As ideias para promoção de delivery precisam ser criativas e vantajosas aos clientes. Você pode fazer sorteios, oferecer combos com desconto, criar promoções relâmpago, dar descontos no cardápio infantil e até mandar cupons surpresa.
Mesmo com a volta das atividades presenciais, o setor de entrega de comidas não ficou para trás. É o que diz a Visa Consulting & Analytics (VCA).
Comparando o gasto com serviços de fast food entre o início de 2021 e o início de 2022, a conclusão foi que o volume de pedidos por delivery continuou forte, com tendência de se manter assim no futuro.
O seu restaurante ainda está começando a explorar esse setor? Então, você vai contar com a melhor ajuda possível: a nossa! Confira, neste artigo, como alavancar seu serviço de entrega com as melhores ideias de promoção de comida para delivery.
Como divulgar seu delivery?
Os melhores caminhos para uma boa divulgação de delivery incluem estar presente nas redes sociais, criar uma boa mensagem de inauguração, fornecer todas as informações importantes, utilizar as mídias pagas e saber o que escrever na hora da divulgação.
Não esqueça de ser sempre honesto sobre o que está oferecendo e nunca tentar enganar os seus clientes.
Também é importante estar sempre em sintonia com quem cuida do estoque do restaurante, para não correr o risco de fazer uma promoção de algo que você tem em pouca quantidade ou ainda vai demorar para vencer.
Marque presença nas redes sociais
Hoje, as redes sociais são o meio de comunicação mais direto e eficaz com o público dos food services. Praticamente todo mundo utiliza alguma ou várias delas, seja Instagram, Facebook, TikTok ou Twitter.
Saber como fazer a divulgação do seu restaurante nas redes é imprescindível para a clientela lembrar do seu food service na hora de pedir uma comida gostosa. Com bônus se a rede social em que você marca presença for focada em fotos e vídeos!
O “Insta”, por exemplo, é o lugar ideal para divulgar itens do cardápio, promoções e outras informações para alcançar um público mais jovem, assim como o Twitter e o TikTok, enquanto o “Face” é perfeito para alcançar gerações mais maduras.
Faça uma mensagem de inauguração de delivery
Se você está abrindo um food service ou já é dono(a) de restaurante, mas vai começar a oferecer o serviço de delivery, precisa criar uma mensagem de inauguração. Temos alguns exemplos para inspirar sua criatividade:
“Agora, você pode desfrutar do nosso delicioso cardápio sem sair de casa! Estamos animados em anunciar que começamos a oferecer entregas para nossos clientes. Faça seu pedido hoje mesmo!” “Você pediu e nós ouvimos! Nosso delivery está pronto para levar tudo o que oferecemos de melhor até você. Delicie-se com nosso cardápio sem sair de casa. Peça agora!” “Não importa onde você esteja, nós estamos aqui para trazer o sabor da nossa cozinha até você. Agora, contamos com serviço de delivery! Faça seu pedido e experimente o melhor da nossa culinária sem sair de casa.” |
Acrescente à receita da mensagem perfeita alguns pontos fortes do seu estabelecimento e pode ter certeza: vai ser bem difícil o cliente resistir a um convite desses para consumir via delivery!
Forneça todas as informações importantes
A falta de informações na hora de buscar um serviço não é um problema exclusivo do setor gastronômico, mas é um grande empecilho que pode fazer seu consumidor pedir da concorrência.
Imagine o seguinte cenário: uma pessoa passa de ônibus ou de carro na frente do seu restaurante e só consegue anotar o nome.
Aí, ela decide procurar na internet para saber mais e descobre que aquele lugar que viu não está cadastrado no Google ou não disponibiliza online seu horário de funcionamento, nem cardápio, nem quaisquer outras informações.
Nesse caso, há uma grande chance de essa pessoa não se tornar cliente, já que ela não vai voltar ao local físico pelo qual passou só para anotar o número e perguntar o que vende por ali. É por esse tipo de inconveniência que muitos restaurantes acabam deixando de lucrar.
Como sabemos que você não quer que situações assim aconteçam, fique sempre atento(a) em relação às informações que estão disponíveis nas redes sociais, atualizando-as sempre que for necessário.
Utilize as mídias pagas
As mídias pagas são uma forma de se fazer publicidade online em que as empresas pagam para publicar anúncios em sites e redes sociais. Todas as redes, incluindo também o Google e sites de notícias, possuem abas que permitem aos empreendedores contratar esse tipo de serviço.
As propagandas podem aparecer antes de vídeos, nas legendas de posts e também em banners de sites. Você com certeza já viu várias delas por aí.
Normalmente, as campanhas pagas são facilmente configuráveis e apresentam opções bastante flexíveis em valores e no que oferecem, então, nem sempre é preciso de um grande investimento para colocar esse tipo de publicidade no ar.
Apesar disso, contratar uma pessoa especializada no nicho de marketing digital para produzir esse tipo de publicidade para você vai fazer com que cada real investido tenha um retorno ainda maior. Considere a possibilidade!
O que escrever para promoção de delivery?
A criatividade é a parte mais importante na hora de fazer os posts e chamar atenção do público para o seu serviço de entrega. Vamos ajudar você com alguns exemplos:
“Bateu a fome? Só hoje, o Combo Clássico (hambúrguer + refrigerante lata + fritas) está com 20% de desconto!” “Sextou aí? Aqui, já! No seu pedido de 2 pizzas médias ou mais, você ganha um refrigerante de 2 L! Não vai perder, né?” “Sem ideia do que cozinhar? Então deixa por nossa conta! Peça agora nosso delivery e ganhe R$ 15 de desconto na sua primeira compra!” |
Além do conteúdo escrito, a imagem que será utilizada como fundo ajuda no destaque: investir em fotos profissionais para postar nas redes sociais pode deixar os seus posts muito mais atrativos e, de quebra, você ainda consegue usar as mesmas imagens no menu do seu restaurante.
Agora que você já sabe o básico para divulgar seu delivery com eficiência garantida, que tal algumas ideias de promoções? Acompanhe!
13 ideias de promoção para tornar seu delivery um sucesso
O seu delivery pode se sair muito bem com as promoções certas, que despertem a curiosidade e a vontade dos seus clientes de pedir. As melhores nesse sentido são:
- cortesia em pedidos grandes;
- sorteios;
- combos com desconto;
- ofertas diárias;
- código promocional para novos clientes;
- entrega grátis;
- descontos no ínicio da semana;
- fazer parceria com empresas;
- cartão fidelidade;
- promoções relâmpago;
- descontos focados no cardápio infantil;
- produtos em dobro; e
- cupons surpresa no delivery.
Ficou curioso(a)? Pois não fique! Explicamos cada uma delas aqui embaixo.
1. Cortesia em pedidos grandes
Aí vai uma ótima maneira de atrair clientes: enviar produtos de cortesia em pedidos acima de um certo valor. Um exemplo é “Pedindo acima de R$ 100, você ganha um refrigerante 2 L!”.
A parte boa desse tipo de promoção é que você pode ir aumentando o valor e a cortesia, adicionando uma sobremesa a partir de R$ 200 em pedidos, uma pizza extra a partir de R$ 300 e assim por diante, sempre incentivando compras maiores.
2. Sorteios
Fazer sorteios com frequência para seus clientes pode ser um jeito eficaz de fazer com que eles peçam sempre. A dica é sempre mudar o que vai ser sorteado e não esquecer de aproveitar as datas comemorativas.
Você pode anunciar, na semana anterior ao dia dos namorados, um sorteio de jantar à luz de velas por delivery!
Dessa forma, todos que pedirem comida naquela semana concorrem a um combo de produtos que serão entregues na noite de 12 de junho, com direito a um jantar completo (não esqueça de enviar um vinho e as velas!).
3. Combos com desconto
Oferecer combos promocionais = estratégia certeira para delivery. O combo clássico costuma incluir lanche + bebida + porção de acompanhamento e pode estar sempre disponível no seu cardápio, mas que tal inovar um pouco?
Ofereça combos para casais, grupos de amigos e para família inteira, sempre tomando cuidado de realmente proporcionar uma vantagem para o cliente.
Se um cachorro-quente custa R$ 15 e o refrigerante R$ 5, um combo com os dois não pode custar R$ 20, já que é o mesmo preço que representa o total se os itens fossem comprados separadamente.
4. Ofertas diárias
Ter produtos que entram em promoção em um dia específico da semana é uma excelente maneira de manter seu serviço de entrega sempre movimentado.
Escolha um lanche ou combo para cada dia e ofereça um pequeno desconto quando ele for pedido, por exemplo: “Segunda da pizza de quatro queijos com R$ 10 de desconto!”. Funciona mesmo.
Você pode também fazer um mix com mais produtos, unindo duas ofertas em uma.
Não esqueça de alinhar essa estratégia com a gestão de compras para o delivery estar preparado ao receber um número de pedidos maior para o produto na promoção. Nada pior que dizer para um cliente que o “estoque acabou”.
Além disso, todas as promoções precisam ser analisadas com cuidado para não acabarem gerando um prejuízo. Os custos devem ser colocados na ponta do lápis antes de você divulgar qualquer desconto!
5. Código promocional para novos clientes
Essa é outra estratégia muito eficaz, principalmente para quem está abrindo um novo negócio ou expandindo em uma nova cidade.
Oferecer um desconto ou brinde na primeira compra vai imediatamente chamar atenção de quem ainda não conhece seu restaurante e aumentar bastante a chance de o pedido acontecer, então, capriche.
A primeira experiência conta demais para o cliente: ofereça um bom desconto e tenha certeza da qualidade do lanche que você está servindo – é bem provável que quem pede uma vez e gosta, vá pedir sempre.
6. Entrega grátis
O valor da entrega é provavelmente um dos pontos mais delicados do delivery. Muitos restaurantes conseguem não cobrar do cliente, mas nem sempre é o caso.
Se oferecer a entrega grátis de todos os pedidos ainda não cabe no seu orçamento, talvez você consiga dar um desconto em compras maiores ou em certos dias da semana.
O importante é tentar transformar algo ruim em uma vantagem para quem está pedindo, sempre com o cuidado de gerar lucro para o seu negócio.
7. Descontos no ínicio da semana
As segundas, terças e quartas-feiras são, normalmente, os dias de menor movimento nos food services e justamente por isso muitos restaurantes optam por nem abrir nesses dias.
Com uma boa promoção, você pode aproveitar o fato de seus concorrentes estarem fechados e lucrar até mais do que nos finais de semana, convidando as pessoas para conhecerem as ofertas irresistíveis do início da semana!
8. Descontos para pedidos em grupo
O que você acha de pensar em vantagens exclusivas para os colaboradores das empresas que funcionam perto do seu delivery? Dá super certo principalmente para quem faz entrega de marmitas, já que muitos funcionários acabam almoçando no trabalho.
Eis o plano: entre em contato com a administração dos escritórios e empreendimentos próximos oferecendo um convênio e dando um desconto para os colaboradores que comprarem no seu estabelecimento. Veja como divulgar isso também.
9. Cartão fidelidade para delivery
Um bom sistema de fidelidade acaba fazendo muita diferença na hora de a clientela escolher onde pedir. Você pode apostar em algo simples, como enviar cupons junto com os pedidos e, quando seu cliente juntar uma certa quantidade deles, conseguirá trocá-los por um brinde.
Também existe a possibilidade de utilizar aplicativos específicos para esse fim, que cadastram e fazem o controle das entregas, tudo de forma digital.
O importante é ser criativo e oferecer vantagens reais e interessantes, que demonstram seu carinho e cuidado com os fregueses. Não custa repetir, né?
10. “Promoções relâmpago” nas redes sociais
Já falamos da importância das redes sociais para a divulgação do seu negócio e destacamos que as ofertas que citamos aqui precisam ser divulgadas aos seus clientes por lá.
A ideia das promoções relâmpago pode ser facilmente aplicada ao dia a dia do delivery com a criação de um post mais ou menos assim: “Hambúrguer de costela com 20% de desconto só hoje e só para pedidos feitos até às 19h!”
Quem vê isso nos stories do Instagram ou no feed do Facebook não só tem grandes chances de pedir, como provavelmente também vai compartilhar com os amigos, ou seja, mais lucro para você!
11. Descontos focados no cardápio infantil
Ter um cardápio focado nas crianças é, por si só, um diferencial. Ele pode trazer a alternativa massa + bifinho, hambúrgueres, pizzas e outros pratos mais caseiros ou lanches em um tamanho menor, com ingredientes selecionados, saudáveis e fáceis de serem aceitos pela garotada.
Você pode dar um desconto quando os itens do cardápio infantil forem pedidos em conjunto com outros itens do menu.
Dependendo do tamanho do pedido, pode até valer a pena mandar o prato kids de brinde. Qual pai ou mãe não vai adorar ver seu filho bem alimentado, feliz e, acima de tudo, de graça?
12. Produtos em dobro
Essa é uma forma de promoção muito comum em bares, que oferecem bebida em dobro – normalmente chopp ou caipirinha –, mas não quer dizer que ela não funcione com outros tipos de food services.
O segredo é pensar em um item do seu cardápio que não está saindo muito ou que talvez tenha muito estoque acumulado ou feito com ingredientes perto do vencimento.
Você vai utilizar insumos que talvez não fossem utilizados dentro de alguns dias e precisariam ser descartados, transformando desperdício em lucro!
13. Cupons surpresa no delivery
O ritual de pedir comida em casa sempre passa pela parte de abrir o pacote com a entrega. Imagine a surpresa boa que é fazer isso e encontrar um cupom dando desconto para a próxima compra? Prepare um bilhete para colocar junto e deixar a sua marca no coração do consumidor!
Como fazer bilhete para os clientes de delivery?
Crie uma arte que tenha a cara do seu negócio, escreva uma mensagem bonita – de preferência à mão – e coloque dentro de alguns pacotes aleatoriamente.
A imagem pode ser criada através de ferramentas gratuitas e fáceis de usar, como o Canva, que ganhou o coração dos internautas. Por lá, você encontra até mesmo modelos para se inspirar!
Não esqueça de optar por uma fonte bem legível: deixa de lado aquela letra emendada que ficaria belíssima em uma tatuagem (quem sabe), mas que pode ser péssima para divulgar uma marca que não combina com o estilo.
Por questões de legibilidade, o ideal é usar letras garrafais ou em negrito, nunca muito finas, para que o consumidor identifique logo de cara a mensagem a ser passada – mas também não precisa ser agressivo colocando tudo em caps lock, viu?
Você provavelmente vai receber outro pedido do mesmo cliente em poucos dias e ainda conquistar o coração e a fidelidade dele. Muitos consumidores, inclusive, vão postar nas redes sociais o “mimo” que ganharam, fazendo publicidade gratuita para você.
Gostou das dicas? Então, não perca tempo e coloque elas em prática! Para fazer isso, é fundamental contar com a ajuda de uma plataforma de delivery, que agiliza todo o processo do pedido até a entrega. Bons negócios!
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