“The Best Flavor” (O melhor sabor), “Brócolis” e “Tradition” (Tradição) são apenas algumas sugestões de nomes para hamburgueria e funcionam para mostrar que marcas criativas impressionam os clientes, mesmo que seja por despertarem curiosidade – afinal, por que um lugar que vende hambúrguer chama Brócolis?
Uma das vantagens de um nome criativo e único é que, sempre que as pessoas ouvirem ou verem, vão reconhecer a marca com as suas qualidades e diferenciais.
Assim, a nomenclatura ajuda a destacar a hamburgueria e fazer com que ela seja lembrada pelos consumidores.
Está com dúvidas de como escolher a sua? Não se preocupe, nós trouxemos várias dicas para auxiliar você! Desde opções clássicas e tradicionais até as mais divertidas e fora do comum, descubra agora um nome que pode atiçar o paladar e a curiosidade da clientela.
Além de sugestões bem bacanas, aproveite para conferir dicas de como criar o título ideal de uma marca e um passo a passo para registrá-lo depois.
Por que devemos nos preocupar com o nome da hamburgueria?
Um nome bem escolhido pode facilitar o reconhecimento e a lembrança do estabelecimento pelo público-alvo, diferenciá-lo da concorrência, transmitir sua proposta única de valor de um jeito mais direto e influenciar na comunicação com os clientes.
Já que o título é o primeiro contato que o consumidor tem com o restaurante, ele deve ser pensado com muito cuidado. Esse processo – de “dar nome” a um negócio que vende lanches, criando uma conexão emocional entre o food service e os consumidores – é chamado de naming para hamburgueria.
Pense nas grandes redes alimentícias, como McDonald’s e Burger King: será que elas teriam tanto sucesso se não fosse pelos títulos icônicos?
Quem nunca salivou e correu para o seu fast food favorito ao ver anúncios ou propagandas com a coroinha ou o “M” vermelho no final do take ou na foto?
Pois é! Isso acontece porque as marcas têm seus nomes ultra reconhecidos no mercado!
E aí, convencido(a) da importância de separar um tempinho e escolher um nome que vai ficar na cabeça da galera? Então, continue com a gente: estamos aqui para ajudar nessa missão.
15 sugestões de nomes para hamburgueria
Está com tudo preparado para montar um empreendimento, mas não consegue pensar em um nome? Continue a leitura e confira alguns títulos que selecionamos para você se inspirar!
- Your Burger
- The Best Flavor
- Tradition
- Brócolis
- Burger Bliss
- The Burger Lab
- Picanha Grill Hamburgueria
- Sim! Burger
- Rota 66 Hamburgueria
- Gourmets
- Smash!
- King Kong Burger
- Burgão do (seu nome ou apelido)
- Temos Burger!
- Burger & Friends
E que tal incluir algum detalhe na marca que tenha a ver com algo que faz seu food service se destacar da concorrência? Se a sua batata canoa for uma delícia à parte, experimente chamar o empreendimento de “Canoa Burger”!
Esse é um fator que vai despertar a curiosidade da galera, vai fazê-los perguntar sobre o carro-chefe da casa e, de quebra, quem sabe não garante a você um up selling pra um combo, hein?
Sem contar que a nomenclatura pode ajudar a posicionar seu negócio no mercado, então, se você deseja ser reconhecido(a) como uma referência no seu nicho, ela pode transmitir uma imagem de confiança e atrair os clientes certos.
Nomes para hamburguerias artesanais, por exemplo, vão chamar mais atenção se transmitirem a ideia de “feito a mão” – algo como “Burgers do Artesão” ou “Do Forno ao Prato”.
Criar um título pode ser algo muito pessoal, mas, sabendo disso, a nossa equipe de especialistas separou um passo a passo para ajudar você a pensar em um bem especial e do seu jeitinho. Veja a seguir.
Como criar um nome para hamburgueria?
Pensar na proposta do restaurante, fazer uma lista de palavras-chave que representem a hamburgueria, buscar inspirações no inglês ou em outros idiomas e estabelecer um público-alvo são apenas algumas ações para você criar o nome perfeito para o seu negócio.
1. Pense na proposta do restaurante
As hamburguerias não são todas iguais: cada uma possui um diferencial todo seu, uma proposta pensada especialmente no seu público-alvo, aquela sobremesa exclusiva e por aí vai.
Às vezes, até o serviço tem alguma particularidade ou o local pode ser temático, com decoração do mundo dos esportes, da música ou da cultura pop. Sem contar que existem também os modelos de negócio artesanal e até mesmo gourmet.
Portanto, quando estiver escolhendo um nome, reflita sobre tudo isso e sobre os conceitos e a atmosfera que quer criar.
2. Faça uma lista de palavras que representem a sua hamburgueria
O próximo passo é lembrar da sua trajetória até aqui e fazer uma lista de todas as palavras que podem ser associadas ao seu empreendimento.
Escreva uma espécie de “catálogo de palavras-chave” que estejam associadas à hamburgueria, como tipo de comida, estilo, localização, características únicas etc. – esse é um exercício bacana porque, de forma prática, vai ajudar no brainstorming.
✔️Hambúrguer com muito cheddar ✔️Receita da minha avó ✔️Meu cachorro ama ✔️No ponto certo ✔️Nem ponto mais, nem ponto menos ✔️Que pão é esse?! |
As ideias podem até vir de conversas com outras pessoas que já comeram o produto antes mesmo de ele ser comercializado!
Igualmente, idealizar um slogan também é uma boa na hora de pensar no nome, já que as frases para hamburgueria têm o poder de fazer com que a clientela tenha vontade de experimentar o seu menu.
3. Procure inspiração no inglês ou em outros idiomas
Outra opção: buscar palavras em outros idiomas, como o inglês ou o espanhol e não necessariamente copiá-las, mas talvez até traduzi-las.
Inclusive, é bem comum encontrar hamburguerias com nomes em inglês, já que o sanduíche mais famoso do mundo tem sua origem dividida entre os Estados Unidos e a Alemanha.
Que tal usufruir de nomes de filmes ou músicas? “The Great Burgersby” pode ser um ótimo nome se você for fã do filme The Great Gatsby – O Grande Gatsby, em português. O legal é que você pode explorar palavras ou termos relacionados à comida ou ao tema do restaurante.
Vai usar um nome estrangeiro? Então, lembre-se de testar a pronúncia e a escrita para não fazer feio na hora de divulgar a marca. Ele também deve ser facilmente entendido pelo seu público, logo, procure evitar grafias complicadas ou palavras que possam ser confundidas com outras.
Por último, cuidado com o significado da palavra: tenha certeza de que ela não possui duplo sentido, afinal, você não quer passar por nenhuma situação embaraçosa, não é mesmo?
4. Simplifique o conceito
Às vezes, quando um empreendedor quer caprichar na originalidade, pode escolher um nome muito espalhafatoso e complicado de se entender, mas pouca gente pensa que ter um nome simples também pode ser memorável.
Simplifique! Optar por um título curto, fácil de pronunciar e lembrar tornará sua hamburgueria a primeira opção da clientela quando pensar num lugar descolado para lanchar.
5. Evite limitações geográficas
Se você tem planos de expandir sua hamburgueria para outras cidades ou até estados, cuidado para não escolher um nome muito regional.
Nomenclaturas associadas a bairros ou cidades podem ser interessantes, mas apenas se o plano é operar exclusivamente no local ou, ao menos, se você decidir expandir sem perder a marca da regionalidade – e continuar vendendo, por exemplo, um sanduíche de carne de sol se o seu estado natal for o Tocantins.
6. Peça opiniões e feedbacks
Compartilhe as opções com amigos, familiares e até mesmo com potenciais clientes as ideias de marca a fim de obter opiniões e feedbacks: eles podem oferecer perspectivas valiosas e ajudar a identificar pontos fortes e fracos do título escolhido.
Aliás, uma estratégia de marketing interessante para hamburguerias é promover interações com o público nas redes sociais e isso vale até mesmo para antes da abertura.
Se você estiver seguro(a) do empreendimento, pode até fazer enquetes para os seguidores escolherem um nome para o local.
7. Pense no público-alvo
O público-alvo de hamburgueria também é um fator a ser levado em consideração no momento de escolher um título, afinal, considerar dados como faixa etária ou hábitos de consumo ajuda que a mensagem do negócio chegue de forma clara aos clientes.
Para você ter uma ideia de como é fundamental adaptar a linguagem dependendo do público, vale lembrar do caso da mudança do McDonald's para “Méqui”: uma tentativa bem-sucedida da marca de se aproximar da forma de falar dos brasileiros.
Agora, falando em alterar nomes e fachada, não pense duas vezes antes de registrar a sua marca, viu? Isso evita complicações legais e dá segurança caso algum concorrente queira tentar “se apossar” do seu nome, pensado com tanto carinho.
Como registrar o nome da hamburgueria?
O registro adequado inclui consulta de disponibilidade do nome escolhido, acesso ao site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e obtenção de autorização, entre outras etapas.
Ele contribui para que o empreendedor não corra o risco de ter que passar por um processo de mudança de marca bem custoso e burocrático se outra empresa reivindicar o uso do nome.
Afinal, só o dono do registro é quem pode usufruir da marca registrada.
Então, se você tiver o intuito de inscrever o título da sua empresa no Brasil e de obter uma “marca registrada”, é melhor seguir os passos listados abaixo.
1. Consulte a disponibilidade do nome
Antes de registrar o nome da empresa, é importante fazer uma consulta de disponibilidade no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O objetivo da consulta é verificar se o título escolhido já está sendo utilizado por outra empresa.
A prioridade para obter o registro será da primeira pessoa que fizer o pedido, mesmo que o processo ainda esteja em andamento. Se esse for o caso, você não vai conseguir registrar o nome e precisará pensar em uma nova alternativa, porém, se estiver tudo certo e a marca ainda não for registrada, você poderá seguir para a próxima etapa.
2. Acesse o sistema do INPI
Acesse o sistema disponibilizado para empreendedores no site do INPI e crie uma conta de usuário a fim de realizar o registro da sua marca (agora que você já pesquisou e sabe que o nome está disponível) e acompanhar o andamento do processo.
Se você estiver inseguro(a) com realizar a inscrição sozinho(a), pode contratar uma empresa especializada em registro de marcas, que vai auxiliar você durante todo o processo.
3. Preencha o formulário de pedido
Preencha o formulário de pedido de registro com todas as informações necessárias, incluindo dados pessoais, descrição da marca, produtos ou serviços associados e comprovante de pagamento da taxa.
Neste ponto, você ainda pode contratar uma consultoria jurídica ou um(a) advogado(a) especializado em inscrições no INPI se ainda não o tiver feito.
4. Confira a análise e a publicação
Após o envio do pedido, o INPI realizará uma análise formal e de mérito da marca. Se estiver tudo ok, a marca será publicada na Revista de Propriedade Industrial para que terceiros possam apresentar qualquer oposição, se houver motivo.
Essa oposição pode acontecer em, no máximo, 60 dias após a publicação e, se ela se tornar um fato na sua vida, você terá mais 60 dias para contestá-la.
Depois que a solicitação for protocolada e estiver tudo certo, sem nenhuma contestação, será necessário acompanhar o seguimento do pedido: as notificações chegam por e-mail, mas você também pode verificá-las no próprio sistema do INPI.
5. Espere pela concessão do registro
Se não houver oposição ou se as oposições forem resolvidas a seu favor, o INPI emitirá o chamado “Certificado de Registro de Marca” e sua marca estará oficialmente registrada e protegida.
O instituto não informa um prazo preciso para o registro da marca, mas o processo todo costuma durar, em média, dois anos. Pergunte sobre isso ao profissional que estiver auxiliando você para não criar falsas expectativas e saber o que fazer e como se comportar no período!
Enfim, agora é só colocar a criatividade em prática e começar a confabular bons títulos para a sua marca. Com um nome chamativo, atraente e criativo, você já tem o combo perfeito para ter sucesso nas vendas – se adicionar uma batatinha frita então… só sucesso!
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