E-mail marketing para restaurantes: como criar campanhas

Se você nunca pensou em usar e-mail marketing para o seu restaurante, saiba que pode estar perdendo uma oportunidade incrível de conversar com seu público-alvo e aumentar as vendas! Veja dicas para começar as campanhas hoje mesmo.

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E-mail marketing para restaurantes

É possível criar campanhas de e-mails marketing para restaurantes utilizando uma estratégia de inbound marketing que une outras formas de divulgação de conteúdo. Assim, mais pessoas podem conhecer e consumir seus produtos, bem como você pode fidelizar clientes por gerar relacionamento.

Quando o assunto é marketing digital, é comum pensar logo em redes sociais. Sim, elas são importantes para a sua estratégia de presença na internet, mas não são o único meio que pode ser utilizado.

Se você ainda não dá a devida atenção a esse setor no seu restaurante, deve conhecer essa ferramenta que, se usada de forma certa, pode trazer ótimos resultados para o seu restaurante! Vamos entender como funciona?

O que é e-mail marketing

Antes de tudo, é preciso entender qual é a função do e-mail marketing. Fazer divulgação por esse meio é utilizar esse canal para realizar a comunicação da sua marca e gerar relacionamento com seus clientes.

Por meio deles, você pode comunicar novidades sobre seu restaurante, fazer ofertas, desejar feliz aniversário aos clientes, enviar cupons de desconto e falar mais sobre a sua empresa, marcando presença e ajudando o consumidor a conhecer mais você, trazendo-o para perto.

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Quais as vantagens de usar o e-mail marketing?

Entre os principais benefícios de usar essa ferramenta estão:

Automação

Sempre que alguém mostrar interesse na sua marca, seja pelo seu site ou por um formulário (online ou não), é a pessoa que disponibiliza o próprio endereço de e-mail para que você envie comunicações para ela. Ao fazer isso, automaticamente ela já entra para a sua lista e passa a receber suas mensagens por esse canal.

Personalização

Você pode usar toda a criatividade que tiver para criar os comunicados que for enviar. Começando por chamar o cliente pelo nome (basta usar as ferramentas de automação certas para isso, como mostraremos mais adiante). Faça o cliente sentir que você está falando especificamente com ele e mostre o quanto você considera ele importante!

Relacionamento

Como citamos, você vai enviar esse tipo de comunicação apenas para pessoas que já fazem parte de alguma lista sua, porque quiseram se cadastrar em alguma delas. Por isso, é um público mais quente. Diferentemente das redes sociais, que segmentam o público-alvo, essa área do marketing aproxima quem já se interessa por você.

Inbound marketing para restaurantes

A melhor forma de atuar pelos e-mails dos clientes é realizando uma campanha de e-mail marketing.

O chamado inbound marketing é o conjunto de estratégias que buscam atrair consumidores e vender, de fato, usando conteúdo relevante.

Dentro dessas estratégias estão os e-mails, que podem ser aliados com outros tipos de conteúdo, como blogs, vídeos, e-books, podcasts etc., fazendo parte de campanhas estruturadas.

Podemos dizer que as principais vantagens de fazer campanhas assim para seu restaurante são:

  • Atualização: nem sempre um restaurante possui um site ou é difícil mantê-lo atualizado. Assim, você pode manter a sua lista de e-mails com conteúdo sempre fresquinho.
  • Presença: é comum que o marketing digital dos restaurantes seja feito apenas nas redes sociais. O e-mail entra como um reforço importante para atrair clientes e converter vendas.

Uma forma de unir redes sociais com essa nova forma de comunicação é informar que as primeiras 50 pessoas que se cadastrarem no seu post do Instagram patrocinado, por exemplo, ganharão um cupom de desconto para usar na próxima refeição no seu restaurante. Elas informam o e-mail no cadastro do anúncio e você envia o cupom por esse novo meio!

Se você mantiver um blog, também pode enviar esses conteúdos para serem lidos pela caixa de entrada do consumidor.

Você também pode criar um e-book com algum assunto relevante, que tenha relação com a sua marca ou até ir mais longe: manter um podcast mensal falando de assuntos pertinentes ao seu negócio, com convidados. E poderá informar as pessoas sobre esses conteúdos pelo e-mail.

Também pode enviar vídeos do seu dia a dia para os clientes, criando proximidade, ou criar promoções exclusivas, que só valem para as pessoas que receberem os envios do seu restaurante.

Isso vai fazer com que seus novos clientes queiram fazer parte da sua lista e você seguirá alimentando o relacionamento com eles por esse canal exclusivo.

É claro, só cuide para não ser exaustivo enviando e-mails todos os dias. Limite a um envio por semana ou dois por mês. Dessa forma, você se faz presente, mas sem fazer o cliente querer sair da sua lista por receber mensagens demais.

Afinal, e-mails profissionais precisam contar com um local para descadastro também. É um direito de privacidade dos usuários optar por não receber mais esse tipo de comunicação.

Na hora de criar suas estratégias de campanhas para envio dessas mensagens, procure seguir uma lógica, pensando na jornada dos clientes:

  1. Mensagem de boas-vindas para quando o cliente entrar na sua lista.
  2. Promoções exclusivas para esse meio, de forma que o cliente possa criar o costume de abrir seus e-mails, como frete grátis, compre 1 e leve 2, combos promocionais etc.
  3. Comunicados ligados a datas comemorativas, convidando as pessoas para virem ao seu restaurante nessas datas porque você tem algo especial a oferecer.
  4. Mensagens falando sobre sua história ou mostrando sua equipe, para gerar proximidade com os clientes, para ir além da venda.
  5. E-mail mostrando o seu cardápio, contando com mais detalhes como os pratos surgiram ou como são preparados e com quais ingredientes são feitos.
  6. Comemoração de aniversário, oferecendo descontos ou brindes para que o cliente venha ao seu estabelecimento na data ou naquela semana especial.

Para você saber o aniversário dos clientes, lembre-se de criar formulários que solicitem nome, e-mail e data de nascimento para que você tenha esses dados.

Como criar um e-mail marketing passo a passo

Se você deseja saber como montar um e-mail marketing eficiente, veio ao lugar certo. Com a lista de destinatários em mãos e as estratégias de campanha de envio definidas, vai chegar a hora de estruturar e disparar as mensagens, certo?

1.  Escreva um assunto direto

Qual a primeira coisa que você olha na sua caixa de entrada depois do remetente? O assunto, não é? Se o assunto não fizer sentido para a sua lista, a chance de as pessoas só excluírem ele sem nem sequer ler é grande.

Além disso, a maioria dos provedores, como Gmail, Outlook, Yahoo e afins, só deixam que apareça, na caixa de entrada, até 50 caracteres do seu assunto. Sendo assim, pense em assuntos que despertem a curiosidade dos seus leitores para abrirem o seu conteúdo, sendo direto e breve.

2.  Crie conteúdo interessante e simples

Estamos cada vez com menos tempo, certo? Então, nada de criar textos longos demais ou grandes parágrafos com mais de quatro linhas de texto, que dificultam a leitura e fazem a pessoa desistir de ler o e-mail até o final.

Intercale seus textos com imagens e gifs, por exemplo, o que torna o conteúdo mais atraente e divertido. Afinal, você está no ramo gastronômico, né? As pessoas sentem apetite ao ver uma foto food porn. Capriche!

Apenas evite exagerar na quantidade de imagens e também não use imagens pesadas, porque isso ajudará a levar suas mensagens direto para a caixa de spam dos clientes.

3.  Personalize

Como comentamos antes, personalize suas mensagens inserindo o nome da pessoa, para torná-lo mais pessoal: “Olá, Paula!”.

A ferramenta de disparo que você escolher consegue automatizar esse processo, apenas sendo necessário cadastrar certinho na sua lista o nome da pessoa junto à comunicação, bem como outros dados que coletar, como data de nascimento, para fazer disparos nos aniversários.

4.  Insira links

Crie uma call to action (chamada para ação em português)! Sabe aquele botão no final da mensagem que sugere que você faça alguma coisa, como saber mais sobre algo, baixar um e-book ou garantir um cupom de desconto?

É por essa chamada de ação que você levará seu leitor a chegar mais perto de efetuar uma compra.

Por exemplo, ao enviar um comunicado contando sobre suas atrações e programação de Natal, você pode fazer uma chamada para ação como “Faça já sua reserva”, linkando o botão com o WhatsApp do seu restaurante, garantindo a presença do cliente nesse período.

5.  Otimize seus e-mails para mobile

Lembre-se que muitas pessoas não abrem os e-mails no computador, mas no celular.

Só para você ter ideia, segundo uma pesquisa da Gallup, que entrevistou 32.704 usuários com mais de 18 anos de idade em 2022, 42% dos usuários passam mais tempo fazendo compras pelo smartphone, um aumento de 31% quando comparado com pesquisa realizada em 2015 e, desses, 45% respondem e-mails pelo celular, em comparação a 37% de 2015.

Para ter certeza de que suas mensagens podem ser visualizadas no mobile, ou seja, em dispositivos móveis (smartphones e tablets), uma regra a ser observada é manter os comunicados entre 500 ou 600 pixels de largura.

Apesar de muitos smartphones conseguirem ler um e-mail em HTML, o ideal é cobrir todas as suas bases para os casos que só podem ler texto. A maioria das ferramentas de e-mail marketing oferecem as duas opções, em HTML e apenas texto. Ao fazer os disparos, envie com as duas versões ativas para assegurar que todos conseguirão ler sua mensagem.

6.  Respeite a privacidade dos destinatários

Configure, dentro da ferramenta de e-mail marketing escolhida, a possibilidade de descadastro. É aquele link em letras menores que costuma ficar no cabeçalho ou no rodapé das mensagens, dando aos destinatários a possibilidade de sair da sua lista. Esse é o botão de remoção.

Se muitas pessoas começarem a se descadastrar da sua lista, repense sua estratégia imediatamente, pois algo não está agradando seu público.

Além disso, use apenas endereços de destinatário consentidos, ou seja, de pessoas que desejaram cadastrar os e-mails no seu formulário ou qualquer outra forma de captação.

Jamais compre listas de endereços eletrônicos e saia disparando conteúdos para quem nem sabe que seu restaurante existe ou não quis, por conta própria, fazer parte do seu mailing, ou seja, da sua lista. Essa é uma ótima forma de, inclusive, ir parar no spam e dar adeus aos resultados!

5 ferramentas de e-mail marketing mais usadas

Por fim, você vai precisar disparar os e-mails das suas campanhas e analisar seus resultados, como a taxa de aberturas do que foi enviado e cliques nos links inseridos nas mensagens. Para isso, precisará contar com uma ferramenta de e-mail marketing que automatize os disparos e monitore essas interações.

Existem ferramentas pagas e gratuitas para isso. A seguir, mostraremos as mais usadas no Brasil, segundo pesquisa da TechTrends.

1.  All In

A All In ajuda na aquisição, conversação, retenção e fidelização, além do resgate de e-mails desengajados. A ferramenta é paga.

2.  Email Studio

O Email Studio (antigamente conhecido como ExactTarget), dentro do Marketing Cloud, produto do grupo Salesforce, permite criar e enviar e-mails personalizados, de newsletters básicas a campanhas mais complexas, além de rastrear e otimizar para melhorar o desempenho. Também é uma ferramenta paga.

3.  Locaweb

A Locaweb oferece vários serviços, entre eles o seu produto Email Marketing. São vários planos mensais que variam de R$ 33 a R$ 1.600, conforme as funcionalidades disponibilizadas.

4.  Mailchimp

O Mailchimp é uma plataforma completa para envio de e-mails com a possibilidade de inscrição gratuita no plano básico, ideal para quem está começando e tem uma lista com poucos destinatários, até dois mil cadastros.

5.  RD Station

Uma das automações de marketing mais usadas no Brasil, o RD Station permite combinar e-mail com outros recursos. Os planos variam de R$ 50 a R$ 2.659 ao mês.

Viu só? O e-mail marketing para restaurantes oferece um mundo de possibilidades para o seu negócio se aproximar dos seus clientes, bem como atrair novos, afinal, você pode captar listas em eventos e feiras, por exemplo.

Quem diz que esse meio de comunicação é coisa do passado, certamente está enganado. Planeje suas jornadas de envio e boas vendas!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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