10 dicas certeiras de marketing para restaurante no Instagram

Neste artigo, confira uma dezena de orientações simples, mas eficazes para quem quer investir no marketing de um restaurante especificamente no Instagram.

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Imagem de Mulher mexendo no celular

O Instagram é um dos maiores aplicativos usados hoje em dia de acordo com a Meta, sua desenvolvedora, e quem quer aumentar a visibilidade de um restaurante fazendo marketing nessa rede precisa prestar muita atenção aos detalhes, além de avaliar resultados e adequar estratégias, por exemplo.

E, só no Brasil, são mais de 100 milhões de pessoas usando a plataforma, mais da metade da população! Então, não dá para ficar para trás e perder todo o potencial que o “Insta” tem, né?

Pensando em ajudar você com dicas simples, os especialistas da Abrahão Goomer escreveram este artigo. Leia até o final porque, depois, vai ser só se preparar para alavancar as vendas!

Por que usar Instagram em restaurante?

Um dos principais motivos para muitos donos de restaurante escolherem o Instagram como plataforma de divulgação dos seus negócios é o fato de a rede ser focada na publicação de imagens e vídeos, o que os permite compartilhar conteúdos visuais e atrativos de seus pratos e suas bebidas.

E além de ser uma das maiores redes sociais do momento, o Instagram também possui recursos valiosos para quem quer aumentar o engajamento online da marca e interagir mais com possíveis clientes!

Apenas certifique-se de seguir as dicas que virão abaixo antes de qualquer outra coisa.

Como divulgar restaurante no Instagram? 10 dicas certeiras

A começar pelo perfil completinho, fazer marketing para o seu restaurante através do Instagram depende de muita atenção aos detalhes, de produções voltadas para a atração de novos clientes, da interação com o público-alvo no geral, da aproximação a clientes fiéis e do monitoramento de tendências.

Veja se você consegue seguir as orientações adiante para estar um passo à frente da concorrência!

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

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Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

1. Tenha um perfil comercial completo

Antes de partir para a produção de conteúdo, certifique-se de que o seu perfil esteja no modo comercial e bem completo em termos de informações, trazendo, inclusive, todos os dados pedidos na biografia do restaurante, como endereço, contato e até mesmo o link para seu cardápio digital.

Escolha também um @ simples e fácil de ser encontrado, preferindo que ele seja o mais próximo possível do nome original do restaurante e, aos poucos, vá categorizando nos seus Destaques – recurso que permite salvar, no perfil, Stories sem data para expirar – com informações importantes e respostas para dúvidas frequentes.

2. Organize seus Destaques

A função “Destaques” do Instagram pode ser muito útil na hora de compartilhar tudo aquilo que o consumidor precisa saber – e até distribuir Stories que você não quer que saiam do ar em 24 horas!

Através dessa função, você organiza tudo o que achar necessário apresentar para a galera, até reduzindo a necessidade de responder várias mensagens enviadas no seu Direct ou no WhatsApp.

Mais uma ideia legal é usufruir dos Destaques para repostar todo o conteúdo que outras pessoas fizeram e publicaram marcando o @ do seu perfil. Isso mostra que você está de olho na freguesia, valoriza o carinho das pessoas e oferece aos novos consumidores uma experiência já provada (e aprovada!) por outros.

Aproveite a onda da valorização também para fazer um Destaque dedicado à equipe que trabalha no empreendimento! Apresente um por um, mencionando nome, cargo, prato favorito e curiosidades.

3. Fique ligado(a) nas tendências

Para conseguir mais engajamento dos seus seguidores, monitore as tendências que estão rolando no mundo online, os memes que geram muitas curtidas e comentários, as músicas que podem ser encaixadas em vídeos divertidos etc. Adeque aqueles que considerar válidos para a realidade do seu negócio e publique!

Sempre tendo cuidado para não atingir o público-alvo de forma negativa, claro.

Dica extra: acompanhar tendências também é ficar de olho em formas de usar as famosas caixinhas de perguntas do app ou as barrinhas de avaliações. Experimente publicar um Story com espaço para o pessoal responder a alguma questão do tipo: “Quando eu vou no [NOME DO SEU RESTAURANTE], sempre peço _____________”. Depois, compartilhe as respostas!

4. Explore o poder das hashtags e das parcerias

Sempre use #hashtags para fisgar novos seguidores no Instagram. Por exemplo, se o seu restaurante for especializado em comida mexicana, sempre que postar algo, acrescente à legenda marcações do tipo #comidamexicana e #noitemexicana, assim, você pode aparecer nas buscas do aplicativo.

Além disso, pense em fazer parcerias com influencers ou outras empresas que já têm alguma relevância na rede para divulgar ainda mais sua marca e atrair possíveis clientes! Esse tipo de publicação é a famosa #publi.

5. Sempre avalie as métricas

O próprio aplicativo vai lhe ajudar nessa!

Tendo um perfil comercial, o Instagram facilita a análise de quais dias e horários suas postagens tiveram mais visualizações, quais tipos de contas você tem alcançado, quantos cliques rolaram no link da sua biografia, quantas pessoas saíram dos seus Stories sem terminar de assistir etc.

Monitorar métricas como essas ajuda na hora de planejar os próximos conteúdos ou pensar em mudanças na linha de raciocínio seguida nas produções de fotos e vídeos e até nas informações da bio e nos Destaques.

6. Nunca deixe de postar

Vale bolar um calendário semanal de postagem e, com antecedência, reservar cada dia da semana para algum tipo de conteúdo, definindo o que precisa ser feito para o conteúdo sair bonito – tirar foto disso e daquilo, gravar tais cenas, criar legenda e assim por diante.

Para fazer propaganda do seu restaurante no Instagram, o que não pode faltar é constância, então, experimente algo mais ou menos assim.

  • na segunda-feira, poste qual será o cardápio ou o prato especial da semana;
  • na terça-feira, crie uma enquete nos Stories pedindo para os seus seguidores escolherem qual o melhor dia para um happy hour;
  • na quarta-feira, divulgue as respostas e anuncie um combo especial para o HH da galera;
  • na quinta-feira, grave um vídeo montando um dos pratos do cardápio; e
  • na sexta-feira, conte o que tem de novidade pro final de semana.

Mesmo que você não tenha muito tempo para dedicar à rede social, saiba que só abrir o perfil por lá e nunca mais aparecer pode ser mais prejudicial do que benéfico para o seu negócio. As pessoas que buscarem pelo @ não vão sequer saber se o estabelecimento ainda está aberto e funcionando ou se fechou definitivamente – cruzes!

7. Divulgue promoções e eventos

Este assunto é tão importante que, apesar de se encaixar em outras dicas da lista, merece um tópico reservado só pra ele: ao fazer a divulgação online do seu restaurante, especificamente pelo Instagram, não se esqueça de falar das promoções e dos eventos.

Faça isso tanto no Feed, quanto nos Stories, trazendo um pôster com informações ou uma imagem bonita junto com uma legenda informativa.

Aposte também no poder do Carrossel, aquela função de publicar mais de uma foto na mesma postagem, deixando a primeira imagem como principal, mas trazendo destaques atraentes para a segunda também porque, geralmente, quem passa reto pela foto número 1 costuma receber, do próprio algoritmo, a sugestão de ver a foto número 2, você sabia?

Deixe a publicação fixada durante o período do evento ou da promoção.

8. Crie engajamento nas datas comemorativas

Ainda dentro do tema que abrange eventos e promoções, não se esqueça de datas especiais, como o Dia dos Namorados, a Páscoa, a Black Friday e o Natal, pois elas abrem um leque muito grande para vários tipos de postagens e ações de marketing.

Pense com carinho sobre cada uma delas, divulgando suas promoções, seus sorteios, seus brindes e seus pratos ou bebidas especiais dias ou semanas antes para dar tempo de os seguidores ficarem sabendo e se programarem.

No dia, dê foco para a ação, criando pequenos vídeos nos Stories, por exemplo!

9. Capriche nas fotos

Pode parecer óbvio, mas, em se tratando de uma rede social focada nisso, o cuidado com as imagens envolvendo toda a comunicação visual do seu perfil entra em jogo. Só que, ao contrário do que muita gente pensa, ter capricho não necessariamente quer dizer contratar um fotógrafo profissional – se não for possível fazer isso por causa do orçamento.

Isso porque você mesmo(a) pode fazer os cliques por aí! É só seguir as dicas elencadas abaixo para garantir que as fotos não fiquem tão amadoras.

  • Escolha um lugar com boa iluminação.
  • Certifique-se de que a câmera esteja limpa e funcionando corretamente, mesmo que seja do seu celular.
  • Coloque o objeto principal da foto em posição de destaque, mas veja se o cenário está adequado.
  • Faça cliques mais de longe, para mostrar o prato ou a bebida como um todo, mas mais de perto também, focando na cor e na textura da comida.
  • Teste vários ângulos.
  • Edite suavemente a imagem, regulando exposição, saturação e níveis de cores, se necessário, não muito mais do que isso para não parecer uma propaganda enganosa e artificial do que você vende.

E, dentro do possível, estude como fazer fotos profissionais dos pratos do seu cardápio.

10. Não deixe de fazer e postar vídeos

Inclua a produção de conteúdos móveis na estratégia de marketing digital do seu estabelecimento no Instagram!

Dá para gravar uma mini-série de Stories mostrando o dia a dia e apresentando a equipe, fazer um Reels apresentando o espaço para quem ainda não conhece e, aos poucos, tornar o restaurante instagramável até através da decoração, aumentando as chances de a galera fazer conteúdos próprios, postar nos perfis pessoais e marcar o seu @.

Que tal?

Outras ideias vão surgindo conforme você navegar pela aba “Explorar” da plataforma ou acompanhar postagens da “rede vizinha”, o TikTok.

Já experimentou algum tipo de publicação ou alguma dica que não entrou na lista? Conta pra gente, ou melhor, nos mostre, marcando o perfil @AbrahãoApp lá no Insta!

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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