Fazer um anúncio no Google Ads para restaurante vai exigir de você a criação de uma conta na plataforma, a segmentação das pessoas que deseja atingir com a propaganda, o cadastro de um meio de pagamento válido e muita criatividade para os títulos e as descrições.
Parece complicado, mas não é e você vai ter certeza disso depois de ler este artigo! A gente promete.
Da mesma maneira, não é nada difícil para o Google entregar seus anúncios se eles forem criados de forma correta e tiverem palavras-chave específicas. Acredite quando dizem que, atualmente, o segredo para mais reservas e pedidos pode estar em uma campanha bem construída.
Continue a leitura e saiba como levar o seu negócio ao topo das pesquisas!
Como criar anúncios eficazes no Google Ads?
Essa é a pergunta que não quer calar e a resposta para tanta eficácia está em alguns fatores principais:
- segmentação adequada do público-alvo;
- ajuste assertivo da localização da divulgação das campanhas;
- títulos e descrições chamativos contendo as palavras-chave que seu público está buscando; e
- imagens saborosas.
Além deles, todas as outras etapas de criação de uma propaganda via Google Ads são importantíssimas e precisam ser seguidas à risca para que a divulgação funcione de verdade. Falaremos sobre elas agora mesmo!
Como criar uma campanha de Google Ads para restaurante?
Comece criando a sua conta na plataforma e cadastrando o seu estabelecimento. Depois, defina o objetivo do anúncio e segmente público-alvo, defina também em quais cidades ou estados a campanha será divulgada e estabeleça quanto quer gastar com ela.
Finalmente, usufrua de ideias de promoções para bares e restaurantes e crie títulos e descrições bem chamativos usando palavras-chave interessantes relacionadas ao que você vende para os possíveis consumidores. Então, publique!
1. Crie a sua conta e cadastre o seu restaurante
Faça um endereço de e-mail do Gmail (a caixa de entrada do Google) se ainda não tiver um. Use o e-mail para criar a sua conta no Google Ads, clicando na opção começar agora dentro da página. Forneça os dados solicitados e cadastre o restaurante corretamente.
2. Informe os objetivos do seu anúncio
Dentre as opções fornecidas pela própria plataforma em meta da campanha, você pode escolher fazer anúncios para gerar mais chamadas, conseguir mais leads ou vendas online, gerar mais visitas ao seu estabelecimento ou ter mais visualizações e engajamento no YouTube.
3. Selecione o tipo de campanha
A sua campanha pode ser em formato de anúncios para pesquisa, em formato de displays que “piscam” na tela da persona quando ela é impactada, em vídeo, dentro da aba “shopping” do Google ou específica para aplicativos.
Também é possível segmentar seu anúncio de acordo com a localização (indicada para lojas físicas) ou deixando o robozinho do Google decidir sobre a veiculação de forma inteligente e automatizada.
Escolher depende de você, mas a plataforma sugere as melhores alternativas.
4. Segmente o público certo no Google Ads
Estabeleça quem deve ser atingido diretamente pela propaganda, definindo um público-alvo que se encaixe em determinada faixa etária, formado por pessoas que morem em determinado raio ou em cidades específicas ou que estejam pesquisando por X e Y assuntos.
5. Defina a localização de divulgação do anúncio
Com base nas definições anteriores relacionadas ao público-alvo e, principalmente, a partir do endereço do restaurante, decida também onde o seu anúncio será divulgado.
É verdade que tudo acontece online, mas isso não significa que você não possa querer atingir mais pessoas próximas ao seu estabelecimento na vida real em vez de alcançar gente que talvez nem consiga chegar até ele, certo?
Vamos supor que você tenha uma hamburgueria na Avenida Paulista, em São Paulo. Quem estiver por lá, abrir o Google e pesquisar por onde comer hambúrguer receberá, antes de qualquer outra resposta, os resultados mais próximos com frases para hamburgueria que dão água na boca!
6. Crie títulos e descrições cativantes
Quando chegar nessa etapa do desenvolvimento da sua campanha, separe uma listinha de palavras-chave que tenham a ver com o seu restaurante e os produtos que você vende. Seguindo o nosso exemplo da hamburgueria, listamos algumas alternativas.
- Hambúrguer
- Hambúrguer Artesanal
- Hambúrguer em [nome da cidade ou do bairro]
- Hambúrguer Vegetariano
- Hambúrguer Vegano
- Melhor Hambúrguer
- Hamburgueria em [nome da cidade ou do bairro]
- Hamburgueria Aberta [24 horas ou de tal hora a tal hora]
- Hamburgueria com Espaço Kids
- Hamburgueria Pet Friendly
E por aí vai!
Faça frases simples e fáceis de ler e adeque-se ao limite de caracteres. Preocupe-se com títulos convincentes, mas sem exageros ou mentiras – como se você estivesse criando um cardápio moderno para vender muuuuito, por exemplo.
7. Estabeleça um limite de gastos com os anúncios
Sabendo que o Google Ads cobra por cliques na sua propaganda, crie um limite mínimo e máximo de quanto você deseja gastar com a sua divulgação todos os dias.
É comum ficar na dúvida do valor ideal para ser investido, principalmente nas primeiras campanhas, mas não se preocupe, porque dá para alterar o orçamento na hora que você quiser.
Traremos mais sugestões e dicas especificamente sobre esse ponto da criação dos anúncios mais adiante. Continue por aqui e, enquanto isso, vá pensando nos títulos e nas descrições dos seus ads.
8. Publique o anúncio
Revise a ortografia e gramática de cada conteúdo, confira os dados e, finalmente, coloque a sua campanha no ar. Aproveite que está se dedicando para aparecer mais na internet e cadastre o restaurante no Google Maps também.
Uma plataforma complementa a outra, então, marque presença em todas elas, incentive avaliações do seu restaurante no Google e faça questão de publicar fotos da fachada do local e das alternativas do cardápio.
9. Monitore a campanha
Por último, mas não menos importante, fique de olho nos resultados e indicadores de desempenho da sua campanha nos primeiros dias, nas primeiras semanas e, quem sabe, até nos primeiros meses em que ela estiver rolando.
Espere algum tempo até decidir por fazer mudanças ou eliminá-la e não tome decisões precipitadas, está bem?
Para bater o martelo sobre manter um anúncio no ar ou substituí-lo por outro, estude os relatórios fornecidos pelo próprio Google Ads e leia textos e instruções, na página da ferramenta, que podem ajudar na otimização de resultados.
Agora, voltando à promessa que fizemos um pouco mais acima – e sabendo que promessa é dívida! –, veja como calcular quanto gastar com anúncios online.
Orçamento para publicidade no Google Ads em restaurantes
Não existe um valor exato para você gastar com um anúncio no Google Ads se quiser que ele seja eficaz e alcance exatamente o seu público-alvo, mas podemos afirmar que não é preciso investir muita grana para ter bons resultados na plataforma.
Só que existem aspectos a serem levados em consideração na hora de calcular o limite mínimo e máximo de dinheiro investido, entre eles, os possíveis modelos de cobrança e o piso e teto impostos pelo próprio Google.
Você pode pagar suas campanhas em custo por clique ou custo por mil impressões e os nomes de cada modelo dizem tudo. Por outro lado, o orçamento mínimo para anúncios é de R$ 5 por dia (por enquanto).
No começo, o ideal é investir nos cliques, porque isso leva o buscador a incentivar mais pessoas dentro do público-alvo a clicarem na propaganda. Depois, se os resultados forem positivos, dá para mudar o formato para receber uma cobrança única a cada mil impressões.
Vale ressaltar que as impressões são todas as vezes que seu anúncio foi visualizado, seja por meio de uma busca no próprio Google ou em banners, displays e redes sociais que “puxam” os anúncios do mecanismo de busca.
Quanto mais você investir em anúncios, mais destaque terá no mundo virtual, então não gaste rios de dinheiro se o seu restaurante ainda não puder corresponder a uma demanda maior de frequentadores.
Busque ajuda no planejador de performance do Google Ads e fique de olho nas seguintes métricas:
- taxa de cliques (CTR);
- custo médio por clique;
- número de impressões;
- número de conversões; e
- custo por conversão.
Elas vão ajudar a decidir os próximos passos.
Como fazer anúncios no Google para restaurantes com delivery?
As orientações de campanhas de Google Ads para restaurantes que trabalham presencialmente e aqueles que fazem delivery são praticamente as mesmas: criar a conta, definir objetivo e público-alvo, estabelecer um local de divulgação da propaganda, fazer bons títulos e descrições com palavras-chave e optar por pagar por cliques inicialmente.
O que muda, então? A dica é separar do restante os anúncios e as ideias de promoção para delivery!
Quem quer pedir comida nem sempre tem os mesmos interesses do que quem quer frequentar um food service e os objetivos desses dois perfis de clientes são, sem dúvida, completamente diferentes.
Como consequência, as palavras-chave do conteúdo das campanhas também nem sempre batem umas com as outras e tentar colocar tudo no mesmo anúncio pode mais atrapalhar do que ajudar.
Quem separa um conteúdo do outro usufrui 100% dos benefícios desse formato de divulgação.
Quais as vantagens de fazer anúncio para restaurante no Google Ads?
Os relatórios fáceis de ler e interpretar emitidos pela ferramenta ajudam nas tomadas de decisão sobre o marketing para o restaurante. Fora isso, dá para aumentar reservas com o Google Ads levando a pessoa que se interessou pela propaganda a acessar diretamente a página de reservas do estabelecimento.
Sem contar que campanhas feitas na plataforma são muito simples de gerenciar e permitem que os gestores tenham total controle dos gastos com ações publicitárias, ao mesmo tempo em que trazem retorno para o investimento.
Então, escolha entre conversar com o seu público-alvo em texto, banners ou anúncios dentro de vídeos no YouTube e siga as diretrizes para não ter sua propaganda suspensa. Aí, é só aproveitar! Aliás, um último lembrete…
O que não fazer nas estratégias de marketing no Google Ads para restaurantes
Você não pode divulgar:
- nenhum tipo de serviço ou produto perigoso;
- conteúdos que promovam intolerância, violência, discriminação ou ódio;
- conteúdo sexual explícito;
- produtos falsificados; e/ou
- qualquer tipo de declaração falsa.
Com isso em mente, abra a ferramenta agora mesmo, cadastre-se e siga o passo a passo que trouxemos neste artigo. Experimente seguir o caminho das vendas sugestivas e vá fazendo testes aqui e ali até chegar ao formato ideal das suas campanhas. Ficamos na torcida!
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