Contrate um bom sistema de gestão para hamburguerias, invista em melhorias no cardápio e em ingredientes de qualidade, além de uma decoração temática para o empreendimento. Investir em marketing e retenção de clientes também são ótimas ideias para expandir sua hamburgueria!
Dados do próprio aplicativo iFood apontam que, entre março de 2020 e março de 2021, o número de hamburguerias cadastradas na plataforma subiu 104% e as vendas de burgers cresceram 140% no período, confirmando uma tendência apontada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) de que o segmento chegou para ficar, e segue crescendo no pós-pandemia.
Esse é um excelente momento para expandir sua hamburgueria, o que vai demandar uma combinação de estratégias envolvendo planejamento cuidadoso, investimento em ferramentas já consolidadas no setor e uma boa dose de criatividade.
Nós sabemos dos desafios que gestores do setor de food service precisam enfrentar à frente de um negócio como esse. Por isso, elaboramos esse conteúdo especial para você, que deseja inovar no ramo de hamburgueria e tornar sua marca uma referência do segmento. Continue com a gente!
Como expandir uma hamburgueria?
Nossa equipe selecionou sete dicas práticas para ajudar seu empreendimento a crescer e conquistar seu público definitivamente. Confira!
1. Contrate um software de gestão
Tudo começa com um planejamento eficiente. E como as variáveis são muitas, é altamente recomendável contar com um serviço de gestão automatizado para se manter no controle de tudo, desde o fluxo do caixa até a folha de pagamentos dos colaboradores.
Estude os softwares disponíveis no mercado, dando preferência para aqueles voltados especificamente ao setor de food service.
Leve em consideração a quantidade de informações que o sistema agrega, bem como sua capacidade de armazenamento em nuvem para garantir acesso remoto confiável para quando você precisar gerenciar informações mesmo fora do restaurante.
2. Aposte na decoração temática
Estratégia presente nas mais famosas franquias de hamburgueria, apostar em uma decoração temática pode cativar a atenção de clientes que procuram boa comida aliada a um ambiente de lazer com o qual possam se identificar.
Na era das redes sociais, mais que comer bem, o consumidor também está interessado em compartilhar boas experiências com seu círculo de amigos e um ambiente temático bem elaborado e instagramável é essencial para conquistar esse público.
Além disso, a decoração do seu espaço transforma o cliente em um difusor da sua marca e o marketing por indicação é uma das ferramentas de melhor custo-benefício para divulgar seu empreendimento.
As opções são muitas: desde as hamburguerias clássicas com temática rock n’roll até as estéticas futuristas e geeks mirando millenials e Gen Z, sinta-se livre para compor a identidade visual do seu negócio, tendo em mente o perfil de potenciais clientes que você quer atrair.
3. Crie um produto exclusivo
Estude blends variados, de preferência em parceria com um chef especializado em burgers, e avalie a recepção de cada receita pelos seus clientes.
Teste molhos específicos e exclusivos, aliados a pães especiais e artesanais, sempre prezando pela qualidade de cada ingrediente, atentando-se em particular para o fornecimento de vegetais frescos.
Investir na criação de um item exclusivo no menu é um grande diferencial para hamburguerias, unindo um toque de exclusividade à uma potencial estratégia refinada de marketing, visando aquele público que deseja consumir um prato original e único.
Vale frisar que essa ideia não precisa se resumir a um item do cardápio. A exclusividade pode estar presente em receitas assinadas, numa técnica de preparo única ou mesmo no atendimento personalizado oferecido pelos seus colaboradores.
4. Invista no marketing digital
O passo inicial é cadastrar sua hamburgueria no Google Meu Negócio ou, se couber no seu orçamento, criar um site próprio para sua hamburgueria.
Na sequência, estude os perfis dos clientes e prepare um bom CRM (do inglês, Customer Relationship Management), que consiste em uma plataforma de ferramentas e estratégias para gerenciar o relacionamento com os clientes, reunindo seus dados para guiar o marketing do seu negócio.
Uma plataforma como essa vai auxiliar na elaboração de campanhas de e-mail bem direcionadas.
Marque presença nas redes sociais voltadas para conteúdo audiovisual, como o Instagram e o TikTok. Além do formato de mídia ser favorável para o setor, os algoritmos dessas plataformas permitem impulsionar anúncios de maneira eficiente, direcionando conteúdo para potenciais clientes efetivamente e com um ótimo custo-benefício.
Um dos meios mais eficazes de marketing para hamburgueria empregando mídias digitais é o conceito de food porn. Não tem mistério: fotos apelativas de hambúrgueres gigantes, carregados de molho e queijo derretido, com cores exageradas e bebidas servidas em copos congelados possuem um inegável efeito de gatilho no consumidor exposto a esse tipo de conteúdo.
5. Capriche na retenção de clientes
Já comentamos aqui no blog que o custo para conquistar um novo cliente é cinco vezes maior do que manter um atual, por isso, é estratégico para a saúde financeira do seu negócio investir na fidelização do seu público.
Você pode criar um clube de benefícios para recompensar os clientes que frequentarem o espaço regularmente, por exemplo, oferecendo porções, bebidas ou descontos por consumação mínima.
Também vale apostar em combos promocionais, especialmente em dias de menor movimento.
Estenda algum desses benefícios para quem divulgar a hamburgueria nos seus perfis pessoais em redes sociais, aliando uma abordagem que fideliza o público à divulgação gratuita do seu negócio.
6. Conte com um serviço de delivery
Como apontamos no início, o food service de hambúrgueres é um mercado que só tende a crescer, logo, podemos deduzir que contar com um bom serviço de delivery é essencial para a sobrevivência do seu negócio.
Você pode cadastrar sua hamburgueria nas plataformas já conhecidas de delivery que atendem sua região, mas é altamente recomendável contar com uma plataforma de entregas confiável e que não surpreenda você com taxas extras no fim do mês.
Assim, você pode controlar a qualidade do serviço, se organizar para diminuir o tempo da entrega e oferecer para seu cliente uma experiência satisfatória em todos os aspectos.
7. Tenha um cardápio digital
Outra dica fundamental é se manter atualizado sobre as tendências mais recentes do setor de food service e investir em novas tecnologias para agilizar os processos no estabelecimento.
Fazer uso de um cardápio digital é uma excelente maneira de otimizar o atendimento no estabelecimento, facilitar a organização e o preparo dos pratos na cozinha e reduzir os custos com colaboradores.
Aposte em um sistema simples, com descrições precisas dos ingredientes e com fotos de alta qualidade de cada prato, prezando pela transparência que se alia à praticidade do cardápio digital, reforçando a boa imagem do seu estabelecimento perante o público.
Solicite uma demonstração do nosso cardápio digital e entenda como a ferramenta pode reduzir as despesas com atendimento e aumentar as vendas na sua hamburgueria de um jeito prático e descomplicado.
Inspire-se nessas dicas para expandir seu negócio de maneira prática e eficiente, apostando na inovação tecnológica para refinar o bom relacionamento com o público, fortalecendo a imagem da sua marca e aumentando o seu faturamento. Boas vendas!
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