Diante da enorme indústria de restaurantes, pode ser um pouco mais difícil para que estabelecimentos pequenos destaquem-se e alcancem o sucesso almejado.
Por isso, é importante que as ideias para restaurantes pequenos consigam demonstrar o diferencial, desde o início, pensando, principalmente, nas prioridades do negócio.
A princípio, trabalhar com um restaurante pequeno pode ser desanimador, dado o alto custo e pouco retorno inicial. Porém, com as estratégias certas e fazendo um bom trabalho, todo o investimento irá recompensar.
No começo, alguns dos pontos positivos do negócio são, por exemplo, a economia com aluguel e a fidelidade dos clientes que buscam algo mais tranquilo e acolhedor.
Pensar no conceito
Ainda que o estabelecimento seja pequeno, quando oferece um conceito interessante e atrativo, certamente conquistará clientela.
Os conceitos podem variar entre casual, fast food, café, bistrô, familiar, etc. Para definir com o que você quer trabalhar, é necessário ter em mente algumas informações básicas, como:
- Qual o público alvo;
- Qual a faixa de preço;
- Qual o estilo de comida a ser servido.
Claro que você pode levar em consideração muitos outros aspectos, tal como a formalidade do local, por exemplo. Mas esses três elementos já conseguem ser suficientes para ditar o melhor conceito a ser trabalhado no seu restaurante.
Focar na decoração
Dentre as ideias para restaurantes pequenos, a decoração precisa ser contemplada, logo de início. Ela sempre vai apontar o diferencial - na verdade, ela é importante independentemente do tamanho do seu estabelecimento.
A experiência do cliente em um restaurante sempre terá como foco principal a comida, mas a organização e decoração do espaço faz toda a diferença na satisfação geral do consumidor.
Assim, se o conceito do seu restaurante é casual e familiar e você serve comida italiana, por exemplo, pense em uma decoração que remeta a esse país e a essa atmosfera.
E como fazer isso?
Algumas opções para esse estilo são:
- usar mesas de 4 ou mais lugares;
- móveis em madeira;
- iluminação não muito clara e mais aconchegante;
- usar itens que tragam imagens dos produtos italianos (pães, vinhos, tomate, etc.)
Claramente, esses itens vão variar de acordo com o conceito escolhido. A lista acima foi baseada no exemplo do conceito casual+familiar+italiano.
Além destes itens, a “decoração” do cardápio também é um fator a se considerar. Um bom design não é apenas visualmente bonito, mas também apelativo para o cliente, de maneira a aumentar o ticket médio do seu negócio.
Alguns truques de cardápio bastante utilizados para esse fim são bastante simples:
- Usar imagens de alta qualidade, bem produzidas e realistas;
- Usar cores: laranja e vermelho costumam ser bastante associadas à fome;
- Descrições chamativas.
Realizar promoções especiais
Quando restaurantes pequenos querem trazer algo diferente e atrair mais clientes, as promoções serão a chave para abrir essa porta. E, se você já possui algum conhecimento no ramo alimentício, já deve saber que há inúmeras maneiras de fazer promoções em restaurantes, certo?
Algumas ideias para restaurantes pequenos bastante legais são, por exemplo, levar um amigo e ganhar desconto ou fazer divulgação em mídias sociais e ganhar um brinde.
Ainda existe a possibilidade de tentar algo um pouco mais ousado, como fechar o salão para um grupo de pessoas - um evento particular, uma festa, ou algo do tipo - e ganhar alguma porção especial, um rodízio de pratos ou de bebidas, dependendo do tipo de culinária com a qual trabalha.
Promover noites temáticas
Da mesma maneira que usar promoções, as noites temáticas são um grande atrativo, principalmente para os jovens adultos que curtem sair de casa em busca de algo diferente, para se divertir, ao invés de apenas fazer uma refeição.
As noites temáticas podem ser uma game night, com um trivia quiz, por exemplo - já que esses quizzes permitem questões gerais ou específicas.
Além disso, disponibilizar jogos de mesa/tabuleiro, sem necessariamente fazer um evento, também é um diferencial interessante para quem busca uma noite tranquila fora de casa. Os clientes ficam entretidos, permanecem mais tempo dentro do restaurante e acabam consumindo mais - sem contar na lealdade do consumidor, que continuará voltando para jogar mais vezes!
Fazer uso de tecnologias
Claramente, o uso de tecnologias dentro de restaurantes já vem sendo utilizado há algum tempo. Porém, restaurantes pequenos costumam deixar passar essa oportunidade por acharem que o investimento não vale a pena.
Mas acredite: sempre vale!
Adequar o espaço ao cardápio digital fará o seu restaurante conquistar grande sucesso, pois os clientes adoram locais que inovam e, na era da internet, restaurantes que disponibilizam wi-fi, por exemplo, são os mais procurados pelo público.
Oferecer um serviço self service
Dentre as ideias para montar um restaurante pequeno, não podia deixar de lado a sugestão de um estabelecimento self service.
Isso pode ajudar, da mesma maneira como o cardápio digital conseguiria, pois há diminuição de custos com funcionários.
Além disso, quando o cliente tem essa interação com o restaurante, ainda mais em se tratando de um de pequeno porte, o local se torna bem mais acolhedor e confortável.
Trabalhar com delivery
O delivery, ou seja, o serviço de entrega de refeições em casa, é uma boa maneira de começar a trabalhar com um restaurante.
Isso dá bastante visibilidade ao local e fornece um lucro extra para o estabelecimento. Com tantos aplicativos de delivery disponíveis, atualmente, fica até fácil de trabalhar nesse ramo, sem precisar fazer altos investimentos.
As ideias de restaurante pequeno são simples e, de maneira geral, bastante acessíveis para quem quer tornar o negócio um pouco mais visível e atraente ao público.
Basta realizar um bom planejamento e considerar o orçamento, para avaliar quais as melhores possibilidades e custo benefício para o seu restaurante.
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