O omnichannel para restaurantes é uma estratégia que visa a aproximação do vendedor e do consumidor por meio de canais de vendas como aplicativos de entrega, cardápios digitais, pagamentos via QR Code, entre outros, oferecendo praticidade na hora da compra e maior satisfação aos clientes.
A facilidade dos consumidores na hora de pesquisar por opções e preços online em sites e aplicativos alinhada à possibilidade de se chegar a uma preferência é o maior diferencial dessa estratégia, que surge para aumentar a influência do seu negócio, pois garante a mesma consistência no atendimento, tanto na loja física quanto na virtual.
Um exemplo já aplicado por muitos varejistas é a compra pela internet e a retirada no estabelecimento, isso garante que o comprador não desista da mercadoria ao comparar o preço do produto com a entrega e não opte pela concorrência.
Em outras palavras, esse sistema se adequa à realidade dos clientes, unindo estratégias de marketing ao centralizar as demandas do consumidor, gerando comodidade para quem compra e mais engajamento para o restaurante.
Continue a leitura e conheça mais sobre como o omnichannel funciona!
O que é omnichannel
Ele significa “todos os canais”, ou seja, seu propósito é alcançar o maior número de clientes através de recursos que estejam próximos e acessíveis dos usuários, como WhatsApp, Facebook, Instagram, sites, serviços de delivery e outros aplicativos.
Mas não basta o restaurante estar disponível em múltiplos canais, é necessária a integração entre as plataformas, pois a estratégia visa uma boa comunicação entre o negócio e o consumidor.
Por isso é importante identificar os interesses do público e adotar uma medida de gestão moderna que auxilie nos processos, sendo possível realizar vendas e tirar dúvidas em todo e qualquer tipo de canal com atendimento padronizado.
Como funciona o omnichannel em restaurantes
Ampliar a rede de atendimento e venda via omnichannel significa transformação digital. Para restaurantes, a estratégia principal é conhecer o comportamento e perfil dos usuários.
Avaliar os canais em que seus clientes estão e seus concorrentes fazem uso pode ser uma boa opção para saber onde investir.
Atualmente, por exemplo, o pagamento não é restrito somente ao dinheiro físico, há outros meios como NFC (pagamento via aproximação sem fio) e transferências online. Muitas plataformas já são adaptadas e isso também é fazer uso do omnichannel.
5 dicas para aplicar uma estratégia omnichannel
1. Tenha um sistema online completo
Contratar uma plataforma tecnológica de ponta que use uma base de dados unificada é apostar no progresso dos recursos humanos da empresa e também no sucesso financeiro do seu negócio.
2. Esteja aberto às críticas
Peça o feedback dos clientes após o serviço e, além de tudo, incremente sugestões que ajudam no desenvolvimento do restaurante. Esse é um bom caminho para se consolidar no mercado utilizando a estratégia de omnichannel.
3. Ande lado a lado com seus clientes
Manter a qualidade de atendimento e capacitar a equipe é fundamental, pois é através do suporte de seus funcionários que os consumidores poderão permanecer fiéis ao negócio, estabelecendo uma relação duradoura e confiante.
4. Ofereça eficiência ao atender as necessidades do consumidor
Uma boa opção é disponibilizar o cardápio digital, isso faz com que o cliente possa personalizar os pedidos e até mesmo acrescentar adicionais da sua preferência ou retirar itens de algum prato, além de ver imagens das opções disponíveis no menu.
5. Foque no público-alvo
O caminho é estar à disposição das mídias. Isso não significa que você deva permanecer em todos os canais, mas você certamente deve estar presente naqueles que mais chamam a atenção do seu público, já que isso pode tornar seu negócio popular entre grupos específicos.
Por que aderir à estratégia de marketing omnichannel?
É fundamental que seu negócio forneça um atendimento direto, completo e competente, dando espaço às necessidades do consumidor. Ao mirar na estratégia omnichannel, avaliando os perfis dos usuários e focando nas demandas dos clientes, as chances de fazer seu restaurante crescer são muito maiores.
Esse tipo de marketing permite que as empresas obtenham maiores informações sobre como criar conteúdo e ofertas que incentivarão seus clientes a se envolverem mais nas compras.
Outra vantagem do atendimento omnichannel em restaurantes está no alcance de novos consumidores, uma vez que essa estratégia abrange diversas mídias digitais, levando mais pessoas a conhecerem o local, seja por um anúncio, e-mail ou até mesmo chatbot.
Portanto, ao implementar a estratégia, o restaurante proporcionará uma experiência melhor ao cliente, aumentando a visibilidade e, consequentemente, as vendas e o tráfego, além de conquistar a fidelidade do consumidor.
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