Escolher as melhores músicas para restaurante ou barzinho pode ser um grande desafio até para conhecedores de vários estilos. Quer acertar em cheio? Busque garantir uma atmosfera perfeita, ou seja, reproduzir sons que estejam de acordo com o ambiente.
Além disso, conheça bem o seu público-alvo – aliás, algo que é fundamental para qualquer estratégia de sucesso!
Navegue online, estude sobre o pagamento da taxa cobrada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e leia este artigo até o final para chegar à seleção musical perfeita!
A escolha certa de músicas não só melhora a experiência gastronômica, mas também pode aumentar o tempo de permanência dos clientes no estabelecimento e, consequentemente, o consumo.
Qual o melhor tipo de música para um restaurante?
O tipo de música ideal para um restaurante depende do estilo do estabelecimento e do público-alvo que seus gestores desejam alcançar. Restaurantes elegantes geralmente optam por jazz, bossa-nova ou música clássica, enquanto os mais casuais apostam no pop e na música popular brasileira (MPB).
Dicas de música para restaurantes | ||
Estilo | Jazz Bossa-nova Clássica | Pop MPB Rock clássico |
Atmosfera | Chique e elegante Tranquila Formal | Descontraída Agradável Informal |
Outro estilo que funciona perfeitamente é o instrumental, ou seja, aquele composto por músicas sem canção, apenas com instrumentos – preferencialmente piano, guitarra acústica e/ou saxofone.
Elas criam um “plano de fundo” agradável num restaurante sem distrair os clientes das conversas, apesar de não serem as únicas e de alguns sons com letras cantadas caírem muito bem também.
Nos próximos tópicos, você encontra várias sugestões de músicas distribuídas de acordo com diferentes tipos de ambientes e propostas de atendimento enquanto conhece nomes de faixas e artistas que pode adicionar às suas seleções sem pensar duas vezes.
12 ideias de músicas para restaurantes e bares
Anote agora ideias de gêneros musicais e nomes de artistas que se enquadram em cada sugestão para você sair deste artigo diretamente ao YouTube ou alguma outra plataforma de streaming e criar a nova playlist do seu restaurante!
1. Composições clássicas
As composições de Bach, Beethoven e Mozart são eternas e sofisticadas e acabam agradando muita gente mesmo sem que elas percebam, pelo simples fato de se encaixarem à proposta do restaurante e não causarem dores de cabeça ou atrapalharem as conversas.
De acordo com o Instituto Datafolha, ir a restaurantes é a atividade de lazer mais comum entre os brasileiros 60+, então já sabe, né?
2. Canções atemporais
Músicas cantadas nas vozes suaves de Ella Fitzgerald e Carla Bruni, por exemplo, são relaxantes e refinadas. Elas trazem uma espécie de sensação de conforto porque são conhecidas, talvez até remetam a outros momentos da vida dos consumidores, e suas regravações permanecem atuais.
3. Músicas instrumentais
Álbuns completos de artistas como Yiruma, Kenny G., e Tommy Emmanuel criam uma atmosfera acolhedora, elegante e até mesmo romântica. Eles podem ser uma boa pedida também para o Dia dos Namorados no restaurante!
4. MPB
A MPB costuma figurar entre os estilos de música mais tocados em barzinhos e restaurantes porque agrada desde um público alvo jovem até um nicho mais seleto.
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Marisa Monte e Nando Reis são algumas das várias escolhas para dar um toque brasileiro autêntico ao seu estabelecimento. Fizemos uma lista para você se inspirar!
Músicas MPB para tocar em barzinhos |
|
5. Bossa-nova
Canções de Sérgio Mendes, Djavan e Tom Jobim são apostas certeiras! Clássicos de João Gilberto, Toquinho e Nana Caymmi levam um toque brasileiro chique e clássico para bares e restaurantes.
6. Jazz suave
Artistas como Miles Davis e John Coltrane são perfeitos se você estiver buscando a atmosfera de restaurante chique e elegante. Caso queira algo mais moderno, tenha Diana Krall e Norah Jones na sua playlist.
7. Pop internacional
Ed Sheeran, Adele e Bruno Mars são bem-vindos na esmagadora maioria dos restaurantes do país e dão um toque moderno aos estabelecimentos. Suas canções também são excelentes músicas para tocar em barzinho, junto com faixas da MPB, pode apostar!
8. Rock clássico
Se o seu negócio é um bar e você atende pessoas mais ou menos entre os 25 e os 45 anos, toque The Beatles, Rolling Stones, Pearl Jam e outros clássicos do rock. Só cuidado para o som da bateria não ficar alto demais na sua caixa e atrapalhar as conversas.
9. Músicas animadas
Quem está na busca de uma atmosfera vibrante para um bar ou até um restaurante mais descontraído não pode deixar Shakira, Dua Lipa e até Luisa Sonza e outros artistas do pop nacional de fora da seleção. Fica a dica!
10. Sertanejo universitário
Um estilo específico para barzinhos que se encaixem na proposta sertaneja ou, pelo menos, tenham algum toque brasileiro! Dentro dele, você encontra nomes como os da dupla Jorge & Mateus e da eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça.
11. Samba
Se o seu bar estiver mais inclinado ao estilo “botequim”, uma seleção que passe de clássicos, como Demônios da Garoa, a Exaltasamba é perfeita para agradar todas as idades.
Ao prepará-la, pense que não existe um bom happy hour sem uma trilha sonora que está na ponta da língua.
12. Pagode
Ainda para bares similares aos mencionados logo aqui em cima, o pagodinho do clássico ao atual não pode faltar. Thiaguinho, Ferrugem, Péricles, Dilsinho e Menos É Mais fazem muito sucesso atualmente.
Enfim, para escolher, coloque-se no lugar do freguês: quais músicas incentivam a interação, trazem bom-humor à mesa, aumentam a sensação de conforto e pertencimento ao espaço ou dão aquela vontade de comer ou beber algo específico?
E incentive os clientes a pedirem suas músicas favoritas, transformando a elaboração da playlist numa ação de marketing para divulgação do restaurante nas redes sociais.
Que tal abrir uma caixinha de perguntas no Instagram e ir anotando todas as ideias que receber? Isso pode tornar a experiência dos consumidores ainda mais especial e diferente da oferecida pela concorrência!
Agora, aceita outro empurrãozinho extra para chegar ao resultado perfeito?
9 truques infalíveis para escolher a trilha sonora de bar ou restaurante
Aqui estão nove ideias testadas e de eficácia comprovada para facilitar o processo de seleção musical do seu estabelecimento, garantindo que você conquiste a galera também pelos ouvidos. Anote!
- Conheça o seu público-alvo: entender quem são os seus clientes e o que eles apreciam é essencial. Se o seu público-alvo for mais jovem, considere priorizar o pop enquanto, para um público mais maduro, jazz, música clássica e clássicos que marcaram gerações anteriores costumam ser uma escolha mais segura.
- Mantenha a playlist dentro da temática do lugar: escolha músicas que combinem com o seu restaurante para criar a atmosfera perfeita! A escolha da playlist certa traduz a essência do seu negócio.
- Considere o horário de funcionamento: nos almoços de domingo, faixas animadas funcionam bem, mas, num café da manhã em que as pessoas ainda estão acordando ou num jantar durante a semana em que muita gente come fora para relaxar, aposte em sons mais tranquilos.
- Tome cuidado com o volume da caixa de som: a música deve estar em um volume que permita conversas confortáveis, caso contrário, vai mais incomodar do que agradar tanto clientes quanto funcionários.
- Evite repetições: faça uma playlist longa o suficiente para reproduzir músicas variadas da abertura ao fechamento do restaurante. Clientes regulares acabam notando repetições e se sentindo cansados de ouvir sempre a mesma canção.
- Atualize periodicamente as suas escolhas: ainda para evitar repetições, sempre que possível ou sempre que você julgar necessário atualize as playlists do restaurante. Apenas mantenha o estilo que funciona para a sua clientela.
- Crie playlists sazonais: aproveite datas comemorativas e estações do ano para variar a trilha sonora. Músicas temáticas podem proporcionar uma experiência memorável para os clientes!
- Peça feedbacks: sabendo que você deve complementar a experiência gastronômica sem se sobrepor a ela, teste diferentes estilos e veja como eles impactam no ambiente e na reação dos clientes através de pesquisas de satisfação.
- Adeque-se ao Ecad: conforme a Lei 9.610/98, bares e restaurantes precisam pagar mensalmente direitos autorais para tocarem músicas. O valor varia de acordo com o tipo de negócio e o tipo de canção reproduzida, se ao vivo ou não, além disso, não pagá-lo pode gerar multas terríveis.
Sabendo de tudo isso, chegou a sua vez de transformar seu espaço com músicas envolventes e perfeitas para cada momento.
Solta o som, DJ!
Deixe seu comentário