O setor alimentício tem crescido cada vez mais no últimos anos, e para se destacar perante outras hamburguerias, é fundamental pesquisar por ideias que possam atrair e fidelizar a clientela.
Afinal, todo empreendedor busca por um faturamento a longo prazo, que mantenha o controle financeiro em uma linha reta, sem sufocos mensais, não é mesmo?
E para isso é necessário um conjunto de estratégias que possam aumentar a lucratividade de maneira constante — e, de preferência, sem dificuldades.
Para começar a organizar suas ideias em prol do crescimento da sua hamburgueira, tenha em mente primeiro que, para atrair clientes, é preciso cuidar do seu estabelecimento como um todo.
O fato de vender o melhor hambúrguer da cidade pode não ser o suficiente para conquistar o consumidor certo.
Atrair o público certo vai além do cardápio exemplar e do atendimento de excelência, é preciso pensar na visibilidade do seu negócio, na forma como ele é visto pelo seu público-alvo, que precisa ser definido para que você possa atraí-lo e fidelizá-lo.
1. Decoração para hamburgueria
Pense sempre no ambiente do seu estabelecimento: ele é fundamental para conquistar novos consumidores, que muitas vezes não estão com fome ou em busca de um hambúrguer — mas que, ao passar pela frente do estabelecimento, ficam encantados com o lugar e acabam entrando para consumir.
Além disso, uma hamburgueria atrativa faz com que muitas pessoas compartilhem fotos entre amigos, com a intenção de indicar o lugar, o que acaba atraindo e aumentando o seu público.
Busque investir em decorações diferenciadas e até mesmo temáticas, com a qual os produtos façam parte da decoração como um todo, utilizando nomes diferentes para cada hambúrguer e drink, por exemplo.
Você pode fazer com que tudo dentro do estabelecimento siga uma mesma linha temática. Por exemplo, caso você goste de rock, hambúrguer, moto e estilo retrô, a sua hamburgueria pode seguir nesse estilo.
Por último, lembre-se de que a limpeza e higiene do local também fazem parte da decoração e da qualidade do ambiente de modo que, para que sua hamburgueria seja convidativa, é bem importante manter o local sempre limpo, arejado e bem iluminado.
2. Cardápio para hamburgueria
O cardápio funciona como o carro chefe do seu estabelecimento e, depois da importância do ambiente, a forma como o cardápio é apresentado faz muita diferença.
Um cardápio impresso, desatualizado ou com o papel sujo, causa uma impressão bem ruim para o freguês, que pode até mesmo desistir de fazer o pedido.
É preciso oferecer um cardápio atualizado, que possua fotos reais dos hambúrgueres oferecidos, com ingredientes e preços bem destacados, facilitando a compreensão do consumidor sobre os produtos.
Fica ainda melhor quando o cardápio apresenta as promoções da casa, os combos e as ofertas para aquele dia ou semana, facilitando e persuadindo de maneira orgânica o cliente a adquirir o produto que mais o agrada.
Para manter o seu cardápio em perfeitas condições, invista em um cardápio digital, com o qual será possível manter os produtos e os preços sempre atualizados, conseguindo organizar e cadastrar as promoções com frequência.
Além disso, oferecer um cardápio digital na mesa para pedidos permite maior liberdade de escolha ao cliente, que possui o controle dos seus pedidos, consumindo algo sempre que quiser, sem a necessidade de esperar por um garçom.
Por último, o tablet auxilia a cozinha com a preparação dos pedidos, anulando os erros cometidos por anotações ilegíveis ou registradas de maneira incorreta.
3. Novidades gastronômicas
Procure trazer inovações da gastronomia para a sua hamburgueria, afinal, experimentar algo novo é sempre uma ótima experiência.
Ofereça opções diferentes de hambúrgueres e permita que o freguês escolha o molho que acompanha, tenha opções variadas de batatas fritas e de outros acompanhamentos.
Lembre-se que a palavra-chave é inovação!
Saladas, batatas, molhos, petiscos, cebolas empanadas, bacon: não importa o ingrediente, mas a forma como eles são servidos, apresentados e oferecidos.
Os hambúrgueres clássicos devem ser valorizados e apresentados no cardápio, mas busque inovar nas apresentações, use a criatividade ao seu favor, faça combinações diferenciadas e use toda a originalidade da sua hamburgueria para criar novos produtos e cativar seus consumidores.
4. Inovações
E falando em inovação, ela não está presente somente nas receitas. É essencial trazer produtos de qualidade para o seu estabelecimento e, além disso, ele deve ser moderno, para que cause a sensação de surpresa e de encantamento ao seu cliente.
Um ótimo aspecto para inovar é nas embalagens para hambúrguer, sejam elas de take out ou para o cliente poder levar para a casa aquela parte que sobrou do pedido.
As embalagens “to go”, ou seja, para levar o lanche para casa, devem ser firmes e resistentes, proporcionando uma organização do lanche, do acompanhamento e dos molhos para casa.
Lembrando que as embalagens, podem ser usadas para sistema de delivery, caso sua hamburgueria ofereça esse serviço, pois a maneira como o hambúrguer chega até a casa do comprador é muito importante para fidelizá-lo.
5. Marketing para hamburgueria
É preciso ser visto para ser lembrado. Por isso a importância do marketing digital em hamburguerias faz toda a diferença na hora de atrair o público.
Lembre-se de que permitir acesso a internet ao consumidores também é uma ação de marketing, uma vez que os próprios consumidores procuram bater fotos e postarem em redes sociais.
Este tipo de propaganda orgânica atrai aqueles que procuram a sua hamburgueria pelas fotos recebidas em grupos de mensagens ou pelos stories das mídias sociais.
Crie também um perfil para a hamburgueria nas redes sociais, interaja com o público, promova desafios, jogos, enquetes e sempre comente sobre o seu produto e o sabor de cada hambúrguer.
Esse movimento de interação promove a propaganda e aumenta a expectativa do consumidor em relação ao ambiente e ao evento. Compartilhe as fotos do evento nas redes sociais, sempre evidenciando os hambúrgueres nas mesas e drinks.
6. Use programas ou promoções de fidelização
Alguns estabelecimentos oferecem cartões de fidelidade, em que a cada compra efetuada um ponto ou uma marcação é adicionada ao mesmo e, após o preenchimento completo, o consumidor tem direito a algum lanche ou algum desconto ou brinde.
Também dá para usar a originalidade e criar promoções que podem ser oferecidas diariamente ou em épocas festivas, que se encaixem perfeitamente com o cardápio da hamburgueria.
Existem os exemplos de promoções comuns, como na compra de um refri, o consumidor ganha outro ou, combos com hambúrguer, refri e batatas por um preço mais acessível.
Crie também algo diferente e surpreendente para comemorar o dia mundial do hambúrguer, 28 de maio de todos os anos. Já dá para começar a planejar, né?
7. Precificação justa
Quando falamos em precificação justa não significa precificar seu produto abaixo do valor merecido. Por exemplo, caso as hamburguerias concorrentes ofereçam um preço mais ou menos parecido, você não deve elevar o seu preço a uma quantia extremamente alta.
Isso pode causar a desistência dos seus clientes em função do preço, mesmo que o estabelecimento seja incrível e a sua comida deliciosa.
Desta forma, procure manter uma precificação justa ao seu consumidor, em relação à concorrência e de acordo com o caixa da sua hamburgueria, afinal, você precisa arcar com dívidas fixas e variáveis, garantindo sua lucratividade.
É preciso criar uma estratégia de preço para a sua hamburgueria, para conseguir arcar com as despesas e acompanhar as variações dos preços dos insumos, também, sem que você fique no prejuízo.
Com a estratégia definida, você vai conseguir atrair mais clientes, promover mais promoções e aumentar a margem de lucro do seu negócio.
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