11 dicas de marketing para confeitaria comprovadas

Foi aqui que pediram dicas de marketing para confeitaria? Está na mão! Veja 11 ideias válidas de testar por aí e mais orientações importantes!

Compartilhe

Confeiteira fotografando um bolo decorado em sua cozinha de trabalho

Sem definir o público-alvo e a persona, abrir e manter um perfil nas redes sociais e criar a página no Google Meu Negócio você não poderá dizer que está fazendo marketing para a sua confeitaria!

Quem quer ter uma empresa precisa querer que ela seja conhecida também, então, não basta conquistar a freguesia pelo estômago, pela criatividade e pelas grandes ideias: é fundamental contar com o marketing como um aliado; uma forma de chamar a atenção.

Faça um plano de ação consistente seguindo as dicas e ideias deste artigo.

Por que marketing para confeitaria é importante?

A importância do marketing para o ramo da confeitaria vai além das redes sociais atualizadas com publicações bonitas: como a competição neste nicho do foodservice é extremamente acirrada, empreendedores precisam se diferenciar com ideias de confeitaria para se destacar da concorrência, e fazem isso através da propaganda, principalmente.

Sem contar que só quem é visto, é lembrado! Ainda mais em tempos de tantas informações chegando para todo mundo, ao mesmo tempo, através da internet. Aí entra a importância de ações específicas, planejadas e colocadas em prática por você.

Como ter um plano de marketing para confeitaria?

As estratégias de marketing para confeitaria não são diferentes daquelas adotadas para outros segmentos, portanto, qualquer planejamento vai começar na boa e velha pesquisa de mercado. Seu próximo passo será definir metas reais e palpáveis, bem como maneiras de alcançá-las.

Abaixo, estão etapas importantes para seguir!

Aposte no poder da pesquisa de mercado

Observe seus concorrentes diretos e indiretos, o que eles fazem que chama a sua atenção, quais diferenciais eles destacam para os consumidores etc.. Em paralelo, procure por tendências e investigue o que está acontecendo na vida das pessoas: como anda seu poder de compra e sobre o que elas mais gostam de comentar e assim por diante.

Analise o cenário e o público-alvo

A análise de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças é conhecida como “SWOT”, em inglês, ou “FOFA”, em português, e serve para você entender exatamente onde está pisando.

Junto com ela, busque compreender exatamente quem é o público-alvo da sua confeitaria: isso lhe permitirá definir quem você gostaria que comprasse da sua marca, considerando fatores demográficos (idade, gênero e renda), geográficos (localização) e psicográficos (estilo de vida e interesses).

Então, você estará pronto(a) para estabelecer seus objetivos gerais.

Defina metas palpáveis

Todas as estratégias de marketing terão como base uma meta realista, específica e possível de ser alcançada!

Você talvez queira aumentar as vendas da sua confeitaria em até 20% nos próximos seis meses fazendo uma propaganda no rádio ou fidelizar pelo menos 15% mais consumidores no decorrer de um ano através de um programa de fidelidade divulgado online ou num menu digital

Fique à vontade!

Apenas se apegue às duas etapas anteriores do plano de ação para fazer tudo acontecer – e separe iniciativas aplicadas no mundo online daquelas que terão mais validade no offline: melhorar o e-commerce é uma coisa, participar de feiras e eventos é outra!

Crie um cronograma

Descreva as estratégias de marketing da sua confeitaria num cronograma contendo data de início e conclusão, etapas, responsáveis e orçamento e você chegará ao passo final do seu plano de ação.

Com o passar do tempo, adeque cada iniciativa se necessário, sempre levando em conta que empreendedores precisam ser flexíveis em prol da saúde de seus negócios.

E leve em conta a realidade da sua marca e do seu freguês, inclusive adaptando a ela as sugestões deixadas adiante!

11 ideias de marketing para confeitaria

As sugestões abaixo foram testadas e aprovadas por quem mais entende da gestão de bares e restaurantes no Brasil e no mundo. Faça bom proveito.

1. Use sua definição de persona para segmentar anúncios

Uma das várias formas de usar marketing digital para confeitaria é criando anúncios segmentados a partir das suas definições de persona e de público-alvo.

As primeiras vão lhe ajudar a ser bastante específico(a) na hora de tentar alcançar uma galera online, nas redes sociais ou no Google, por exemplo. As segundas são mais amplas, mas podem trazer bastante gente interessada em consumir seus produtos.

Dá uma olhada!

Público-alvo Persona
Mulheres
20 - 50 anos
Formação superior
Classes A e B
Rio de Janeiro, RJ
Júlia 30 anos
Advogada
Renda mensal: R$ 20 mil
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Você já terá usado essas definições para definir o tom de voz da sua marca, assim como a identidade visual e os melhores canais de marketing para marcar presença, então, porque não experimentá-las numa segmentação da sua publicidade?

2. Deixe seu perfil online com a mesma cara da confeitaria

De nada adianta o restaurante ser todo de uma cor, trazer determinadas formas e fontes em sua fachada e em seu cardápio e o perfil do mesmo restaurante nas redes sociais ser completamente diferentes!

A sua identidade visual precisa estar muito bem definida tanto no online quanto no offline porque vai fazer as pessoas lembrarem da confeitaria com muito mais frequência e facilidade. Pense nisso quando for seguir a próxima orientação.

3. Produza conteúdos nas redes sociais

Faça fotos profissionais dos seus produtos, crie artes – mesmo simples! – contendo cores, formas e fontes que remetam à sua marca, grave vídeos descontraídos da equipe trabalhando, ensine receitas, entre na onda das trends do TikTok e assim por diante!

Acima de tudo, faça aquilo que o seu público-alvo vai consumir (além dos doces, claro).

Leia mais artigos aqui do blog da Abrahão para absorver sempre novas ideias e, se precisar de um empurrãozinho extra, teste o uso do ChatGPT para restaurante seguindo as dicas de outro conteúdo escrito pelos nossos especialistas.

4. Crie uma conta no Google Meu Negócio

Faça o seu perfil na plataforma e mantenha atualizadas todas as informações mais importantes sobre a confeitaria:

Peça aos consumidores para deixarem avaliações por lá também, afinal, quem pesquisa por um restaurante e encontra feedbacks 5 estrelas sobre ele tem muito mais chances de escolher frequentá-lo!

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

5. Aposte em campanhas sazonais

Existem épocas do ano em que as pessoas tendem a comprar mais, como o Dia das Mães, a Páscoa, o Dia dos Namorados e o Natal. Essas e outras datas comemorativas podem ser momentos igualmente especiais para você!

Aproveite que os clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência, teste aquelas ideias para a sua confeitaria que estão paradas no papel, crie kits personalizados, lance opções especiais, ofereça combos promocionais e distribua brindes se couber no orçamento.

Divulgue tudo isso, transformando a sazonalidade na sua melhor campanha!

6. Crie um canal no YouTube

Criar um canal no YouTube pode ser uma ótima maneira de alavancar vendas e aumentar o reconhecimento da sua marca através de dicas de confeitaria, receitinhas rápidas, degustações dos seus produtos e até histórias divertidas.

Mas a ideia só faz sentido se o seu público-alvo tiver o hábito de consumir conteúdos na plataforma, tá bom?

Lembre-se de manter o seu perfil sempre completo e atualizado e trocar a foto por uma imagem da sua logomarca, aí, é só trabalhar pelo engajamento e pela retenção.

Aproveite o algoritmo otimizado que descobre facilmente novos interessados na sua publicação, mencione de onde você fala, cite alguns diferenciais a cada novo vídeo e não deixe de fazer convites tentadores antes de se despedir!

E que tal fazer parcerias com gente influente da área?

7. Trabalhe com micro influenciadores

Você não precisa chamar um influenciador digital com 3 milhões de seguidores para falar da sua marca ou experimentar seus produtos: influenciadores menores, mas capazes de conversar de um jeito incrível com gente realmente interessada no que eles têm a dizer, podem ser mais uma excelente estratégia de marketing.

Eles realmente formam opiniões, então, faça uma lista daqueles que mais lhe agradam e cujas visões combinem com as suas, escreva uma mensagem de contato inicial e dispare. Aguarde os retornos! Aos poucos, vá negociando algum tipo de parceria, paga ou com permutas.

8. Tenha um programa de fidelidade sedutor

Seja físico ou digital, um programa de fidelidade para restaurante funciona como estratégia de marketing tanto porque vai virar motivo para posts, panfletos e até para a divulgação boca a boca quanto por causa dos seus efeitos no público-alvo.

Aqui estão três sugestões de ações para confeitaria:

  • frete grátis na quinta-feira para quem tiver feito um pedido na terça;
  • brigadeiro de chocolate belga como brinde para quem fizer pelo menos 5 pedidos em um mês; e
  • 10% de desconto na 10ª compra do mesmo freguês.

Antes de aplicar qualquer uma delas, avalie como anda seu caixa e, cabendo no orçamento, planeje-se! Leve em consideração que a ideia é incentivar os compradores recorrentes a continuarem comprando com periodicidade ainda maior e se sentirem realmente VIPs.

9. Invista no delivery

Mais uma estratégia que funciona como ideia de marketing pela causa e pelo efeito, ou seja, por aumentar as possibilidades de consumo para o freguês, mas por virar um bom tema para propagandas: dê boas-vindas ao delivery.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery de comida registrou, em 2023, um crescimento de cerca de 8% em relação ao ano anterior, alcançando um valor de mercado de R$ 38 bilhões.

Números ainda maiores devem ser observados nos próximos anos, então, bora escolher o melhor cardápio digital para delivery para aproveitar e ainda vender sem ter que pagar taxas aos marketplaces?

Economize no atendimento para oferecer descontos maiores e melhores a quem merecer!

10. Ofereça descontos periódicos

Não tem jeito: o queridinho “desconto” nunca vai deixar de ser estratégia de marketing. Você pode oferecê-lo dentro do cardápio digital da sua confeitaria, em aplicativos de delivery e até no formato físico tradicional, tudo vai depender das necessidades e possibilidades do seu bolso e dos seus clientes.

Alguns exemplos comuns de cupons são:

  • 2 por 1;
  • frete grátis; e
  • -R$ 5 na conta em compras acima de determinado valor.

Ainda não encontrou o que procurava? Fique tranquilo(a)! Você pode se inspirar até em ideias de promoções para pizzaria, adequando as sugestões à venda de doces.

11. Disponibilize um cardápio digital

Os mais modernos cardápios digitais em tablet, por exemplo, trazem como recursos:

  • programação facilitada de dias e horários para ofertas de descontos aos clientes;
  • criação de clubes de fidelidade com apenas alguns cliques;
  • exibição de promoções e propagandas sazonais em destaque; e
  • ofertas de itens complementares ou extras antes de o consumidor finalizar o pedido.

Sem contar que são mais um assunto para fotos e vídeos para as redes sociais, repara só!

 

Não à toa, muitas das dicas que você conheceu no decorrer deste artigo podem ser transformadas em realidade dentro dessa única solução.

Gostou? Aproveita e segue o Instagram da Abrahão para explorar ainda mais funcionalidades e fazer cada vez mais parte do universo menutech.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais