Como criar frases de marketing inspiradoras para restaurantes

Você sabia que as frases podem ser usadas para atrair mais clientes para os seus restaurantes? A criatividade e a gastronomia podem ser uma grande combinação para o sucesso!

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Frases para restaurantes

As frases para restaurantes devem ser elaboradas de acordo com o seu público, desta forma elas podem ser utilizadas na divulgação, em propagandas e no slogan da sua empresa.

Afinal, quem nunca ficou com um jargão comercial na cabeça após ouvir alguma propaganda na TV ou em alguma rede social?

Essas pequenas linhas possuem a função de lembrar o consumidor a qualidade do seu produto, fazendo com que ele lembre da sua marca sempre que as palavras relacionadas ao seu restaurante forem apresentadas a ele.

No entanto, saiba que há diferença de um slogan e de frases para inspirar a equipe do restaurante, por exemplo. Descubra quando e como usar cada uma delas.

Pense nas frases de slogan para o seu restaurante

Para começar, você sabia que a palavra inglesa “slogan” significa “grito de guerra”? O que faz muito sentido, uma vez que o objetivo é "convocar" o público e “assustar” a concorrência, certo?

A frase deve ser curta e simples para que o público memorize a sua marca e destaque o seu produto perante os concorrentes.

Por exemplo, confira abaixo quatro slogans que podem fazer você lembrar uma marca, sem ao menos dizer o nome dela. Veja só.

  1. “Todo mundo usa.”
  2. “Porque se sujar faz bem.”
  3. “1001 utilidades.”
  4. “A cerveja que desce redondo.”

Você conseguiu identificar pelo menos uma marca — senão todas —, não é mesmo? Esta é a finalidade do slogan, remeter à marca com simplicidade e objetividade, exaltando a qualidade do produto perante os demais.

Para um restaurante, é possível utilizar essa “jogada” de marketing, para ressaltar a qualidade de algum prato ou para associar a marca a alguma qualidade. Confira exemplos abaixo que servem para restaurantes:

  1. “Uma verdadeira revolução de sabores.”
  2. “Todo sabor que você procura em um só lugar."
  3. “Mais sabor na sua mesa.”
  4. “Aqui, a sua dieta é equilibrada: você sai com um hambúrguer em cada mão."

Para um trabalho criativo e exclusivo, você pode contratar empresas especializadas em publicidade e propaganda: elas auxiliam você a colocar a sua paixão culinária dentro de uma frase única!

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Hora de escolher as frases para a propaganda

Assim como a gastronomia, o ambiente e o cardápio, as frases para divulgar o seu restaurante também merecem cuidado e todo seu empenho.

Isto porque são elas que vão apresentar as qualidades do restaurante ao seu público-alvo e por isso é fundamental que elas “casem” com o freguês e com o produto a ser oferecido.

Diferentemente do slogan que usa a mesma citação em todos os lugares, a propaganda requer algo versátil, que mude conforme a mensagem que precisa ser transmitida.

Geralmente, a publicidade recorre a palavras que proporcionam algum gatilho mental ao consumidor, como "últimas unidades”, "está acabando” ou "garanta o seu”.

Estes gatilhos servem para provocar emoções ou sensações no seu público e um que é muito usado por redes de fast food são as promoções “combo”, em que o cliente dá preferência para a compra de mais itens ao invés de um só.

Confira quatro exemplos de propaganda para restaurantes que podem ser utilizadas no seu negócio:

  1. "Promoção válida somente até amanhã."
  2. “Toda sexta-feira tem promoção exclusiva para você."
  3. “Compre um hambúrguer e ganhe um refri lata.”
  4. "No [NOME DA EMPRESA], seu pedido é preparado na hora, com ingredientes de qualidade, sabor de sobra e com promoção especial toda semana."

Frases para cardápio de restaurante

Para o cardápio, a imaginação deve “rolar” solta, apesar de ser preciso seguir algumas regras na hora de montar o menu.

Por exemplo, é preciso além do nome do prato, descrever os ingredientes, para que o cliente saiba a composição e possa escolher com mais segurança, além de evitar problemas com alergias e intolerâncias, por exemplo.

Aqui, é preciso usar a criatividade, pois é ela que vai enaltecer e fazer o seu produto vender mais.

Confira abaixo alguns exemplos.

Descrição do prato para restaurante italiano

Bella Roma

Macarrão espaguete com molho leve de quatro queijos, coberto por queijo provolone e parmesão ralado. Combinação perfeita, direto da Itália, para você!

Descrição do prato para restaurante mexicano

Tacos e Tequilas

Tortilhas recheadas com guacamole. Acompanha molhos apimentados e um shot de tequila para esquentar a refeição!

Frases mais inspiradoras para restaurantes

Depois de pensar no slogan, na propaganda e no cardápio, é hora de pensar nos seus funcionários. E para isso existem frases criativas que podem ser usadas com o intuito de manter a equipe engajada e inspirada.

Lembre-se sempre de que o intuito é despertar sentimentos e provocar resultados positivos em quem ouve.

Uma ideia legal é imprimir adesivos motivacionais e espalhar pelo ambiente de trabalho, na cozinha, no depósito, salão principal e escritório.

Com o intuito de incentivar diretamente os colaboradores, sem que seja necessário repetir diariamente as mesmas palavras.

Utilize incentivos como:

  1. “Os elogios da culinária não são direcionados ao prato, mas sim àquele artista que o prepara.”
  2. “A gastronomia alimenta o corpo de quem experimenta e a alma de quem cria.”
  3. “O seu talento e a sua cooperação são fundamentais para o sucesso deste estabelecimento.”
  4. “Atenda ao cliente da mesma maneira que você gostaria de ser atendido caso viesse ao nosso restaurante.”

Frases de restaurantes para clientes que devem ser evitadas

Ao longo do texto, nós trouxemos frases específicas para cada segmento, algumas são usadas em prol de vendas e outras de memorização da marca, por exemplo.

Mas em ambas as situações, é preciso ter cuidado com a escolha de palavras na hora de construir qualquer texto direcionado ao cliente, principalmente em relação ao atendimento ao cliente.

Por exemplo, evite pleonasmos, repetições ou estrangeirismos em textos escritos. No atendimento, evite discordar de maneira rude ou responder de forma desatenta o seu cliente.

Para não cometer erros de comunicação, procure conhecer e pesquisar seu público-alvo, realizando pesquisas de mercado e investindo em cursos voltados ao atendimento a seus colaboradores.

Além disso, não diminua ou humilhe os seus concorrentes, pois tal ação além de antiética, ainda pode dar ensejo a processos judiciais, assim como fofocas reproduzidas dentro do ambiente de trabalho, enfraquecendo o atendimento e prejudicando a imagem do estabelecimento.

Frases para NÃO usar com os clientes

  1. "Não sei.” Ao invés disso, escolha: “Boa pergunta! Vou descobrir a resposta para você em alguns segundos.”
  2. “É só isso?" Troque por: "Você conferiu o menu de drinks? Eu posso ajudar com a combinação de drinks e pratos, que tal?”
  3. “Sou novo aqui.” Apesar de poder ser verdade, tal afirmação acaba deixando o cliente inseguro, por isso, diga a ele: “Desculpe. Vou me informar a respeito e assim que souber volto a atendê-lo.".

Lembre-se de que o atendimento e a boa comunicação entre restaurante e cliente são tão importantes quanto o sabor do prato.

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