Uma estratégia de marketing para delivery envolve a divulgação online dos produtos do restaurante para as pessoas certas, o uso das mídias pagas a seu favor e investimentos em um cardápio digital que potencialize as vendas.
Além disso, se você quiser acertar, também precisa priorizar os quatro Ps do departamento: produto, preço, promoção e praça. Eles serão explicados em detalhes no decorrer deste artigo!
Tudo porque o mercado de delivery cresceu significativamente, gerando mais oferta e demanda ao mesmo tempo em que a popularização de aplicativos de entrega chegou quase ao seu nível máximo, aumentando a concorrência.
Com ela, você certamente passou a enfrentar dificuldades para atrair e fidelizar consumidores como fazia antes, então, como agir para mudar o jogo? Experimente surpreender dentro e fora do mundo virtual contando com as dicas a seguir!
A importância de investir em marketing digital para delivery
Muitos estabelecimentos delivery não têm uma fachada ou um salão para atrair fregueses, logo, investir em marketing digital se torna uma das únicas maneiras de divulgar o seu trabalho – ou, pelo menos, uma das melhores!
Você pode e até deve investir no tradicional, confeccionar flyers e divulgar seu negócio em banners ou outdoors ao redor da sua cidade, se permitido pela prefeitura, mas é a propaganda no mundo virtual que vai pôr a sua marca e o seu produto no celular ou computador de grande parte do público-alvo do restaurante.
Tem mais gente olhando para as telas dos eletrônicos do que para qualquer outro ponto, então, em vez de concorrer com tanto estímulo, coloque seu cardápio, suas campanhas e seus combos promocionais dentro dos dispositivos.
Investindo em marketing digital – a ciência que vai lhe ajudar a gastar dinheiro do jeito certo ou, às vezes, a nem gastar – e não fazendo tudo de qualquer jeito! E seguir as orientações dos próximos tópicos também pode ajudar.
Como fazer marketing para delivery de restaurante?
Para criar um marketing bem fundamentado e que dá certo para o seu delivery, utilize os quatro Ps da disciplina ao seu favor. Eles se referem às palavras produto, preço, promoção e praça.
Produto: pense no que você entrega
Toda a sua estratégia vai envolver seu produto, aspecto que deve ser pensado e repensado várias vezes antes de sair do papel e chegar às mãos do consumidor final. Não adianta fazer um marketing bem feito sem antes garantir que sua comida é de qualidade!
Antes de pensar em propaganda, de fato, decida quais serão as variedades de receitas de comidas e bebidas oferecidas no seu delivery, os ingredientes utilizados, as embalagens e assim por diante.
Quanto mais ponteiros você conseguir ajustar logo de cara, melhor!
Aproveite a oportunidade para fazer uma pesquisa de mercado também, conversar com os fornecedores e avaliar o que a concorrência anda fazendo: a ideia é agregar o maior valor possível ao seu cardápio para que a divulgação seja mais verdadeira e fácil de fazer.
Preço: estabeleça uma precificação justa
Um cardápio bem precificado é competitivo e aumenta o giro de estoque, então, defina valores de cada item do menu com base na sua pesquisa de mercado e, aos poucos, vá adequando o necessário pensando no seu Custo de Mercadorias Vendidas (CMV).
Sem deixar de fazer com que ela seja justa para o negócio, é claro!
Nesse momento, estabeleça como será sua cobrança de taxa de entrega também.
Promoção: divulgue seu diferencial
Depois de definir tudo sobre o cardápio e entender o que o seu público-alvo procura ou deseja, terá chegado o momento de traçar uma estratégia de ação, pensar na publicidade e na propaganda da sua marca, fazer parcerias estratégicas com outros comerciantes e, se quiser, até mesmo apostar no marketing de influência.
Cada movimento é uma forma diferente de divulgar o seu delivery.
Não quer gastar dinheiro por ora? Não tem problema! Você pode começar aos poucos, se conectando com a clientela do restaurante no Instagram, por exemplo. E continue na leitura, porque outras sugestões vão trazer ainda mais inspirações.
Praça: entenda onde você quer aparecer
Restaurantes físicos se instalam em um ponto comercial, cozinheiros se distribuem entre a praça dos vegetais, a das carnes, a das massas etc., e o seu delivery terá como praça, justamente, a internet. É lá que o restaurante vai marcar presença suficiente para ser visto e lembrado!
Isso não quer dizer – só reforçando! – que você não precise investir em marketing offline também.
8 dicas para começar a fazer propaganda de delivery
No online e no offline, aqui estão as principais estratégias de marketing para aumentar as vendas do seu delivery e tornar a sua marca tão memorável que ela vai ser a primeira opção de muita gente quando bater aqueeeeela fome.
- Sempre considere as necessidades e tendências de consumo do seu público-alvo.
- Defina com carinho qual será o seu raio de entrega.
- Crie uma identidade visual poderosa para sua marca.
- Faça um perfil para o restaurante nas redes sociais em que o público-alvo mais marcar presença.
- No seu perfil, assim como no Google, divulgue o cardápio, horários e dias de funcionamento, promoções, combos e vários outros conteúdos atraentes em foto e vídeo.
- Ofereça um cupom de desconto, para quem receber o pedido tirar uma bela foto e topar marcar você nos Stories do Instagram.
- Se puder, aposte em anúncios pagos, usando a geolocalização e outros filtros das plataformas para distribuí-los corretamente.
- Implemente um programa de fidelidade, valorizando quem sempre pede no seu delivery.
- Deixe uma frase legal na embalagem, e mostre que você se preocupa com cada consumidor individualmente.
Personalização, reputação, qualidade e agilidade na entrega serão protagonistas do marketing do seu estabelecimento! Usufrua, ainda, do fator surpresa de entregar ainda mais de cada um desses tópicos do que o cliente espera.
“Fiz tudo isso, mas não atrai mais compradores: e agora?”. Experimente mais algumas estratégias!
Como atrair clientes para o delivery? Lista de ingredientes secretos!
Você já sabe que o principal segredo para atrair consumidores através do marketing e da propaganda de delivery é divulgar seus produtos do jeito certo, para as pessoas certas, mas dá para aproveitar outras cartas na manga se você quiser tornar contínuo seu processo de atração e retenção da clientela.
Anota aí!
- Investigue formatos de pagar por publicações patrocinadas e experimente promover sua página no Google
- Capacite seus entregadores para eles compreenderem que são a cara do negócio
- Depois de treiná-los, uniformize seus entregadores e estampe as mochilas de entrega com a sua logomarca
- Tenha a tecnologia como aliada, fazendo um cardápio digital para delivery de graça em plataformas excelentes do foodservice ou criando um cardápio em QR Code
- Personalize o seu atendimento, chamando cada cliente pelo nome, guardando um histórico de pedidos para oferecer up-selling e cross-selling etc.
- Traga novidades para o cardápio quando for possível e cabível, mas nunca sem antes verificar a aceitação do público
- Incentive a avaliação dos clientes em aplicativos e na internet e retorne todas com o máximo de cordialidade.
Não se esqueça de que as pessoas tendem a comprar mais quando percebem que o serviço é considerado bom por outros consumidores, e que o restaurante se preocupa com o que o freguês pensa. Sem contar que o algoritmo por trás das plataformas acabam sugerindo os negócios mais bem avaliados nelas!
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