7 ações de marketing para sua cafeteria vender mais

Quem não é visto, não é lembrado! Se você quer aumentar suas vendas e atrair mais clientes, é preciso pensar fora da caixinha e criar ações que farão com que seu estabelecimento brilhe no mercado. Confira agora nossas dicas de marketing para cafeteria!

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Marketing para cafeteria

Investir no seu ponto de venda, treinar os funcionários, criar uma experiência única, formar parcerias e oferecer o produto de forma inovadora são ótimas ações de marketing para se sobressair dentre as outras cafeterias.

O café é uma paixão brasileira e está dentro de nossa cultura desde quando éramos crianças. A primeira refeição do dia e o intervalo da tarde sempre vêm acompanhados dessa bebida quentinha, tanto que essas refeições até levam o nome do produto.

De acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial do insumo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, e ocupa o topo do pódio no quesito produção: somos o país que mais produz o grão no mundo inteirinho!

E todos nós sabemos que um cafézinho sempre combina com um acompanhamento, o que pode gerar ainda mais receita para você, dono(a) de food service.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como seu estabelecimento pode se destacar nesse mercado por meio de ações que fogem do comum. Confira!

Como divulgar uma cafeteria?

Mostrar para as pessoas quais são os diferenciais e o valor que você pode entregar para elas é a melhor forma de divulgar os produtos e serviços oferecidos pelo seu estabelecimento. Adote estratégias para provar que seu negócio é muito mais do que uma simples cafeteria!

Traduzindo, o que fará com que o cliente vá no seu food service e não na concorrência? É aí que entramos em um assunto chamado proposta de valor. Elabore a sua pensando naquilo em que você se diferencia e no que pode entregar para atender a todos da melhor forma e planeje as divulgações a partir dela.

Primeiro, você precisa definir um público-alvo, ou seja, quem você quer que seja cliente fiel da sua loja. De início, o pensamento “todo mundo” pode vir, mas, quem quer falar com todos, pode acabar falando com ninguém.

Definir um público de interesse ajuda a criar experiências exclusivas e permite que você atenda a diversas necessidades específicas. Sua cafeteria pode ser um point para amigos se encontrarem, um lugar mais íntimo para casais ou algo mais exclusivo para sommeliers de café.

Tendo isso em mente, você pode começar a pensar em ações de marketing que falam com essas pessoas – exatamente o que vamos abordar no próximo tópico.

7 melhores ações de marketing para cafeteria

Investir no espaço físico, treinar funcionários, formar parcerias e oferecer produtos de forma inovadora são algumas das ações de marketing que seu estabelecimento pode fazer para promover os serviços prestados.

Mas você sabe o que é marketing, de fato? É tudo aquilo que faz com que uma pessoa decida comprar de um lugar e não de outro.

Em uma feira, por exemplo, existem duas barracas que vendem laranja. Apesar de ser o mesmo produto, as estratégias de apresentação é que vão diferenciá-las, como preço, divulgação, espaço físico, atendimento, promoções etc.

Basicamente, podemos definir marketing como todas as ações feitas por um estabelecimento para oferecer mais valor e se destacar no mercado.

E ele só funciona de verdade quando você consegue garantir que todos vão lembrar da sua marca na hora que pensarem no seu nicho de atuação.

Abaixo, veja ações de marketing para atrair clientes que com certeza vão ajudar seu food service.

1.  Investir no seu ponto de venda

A primeira coisa que as pessoas vão reparar quando passarem pela sua cafeteria é na fachada e no ambiente, então, nada melhor do que investir neles dois!

Uma fachada bonita e chamativa é poderosa e vai fazer com que, em questão de segundos, alguém decida se vai entrar ou não no seu estabelecimento. Lembre-se de sempre deixar o nome do lugar grande e legível para que todos possam ver, sem desobedecer as normativas da prefeitura da sua cidade.

Depois de ver o nome da sua cafeteria, o potencial cliente vai até a sua porta para ver como é o ambiente. Recorda-se de que a gente falou sobre conhecer o público-alvo para definir um diferencial? Isso vai ser colocado em prática aqui.

Se você quer um ambiente mais aconchegante, opte por luzes amareladas, mas, se quiser passar a impressão de uma cafeteria francesa, pinte as paredes com cores pastéis e use mesas redondas. Tudo vai depender da identidade da sua marca.

2.  Treinar seus funcionários

Um bom atendimento é algo básico que todos os estabelecimentos que oferecem serviços deveriam ter, agora, oferecer um atendimento mais amigável e intimista pode ser a cereja do bolo da sua cafeteria – como pode ver, adoramos trocadilhos.

Fazer um treinamento com seus funcionários para unificar a forma como o cliente é abordado é essencial. Garantir que todos terão a mesma experiência proporciona mais chances de eles voltarem e indicarem para os amigos.

Atendentes que sorriem, conversam de forma simpática e trazem indicações do menu, dando conselhos, trazem mais confiança e permitem que os consumidores se sintam à vontade no ambiente.

Aliás, você pode aproveitar esse formato para fazer com que os garçons e garçonetes entendam possíveis dores dos consumidores e saibam o que está dando certo ou não no estabelecimento, desde o conforto da cadeira até o gosto do café.

Com essas informações, é possível melhorar continuamente a oferta de valor da sua cafeteria.

3.  Promover eventos

Uma cafeteria não precisa apenas oferecer um cafezinho e um bolo para acompanhar a bebida quente mais famosa do país. Além do básico, é possível proporcionar experiências incríveis e memoráveis.

Periodicamente, você pode promover acontecimentos que façam sentido para o negócio e para o público que o frequenta: eventos infantis, rodas de conversa, uma sessão de cinema francês, um sarau… As possibilidades são infinitas!

E você pode medir o sucesso de cada uma dessas ações com pesquisas rápidas com os clientes, seja através de uma conversa amigável pessoalmente ou no Google Forms.

Nunca deixe de saber o que eles estão pensando. Isso vai ajudar em decisões para o futuro e trará novas ideias para sua cafeteria crescer ainda mais.

Nada é escrito em pedra, certo? Use esses feedbacks para aprimorar o seu espaço.

4.  Fazer parcerias

Um velho sábio uma vez disse que “ninguém faz nada sozinho” e ele tem razão, viu? Por meio de parcerias estratégicas, você pode oferecer algo que sua cafeteria não possui, mas sem precisar gastar dinheiro com isso.

Olhe ao redor do estabelecimento e veja as oportunidades. Pode ser um estacionamento próximo, uma loja que vende artigos de cozinha parecidos com os que você usa ou um pet shop para as pessoas deixarem seus bichinhos na hora que forem se deliciar com sua comida.

As duas partes saem ganhando e vocês conseguem crescer juntos no mercado local e podem divulgar as marcas entre os consumidores. É só sucesso.

5.  Oferecer o produto de forma inovadora

Tradicionalmente, uma pessoa pode pedir o que vai comer no balcão ou sentar-se à mesa para fazer o pedido. Depois disso, ela come, paga e vai embora, mas e se não precisasse ser assim?

Dá para sair do tradicional na hora de disponibilizar suas mercadorias para os clientes e alguns exemplos envolvem:

  • oferecer produtos em um buffet livre ou por peso;
  • fazer um rodízio de comida de café da manhã;
  • oferecer opções de brunch; ou
  • disponibilizar um menu degustação de variados tipos de café.

Cada ponto pode ser um atrativo e até um referencial para as pessoas conhecerem sua cafeteria e passarem a divulgá-la só porque ela oferece algo diferente. A inovação está chamando – e está na hora de você atender.

6.  Tenha uma boa presença digital

As redes sociais estão aqui para mostrar o quão humana sua marca é e o que é feito para que a magia aconteça. Elas são uma ferramenta poderosa que, se usadas de forma inteligente, podem ajudar a propagar sua mensagem e seus produtos.

Sempre escolha uma pessoa carismática e comunicativa para ser o “rosto” da marca nas redes sociais: ela vai prender a atenção dos usuários quando for gravar stories, Reels, TikToks ou Shorts, por exemplo.

Lembre-se também de fazer roteiros antes de filmar os conteúdos, para não passar a impressão de amadorismo gravando qualquer coisa que aparece pela frente. Ter um cronograma de postagens para rede social é um bom começo até para as publicações que incluem apenas imagens.

Além disso, postar fotos dos produtos e criar promoções exclusivas para os seguidores da plataforma vai ajudar bastante no engajamento e fazer com que as pessoas tenham cada vez mais vontade de visitar sua loja.

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7.  Invista em uma boa identidade visual

A identidade visual é como se fosse o RG da sua empresa. Aqui, estamos falando das cores predominantes da sua marca e das fontes usadas nas comunicações, coisas que precisam sempre estar unificadas.

E não vale escolher um tom só porque você gosta dele! Existem estudos da psicologia das cores que demonstram que cada coloração desperta diferentes sentimentos e emoções nos consumidores e alguns podem ser bem lucrativos para você.

Cores pastéis remetem a aconchego, já o uso do preto leva a crer que o produto vendido é mais exclusivo e caro.

Você precisa definir o que quer que as pessoas sintam quando avistarem sua marca e transpor isso por meio das cores.

Esse processo pode ser um pouco trabalhoso, então, não deixe de procurar um designer, um publicitário ou uma empresa especializada no ramo para ajudar com essa tarefa e, com a identidade visual definida, #partiufazeranúncio!

Como anunciar uma cafeteria?

Ter uma promoção de inauguração e criar um programa de fidelidade são ideias que farão com que seu negócio se destaque e gere impacto para as pessoas.

Vale adotar as ações de marketing que trouxemos no decorrer deste artigo de transformá-las em divulgação também!

A propaganda de cafeteria pode seguir o mesmo caminho que as ações feitas por outros setores alimentícios, consideradas “fórmulas do sucesso”. Vamos dar uma olhada em algumas ideias!

Faça uma promoção de inauguração

Nada melhor do que abrir as portas de forma avassaladora do que oferecendo uma promoçãozinha, né? Mesmo que as pessoas não conheçam sua cafeteria, elas com certeza vão se interessar pelo que o novo local está oferecendo.

Algumas opções que, com certeza, chamarão a atenção são:

  • oferecer uma porcentagem de desconto para os primeiros 10 clientes que aparecerem em cada dia, ao longo da primeira semana;
  • dar uma sobremesa de brinde para todos que consumirem algo na inauguração;
  • chamar algum influenciador local para oferecer um cupom de desconto para primeiro consumo; e
  • disponibilizar flyers nas ruas que, quando apresentados, dão direito a brindes.

Afinal, um presente sempre é bem-vindo!

Crie um programa de fidelidade

Mais difícil do que conquistar novos clientes é garantir a frequência deles no seu estabelecimento, logo, oferecer um incentivo para isso pode proporcionar clientes cada vez mais fiéis à sua marca.

A cada número de pedidos feitos na cafeteria, o consumidor pode ganhar um café grátis, um pedaço de bolo ou até mesmo um voucher com um valor significativo para usar outro dia. Essas são formas de o recompensar pela preferência.

Alguns estabelecimentos dão desconto na próxima compra, mas recomendamos tentar outras possibilidades antes dessa. As pessoas tendem a ver mais valor em algo que lhes foi dado do que em algo abstrato e imaterial como um desconto.

Divulgue tudo no boca a boca e no digital para atrair um montão de fãs. Alie isso à inovação e, depois, é só comemorar.

Como atrair público para cafeteria?

Investir na inovação do seu estabelecimento é a melhor forma de atrair mais público para a sua cafeteria. Os avanços tecnológicos trouxeram diversas facilidades para os restaurantes e isso merece enorme atenção da parte de empreendedores do ramo alimentício.

Algumas ótimas opções para inovar e modernizar com a certeza de que está fazendo um investimento e não apenas tendo um gasto são os cardápios digitais, os programas de controle de estoque e as plataformas exclusivas de delivery.

Atualmente, empresas especializadas em inteligência de mesa chegam a proporcionar, inclusive, um aumento de até 40% no faturamento de food services. Sem mais spoilers, mas a revolução tecnológica no seu negócio pode estar mais perto do que você imagina… (às vezes, até na mesma página).

Agora, é só seguir essas dicas para deixar tudo preparado para levar sua cafeteria para outro patamar e marcar o @abrahaoapp no Instagram para a gente ver o quão incrível seu estabelecimento está. Nos vemos na próxima!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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