- O que é identidade visual?
- Qual a importância da identidade visual para um restaurante?
- Por que a identidade visual é importante para as hamburguerias?
- Quais elementos fazem parte da identidade visual de um restaurante?
- Como criar uma identidade visual para restaurantes? 5 passos para acertar em cheio
- Como escolher a cor da identidade visual de seu restaurante?
A criação da identidade visual do seu restaurante deve envolver bastante pesquisa – inclusive de mercado –, análise da concorrência, definição da personalidade do negócio, escolha de fontes e cores para o layout completo da marca.
A comunicação visual de um restaurante desempenha um papel fundamental na criação de uma impressão duradoura e atraente para seus clientes, só que ela vai muito além da conhecida “logomarca”, englobando cores, fontes, design de interiores e até mesmo a atmosfera do estabelecimento.
Se você chegou até aqui é porque quer aprender mais sobre tudo isso, certo? Boa notícia: basta seguir a leitura!
O que é identidade visual?
A identidade visual é o conjunto de todos os elementos que podem ser vistos e que representam e diferenciam uma empresa, um produto ou um serviço no mercado. Logomarca, cores, fontes, estilo e design são os elementos que precisam estar em harmonia para criar essa identidade.
Um ótimo exemplo de uma comunicação visual memorável para restaurantes é aquele M amarelo que, só de ver, você já consegue associar a um dos restaurantes de fast food mais famosos do mundo.
Percebe como alguns fatores influenciam o consumo e deixam um registro na memória, muitas vezes mais marcante do que nomes ou palavras? Ser lembrado por uma ou várias dessas características é o que todo(a) empreendedor(a) quer, independentemente do ramo.
Qual a importância da identidade visual para um restaurante?
Uma boa identidade visual cria uma cara única para o seu negócio, que o diferencia da concorrência. Aliada a um serviço de excelência, ela pode levar o seu restaurante a se tornar uma referência; um dos primeiros a serem lembrados quando o assunto é comida.
A maioria dos clientes vêem e avaliam primeiro a marca, geralmente muito antes de provar algum produto e, por conta disso, tudo o que está ligado a ela – e dá para enxergar! – deve transmitir visões e valores, credibilidade e consistência.
Sem contar que a identidade visual é a base do marketing de um negócio, afinal, engloba cores, formas e design que serão aplicados em todo o material promocional, desde as embalagens até as artes para postagens em redes sociais.
Outro ponto importante está na responsabilidade que ela tem de atrair um público-alvo para o seu restaurante: uma marca colorida e cheia de atitude chama muito mais a atenção da galera jovem, já uma identidade visual para atrair clientes mais sofisticados precisa ter elementos elegantes e contidos, sem perder a beleza.
Vale até para hamburguerias, viu?
Por que a identidade visual é importante para as hamburguerias?
Se a marca é uma das primeiras coisas que as pessoas observam antes de consumir em algum lugar, a identidade visual de uma hamburgueria tem sua importância ainda mais destacada, afinal, o nicho é um dos que mais crescem no país, e quem quiser se destacar nele precisa, além de oferecer bons hambúrgueres, conseguir ficar preso na memória da clientela.
Segundo a Hubster, empresa que unifica vários aplicativos de delivery em uma única plataforma, os hambúrgueres figuraram em primeiro lugar entre os lanches mais pedidos no primeiro semestre de 2022. Foram mais de 500 mil por dia!
Isso é sinal de oportunidade de negócio e setor aquecido? Com certeza, mas também de um mercado saturado e de competitividade elevada no qual quem não é visto não é lembrado.
Convencido(a) de que pensar na aparência, especificamente nesse caso, é importante? Então, chegou o momento de conhecer, em detalhes, o que está por dentro desse termo – “identidade visual”. Acompanhe!
Quais elementos fazem parte da identidade visual de um restaurante?
A identidade visual de um restaurante inclui tudo que os seus clientes vão ver e relacionar ao seu negócio, incluindo não só só a marca e o marketing, mas também o ambiente e a fachada. Confira os principais elementos!
- Logomarca: a famosa “logo” é um dos elementos mais importantes da identidade visual de um restaurante. Ela deve ser única, reconhecível e representar a essência dos negócios.
- Cores: as cores têm papel de destaque em todos os outros elementos e devem ser pensadas para fazer sentido com o tipo de food service e refletir a identidade da marca. Nos tópicos a seguir, você entenderá melhor como utilizá-las a seu favor.
- Tipografia: as fontes usadas em menus, sinalizações e materiais de marketing também influenciam na percepção que o seu cliente tem sobre o restaurante. A tipografia, portanto, deve ser legível, adequada ao estilo do estabelecimento e pensada para estar em sintonia com as outras características da identidade.
- Menus: é com eles que seus clientes decidem o que vão consumir e em qual quantidade, por isso, todos devem ser bem projetados e fáceis de ler, ter informações relevantes e refletir o estilo da comida e da experiência gastronômica que o food service oferece.
- Ambiente: a decoração do restaurante, incluindo móveis, iluminação e elementos decorativos, desempenha um papel importante na identidade visual, criando a atmosfera ideal para receber a clientela e transmitindo a personalidade do empreendimento.
- Material promocional: são os cartões de visita, folhetos, panfletos e outros materiais impressos que o restaurante utiliza para promover seus serviços e eventos especiais.
- Embalagens: se o restaurante oferece serviço de delivery e take away, a embalagem dos alimentos também deve fazer parte da identidade, carregando a marca, as fontes e as cores.
- Uniformes: os uniformes dos funcionários do restaurante, como roupas, aventais e bonés, são outros elementos que estão à vista dos clientes e, por isso, devem estar alinhados com o estilo e a imagem do restaurante.
- Materiais digitais: assim como as peças promocionais, o site do restaurante e tudo o que aparece nos perfis nas redes sociais e em outros canais de divulgação online também precisam englobar os fatores estabelecidos a partir da definição de identidade visual.
Você já sabe que ela é fundamental e também onde ela está presente… Só falta aprender como desenvolver a sua!
Como criar uma identidade visual para restaurantes? 5 passos para acertar em cheio
Desenvolver uma identidade visual de excelência vai exigir que você defina a personalidade do seu negócio, analise sua concorrência, considere a legibilidade das fontes, mantenha um padrão – nada de ficar mudando de fonte e cores quando quiser! – e dê atenção máxima às cores que podem servir para o restaurante, inclusive pensando na ciência que as estuda.
Essa tarefa é importante para quem está abrindo um novo estabelecimento, mas também para quem já está no mercado, principalmente porque é muito comum que food services mais antigos optem por revisar sua identidade em algum momento, seja para se manterem atualizados ou realmente mudarem de direção.
1. Analise a concorrência
Ao observar os concorrentes locais, você pode identificar as cores predominantes nos outros food services da sua região.
Não é para seguir o mesmo padrão deles, pelo contrário, essa pesquisa ajuda a entender como você pode diferenciar sua marca e evitar semelhanças que possam confundir os clientes.
Analisar a concorrência também pode fornecer insights valiosos sobre as preferências de cores do seu mercado, fazendo você já eliminar das ideias aquilo que não está funcionando muito bem pra ninguém.
2. Defina a personalidade do seu negócio
Em paralelo com a análise da concorrência, a primeira coisa que você deve decidir é a mensagem que deseja que seu restaurante transmita.
Depois de um bom estudo e planejamento, escolha se quer que o seu estabelecimento seja percebido como um lugar elegante e sofisticado, divertido e descontraído ou acolhedor e caseiro, por exemplo.
Essas são só algumas ideias, mas você pode se inspirar em outros modelos de negócio que admira, pensar no que combina com o seu público-alvo ou mesmo em uma proposta voltada para transformar seu local em um restaurante instagramável.
3. Considere a legibilidade da fonte
Já viu alguma vez aqueles convites chiques de casamento em que os nomes dos noivos são feitos numa fonte fina, cheia de curvas? Lindo demais, mas só porque você já conhece o casal e não precisa entender o que está escrito!
Para o seu negócio, por mais fino e elegante que ele seja, o ideal é escolher uma fonte que seja fácil de ler.
Inclusive, formato e tamanho dos textos entram como os principais itens com os quais você deve tomar cuidado na hora de decidir os elementos de identidade visual para cardápio do restaurante.
É nessas horas que tecnologias como um cardápio digital brilham, já que, além de aumentarem muito o ticket médio, elas permitem uma customização do layout do menu, especificamente, muito maior do que a que é possível no papel.
4. Seja consistente e mantenha um padrão
Depois de escolher a identidade visual, mantenha consistência em sua aplicação em todos os aspectos do seu restaurante, desde a logomarca até os menus, uniformes etc. Não esqueça também de usar sua paleta nos materiais de marketing, nos cartões de visita, site e na própria decoração interna do restaurante.
Vai estampar seu negócio em um outdoor? Use as cores, fontes e a personalidade que foram definidas no seu planejamento, de forma que as pessoas batam o olho na publicidade e já saibam de onde a propaganda vem.
A consistência ajuda a fortalecer o reconhecimento da marca e a transmitir uma imagem profissional e coesa aos clientes.
5. Dê atenção máxima às cores
As cores têm o papel mais importante na identidade visual, já que possuem diferentes significados e podem afetar as emoções e o comportamento das pessoas. O vermelho, por exemplo, é conhecido por estimular o apetite e estar entre as cores que mais dão fome, enquanto o azul pode transmitir confiança e o verde pode sugerir frescor e saúde.
Definir a cor é tão crucial que, aqui embaixo, tem um tópico especial só para falar desse assunto, espia só!
Como escolher a cor da identidade visual de seu restaurante?
As melhores práticas para você decidir os tons dos elementos visuais que vão compor a identidade do seu estabelecimento envolvem: conhecer a psicologia das cores, alinhar os tons ao conceito do restaurante, manter um padrão, testar combinações diferentes e consultar um especialista.
Conheça a psicologia das cores
A psicologia das cores é um campo de estudo que explora como as cores afetam as emoções, percepções e comportamentos das pessoas.
Ela se baseia na ideia de que os tons têm o poder de evocar respostas psicológicas e emocionais, e é frequentemente utilizada em design, marketing, publicidade, moda, terapia e outras áreas para influenciar a maneira como cada ser humano se sente e reage a estímulos visuais.
Sabendo disso, anote quais as cores mais recomendadas para identidade visual de bares e restaurantes, listadas aqui!
- Vermelho: é quente e vibrante, e pode despertar o apetite. É frequentemente usada em restaurantes fast food e em estabelecimentos que desejam criar uma atmosfera energética e estimulante.
- Laranja: é associada à energia e à criatividade. Pode ser uma escolha atraente para restaurantes que desejam transmitir uma sensação de diversão e entusiasmo. Também pode ser usada em marcas que vendem alimentos frescos.
- Amarelo: evoca alegria e otimismo, então, cabe como uma das cores ideais para identidade visual de hamburgueria. No entanto, deve ser usada com moderação, pois, em excesso, pode causar desconforto.
- Verde: frequentemente associado a ingredientes frescos, à natureza e à saúde. É uma escolha popular para restaurantes que servem alimentos orgânicos, saudáveis, vegetarianos ou veganos.
- Azul: sugere tranquilidade e confiança. Embora não seja uma escolha comum para a identidade visual de restaurantes, pode ser apropriada para estabelecimentos que desejam transmitir uma atmosfera calma e sofisticada.
- Branco e outros tons neutros, como cinza e bege: são frequentemente usadas em restaurantes que desejam criar uma imagem sofisticada e elegante.
E nada impede também que você misture mais de uma cor, usando umas como base e outras como tons de destaque, desde que alinhados à proposta do lugar!
Alinhe os tons com o conceito do restaurante
O estilo de comida que você serve, o público-alvo do seu restaurante e a atmosfera que deseja criar têm um certo peso na hora de decidir as cores da sua marca.
Restaurantes de comida brasileira ou de outros países que tenham bastante verde e litoral costumam adotar tons que remetam à natureza para fazer jus aos pratos, enquanto food services voltados à cultura pop não precisam se preocupar se quiserem usar o preto, porque faz muito sentido combiná-lo com branco e muita decoração divertida e alternativa.
Para restaurantes menores e estrelados, o dourado na identidade visual pode ser uma boa ideia, mesmo que em pequenos detalhes, para transmitir aquele charme.
Teste combinações diferentes
Antes de tomar uma decisão final, é uma boa ideia conseguir amostras das cores que você está considerando em forma de tecidos ou tabletes de MDFs e ver como elas ficariam no ambiente do seu restaurante.
A iluminação, por exemplo, pode afetar a forma como as cores são percebidas, fazendo desse um exercício valioso, e contribuindo para que você tenha certeza de que as cores escolhidas harmonizam com o ambiente e a decoração.
Consulte um especialista
Como esse é um assunto delicado e que envolve bastante investimento, é normal se sentir inseguro(a) sobre a escolha das cores. Nesse caso, o caminho mais correto a seguir é contratar um designer – gráfico, para os materiais de divulgação ou de interiores para o espaço físico – ou um consultor de branding para ajudar na decisão.
Profissionais especializados têm experiência em criar identidades visuais eficazes e vão traduzir a personalidade do seu restaurante nas cores e fontes certas sem esquecer de nenhum detalhe, criando um manual de identidade visual do restaurante que será seguido à risca por você e sua equipe.
Ficou pronto o manual de identidade visual da sua marca já? Não? Então, mãos à obra! As informações que você precisa já estão no papo, agora, é só colocar em prática. Sucesso!
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