Um bom plano de marketing para pizzaria pode conter muita criatividade. Afinal, você pode (e deve!) explorar ideias que seus concorrentes estão deixando para trás, como a venda de fatias de pizza, combos temáticos e até mesmo marketing pago.
A gente tem certeza que você já deve ter lido muitas ideias de marketing para pizzaria por aí, sendo que muitas delas já estão batidas. Sim, é preciso estar na internet e nas mídias sociais, isso você já sabe. Aliás, é isso que já estamos cansados de ler por aí.
Mas há muitas outras ideias pouco exploradas que podem fazer você lucrar mais. Selecionamos sete ideias criativas para você inovar e incrementar suas vendas. Vamos começar!
1. Divulgação de pizzaria com tráfego pago
Acabamos de falar que a sugestão para marcar presença online está mais do que batida — especialmente nas mídias sociais. Mas você já considerou investir um pouquinho para aparecer nas buscas do Google para os seus clientes?
Sabemos que investir em tráfego pago pode causar a impressão de ser algo destinado apenas para as grandes empresas e restaurantes, mas isso não é verdade.
Inclusive, é bem pelo contrário. Você só vai pagar quando alguém clicar no seu anúncio e, quanto mais específico ele for, mais conseguirá atingir seu público-alvo, aumentando suas chances de um bom retorno sobre o investimento.
Pense com a gente: pizzaria é um tipo de negócio de busca local, restrito a uma cidade ou alguns bairros, no caso das cidades maiores.
Justamente por isso você pode comprar algumas palavras-chave e começar a anunciar no Google. Todo mundo busca muito na ferramenta e, se estiverem procurando o que comer na sua região, seu restaurante vai aparecer por lá.
Quanto mais segmentado for seu anúncio, maiores as chances de acertar. E o valor para investir costuma ser bem flexível, podendo até ser bem baixo. Claro que, quanto mais você investir, maiores as chances de ter retorno.
Outra vantagem dessa divulgação é poder acompanhar os resultados e, caso esteja dando prejuízo, o que é bem difícil, você simplesmente para com a campanha.
Você pode estudar e fazer isso sozinho ou contratar um gestor de tráfego pago ou mesmo uma agência de marketing para fazer isso para o seu negócio. Os textos devem ser sempre bem chamativos.
Uma dica de ouro: antes de começar com os anúncios pagos, crie seu cardápio no Google Meu Negócio.
2. Cardápio digital para pizzaria
Sim, esse investimento deve fazer parte do seu plano para inovar na pizzaria. E isso por uma simples razão: atendimento. Afinal, ninguém pode negar que os bons restaurantes têm excelentes produtos e atendimento. Inclusive, o cardápio digital para pizzaria, apesar de ser capaz de reduzir sua equipe de garçons, eleva a experiência do seu cliente com o autoatendimento.
Em outras palavras, se você dá ao seu cliente a chance de ele mesmo se atender, permitindo com que envie seu pedido diretamente para a cozinha, sem precisar envolver o garçom nessa "movimentação", você elimina qualquer chance de erro e de demora para tirar esse pedido.
Pizzarias geralmente têm cardápios muito extensos e possibilitam a combinação de muitos sabores numa única redonda. E você já deve ter vivido na pele a situação em que o cliente demora para ser atendido, a pizza demora para ser feita e, quando chega à mesa, veio montada errada.
Com um cardápio digital que contenha um bom módulo para pizzarias, como é o caso do produto da Abrahão, essa situação fica no passado.
Seu cliente sai do seu estabelecimento adorando a praticidade, agilidade e modernidade de ter feito um pedido por meio do tablet ou mesmo do seu próprio celular.
E voltando à equipe de atendimento, você terá mais tempo para treinar seus garçons, que são, sim, imprescindíveis ao seu negócio (afinal, são eles quem vão sempre estar na linha de frente para resolver tudo e entregar os pedidos), podendo manter na casa aqueles mais prestativos e que adoram o contato com os clientes.
3. Venda de pizza por fatia
Essa é uma tendência no food service que existe há bastante tempo em outros países e até mesmo em cidades maiores aqui no Brasil. E quer saber? Esse é um grande diferencial de uma pizzaria.
Você vai precisar analisar suas vendas e fazer o cálculo de custos, mas a praticidade de vender pizza em fatias deve ser considerada para o seu estabelecimento — especialmente se ninguém da sua concorrência trabalha dessa maneira.
Para fazer isso, além de fazer uma boa divulgação para avisar a clientela que agora você está vendendo dessa maneira, você precisa simplesmente assar uma pizza bem grande e deixá-la armazenada de maneira que permaneça suculenta e novinha.
Comece pelos sabores que você mais vende e assando uma de cada vez, para manter a qualidade e surpreender seus clientes que se satisfazem com uma ou duas fatias. Comece oferecendo as fatias durante seu horário normal de atendimento e vá analisando a saída do item.
Ao longo dessa jornada, você pode começar a investir em embalagens específicas para fatias de pizza, de modo que seu cliente possa sair andando enquanto come.
Essa ideia é ótima para abrir seu restaurante em horários alternativos também, como ao meio-dia e durante a tarde. Pizza é até café da manhã, afinal de contas!
Faça os cálculos e comece com um passinho de cada vez, lembrando sempre de avisar suas novidades nas suas mídias sociais ou até mesmo no texto do seu tráfego pago.
4. Crie combos temáticos
Esses combos são perfeitos para ocasiões em que você precisa incrementar suas vendas e está acontecendo algo legal, como um jogo de futebol importante. Essa técnica é conhecida como cross selling nas hamburguerias — mas vamos levá-la para a sua pizzaria!
Vale dizer que, se não estiver acontecendo nenhum evento importante, dá para inventar seu próprio tema, como a criação de um "Combo Família" ou "Combo da Segunda-Feira da Pizza".
Em dias de jogos, por exemplo, você pode imaginar que os amigos se reunirão para assisti-lo e, assim, fazer um combo de uma pizza gigante, refrigerante e sobremesa para até cinco pessoas - ou mais, conforme seu histórico de vendas.
O cross sell é justamente essa tática de colocar mais itens num único pedido: em vez de vender somente a pizza, você calcula uma forma de lucrar incluindo, no pedido, refrigerante, sobremesa ou qualquer outro item que faça sentido para a ocasião.
Outra técnica que também pode ser usada aqui é o upselling no food service. Ou seja, oferecer, por um valor simbólico, o aumento do tamanho da redonda. Em outras palavras, é perguntar para o cliente se ele, por R$ 10 a mais, quer levar a pizza de calabresa gigante em vez de levar a grande.
E desse exemplo podem surgir muitos outros de acordo com as necessidades do seu negócio, suas possibilidades de investimento e metas de lucro!
5. Desconto por indicação
Nesta ideia, você está prestes a premiar o boca a boca. Sim, a técnica original é orgânica, mas você pode oferecer um desconto para seus clientes que indicarem novos clientes.
Para medir isso, gere um código e acompanhe os resultados. O cliente chega no seu restaurante e diz que tem um voucher de indicação. Ele ganha o desconto ou um item grátis (um refrigerante, se ainda assim você tiver lucro com isso) e o cliente que o indicou também vai ter bônus na próxima visita.
Isso dá para fazer por meio de vouchers e até mesmo carimbo em cartão fidelidade de papel. Dá para ter muitas ideias e sair testando, lembrando sempre de analisar se as estratégias que você está utilizando estão trazendo lucro de fato.
6. Menu degustação confiança
Esta ideia não é simplesmente um rodízio, mas uma experiência muito além disso. Enquanto no rodízio você deve passar todos sabores em todas as mesas, nessa experiência, você seleciona alguns sabores (por isso o termo "confiança").
Seu cliente deve confiar no chefe e experimentar as pizzas selecionadas para a noite.
Lembre-se de divulgar o evento e aproveite para colocar no cardápio aqueles sabores que saem menos e os mais exóticos. Se sua clientela tem medo de experimentar algum, essa é a sua chance.
E para você, as chances são de analisar se vale a pena manter no cardápio determinados ingredientes ou retirar determinados sabores. Essa análise é tirada da engenharia do cardápio para avaliar seus lucros.
Por exemplo, uma pizza geralmente polêmica é a de aliche. O ingrediente é super caro e pode estar sempre a um passo de passar da validade no seu estoque. Na noite do evento, ofereça de cinco a sete sabores.
Outra ideia é oferecer esse menu degustação por fatias, como demos a dica anteriormente. Assim, dependendo do número de clientes, você evita desperdícios e assa quantidades adequadas de pizzas.
7. Ímã de geladeira com QR Code para delivery
Se você faz delivery, uma boa ideia é enviar um tradicional ímã de geladeira. Calma, já passamos dos anos 90 em que nossa geladeira ficava lotada de telefones dos mais variados números de telefone dos restaurantes. A ideia aqui é modernizar essa técnica clássica.
Se você vende por delivery, mande fazer um imã que contenha um QR Code, de modo que o seu cliente apenas precise apontar a câmera do celular para conseguir cair diretamente no site ou sistema de pedidos.
A vantagem dessa tática é que seu cliente vai lembrar de você e da sua comida todas as vezes que abrir a geladeira — especialmente se abrir a geladeira e pensar que não tem nada para comer.
Você pode entregar esse ímã na embalagem da pizza que você envia, mas também pode entregar para seu cliente pessoalmente, quando ele for comer no seu estabelecimento.
Uma dica de ouro: não envie ímã toda vez para todos os clientes. Tente entender se o cliente é novo ou pede com frequência, afinal, se pede com frequência, já deve ter ganhado o imã. Isso é para economizar e também para não incomodar o cliente.
Agora é o momento de entender como fazer marketing de mídias para pizzaria para divulgar essas ideias que você está prestes a colocar em prática no seu negócio. Lembre-se de testar uma de cada vez e sempre de acordo com as suas possibilidades.
Isso porque o nosso objetivo aqui é que você tenha lucro, algo que não pode faltar em uma pizzaria!
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