.
Como divulgar nas redes sociais do restaurante?
Quando se trata de redes sociais, é necessário seguir um processo para que se possa gerar um resultado consistente.
Guiar e acompanhar a produção de materiais feita pelo responsável, além de criar uma persona que permita entender melhor o que o público espera da marca é algo fundamental.
Também não pense que um post no feed por semana vai alavancar as suas redes. Existem várias estratégias que podem ajudar o seu restaurante a ser mais visto.
Confira quatro formas de divulgar o seu restaurante e tudo o que ele engloba nas redes sociais.
Crie um calendário de postagens
É necessário planejamento e organização para a sua estratégia de marketing ter sucesso. Vale lembrar que qualquer postagem que vai ao ar deve ser preparada com antecedência.
Existem algumas ferramentas que ajudam nesse processo, sendo uma delas o calendário de postagens para as redes sociais.
Para elaborar bons posts, leve sempre em consideração os seguintes detalhes:
- o objetivo do conteúdo;
- o tema;
- o formato, se serão imagens em cards, carrossel de fotos, stories, vídeos;
- a persona; e
- em qual dia e horário será feita a publicação.
Dessa forma, você consegue ter uma visão detalhada de toda a sua programação de conteúdo, garantindo os resultados positivos da sua estratégia de marketing digital.
Mantenha a frequência de postagens
De nada adianta fazer um post e deixar a rede social abandonada pelos outros 29 dias do mês. Para alcançar pessoas e ter engajamento, você deve ter uma atividade contínua nas mídias, por isso:
- priorize os conteúdos, desde a pesquisa até a elaboração das artes;
- estabeleça uma lista de temas a serem trabalhados;
- planeje os recursos que serão utilizados em cada post, escreva roteiros para os vídeos se for preciso;
- adapte a ideia conforme a plataforma: o Instagram tem priorizado mais conteúdos em vídeos, enquanto a persona em uma rede como o LinkedIn pode ser diferente daquela que você encontra no Facebook, por exemplo; e
- faça o planejamento com antecedência e programe postagens para garantir que nenhum conteúdo seja esquecido na galeria do seu celular.
Estabelecer a frequência de postagens é ideal para garantir um relacionamento coerente com a sua audiência e fazer com que suas redes alcancem mais pessoas.
Aposte em chamadas para ação
A chamada para ação convida o público a interagir e agir diante do seu conteúdo, seja seguindo o perfil, clicando em um link ou comprando um produto.
Dê atenção ao que está oferecendo, tenha seu público-alvo em mente e seja objetivo. Passar suas ideias com clareza também é essencial para fazer com que o cliente realize a ação intencionada, seja seguindo seu restaurante, fazendo um pedido ou comentando no seu post.
Use anúncios pagos
É possível fazer com que o seu anúncio apareça para o potencial cliente no momento em que ele está interessado pelo seu produto ou por algum produto semelhante por meio de campanhas pagas. Ao ver o anúncio e clicar, ele será direcionado para sua página.
Por isso, observar a política de publicidade de cada plataforma, deixar claro a oferta e cativar o usuário com uma chamada atraente é super importante para a eficiência do seu anúncio.
As plataformas de redes sociais oferecem formas de potencializar o trabalho nas redes sociais. Tenha objetivos claros em suas campanhas, seja realista, tenha prazos coerentes e, por fim, estabeleça um teto de gastos que será utilizado nos planos estratégicos, principalmente quando o assunto é anúncio pago.
As formas de aumentar o seu negócio fazendo uso da Internet e de um bom marketing são muitas, sendo que para expandir, é necessário estar atento ao que está bombando no mercado.
Para aprender mais sobre o poder do digital no mercado de food service e não perder a chance de expandir o seu negócio, continue nos acompanhando aqui e nas nossas redes sociais como o Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube!
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