Atualmente, tornou-se muito comum vermos restaurantes japoneses no Brasil e, justamente por isso, está cada vez mais difícil encontrar um diferencial para tornar o seu próprio negócio único e mais atrativo.
Um dos fatores que ajudam a tornar seu restaurante um sucesso é aquele detalhe que faz se destacar entre a concorrência. Tente pensar como um cliente e pergunte-se por que você iria até o seu estabelecimento? O que garante que o cliente vai se interessar e se tornar um consumidor frequente?
Uma das coisas que contribui para a febre desses restaurantes também é a preocupação em comer mais saudável e fazer refeições mais leves, característica em que a culinária japonesa se encaixa muito bem.
Esse estilo de comida, além disso, tem sofrido modificações para se adaptar ao Brasil por dois motivos: primeiro porque muitos dos ingredientes usados no Japão não são facilmente encontrados aqui no país e, se fossem importados de fora perderiam o que torna a culinária japonesa peculiar: o uso de ingredientes frescos.
Depois, o segundo motivo é para se adaptar e agradar o paladar brasileiro. Então, para conseguir criar um local atrativo e diferente, que conquiste o público frequentador, você vai precisar de algumas ideias para restaurante japonês bastante inovadoras.
A combinação da sua vontade e criatividade irão, com certeza, ser um ponto chave para fazer o negócio chegar ao próximo nível e se destacar entre tantos outros estabelecimentos nesse estilo oriental que vemos hoje.
Importante manter em mente: mesmo que você tenha lançado um negócio de sucesso, não fique parado, pois a qualquer momento novos restaurantes podem surgir e roubar a cena. Por isso, continue sempre estudando novas maneiras de manter-se em destaque perante a multidão, seja pela decoração, pelo cardápio ou pelo atendimento.
Para isso, confira a seguir algumas dicas de como inovar seu restaurante japonês!
1. Pratos diferentes
Claramente, a culinária japonesa, por si só, já é um conjunto de pratos diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Mas, ainda assim, os restaurantes daqui costumam investir apenas em sushis e sashimis enquanto existem muitos outros pratos que podem fazer grande sucesso agradando o paladar brasileiro.
Algumas opções são o shabu shabu, contando com carnes e verduras cozidos e o sukiyaki, sendo uma mistura de carnes, legumes e macarrão assados.
Além disso, o que também traz um diferencial legal para o restaurante é o empratamento. Usar louças diferentes e únicas irá trazer uma boa vantagem a seu favor: os clientes adoram tirar fotos e postar na redes sociais - o que também já abre uma brecha para um bom marketing digital.
2. Sobremesas típicas
Além de pratos diferenciados, aposte em fornecer sobremesas típicas do Japão. São poucos os restaurantes japoneses que têm essa opção e muitas pessoas nem sabem quais são essas sobremesas. Dentre as opções disponíveis, você pode adicionar ao seu cardápio:
- Sorvete de chá verde;
- Taiyaki;
- Doce de feijão azuki;
- Crepe japonês;
- Anmitsu;
- Dorayaki;
- Wagashi.
Teste algumas receitas com a cozinha do seu restaurante - ou considere contratar alguém especializado para esse propósito - e veja quais seriam de mais agrado aos seus clientes. Você pode fazer uma noite de degustações para os clientes provarem e escolherem as favoritas para serem mantidas no cardápio.
Ou, ainda, você pode adicionar as sobremesas por tempo limitado no cardápio e ver quais têm mais sucesso de venda através de um sistema para restaurantes, assim, será fácil perceber quais devem ser mantidas efetivamente.
3. Estilo de servir
Tradicionalmente, os restaurantes japoneses não trabalham com rodízios e combinados, mas na adaptação ao público brasileiro, esses estilos se tornaram bastante populares. Além deles, opções de à la carte e buffet (tanto livre quanto por quilo) são bastante lucrativos para quem está administrando um restaurante japonês.
Outra opção que está surgindo nas capitais e, inclusive, já é bastante popular no exterior é a esteira automática. Trata-se de uma estrutura onde não são necessários garçons e atendentes, a esteira passa em meio às mesas dos clientes e eles pegam as opções de sushi, sashimi, entre outros que o restaurante oferecer.
O que não for escolhido, retorna à cozinha na mesma esteira. Para evitar desperdícios, alguns restaurantes usam o sistema de cardápio digital, onde o cliente escolhe a sequência que quer receber na esteira
4. Decoração do restaurante
Não há dúvidas de que a decoração de um restaurante é extremamente importante, tanto para compor o clima do estabelecimento quanto para se diferenciar dos demais restaurantes orientais da sua região. Invista em iluminação, papel de parede, obras de arte, tanques ou aquários e fontes de água corrente.
5. Réplicas em cera
Além das ideias de decoração acima, as réplicas em cera dos pratos servidos na casa serão ótimas para atrair os clientes para dentro do restaurante. Colocá-los na vitrine do estabelecimento é uma maneira de decorar e chamar a atenção do cliente para os produtos que você oferece.
6. Contratações corretas
Quando se trata de um restaurante japonês, não basta ter uma boa equipe de atendimento - apesar de esse fator ser extremamente importante, é necessário também ter chefes especializados na arte da culinária japonesa.
Isso porque esse estilo de comida exige muita técnica e habilidade para ser produzido, por isso, contratar um sushiman experiente ou, pelo menos, um bem treinado - que já tenha feito cursos - é o ideal.
Além disso, lidando com esse tipo de restaurante, você pode pensar em um sistema de produção para um restaurante japonês, estilo linha de montagem. Por exemplo, uma pessoa ou equipe específica para montar temakis, outra para sashimis, outra para pratos quentes, etc.
7. Observar restaurantes competidores
Uma das melhores maneiras de saber se você está se diferenciando dos demais restaurantes japoneses é observando os seus competidores. Visite e conheça os outros estabelecimentos desse estilo que são próximos ao seu e faça breves anotações para comparar com o seu próprio negócio. Considere detalhes como:
- O público-alvo do restaurante (se jovens, adultos, famílias, casais, etc.);
- Média de preços;
- Pratos servidos;
- Bebidas oferecidas;
- Quais pratos saem mais (se possível).
8. Apostar na tecnologia
Uma estratégia infalível para atrair clientes para o seu restaurante é fazer uso de tecnologias. Oferecer wi-fi gratuito para clientes é essencial hoje em dia, mas ainda mais do que isso, invista em tecnologias de autoatendimento - como o totem de autoatendimento ou o cardápio digital.
Estas são vantagem tanto para o cliente - que não precisa esperar para ser atendido - quanto para o restaurante, que acaba tendo um aumento na lucratividade do negócio.
Outro benefício que essas soluções tecnológicas podem oferecer é a descrição mais detalhada dos pratos típicos, o que é ótimo para quem não está tão familiarizado com a culinária japonesa.
Além de manter um histórico de consumação dos clientes, que ajudam a fazer ofertas mais certeiras a cada vez que ele volta ao restaurante.
9. Investir em marketing digital
Cada vez mais os restaurantes estão utilizando os meios digitais para divulgar seus serviços. As redes sociais são o caminho ideal, principalmente se o público-alvo do seu restaurante for jovens adultos. Algumas estratégias para ter um bom alcance e visibilidade para chamar clientes através do marketing digital são:
- O público alvo do restaurante (se jovens, adultos, famílias, casais, etc.);
- Média de preços;
- Pratos servidos;
- Bebidas oferecidas;
- Quais pratos saem mais (se possível).
- Perceber quais os elementos que os clientes mais gostam no local e trabalhar na divulgação deles;
- Fazer breves vídeos entrevistando chefes de cozinha, sushiman, dono do restaurante, etc.;
- Um tour pelo restaurante, mostrando elementos marcantes do estabelecimento que valem a pena a visita para conferir ao vivo;
- Realizar pesquisas de satisfação online (o Instagram é uma ótima plataforma que oferece a opção de enquetes nos stories, bastante práticas e divertidas de participar);
- Compartilhamento de receitas da casa;
- Criação de hashtags que podem ser usadas para ganhar descontos e prêmios se postadas nas redes sociais;
- Utilize um pouco de humor nas postagens, um bom perfil de rede social precisa de três coisas: educar, interagir e divertir.
10. Divulgar a cultura japonesa
Nessa onda de fazer marketing digital, você pode aproveitar para fazer postagens voltadas à cultura japonesa. Contar breves histórias sobre coisas típicas do país, ensinar algumas palavras relacionada a refeições (como "bom apetite" antes da refeição, "saúde" para fazer um brinde, entre outros).
Essa parte se encaixa muito bem no que mencionamos antes sobre usar o perfil social para educar os clientes. São muitas ideias para restaurante japonês que conseguem trazer diferencial ao seu estabelecimento.
Basta entender como funciona o seu negócio, quem é o seu público-alvo, quais pratos são mais vendidos, quais são os espaços mais frequentados dentro do restaurante, etc. Ao obter essas informações, você saberá quais as melhores ideias que encaixam nos seus objetivos!
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