Usar o marketing de influência é associar a sua marca a alguém que possa influenciar outras pessoas. Atualmente, essa troca acontece através de parcerias com influenciadores digitais por meio das redes sociais e o seu restaurante pode - e deve! - usar essa visibilidade para aumentar as vendas.
O seu negócio pode ganhar mais destaque e ser reconhecido por um número maior de pessoas se for associado a algum influenciador. O motivo para isso é bem simples: atualmente, os internautas acompanham as redes sociais de determinadas pessoas e desejam consumir o mesmo que elas, sejam roupas, produtos de beleza ou até mesmo frequentar os mesmos restaurantes.
Por isso, uma foto postada em uma rede social conhecida e seguida por um número razoável de pessoas, pode ser uma boa maneira de usar o marketing de influência a favor do seu restaurante.
O que é marketing de influência?
É a mais nova prática do mercado e acontece sempre que uma marca se associa a um influenciador. No caso dos restaurantes, esse profissional pode ser ligado ao mundo gastronômico ou não.
Inclusive, o público tende a acreditar muito mais na opinião de consumo dos influenciadores que admiram do que acreditar, por exemplo, na publicidade e propaganda de restaurante.
O intuito é compartilhar fotos dos pratos, exaltar a experiência com o atendimento e as novidades do lugar, incluindo os pontos positivos que os destacam diante do concorrente.
Você mesmo já deve ter consumido algum produto ou visitado determinado lugar por influência de outra pessoa, não é mesmo? Para que isso aconteça de maneira natural, o restaurante contrata uma personalidade que pode ser famosa, sub-celebridade ou um microinfluenciador, isto é, alguém conhecido da sua cidade que possua um bom número de seguidores locais em suas redes sociais.
Os números acumulados nas contas não definem exatamente muita coisa, é preciso considerar o engajamento e se o público-alvo daquela pessoa combina com a sua marca. Mas, não se preocupe, pois no próximo tópico explicaremos com mais detalhes quem deve ser contratado e como escolher a pessoa certa de acordo com o seu negócio.
O que considerar na hora de contratar um influenciador?
Antes de contratar um profissional da área, é preciso buscar alguns pontos de identificação, como analisar o público-alvo do seu restaurante, ou seja, você deve checar se os seguidores do influencer são a clientela que você deseja.
Além disso, é importante pedir que ele apresente um relatório, mostrando o número de impressões e qual o alcance da conta. É através desses números e do engajamento que o influencer têm que será possível entender se o investimento valerá a pena.
Para entender um pouco melhor sobre esses números, veja abaixo o que eles significam.
Alcance da conta
Este indicador se refere ao número de pessoas que receberam o conteúdo de maneira individual, ou seja, contabiliza uma por uma a quantidade de contas que receberam a publicação.
Número de impressões
Por outro lado, o número de impressões está relacionado à quantidade de vezes que alguém assistiu ou clicou no conteúdo.
Ou seja, uma pessoa que possui uma conta recebe o conteúdo uma única vez, isso é o alcance, depois, ela assiste três ou quatro vezes o conteúdo, essa é a impressão registrada pelas redes sociais.
Engajamento
Esse fator está relacionado à interação dos seguidores com o influenciador, ou seja, a maneira como respondem ao conteúdo postado. Se participam, compartilham, fazem marcações envolvendo o autor da postagem.
Visualizações
Especialmente para vídeos, essa métrica funciona da seguinte maneira: a cada conta individual que acessar e assistir o conteúdo em vídeo postado, a rede social faz a contagem, somando no final a quantidade de acessos que aquele conteúdo teve.
Esse conjunto de informações vale tanto quanto o número de seguidores, afinal, com a globalização do trabalho do profissional e pela quantidade de permutas que alguns ganham, é possível obter seguidores de outras maneiras que não a orgânica.
Entenda que ganhar seguidores de maneira orgânica acontece quando as pessoas seguem uma conta por vontade própria e por admiração pelo trabalho.
Alguns influenciadores mais novos optam por comprar seguidores, o que muitas vezes pode não garantir bons números de visualizações, impressões e alcance, visto que os seguidores estão ali por conta dos algoritmos da própria rede social, que permite esse tipo de ação.
Microinfluenciadores: por que é interessante contratar?
O futuro contratado precisa ter uma identidade parecida com a da marca, sendo assim, se o seu restaurante for um negócio de bairro ou voltado para o público da cidade, os microinfluenciadores podem ser uma ótima sacada de marketing.
Isso porque os seguidores são totalmente orgânicos e voltados para o comércio local. Pode parecer que não, mas microinfluenciadores locais tendem a ter mais acesso ao público, já que eles se identificam com quem está do outro lado da telinha, compartilhando coisas comuns e de conhecimento geral de quem assiste, afinal, todo mundo gosta de conhecer algo acessível, de qualidade e que esteja pertinho da gente, não é?
Outro ponto interessante é que a maioria desses profissionais não cobram cachê para a realização de parcerias, na maioria das vezes, isso acontece por meio de permuta. Isso é, o influenciador pode trocar os serviços de marketing por descontos ou até por refeições totalmente gratuitas.
Quando contratar um influencer famoso?
Caso o seu estabelecimento seja de alto padrão, como restaurantes mais gourmetizados e de precificação elevada, fique à vontade para procurar um influenciador famoso, mas esteja preparado para o cachê, que certamente será cobrado.
Esses, por sua vez, raramente trocam seus serviços por permuta, na maioria dos casos, o trabalho é feito e remunerado em dinheiro, além de refeições gratuitas.
Saiba que os influenciadores maiores nem sempre possuem um nicho específico de seguidores, mas possuem um nível alto de persuasão e, com isso, conseguem influenciar o seu público na tomada de decisões.
Agora, veja como usar os influencers em prol do seu restaurante, fazendo com que o seu lucro e a visibilidade sejam maiores. Confira!
Como usar o marketing de influência?
Primeiro, é preciso contratar o influenciador que mais combina com a identidade da sua marca, depois, é preciso criar estratégias em prol dessa nova contratação e entender que esse tipo de serviço possui tempo acertado, mesmo que seja um período longo.
Ou seja, nenhum influenciador fica ligado a uma marca de restaurante por tempo vitalício, por isso, é preciso fazer um bom uso da imagem enquanto ele estiver em parceria com você.
Para que fique mais claro, separamos em três etapas simples e básicas de como usar o marketing gastronômico de influência com micro e macroinfluencers. Veja só!
1. Crie posts e conteúdos
Converse com o influencer e entenda a maneira como ele produz conteúdo, cada um tem seu jeito particular de registrar e seguir os algoritmos - critérios utilizados pela rede social para determinar quais posts devem aparecer e qual a ordem de importância deles.
Depois de entender como funcionam as publicações do influenciador, procure criar conteúdos e ideias de marketing para que sua marca apareça nas redes sociais dele, uma boa dica é enviar, em determinado dia fixo na semana, um prato do seu cardápio para a casa dele.
Essa tática funciona ainda melhor para microinfluenciadores que compartilham seu dia a dia. Dessa maneira, os seguidores começam a esperar para acompanhar o delivery e ver qual a novidade daquele dia, por isso, capriche nos pratos e na maneira como eles serão entregues.
Lembre-se de que é a sua imagem que será compartilhada para todos os seguidores do influencer contratado.
2. Aumente as visualizações e aposte em eventos
Caso o seu influenciador seja maior e mais famoso, aposte na criação de eventos dos quais ele faça parte, lembre-se de que muitas pessoas podem aparecer no seu restaurante na esperança de ter alguns segundos ao lado de alguém que admiram.
É importante que você use o influenciador como garoto ou garota propaganda, o que também pode fazer parte do contrato de parceria entre vocês.
Por isso, espalhe fotos pela cidade e pela sua rede social, não esqueça que ela também é a sua vitrine e que tudo deve ser "repostado''.
3. Use a imagem e o nome do influencer o máximo que puder
Sempre que o seu restaurante estiver em parceria com um influencer, seja ele micro ou macro, faça bom uso do nome e da imagem, para isso, crie posts, publique fotos dele no seu estabelecimento, comendo, bebendo e se divertindo.
Marque o contratado em publicações e fotos e, uma dica para tornar essa parceria ainda mais especial, é criar um prato que leve o nome do influencer e que permaneça por um período no menu.
Assim, a cada cliente que fizer o pedido, você usa do momento para criar conteúdo para a rede social do restaurante, usando o nome e o engajamento que o influencer traz.
Como as estratégias de marketing influenciam?
Contando com o fato de que as pessoas passam mais tempo nas redes sociais do que em qualquer outro meio de comunicação, ter alguém que fale bem e mostre as qualidades do seu restaurante nesse meio é imprescindível para as vendas.
Os influenciadores que fecharem parceria com o seu estabelecimento e falarem dele para o público, certamente farão com que as pessoas queiram visitar o seu local. Além, claro, de permitir que os novos clientes experimentem os pratos e todo o serviço que o seu negócio tem a oferecer e que foi compartilhado por aquela pessoa que ele admira.
Por isso, é preciso que o serviço do influenciador faça mais do que apenas mencionar o nome do seu restaurante, é necessário que fotos sejam compartilhadas, que os pratos sejam fotografados e que o ambiente em si seja mencionado.
Com todas essas informações, os seguidores passam a desejar a mesma experiência, querem frequentar o mesmo local e conferir tudo o que viram, desta vez por fora da telinha do smartphone.
Por que os restaurantes devem usar o marketing de influência?
A liberdade que esse grupo tem com seus seguidores faz com que a autoridade deles com o público seja maior, logo, atraem mais visualizações. Basicamente, o profissional não precisa pedir ao seu público que visite o local, tampouco precisa impor qualquer coisa, basta elogiar, dizer que frequenta e contar sua experiência positiva com o local.
Automaticamente, as pessoas que o acompanham vão desejar frequentar o restaurante, consumir os pratos e as bebidas e vivenciar a mesma experiência.
Ou seja, os restaurantes que usam o marketing de influência aumentam sua clientela, o número de visitantes e conseguem até fidelizar consumidores, que, ao gostar do local e do atendimento, passam a frequentar o estabelecimento com mais frequência.
O público vai conhecer o restaurante e passar a consumir os serviços oferecidos e explicados pelo influenciador, por isso, invista em mostrar tudo o que seu negócio tem para oferecer, desde pratos únicos, bebidas diferentes, ambientação animada, música ao vivo e, claro, as tecnologias e tendências presentes no restaurante.
Uma boa opção é pedir para o influencer fazer um vídeo explicando como usar o cardápio digital do local, caso você possua um, afinal, essa é uma tecnologia que merece ser bem promovida, porque certamente é um diferencial que seu restaurante pode oferecer.
E então, deu para perceber que vale a pena investir em marketing digital para o seu restaurante e colher os resultados que essas estratégias com parcerias proporcionam? Aproveite e use as dicas deste artigo para inovar as mídias sociais e dar um up no marketing do seu restaurante, ganhar destaque, visualizações e novos clientes.
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