Para fazer a divulgação do seu restaurante nas redes sociais, você deve traçar estratégias de marketing específicas, criar um cronograma de postagens e até utilizar anúncios pagos para impulsionar as publicações e interagir cada vez mais com o seu público-alvo.
Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não tenha redes sociais e não consuma conteúdos online, afinal, estamos sempre conectados e sendo influenciados a consumir pela mídia, por isso, investir no digital é fundamental para o crescimento do seu restaurante.
Através das mídias sociais e do que você posta é possível convencer seus leads, ou seja, seus futuros clientes, a realizarem uma reserva para conhecerem o seu negócio ou fazerem pedidos online em plataformas de delivery. Que tal?
Neste artigo, nós vamos mostrar a você a melhor forma de gerenciar seus perfis online e garantir aquela divulgação que você precisa para alavancar seu restaurante!
Por que é importante divulgar um restaurante nas redes sociais?
As redes sociais são uma grande vitrine para o seu negócio, já que, através delas, é possível estreitar a sua relação com a clientela, aumentar a visibilidade do empreendimento e produzir conteúdos de forma gratuita.
As postagens são uma via de mão dupla, pois permitem que você alcance um número maior de pessoas e também possibilitam que elas conheçam o seu trabalho com apenas alguns cliques, e o melhor: de qualquer lugar do mundo. Já pensou na dimensão disso tudo?
Em todo caso, é importante saber que algumas redes sociais são mais eficazes para divulgar empreendimentos do ramo alimentício do que outras e explorar maneiras de utilizá-las para fazer uma divulgação adequada. Confira abaixo quais redes são essas.
4 melhores redes sociais para divulgar o seu restaurante
Existem muitas plataformas por aí, mas nem todas são eficientes para divulgar o seu restaurante. É essencial concentrar todos os seus esforços nas redes mais relevantes e que vão fazer você colher mais frutos: o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e o TikTok.
Pensando nisso, nós separamos um top quatro para ajudar você a decidir por onde começar. Vem conferir com a gente!
1. Facebook
Se você achou que o Facebook caiu no esquecimento, achou errado! A rede social ainda é a queridinha de muita gente por aí e a mais utilizada no mundo, com 2,9 milhões de usuários e com mais de seis milhões de anunciantes ativos.
Ele é perfeito para vendas e propagandas, já que dispõe de ferramentas específicas para isso, como o marketplace e o Facebook Ads – plataforma de anúncios online que permite que você crie anúncios (que são pagos) para atingir o maior número de pessoas possíveis e transformá-las em clientes.
Ainda é possível personalizar todo o seu perfil por lá, publicar textos, imagens e vídeos a todo momento.
2. Instagram
O Instagram é a segunda rede social mais usada do planeta e tem cerca de 95 milhões de usuários só no Brasil. Ele possui diversas ferramentas importantes para uma empresa, como relatórios com métricas de alcance e engajamento que podem ser consultados quando se tem uma conta comercial.
Através desse tipo de perfil na rede, você consegue acessar seus "analytics", agendar e programar posts, adicionar links aos stories, promover postagens e adicionar informações de contato à primeira página que as pessoas vêem quando pesquisam o seu @.
Além disso, a produção de conteúdo na plataforma é mais dinâmica e pode ser feita através de stories – aqueles que ficam disponíveis durante 24 horas, mas também temos a opção de fixar nos "destaques" –, postagens tradicionais de imagens e vídeos no feed, carrosseis de fotos e vídeos, vídeos no IGTV e os famosos Reels.
3. WhatsApp
O "Whats" foi criado em 2009 e é uma rede social que tem como principal objetivo o envio de mensagens instantâneas entre contatos telefônicos. Ele é tido como o canal de comunicação mais utilizado atualmente e conta com mais de dois bilhões de usuários ativos mensalmente.
Sua versão criada especialmente para empresas possui funcionalidades que podem ser importantes para você!
Com o WhatsApp Business, é possível criar catálogos para expor seus produtos, cadastrar mensagens automáticas e fazer contato direto com o cliente. Essa versão do app também é gratuita e pode ser uma boa ferramenta para gerenciar suas reservas e organizar o delivery do seu restaurante.
4. TikTok
O TikTok é uma rede que vem conquistando o coração da galera, afinal, quem nunca perdeu a noção do tempo assistindo aos vídeos dessa plataforma ou se pegou tentando imitar uma dancinha?
Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos, o app lança tendências – as famosas trends –, memes e conteúdos potencialmente virais, com vídeos em formatos curtos.
Que tal apostar nessa rede social que está em expansão e que pode ajudar você a cativar o público jovem que navega por lá? Vale mostrar o dia a dia do seu restaurante e até algumas receitas pra deixar o pessoal com água na boca.
Agora que você sabe em quais espaços virtuais investir para obter sucesso com as suas publicações, confira abaixo algumas dicas que nós separamos e que podem ajudar você nessa!
4 dicas para divulgar seu restaurante nas redes sociais
Organizar-se, fazer postagens com conteúdos informativos e investir em publicidades pagas são algumas dicas que vão ajudar seu restaurante a obter bons resultados com o uso das mídias sociais. Entenda como elas podem funcionar na prática!
1. Crie um cronograma de postagens
Fazer um calendário ou cronograma antecipado contendo tudo o que você quer postar na semana ou no mês vai ajudar você a organizar o seu tempo e as suas páginas. Nele, você precisa traçar quais são os seus objetivos e onde você quer chegar com os assuntos propostos.
Para produzir o cronograma, saiba:
- quais temas você pretende explorar;
- quais plataformas usar para isso;
- quais os melhores horários para fazer as
postagens; e - quem será o responsável por elas.
Considere manter a frequência de postagens um item indispensável para criar um relacionamento com a sua audiência, navegue por diversas temáticas e equilibre diferentes ideias de posts para o seu restaurante sem esquecer da qualidade de todos eles!
2. Aposte em conteúdos ricos e relevantes
Falando em conteúdo, é fundamental utilizar referências e fontes confiáveis na hora de produzir as suas postagens e textos, para demonstrar autoridade e credibilidade, por isso, lembre-se: nada de plágio, hein?
Abuse da originalidade, faça produções com qualidade e utilize chamadas para ação (do inglês, "Call To Action" ou "CTA") que têm o intuito de fazer o leitor tomar alguma atitude em relação ao que está divulgado, seja comentar, entrar em contato ou compartilhar.
Priorize CTAs atrativas, claras e objetivas, que prendam a atenção dos seus seguidores.
3. Interaja com o seu público
A interação é responsável pela aproximação da empresa com o público e é, na maioria das vezes, associada com a melhora do alcance da marca na internet, por isso, quanto mais enquetes, stories e postagens você faz e quanto mais respostas recebe, mais engajamento você tem.
Interagindo você também consegue conhecer os gostos da sua freguesia, humaniza o seu perfil, fideliza a clientela e aumenta as suas métricas com ações simples, que podem ser, inclusive, programadas através dos aplicativos.
4. Invista nos anúncios pagos
Se quiser potencializar os seus resultados, você pode investir em tráfego pago, que nada mais é que pagar para impulsionar os seus posts.
Para isso, você precisa, primeiramente, definir quais são os seus objetivos, estabelecer metas e colocar prazos realistas para alcançá-las. Também é interessante que você determine o valor que pode direcionar para essa estratégia sem sair no prejuízo.
Aliás, vamos tratar desse ponto de forma mais aprofundada? Quer saber como utilizar esse recurso a seu favor e melhorar o alcance das suas postagens? Continue com a gente e confira o tópico que vem aí!
Como usar a publicidade paga nas redes sociais para promover um restaurante
Para promover seu restaurante com ferramentas como Google Ads, Instagram e Facebook Ads, você pode fazer anúncios pagos por clique, promover vídeos ou usar pop-ups – aquelas janelinhas que abrem quando você visita uma página na web, por exemplo.
Todas as plataformas atuais oferecem ferramentas com opções de mídia paga, através das quais você consegue investir em anúncios e promover suas postagens para outros usuários, sempre definindo o perfil de quem você quer atingir.
Uma conta comercial no Facebook, Instagram, TikTok, YouTube ou Twitter, que são os canais com o melhor desempenho para anunciar seu produto ou serviço, possibilita que você personalize o seu merchandising do zero ou promova publicações que já existem.
Assim, você atinge exatamente as pessoas que procuram pelo seu tipo de produto ou serviço e quem vê o seu anúncio, clica nele e vai diretamente para a sua página!
Monitore tendências do mundo digital para deixar a promoção do seu negócio ainda mais atrativa: essa é uma característica essencial para a eficiência do anúncio.
Está interessado(a) em colocar tudo isso em prática? Então, dá uma olhada nas melhores práticas para criar conteúdos de forma relevante e atrativa.
5 melhores práticas para criar conteúdo para as redes sociais
Para aumentar o engajamento nas redes sociais, alimentar o seu feed com fotos dos pratos oferecidos no seu restaurante e mostrar bastidores, além de criar e divulgar promoções atrativas público, são tópicos fundamentais, afinal, a propaganda é a alma do negócio!
Confira abaixo alguns detalhes sobre essas práticas que vão ajudar você na criação de conteúdos de qualidade.
1. Poste fotos dos pratos e divulgue o seu cardápio
Seu cardápio, incluindo os pratos, bebidas, sobremesas e todos os outros produtos que o seu restaurante oferece, é o seu carro-chefe, por isso, ele deve ser apresentado da melhor forma mesmo no digital.
Para fazer fotos do cardápio e dos produtos vendidos no estabelecimento, você não precisa da melhor câmera: basta colocar a imaginação e a criatividade para jogo. Convoque a sua equipe, familiares ou amigos para ajudar, crie um cenário legal, aproveite a luz do dia e abuse dos ângulos.
Depois, edite as fotos em apps pelo celular mesmo!
Imagens coloridas, nítidas e bem produzidas são essenciais para conquistar o consumidor pelos olhos também.
2. Mostre o bastidores e o dia a dia do seu negócio
Que tal mostrar para os seus clientes como funcionam os bastidores de um restaurante? A tendência de vídeos curtos com edições rápidas, como o Reels no Instagram, já caiu no gosto do público e você, com certeza, pode apostar nela!
Aqui vão algumas ideias quentinhas para você produzi-los:
- Dia a dia na cozinha
- Localização ou como chegar ao restaurante
- Quem são os seus colaboradores e qual a função de cada um
- Como é feita a compra dos insumos do restaurante
- Curiosidades: qual drink ou prato mais pedido
- Práticas de higiene do seu restaurante
Aposte também no storytelling para as postagens e cative o seu público com histórias e processos que envolvam o cliente e o incentivem a procurar saber mais sobre o estabelecimento e, quem sabe, ele até fazer um marketing orgânico para você.
Outra dica é usar os "destaques", ferramenta disponível no Instagram que permite que os seus stories permaneçam no seu perfil, assim, quem visita a sua página pode acessá-los sempre que quiser ou precisar.
3. Reposte as publicações dos seus clientes
Repostar publicações que os seus clientes fazem no seu restaurante ou compartilhar as fotos que eles fazem dos seus pratos é importante para destacar a sua marca e, ao mesmo tempo, valorizar quem frequenta o seu estabelecimento.
Para que esse tipo de postagem se torne frequente, você pode incentivá-las com ações de desconto e brindes para consumidores que fizerem esse tipo de publicidade, que ajudam muito a disseminar o seu negócio. Mas não deixe de deixar as condições claras antes do consumo, viu? O consumidor precisa saber o que precisa ser feito para conseguir o benefício antes de pedir o item, para que não se sinta enganado ou pense que perdeu uma oportunidade de ouro de levar um mimo no seu estabelecimento.
E por falar em promoção…
4. Crie promoções para atrair clientes
Quem não gosta de uma bela promoção em restaurantes e bares? As melhores são descontos em alguns dias da semana, programas de fidelidade, combos promocionais e taxa de delivery grátis.
Essas estratégias de ofertas e vantagens aos clientes ajudam a alavancar suas vendas e a dar mais visibilidade ao seu restaurante, que pode ganhar espaço no "boca a boca" e ser indicado de um familiar, vizinho ou amigo para os outros exatamente por conta do benefício.
Os descontos ainda podem aumentar o fluxo de pedidos em dias com menos movimento, como no início da semana, por exemplo.
5. Não deixe de medir o sucesso da estratégia de divulgação
Saber se as iniciativas tomadas por você para expandir e atrair novos clientes estão dando certo é fundamental para continuar por esses caminhos ou para, se preciso, recalcular a rota.
Não fique com medo de cancelar as ações e programar novas estratégias, se for o caso. Isso é super normal e pode ser muito benéfico para o seu restaurante, além de garantir que você esteja sempre à frente da concorrência.
Ah! E comemore quando tudo der certo. Você merece!
Se precisar de uma mãozinha extra, nós temos um material riquíssimo cheio de informações que vão ensinar a você tudo o que é preciso saber para alavancar suas redes sociais para restaurante.
Fora isso, é hora de arregaçar as mangas e ser criativo(a): o seu próximo like pode estar faminto para consumir no seu restaurante, viu? Não perca essa chance!
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