Se você está apostando no delivery, está apostando certo! No momento, muitos restaurantes e lanchonetes estão investindo nessa modalidade e obtendo resultados incríveis.
No entanto, é preciso alguns cuidados nessa jornada, como se preparar para atender as demandas, utilizar canais de comunicação eficientes e, claro, saber divulgar o cardápio.
A importância do cardápio para o delivery
É claro que o cardápio é importante e você, provavelmente, sabe disso, mas ele não é só importante para que o cliente possa saber os pratos e os preços da casa. E por mais óbvio que isso também possa parecer, muitos restaurantes não levam isso em consideração na hora de divulgá-lo.
O cardápio é tanto a propaganda do seu negócio para conquistar clientes novos no delivery, quanto a janela para você vender mais para cada cliente conquistado. Por isso, pense no seu cardápio também como uma forma de divulgar o seu restaurante e vender mais.
Além disso, no delivery a comunicação não é tão efetiva e nem sempre há um atendente online para explicar cada prato. Desse modo, o próprio cardápio precisa ser explicativo, com boas descrições, bem organizado e com imagens de qualidade, que represente os pratos, de fato.
Como ter um cardápio que vende mais online
Como vimos no tópico anterior, o cardápio online precisa ser diferenciado e pensado para as vendas de delivery. Com isso, separamos algumas dicas para você montar um cardápio que vende mais.
1. Utilizar imagens reais e de alta qualidade
É muito importante que os clientes possam ver o prato que querem pedir, porém, é um erro utilizar imagens meramente ilustrativas. Isso pode decepcionar o cliente. Dessa forma, faça fotos bonitas e com qualidade, que representem a realidade do que você vende.
2. Faça uma descrição criativa para cada prato
Como já citamos, no delivery, muitas vezes o cliente depende apenas das informações do cardápio para escolher seu prato. Utilizar uma boa descrição no cardápio pode ser o fator chave para ele decidir por um prato ou não.
3. Organize o cardápio para facilitar a venda
É muito comum que os clientes fiquem em dúvida do que pedir ou que não vejam tudo que há no cardápio. Então, comece com os principais pratos ou com as promoções. Divida os pratos em subcategorias, evitando conteúdos muito extensos ou muitas opções em um único lugar.
4. Reduza a quantidade de pratos
Não é vantajoso para um restaurante ter um prato no delivery muito demorado ou que não é bem a especialidade da casa, pois corre o risco do cliente ficar altamente insatisfeito. Por isso, priorize os pratos mais rápidos, de grande sucesso e que são a marca registrada do seu negócio.
Como divulgar o seu cardápio na internet
Não basta ter um bom cardápio, é essencial saber divulgá-lo. Primeiro de tudo, você deve rever o seu serviço de delivery e se certificar que tem condições de lidar com uma demanda maior. Depois é a hora de divulgar!
Utilize aplicativos de delivery
Os aplicativos de delivery já são um sucesso e, com isso, podem ser uma excelente oportunidade de divulgar seu cardápio e aumentar as suas vendas. Veja três principais aplicativos para cadastrar o seu estabelecimento.
1. iFood
O iFood é uma grande rede que oportuniza muitas vendas, mas também traz bastante concorrência. Então, para cadastrar seu negócio nesse aplicativo, é importante saber montar um bom cardápio para o iFood. Por essa razão, se atente a todas as dicas que disponibilizamos acima.
2. Uber Eats
O Uber Eats vem fazendo cada vez mais sucesso e também pode ser uma opção de delivery para o seu negócio. A rapidez na entrega, o marketing do cardápio e a segurança no pagamento são benefícios de ter um app de entrega como esse.
3. Deliway
O Deliway tem as menores taxas do mercado em serviços de entrega de comida e já está na lista das melhores opções de plataformas de delivery. Seus usuários também contam com rapidez na entrega, facilidade na captação de clientes e um sistema pronto para atender restaurantes de todo porte e tamanho.
Acrescente o serviço ao seu site
Muitos clientes podem acabar buscando seu negócio no Google e parar no seu site, então tenha todos os dados do delivery registrados na sua plataforma.
Todas as informações que possam divulgar o seu cardápio devem estar acessíveis, o telefone, o WhatsApp, o app de entrega, as contas nas rede sociais e etc.
Tenha uma lista de transmissão no WhatsApp
Se você faz o cadastro dos clientes com telefone, pode ser uma boa sacada ter uma lista de transmissão no WhatsApp. Com isso, você pode apresentar pratos novos e promoções. Mas lembre-se: não vale mandar mensagens todos os dias, isso pode chatear o cliente. Utilize dias estratégicos!
Aproveite as redes sociais
Mantenha as redes as redes sociais sempre ativas. Elas são grandes aliadas para o delivery, entretanto, é preciso saber como divulgar o cardápio em cada uma delas, como no Facebook e no Instagram.
Por essa razão, separamos dicas gerais e dicas específicas, nos próximos tópicos, de como fazer postagens em cada uma dessas redes.
Como criar boas postagens na internet
Essas são redes em que as pessoas seguem apenas o que lhes é interessante, desse modo, não basta apenas divulgar, é preciso engajamento. Para isso, é necessário postagens diferenciadas, originais, de ótima qualidade e, principalmente, com algo a dizer, com uma história a contar.
Postagens muito genéricas e sem impacto passam facilmente despercebidas. Então, aproveite para falar das receitas especiais, para contar, aos poucos, a história do seu negócio, para publicar frases interessantes, que combinam com a essência de cada prato e do seu restaurante, de modo geral.
E faça tudo em boa qualidade, com imagens bonitas, textos bem escritos e vídeos caprichados e editados. É possível fazer tudo isso com apenas o seu celular e os próprios filtros do Instagram.
Dicas para postagens no Facebook
Antes de escolher quais postagens fazer numa rede social, é importante observar como os usuários daquela rede se comportam e o que é mais postado. Todo mundo conhece o Instagram por fotos bonitas, por exemplo. Mesmo que tenha espaço para texto, contar histórias com imagens é o forte da rede.
Já o Facebook é mais voltado para textos e links de sites, tanto que o texto da postagem vem antes da imagem, logo acima. E os links carregam uma prévia da página citada, automaticamente.
Pensando assim, o Facebook é ideal para compartilhar seu site e blog, e escrever bons textos curtos na timeline, sobre um prato específico ou o cardápio de modo geral, por exemplo. Mas, claro, unir isso a uma foto e um vídeo não faz mal e é até aconselhável.
O recurso stories do Facebook também já é bem usado. O aconselhado é, pelo menos, postar os stories do Instagram, automaticamente, junto no Facebook. O próprio Instagram dá essa opção.
Dicas para postagem no Instagram
O Instagram é ótimo para compartilhar imagens e vídeos. Use e abuse do visual! Os textos também são usados na rede, mas esse não é foco deles. Sendo assim, pense em como contar histórias por meio de imagens e vídeos.
➡ Crie um perfil esteticamente agradável
Como o visual conta muito nessa rede, comece organizando seu feed de um modo que fique esteticamente bonito. A dica é focar nas cores que combinam com o seu restaurante, na hora de fotografar, para as postagens ficarem harmônicas. Algumas imagens de frases, com a logo da sua marca, também é uma ótima forma de criar um perfil mais profissional.
Entretanto, mesmo que o foco esteja nas imagens e vídeos, sempre pense em legendas criativas e bem escritas, que conversem com o seu cliente e apresentem o seu cardápio, aos poucos. Fazer textos curtos como legenda também são indicados se você for criar a mesma postagem no Facebook.
➡ Foque nos Stories
E não esqueça: foque nos stories. Muitas pessoas passam a maior parte do tempo vendo apenas os stories e eles também são uma ótima forma de organizar o seu perfil, já que você pode fixá-los em sessões. E com essa ferramenta, você pode divulgar todo o seu cardápio, de forma organizada e bem explicativa.
É possível criar um destaque de stories no perfil para cada tipo de prato, por exemplo. É muito legal também ter um chamado “clientes”, com as postagens que o seu negócio foi marcado. Passa credibilidade e é como uma prova social e, muitas vezes, mostra os seus pratos fotografados pela clientela.
Com essas dicas você já pode começar a divulgar o seu cardápio na internet e aumentar as suas vendas de delivery!
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