Para o seu restaurante estar sempre “on”, identifique o público-alvo dele e em quais mídias essas pessoas passam a maior parte do tempo. Crie os perfis e faça a gestão das redes sociais usando métricas a exemplo do número de interações com as publicações. Poste conteúdos de qualidade, além de investir em anúncios e campanhas quando possível.
Aplicativos como o Instagram e Facebook são um bom ponto de partida, desde que você mantenha a periodicidade das publicações e que traga novidades ou temas que sejam do interesse dos consumidores.
Vale tudo! Desde uma receita nova, benefícios exclusivos até a história dos protagonistas da sua cozinha e do seu atendimento.
Um estudo feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em 2023 mostrou que, de 1.500 estabelecimentos, 99% estavam presentes no Instagram, no WhatsApp e no Facebook, mas quase 70% só “existia” nas redes, sem interagir com os usuários.
Seja diferente nesse sentido também! Continue lendo para entender como agir a partir de hoje.
Entenda, de uma vez por todas, o que é gestão de redes sociais
A gestão de mídias ou redes sociais nada mais é do que um processo em que você planeja publicações semanais, quinzenais ou mensais para os perfis da sua marca no Instagram, no Facebook, no WhatsApp e até no TikTok e, além disso, coleta métricas ligadas às publicações que já estão no ar para saber o que funciona e o que pode melhorar.
Essa tarefa é tão importante nos dias de hoje, com todo mundo conectado, que precisa fazer parte das suas prioridades como empreendedor(a) tanto quanto as compras para abastecer o estoque!
Com uma gestão bem organizada, fica mais fácil conhecer o desempenho do restaurante no ambiente digital através da quantidade de curtidas, dos comentários, do tempo que você demorou para retornar uma mensagem direta e de todos os outros dados fornecidos pelas próprias plataformas.
Depois, elaborar campanhas estratégicas de marketing para promover e melhorar a comunicação com seus consumidores vai ser mamão com açúcar! Principalmente se você seguir as dicas que vêm adiante.
9 dicas de ouro para gerenciar redes sociais de restaurante
Agora que você já sabe que fazer uma boa gestão de mídias sociais é quase tão importante quanto servir bem quando o assunto é se diferenciar da concorrência, não custa nada anotar algumas dicas sobre divulgação online, né?
Papel e caneta em mãos e pode rolar a tela!
1. Conheça quem chega até você
Converse com seus clientes, anote as características de cada um e, depois, procure descobrir aquelas que a maioria têm em comum. Faça o mesmo com suas preferências, necessidades, interesses e até com dúvidas apresentadas online ou offline.
Por meio dessas informações, você vai entender em qual plataforma investir o seu tempo e o seu dinheiro para estar mais “próximo” dos seus fregueses, entendendo melhor o que o seu público-alvo gostaria de ver nas mídias e descobrindo o que ajudaria na conquista de novos seguidores.
O gerenciamento das redes – assim como o de um restaurante! – começa na observação.
2. Estude o comportamento da galera
Depois da observação, nada melhor do que um pouquinho mais de estudo e alguns testes aqui e ali: entenda em quais períodos do dia os usuários mais interagem com a sua página e com os perfis de outros estabelecimentos similares.
Aproveite também para ficar de olho nas publicações que mais geram interações para entender por que elas causam tanto furor e o que todo mundo comenta nelas e sobre elas.
Isso vai ajudar você a criar estratégias futuras para ações de engajamento, anúncios e promoções.
3. Além de criar seus perfis, mantenha-os atualizados
A mesma pesquisa feita pela Abrasel e mencionada na introdução deste artigo também mostrou que as redes sociais mais utilizadas pelas pessoas para encontrar os estabelecimentos gastronômicos são:
- Instagram;
- WhatsApp; e
- Facebook.
Sabendo disso, talvez seja uma excelente ideia ter “@s” criados em todas elas, mas de nada vai adiantar se você não mantiver as páginas atualizadas!
A partir das etapas anteriores, fica fácil entender em quais plataformas cabe se dedicar mais e em quais basta fazer o básico para marcar presença e ajudar no esclarecimento de dúvidas – como manter os horários de funcionamento sempre atualizados e informar sobre ser um restaurante pet friendly.
Você pode optar ainda pelo TikTok, vídeos para o YouTube, postagens no X (antigo Twitter) e até mesmo no LinkedIn, mas foque os esforços, inclusive financeiros, naquelas mídias que realmente vão dar retorno.
4. Planeje suas publicações com muito carinho
Ao tentar escolher – só pelas fotos nas redes! – uma churrascaria para visitar, você:
- tende a preferir aquela cujo perfil só tem imagens da fachada ou aquela que mostra o seu cotidiano e publica cliques incríveis de todas as carnes, do buffet, dos drinks e afins?
- fica mais confiante em frequentar aquela que faz publicações diariamente ou com menor espaço de tempo entre um conteúdo e outro ou aquela cujo último post foi em setembro de 2021?
- vai apostar no estabelecimento que tiver informações completíssimas sobre horários de funcionamento, valor do estacionamento e do rodízio ou vai confiar naquele que lhe deixa “às cegas” e só responde o que você precisa saber quando você chega na porta?
As respostas para questionamentos como esses já dizem tudo: o planejamento e a frequência de publicações precisam existir.
5. Escolha bem as imagens e revise todos os textos
Fotos profissionais dos pratos, legendas bem escritas (mesmo que curtinhas!) e devidamente revisadas em sua ortografia e gramática atraem público, sim, e dão muito mais credibilidade a uma marca, portanto, inclua todas essas etapas na sua gestão de mídias também.
E o capricho nas interações tem o mesmo valor no que diz respeito aos diferenciais.
6. Capriche na interação com os usuários
Não deixe comentários e mensagens diretas “no vácuo”, responda a todos sempre que possível, com cordialidade e os mesmos cuidados com a escrita das publicações, e lembre-se de que “quem tem fome, tem pressa”, então, não deixe para amanhã a dúvida que você pode tirar hoje e vai lhe render novos clientes no jantar!
Dê atenção às críticas negativas para o restaurante, retornando-as como você retornaria as positivas e absorvendo aquelas que considerar válidas para fazer mudanças.
Até 2025, a interação entre estabelecimentos e consumidores vai aumentar para até 85% via canais digitais*, então, não tem outro jeito a não ser se adequar! Precisa de ajuda? Um cardápio digital com chatbot pode ser um excelente começo.
*Gartner (2020)
7. Crie o hábito da checagem diária também no digital
Analise diariamente como está o engajamento da divulgação do restaurante nas redes sociais, quais são os comentários novos e como andam as métricas fornecidas pelas ferramentas de administração das próprias redes sociais.
Isso pode acontecer mais ou menos no mesmo momento que você ficar online, por exemplo, para publicar o prato do dia ou a promoção do happy hour!
Use as análises a seu favor. Você já leu sobre o assunto anteriormente.
8. Aposte em anúncios para alavancar suas publicações
Outra coisa que faz parte da gestão das redes sociais de um restaurante são os anúncios (e entender o funcionamento e a cobrança de cada um deles para saber em quais vale investir).
Depender apenas das interações consideradas “orgânicas” pode limitar seu alcance, e investir pequenos valores em publicações segmentadas, ou seja, direcionadas exatamente para uma determinada faixa etária ou localização, por exemplo, costuma ser uma excelente estratégia.
O processo de entender se o anúncio performa bem ou não acontece de médio alongo prazo e, aos poucos, através do monitoramento das métricas, você vai descobrindo se cabe investir mais ou reduzir o gasto com cada propaganda.
No Instagram e no Facebook, cada publicação promovida pode ser paga por:
- exibição – quantidade de vezes em que aparece na tela do usuário; ou
- interação – quantidade de cliques, comentários, curtidas e compartilhamentos.
Outros anúncios pagos que podem ser úteis são os do Google, já que ele ajuda a destacar o seu site ou produto nas buscas, além de fornecer ferramentas incríveis de monitoramento de acessos e dados precisos.
9. Peça feedback e avaliações
As avaliações e os feedbacks precisam ser solicitados se você quiser evoluir em qualquer outro tipo de gestão, e na das redes sociais não é diferente.
Aproveite oportunidades como as que surgem na hora de fazer pesquisas de satisfação sobre o atendimento e os produtos no geral e pergunte também sobre as publicações e as interações online.
Aproveite para ouvir o que a sua clientela tem a dizer também no que diz respeito ao relacionamento e aos compartilhamentos via WhatsApp ou outros canais online de conversa.
Agora…
Se a sua insegurança não está exatamente na gestão, mas em como planejar conteúdo para as redes sociais do restaurante, o checklist abaixo pode ser mais um ponto deste artigo digno de anotação ou de captura de tela.
[ ] Escolha temas que chamem a atenção, mas façam sentido para a visão e os valores do estabelecimento [ ] Na hora de traçar o planejamento, já deixe os temas bem definidos e apontados, bem como as suas pretensões com cada publicação e o formato que elas terão (imagem, vídeo, carrossel etc.) [ ] Dê aos seguidores e curiosos as informações exatas que eles precisam através também dos conteúdos nas legendas e nos Stories [ ] Publique sobre aquilo que lhe traz orgulho dentro do seu negócio; aquilo que você tem vontade de contar para todo mundo, sabe? |
Colocando essas dicas em prática, não tenha dúvida de que você vai aumentar a visibilidade digital da sua marca – e por excelentes motivos, sem aquele papo de “fale bem ou fale mal, mas fale de mim”!
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