Criar um nome de cafeteria único exige muita criatividade, mas também é fundamental seguir outras boas práticas para garantir destaque nesse quesito, como apostar na simplicidade e considerar os valores do negócio, o público-alvo e os planos para o futuro.
Um nome cativante será o cartão de visita da sua cafeteria, atraindo clientes, transmitindo a personalidade do estabelecimento e, por vezes, podendo até contar uma história.
Se você está abrindo um novo negócio, fazendo um rebranding ou se reposicionando no mercado, essa é uma das escolhas mais importantes – e que vai definir tudo o que vem a seguir.
Quer entender melhor, já começar a rabiscar ideias do jeito certo e ainda se inspirar com ideias criativas? Continue lendo!
Qual a importância de ter um bom nome para cafeteria?
O principal benefício de escolher o nome certo para uma cafeteria é o de começar desenvolvendo uma marca forte e com presença em um mercado competitivo, já que ele é o ponto central da marca.
Ele também é a primeira coisa que os clientes vão lembrar quando pensarem no seu estabelecimento, sem contar que uma seleção atenciosa pode criar uma primeira impressão positiva, capturando a atenção dos consumidores em potencial e despertando o interesse deles.
Inclusive, é a partir desse quesito que as estratégias de marketing, a divulgação e toda a identidade visual do local vai ser criada.
Um nome cativante e memorável se torna uma ferramenta poderosa que pode ser usada em materiais promocionais e campanhas de mídia social e publicidade, contribuindo para que sua cafeteria seja reconhecida e lembrada pela galera.
Contudo, não é qualquer ideia que vai estampar sua fachada e conseguir alcançar esses benefícios. Existem algumas “regras não oficiais” que garantem que a sua escolha tenha tudo que precise para seguir pelo caminho do sucesso. Confira!
Como criar um nome para uma cafeteria?
Para criar ou escolher um nome para uma cafeteria, o ideal é apostar no simples, pensar no seu público, levar os valores do negócio em consideração, checar se existem nomes parecidos – para evitar possíveis imitações e a necessidade de alterações em tão pouco tempo de marca – e considerar planos para o futuro.
As suas preferências, como empreendedor(a), influenciam, mas o ideal é combinar o que você quer com a busca por algo diferente do que já existe no mercado.
Aposte no simples
Quando você lê sobre um nome simples significa que ele deve ser fácil de pronunciar e de lembrar. Palavras curtas e diretas são, geralmente, mais eficazes, grudam na memória e geram menos confusões e erros na comunicação com os clientes.
Um nome simples também é mais versátil, o que facilita sua aplicação em logotipos, cardápios e ações de marketing.
Grandes franquias do gênero alimentício usam palavras que conversam com as cores, os logotipos e os produtos que estão servindo. Que tal se inspirar nelas?
Pense no seu público
Conhecer seu público-alvo também é essencial para fazer a escolha. Se sua cafeteria atrai ou quer atrair um público mais jovem e descontraído, um nome criativo e descolado pode ser apropriado, inclusive usando palavras em inglês.
Por outro lado, se você busca uma clientela mais sofisticada, uma escolha elegante e clássica pode ser mais adequada.
O nome deve refletir a personalidade da cafeteria, então, caso você esteja buscando um ar ainda mais internacional, pode utilizar palavras em francês ou italiano – países onde o café é mais do que uma bebida, é um estilo de vida! –, como “La crème” ou “l'Espresso”.
Leve os valores do negócio em consideração
Você já parou para pensar na missão, visão e valores do seu empreendimento? Eles são as “bandeiras” que você e seu negócio defendem e valorizam e aspectos nos quais querem ser reconhecidos como referência.
E podem englobar:
- excelência no atendimento;
- inovação;
- acessibilidade;
- atenção aos detalhes;
- promoção da diversidade;
- dentre outros.
Se sua cafeteria tem alguns desses pilares, a exemplo da sustentabilidade ou da qualidade dos ingredientes, o nome pode e deve incorporá-los.
Aposte em “Café da Terra” para tratar de um produto completamente orgânico, por exemplo!
Considere planos para o futuro
Por mais que essa escolha seja uma das primeiras que você vai fazer ao abrir uma cafeteria, ela já precisa estar alinhada com a suas metas para o futuro, então, evite nomes que sejam muito específicos e limitados a um único produto ou serviço, porque isso pode dificultar a expansão ou a diversificação do seu negócio.
Evite também vincular elementos como o endereço do seu ponto comercial. Abrir uma “Cafeteria da Avenida Paulista” em outro lugar da cidade de São Paulo seria estranho, não é mesmo?
Tenha em mente que o nome deve ser flexível o suficiente para crescer junto com o seu estabelecimento.
Pesquise se existem nomes parecidos
Antes de bater o martelo sobre a escolha, faça uma pesquisa detalhada para verificar se não existem outras cafeterias ou empresas com marcas semelhantes, especialmente na mesma região.
Isso ajuda você a identificar aqueles que já estão muito usados ou não têm muito destaque, evitando que o seu food service fique apagado nos aplicativos de delivery e afetando sua divulgação online.
Também é uma boa ideia dar uma olhada no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, para ver se o nome que você escolheu já foi registrado, garantindo que você não vai receber um processo por uso indevido de uma marca que não é sua.
Precisa de inspiração adicional para escolher o nome da cafeteria preferida da região? O próximo tópico dá conta do recado!
16 ideias de nomes para cafeteria
Agora que você já conhece os principais pontos que deve levar em consideração antes de fazer sua escolha, fique com uma lista pensada com bastante carinho por quem é especialista no assunto e confira 16 nomes criativos para cafeteria!
- Bule Encantado
- Café & Conversa
- De Grão em Grão
- Torrado & Moído
- Break Time (“intervalo” em inglês)
- Sonho e Sabor
- O Pingado
- Coffee Corner (“canto do café” em inglês)
- Café com Mistura
- O Moinho
- Sr. Grão
- Eureka!
- Luxo & Creme
- Xícara Mágica
- Vapor & Aroma
- Coffee Shot (“shot de café” em inglês)
A sua criatividade e da sua equipe aliadas a uma boa pesquisa serão cruciais para a decisão perfeita. Depois, é só investir em um café quentinho e saboroso, um ambiente agradável e vai ser fácil garantir que a clientela faça fila para consumir no seu food service.
Tenha o seu produto como combustível, coloque a cabeça para funcionar e dê um nome de sucesso para o sucesso de cafeteria que está por vir! Boa sorte e bom café!
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