Divulgação de restaurante nas redes sociais: faça assim

Este artigo traz ideias e dicas de especialistas para você saber como fazer a divulgação de um restaurante nas redes sociais de forma autêntica. Leia mais!

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Fotografando comida

Para divulgar um restaurante nas redes sociais, você precisa entender as particularidades das plataformas mais utilizadas pelo seu público e explorar as ferramentas que elas oferecem. Também é importante ter criatividade, mostrando os bastidores e surfando na onda das “trends”.

As redes sociais são um canal bom, bonito e barato de divulgação – pelo menos, quase sempre se comparadas com outros formatos – e podem atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo, então, com as estratégias certas, dá para conquistar o país inteiro!

Aproveite não só para ampliar o conhecimento da galera sobre a sua marca, como também para estreitar o relacionamento com quem já é freguês. Quer aprender como fazer isso? É só continuar lendo este artigo!

Por que restaurantes devem fazer divulgação nas redes sociais?

Com a digitalização, ter presença digital deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para basicamente todos os modelos de negócio. Dessa forma, divulgar um restaurante nas redes sociais passou a significar o mesmo que vender mais, aumentando a base de consumidores por conseguir conquistar pessoas através de conteúdos diversos.

Mas o seu negócio precisa se destacar se quiser chegar lá!

Com vários estabelecimentos disputando pela atenção do cliente em potencial, criar uma identidade que seja diferente das outras e que se sobressaia será a primeira coisa a fazer. Depois, trace um bom plano de ação de marketing para o seu restaurante.

Como divulgar um restaurante nas redes sociais?

Para fazer uma boa divulgação de um restaurante nas redes sociais, você vai precisar usar e abusar de estratégias que levem à produção de conteúdos – fotos, vídeos e textos – criativos, divertidos e/ou úteis para o público-alvo do estabelecimento.

E, como cada rede social tem suas particularidades, também será imprescindível estudar bastante sobre elas, entendendo quais peças performam melhor em cada uma, qual audiência específica está presente em cada plataforma e o que essa audiência quer ao navegar.

Aprenda um pouquinho mais nos tópicos a seguir!

5 dicas de como divulgar restaurante no Instagram

Principalmente o marketing para millennials é muito baseado nesta rede porque, de acordo com um levantamento feito em 2020 pelo Social Media Today, grupo especializado em pesquisas sobre o ambiente digital, a maioria das pessoas da geração preferem não comprar de restaurantes com pouca presença na plataforma.

Outro artigo publicado também no blog da Abrahão Goomer ensina detalhes de como fazer ações de marketing para o restaurante no Instagram. Você pode salvá-lo para ler depois de conhecer um breve resumo do passo a passo aqui embaixo.

  1. Crie um perfil profissional e nunca misture suas redes pessoais com as do restaurante
  2. Atualize sua biografia, pois é lá que começa a sua apresentação
  3. Desenvolva uma estética para o seu perfil seguindo a identidade visual do restaurante: todas as publicações terão algum toque similar, seja em cores, formas, fontes, logotipo etc.
  4. Faça um planejamento de publicações ou um calendário editorial, já pensando em tudo o que você vai publicar pela próxima semana ou quinzena, pelo menos
  5. Avalie a possibilidade de usufruir dos anúncios também

Um exemplo de biografia para inspirar você é a do restaurante de Jamie Oliver – “Eat, Drink and Live Italian”, traduzida para o português como “Coma, Beba e Viva Italiano”. Já dá pra saber qual a especialidade da gastronomia de lá, né?

E se precisar de ideias de posts para restaurantes, anota aí algumas sugestões!

  • Fotos do cardápio, dos pratos já prontos, da equipe e do ambiente
  • Vídeos de receitas mostrando os diferenciais do seu restaurante
  • Feedbacks dos consumidores
  • Vídeos curtos e divertidos que sigam as tendências do momento
  • Carrosséis de imagens esclarecendo as principais dúvidas dos seguidores
  • Dentre vários outros

Seja como for, apenas saiba que a presença constante da marca no Instagram é obrigatória!

Ainda vale a pena divulgar restaurante no Facebook?

O Facebook não morreu! É uma rede que tem quase 3 bilhões de contas ativas ainda hoje, bastante usada por pessoas mais velhas – entre 45 e 65 anos, em média. Você pode e deve criar uma página para o seu restaurante nessa plataforma também (além do Instagram), aproveitando dela para apresentar todas as informações necessárias sobre o estabelecimento:

As postagens no Facebook podem ser mais espaçadas do que nas outras redes porque o interesse dos usuários acaba ficando muito mais direcionado às informações e avaliações deixadas por outros consumidores.

Dessa forma, talvez uma dica imbatível seja a de criar um link para o cardápio digital do seu delivery e deixá-lo bem em destaque por lá! Além disso, divulgue descontos e promoções sazonais.

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E como divulgar restaurante no TikTok?

Aplicativo só com vídeo de dancinhas? Que nada! O TikTok pode ser uma ferramenta de negócios para a sua empresa. Só nos Estados Unidos, quase 40% dos usuários visitaram um restaurante ou pediram comida dele depois de assistirem a um conteúdo na plataforma, segundo informações da agência MGH, de 2021.

Para usar o TikTok no seu restaurante:

  • convide influenciadores para uma experiência gastronômica completa e troque a divulgação pela refeição, por exemplo;
  • peça ajuda para a sua equipe e surfe na onda das “trends”, ou seja, dos vídeos virais;
  • grave conteúdos respondendo às dúvidas dos seguidores; e
  • adapte os vídeos de receitas do Instagram aos formatos mais consumidos na chamada “rede vizinha” e publique-os por lá também.

Você vai precisar tirar um tempo para ver o que os outros estão fazendo, mas essa quase pesquisa de mercado online pode valer muito a pena!

“Posso divulgar meu negócio também no WhatsApp?”

A resposta para essa pergunta bastante frequente quando o assunto são as redes sociais é sim! Você não apenas pode como deve divulgar seu restaurante no WhatsApp, tanto para quem já pertence à sua lista de contatos quanto para quem está chegando agora e adicionou o número do estabelecimento para uma primeira interação.

Faça isso baixando a versão “Business” do aplicativo e preenchendo todas as informações sobre o estabelecimento. E não se esqueça de deixar à vista o link para o seu cardápio digital criado exclusivamente para uso no WhatsApp.

Envie mensagens diretas e assertivas, sempre buscando responder às perguntas da galera logo de cara. Se possível, implemente um recurso de automação da comunicação para criar recados automáticos e potencializar o atendimento ao cliente, ou seja, faça do chatbot para WhatsApp o seu novo melhor amigo!

Você também pode usar a função “Status” para copiar um pouco do que faz no Instagram e repassar diariamente à base de contatos armazenada por lá, principalmente publicações referentes a datas comemorativas da gastronomia e promoções.

Agora, veja as principais ideias de forma mais detalhada para se inspirar!

6 ideias para a divulgação do seu restaurantes nas redes sociais

Você com certeza já sabe o que fazer, mas não custa nada explicar de forma mais detalhada e ajudar com insights que podem levar a grandes conteúdos, certo? Siga em frente na leitura.

1. Mostre o por trás das “cenas”

As pessoas são curiosas por natureza, então, aproveite isso e atraia público mostrando como são os bastidores do restaurante, como as comidas são feitas, como é o relacionamento dos funcionários e como funciona a dinâmica de uma cozinha profissional.

Só tenha certeza de que o estabelecimento cumpre todas as normas da Vigilância Sanitária antes de filmar!

O melhor de tudo é que não há necessidade de nenhuma grande produção: os funcionários podem agir naturalmente enquanto alguém captura as imagens e, com uma boa edição, o material acaba sendo aproveitado em todas as plataformas online.

2. Responda aos comentários

As respostas vindas dos gestores são uma ótima estratégia de divulgação. Tanto que, hoje em dia, existem até sites ranqueando restaurantes ao redor do mundo pela maneira como eles lidam com os feedbacks obtidos no atendimento aos clientes.

Faça cada um dos textos de forma educada e empática, independentemente de estar lidando com reclamações ou elogios, assim como neste exemplo:

Feedback Resposta
“Estou decepcionado com o atendimento de vocês. Não tive respostas para as minhas perguntas e senti falta de vontade em ajudar da parte do restaurante.” “Agradecemos a partilha da sua experiência e lamentamos que nosso serviço não tenha atendido às suas expectativas. Por favor, entre em contato diretamente conosco pelo WhatsApp para nos fornecer mais detalhes! Gostaríamos de entender o que deu errado e como podemos solucionar o problema.”
 

Aproveite a oportunidade para coletar algumas dúvidas frequentes cujos retornos você talvez consiga transformar em vídeos também!

Só a sua predisposição para esclarecer as coisas e contribuir com o bem-estar de cada pessoa é uma divulgação incrível. Pode apostar.

3. Crie jargões próprios

Outra ideia para fazer a divulgação de um restaurante se agarrando às visões e aos valores do negócio é criar textos e frases capazes de transmitir uma mensagem ao consumidor com o máximo possível de originalidade.

Você pode terminar uma publicação ou uma gravação com aquela assinatura especial pra sempre ser lembrado(a)!

Aqui estão sugestões do que dizer ou escrever para divulgar seu restaurante.

  • “Nossos sabores contam histórias”
  • “À nossa mesa, cada refeição é especial”
  • “Você vai querer repetir!”
  • “Não é porque o almoço é executivo que ele precisa ser sem graça”
  • “Happy Hour no [Nome do restaurante]: a sua hora mais feliz começa agora”
  • “Quem disse que comida boa só tem em casa?”
  • “Domingo é dia de brunch. Vem!”
  • “Tá sentindo o cheirinho de pizza no forno?”
  • “É pra ninguém botar defeito!”

Aproveite a deixa e enfatize aquilo que só o seu negócio tem: “Pediu, comeu, pagou. Com o nosso cardápio digital é assim!”.

4. Reposte conteúdos com marcações do seu @

A estratégia de pedir para a freguesia tirar uma foto dentro do restaurante ou consumindo suas receitas, marcar o perfil da marca nas redes sociais e publicar é uma excelente jogada de marketing.

Você ainda pode oferecer algo em troca para quem fizer o processo, mostrando sua preocupação com agradar o consumidor do início ao fim da jornada no estabelecimento!

Outra estratégia similar é a chamada “User-Generated Content” ou UCG. Ela consiste em utilizar fotos, vídeos ou outros formatos de conteúdo feitos por usuários das plataformas transmitindo uma opinião positiva sobre o seu restaurante para alimentar as próprias redes do negócio.

Alguém publicou elogios no TikTok – e o mais importante: o comportamento dessa pessoa condiz com o que você espera dos seus fregueses; ela se aproxima da representação de cliente ideal que você imaginou quando criou sua persona? Republique o conteúdo!

Você só precisa dar os devidos créditos.

5. Faça promoções divertidas

Com certeza, você já viu combos promocionais distribuídos só pra quem é careca, pra quem é ruivo, pra quem tem menos de 1,5 m de altura, pra pombinhos apaixonados no Dia dos Namorados e assim por diante… Pense em algo parecido dentro da proposta do seu restaurante!

Seu objetivo aqui vai ser atrair uma comunidade inteira, mas sem que isso deixe o caixa no vermelho no fim do mês.

Você também pode pedir respostas para perguntas divertidas, promover concursos de fotos dos pratos ou criar conteúdos que incentivem a marcação do perfil de outras pessoas nos comentários, ao melhor estilo “marque o amigo que vai comer este combo de lanche com você!”.

Eis uma dica que nunca é demais enfatizar, afinal, todas as redes sociais têm seus conteúdos em alta.

Para aproveitar as trends, comece a seguir outros restaurantes aqui do Brasil e do exterior, navegue todos os dias um pouquinho pelo o que está bombando em cada plataforma e converse com amigos, familiares e colaboradores na busca por opiniões.

Evite entrar em ondas que não fazem sentido surfar, hein, e cuidado para não chegar tarde demais: quando a trend se torna cansativa, as pessoas começam a ficar desinteressadas. Tenha rapidez e criatividade!

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