Para fazer uma ótima divulgação online de restaurante, você precisa conhecer seu próprio negócio e seus concorrentes. Depois, é só focar em criar um site, gerenciar bem as redes sociais, gravar vídeos e tirar fotos durante o dia a dia e estudar o famoso “SEO”.
Que “propaganda é a alma do negócio” todo mundo sabe, mas você conhece as vantagens de fazer essa propaganda focando na internet?
Segundo uma pesquisa realizada pelo site Data Reportal em 2022, quase 80% da população brasileira tem um perfil em redes sociais, então muita gente tá online um tempão durante o dia só esperando as novidades aparecerem na tela.
Outra vantagem é que muitas das estratégias que você vai aplicar não dependem de contratar um serviço especializado para começar, já que dá para fazer um marketing bem legal usando ferramentas gratuitas e o seu celular.
Ficou interessado(a) e quer colocar seu restaurante no universo online para valer? Então, aproveite este conteúdo cheio de dicas e insights!
Como fazer uma boa divulgação de um restaurante?
O primeiro e mais importante passo é conhecer o seu público-alvo: sem isso, vai ser difícil acertar na comunicação ideal com essa galera. A partir daí, analise os meios disponíveis para divulgação, dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo e reserve um orçamento só para publicidade.
Conheça seu público-alvo
Conhecer o público-alvo de um restaurante é fundamental para direcionar suas estratégias de marketing, o layout do seu menu, a decoração do salão, a experiência geral e tudo o mais que tiver a ver com atender às preferências e necessidades de quem vai pagar pelos seus produtos.
Comece considerando a localização do seu restaurante. Quem frequenta os arredores? Ele está próximo de escritórios, residências, universidades ou outros tipos de empresas? Vale também fazer uma pesquisa de mercado para descobrir o que o pessoal consome em locais vizinhos e oferecer opções ainda melhores no seu cardápio.
Análises assim podem ser feitas de forma online, através de plataformas de redes sociais, seu site ou outras ferramentas de pesquisa.
Escolha em quais redes sociais você vai fazer a divulgação
Os principais meios de divulgação online hoje em dia são as redes sociais, então, o sucesso do seu marketing online de comida depende muito da presença da sua marca em uma ou mais delas.
Para food services, essa é uma forma excelente de alcançar mais interessados e frequentadores, já que permite todo tipo de conteúdo, fotos, vídeos e textos. E existem vários caminhos para seguir: Youtube, X, TikTok, Facebook… O Instagram, por exemplo, é uma das melhores redes para criar anúncios, inclusive.
- Crie um perfil profissional nas redes em que deseja estar.
- Explore e aprenda como usar todos os recursos disponíveis nas plataformas.
- Construa o seu perfil com dados relevantes – telefone, horários, cardápio, localização, delivery etc.
- Faça publicações de dar água na boca.
Vá além – literalmente – e explore os anúncios pagos também, que levam seu conteúdo para um público ainda maior. Quer um guia completo focado só nas redes? Confira estes e-books com tudo que você precisa para ser uma potência na divulgação online!
Dê uma olhada nos seus concorrentes
Já pensou naquele ditado que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde? Às vezes, o motivo é o adubo que ele usa!
Se você acha que seus concorrentes estão se saindo melhor do que você, não fique com vergonha de entrar nas redes sociais deles e descobrir quais promoções estão fazendo, qual conteúdo estão produzindo etc.
O objetivo não é copiar o mesmo para o seu negócio, mas ter boas ideias e conhecer o que está funcionando para quem pertence ao mesmo nicho. Muito provavelmente, vão surgir inspirações ainda melhores e que tenham mais a ver com a sua realidade, para usar no seu food service e virar o tal do vizinho com uma grama de dar inveja!
Tenha um orçamento reservado para publicidade
Outra prática bastante importante para ter sucesso em qualquer divulgação é transformar o marketing digital em uma parte fixa e recorrente da sua estratégia de negócio.
Postagens em redes sociais, no começo, não vão custar muito além de tempo e paciência, mas também podem não chegar tão longe. Agora… Se você colocar um pouco de investimento, aí, o céu será o limite!
Contratar um profissional para tirar fotos do cardápio e contar com um social media para elaborar roteiros de vídeo e até gravar a rotina dos seus funcionários – com o consentimento deles, claro – e o funcionamento da casa são investimentos bons que, certamente, vão gerar lucros no futuro.
Esses conteúdos costumam engajar a audiência e gerar uma proximidade com o público-alvo que você quer atingir.
Todo mundo vai querer consumir aquele prato incrível que você postou no Instagram ou conhecer a equipe carismática que aparece nos vídeos de rotina publicados nas redes sociais.
O que é uma propaganda online para restaurante?
As propagandas online são todas as estratégias e técnicas de marketing digital usadas para promover o seu restaurante na internet e envolvem a utilização de várias plataformas e ferramentas.
Elas costumam aparecer em forma de anúncio, claro, mas também podem ser fotos simples e que encham os olhos e façam o estômago roncar.
As principais divulgações de restaurante em meio virtual são feitas através de:
- site próprio;
- redes sociais;
- criação de conteúdo relevante;
- anúncios pagos;
- campanhas de e-mail marketing;
- boas avaliações ao cadastrar o restaurante em sites como o TripAdvisor e em mecanismos de buscas, como o Google; e
- parcerias com influenciadores.
Todas essas estratégias precisam ser pensadas de acordo com o público-alvo do restaurante para que tenham um resultado mais eficaz e com um investimento menor, afinal, de nada adianta investir tanto em um site se a maior parte dos seus clientes usa apenas as redes sociais, né?
O objetivo é criar uma presença online positiva que atraia novos consumidores, fidelizar os existentes e aumentar a visibilidade e reputação do empreendimento no ambiente virtual.
E, para ajudar nesse processo de fazer propaganda do seu restaurante na internet, aqui vai uma lista com vários caminhos que você pode seguir.
Como divulgar seu restaurante na internet? 14 dicas que são tiro e queda!
Os primeiros passos para fazer uma propaganda online de restaurante incluem ter um site que seja atraente e fácil de usar, gerenciar bem as redes sociais, tirar fotos lindas dos seus pratos e manter sempre seu cardápio disponível para quem procura.
Você ainda pode ir além mostrando pratos sendo montados, promovendo ações de caridade no espaço físico do seu food service, investindo em anúncios com localização, mostrando o backstage das operações, produzindo conteúdo rico e focando nas datas comemorativas.
Tudo isso aliado às estratégias de Search Engine Optimization (SEO) – sobre as quais você lerá em uma das próximas orientações – e buscando sempre a inovação vão fazer o seu negócio ser sinônimo de boa comida e um marketing de sucesso.
Veja todas as dicas na íntegra!
1. Crie um site bonito e atraente
Quer ter uma presença relevante no mundo virtual? Parece que já saiu de moda fazer um site bonito, útil e que funcione bem, mas, sem ele, fica faltando um pedaço para alcançar seu objetivo, viu?
Bônus para aqueles que focam em User Experience (UX) e são intuitivos e fáceis de usar logo de cara!
Sua página vai funcionar como a fachada do seu restaurante na internet, além de ser o primeiro canal que muitos clientes vão buscar para tirar dúvidas.
2. Atualize as redes sociais frequentemente
Hoje em dia, não tem como fazer propaganda de restaurante online sem usar as redes sociais e você já deve ter entendido o motivo através de tudo o que leu até agora no decorrer deste artigo!
Lembra da pesquisa trazida lá no início? Todo mundo usa pelo menos uma mídia atualmente e, se você baixou os e-books linkados mais acima, já vai ter uma boa base para começar a divulgar sua marca em plataformas que fazem sucesso com seu público-alvo.
O ideal é que seu restaurante marque presença na maioria das redes, aumentando as chances de ser encontrado por quem procura um lugar especial para almoçar ou jantar e dispondo de informações sempre atualizadas, como horário de funcionamento, cardápio, promoções e afins.
Fora isso, capriche na divulgação de imagens e fotos, sempre seguindo o padrão da sua identidade visual, e mantenha uma frequência regular de postagens nas redes sociais do restaurante.
3. Tire fotos irresistíveis dos seus pratos
A divulgação nas redes sociais é feita, principalmente, a partir das fotos. Quando se fala de comida, as imagens precisam “trabalhar” em dobro, já que, só com um sentido – a visão –, você vai precisar aguçar o paladar e o olfato dos seus clientes de outras formas.
O objetivo é simples: despertar em quem está vendo sua propaganda a vontade de pedir aquela deliciosa pizza ou o suculento hambúrguer servido no seu restaurante.
Uma opção, que até também foi mencionada lá em cima, é investir em um fotógrafo especializado no assunto, mas você pode buscar boas dicas para tirar foto de comida com seu próprio celular.
Se for pela segunda via, reserve um tempinho para fazer cliques de todos os pratos do cardápio, sempre cuidando do ângulo e da luz.
4. Disponibilize seu cardápio em todo lugar
Poucas coisas são mais irritantes para um cliente com fome do que procurar o cardápio de um restaurante e não achar de jeito nenhum. Ninguém vai ficar esperando você responder uma mensagem nas redes sociais disponibilizando o menu, viu? Quando você vê, lá se foi uma ou várias oportunidades de venda.
Se você não quer que isso aconteça com o seu restaurante, a solução é bem simples! Mantenha uma sessão do seu site e das suas redes sociais só para o cardápio. De preferência, em letras garrafais e bem destacadas mesmo, para não restar dúvidas de onde o cliente pode encontrar as opções deliciosas vendidas no seu food service.
É importante que o menu esteja sempre atualizado e com informações claras, com tudo que a freguesia precisa saber sobre os pratos, incluindo descrições bem apetitosas.
5. Mostre os pratos sendo montados
Se as fotos têm o poder de deixar qualquer um com fome, os vídeos fazem isso ainda melhor.
Não é à toa que grandes franquias, como McDonald's, Subway e Burger King, investem muito dinheiro naquelas propagandas em câmera lenta, com as camadas dos ingredientes dos hambúrgueres e sanduíches caindo uma em cima da outra.
Só de lembrar deu água na boca, não foi? Por esse motivo que fotos e vídeos são as principais maneiras de fazer divulgação de comida online. Você pode usar a mesma estratégia com os pratos do seu restaurante!
A criatividade é que manda. Peça para o seu chef caprichar no preparo e registre tudo! Desperte o(a) diretor(a) de cinema dentro de você e monte as melhores combinações e ângulos. Depois, é só editar de forma simples, postar e esperar os pedidos.
6. Promova ações de caridade
Ajudar quem precisa e cuidar do próximo é sempre bom – em todos os sentidos! Atitudes assim têm o poder de inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, criando uma corrente do bem.
O seu restaurante pode participar dessa corrente e acabar descobrindo que fazer o bem gera um marketing muito positivo e valorizado por sua comunidade. O melhor caminho a tomar, se você quiser esse reconhecimento, é procurar organizações, eventos ou projetos de caridade e filantropia com os quais você possa colaborar na sua cidade e região.
Outra opção é conversar com seus clientes e procurar sobre causas que eles já apoiam. Assim, eles acabam participando ativamente do processo, se tornando uma ponte entre o seu negócio e uma causa nobre.
7. Invista em anúncios por localização
Os anúncios feitos a partir da geolocalização são aqueles que levam em consideração o lugar onde o seu restaurante está situado. Eles têm o poder de focar seu esforço (e seu dinheiro) no público que tem mais chances de vir a se tornar seu cliente.
Nada de gastar verba à toa com propaganda para pessoas de outras cidades ou estados: com a segmentação certa do seu anúncio, isso nem tem como acontecer! Ao focar em quem realmente interessa, a propaganda tem mais chances de converter pessoas em consumidores, o que causa um impacto direto nas vendas.
Outra boa notícia é que a maioria das redes sociais guia o usuário na criação das campanhas direcionadas a localizações específicas, então, trabalhar com esse meio de divulgação costuma ser simples.
Mas, se não quiser arriscar, pode contratar um profissional de marketing digital com experiência no assunto para configurar esse tipo de campanha.
Aqui no blog, você encontra um artigo que ensina a criar campanhas para restaurantes no Google Ads, se quiser começar pelo maior mecanismo de buscas do mundo!
8. Mostre os bastidores do restaurante
Não tem nada que passe mais confiança ao consumidor do que um restaurante sem medo de mostrar sua cozinha. A limpeza e higienização do estabelecimento deve seguir protocolos básicos, mas, infelizmente, muitos food services não se adequam às normas na prática.
Ao mostrar o que acontece no coração do seu espaço, seus clientes vão saber que a comida está sendo preparada em um ambiente limpo e bem organizado.
Você pode filmar e equipe fazendo o armazenamento de insumos, a limpeza da cozinha, trazendo produtos frescos direto da feira… Tudo isso passa uma sensação de confiança em quem assiste, além de humanizar seu negócio.
9. Aproveite os conteúdos gerados pelos clientes
Bater fotos dos pratos e postar nas redes sociais já virou um hábito de muuuuuitos internautas que querem mostrar para os seguidores as delícias que estão comendo por aí.
Usar esse conteúdo gerado de maneira espontânea é uma oportunidade de fazer uma publicidade gratuita, orgânica e que também passa confiança.
Quem procura conhecer mais sobre um estabelecimento sempre pesquisa avaliações de outras pessoas e muita gente pode passar a conhecer o seu negócio por um Story postado na rede social ao lado.
Para aproveitar o conteúdo produzido pelos consumidores, é só você ter um espaço no seu site com várias fotos e depoimentos, além de sempre repostar tudo nas redes sociais do restaurante.
10. Ofereça a opção de fazer pedidos direto pelo site
Quando alguém entra no site do seu restaurante, provavelmente, vai estar pesquisando os pratos que você oferece, o número para ligar ou mandar mensagem.
Se você já seguiu a dica lá de cima, o cardápio está fácil de acessar, atualizado e bem bonito, não é? Então, que tal não dar chance de esse possível cliente se distrair ou mudar de ideia, já oferecendo a opção de ele pedir ali mesmo, no site?
Você pode fazer isso integrando o seu aplicativo de mensagens direto na página, fazendo com o que o pedido vá direto para o seu WhatsApp ou plataforma de delivery.
11. Conheça e use as estratégias de SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca em português. O recurso é uma das maiores estratégias de marketing digital para restaurantes e também para qualquer outro tipo de negócio.
As técnicas SEO dão um empurrãozinho bem funcional que ajuda seu site a aparecer em destaque em mecanismos de busca, como o Google, e quem as estuda entende exatamente o que fazer para figurar primeiro – ou, pelo menos, antes – da concorrência quando o cliente faz uma pesquisa na internet.
Inclusive, estudando e aplicando essas estratégias, sua página pode aparecer no topo do Google de forma orgânica, ou seja, sem você pagar nada!
Mas, se quiser desembolsar uma graninha para passar à frente da concorrência no ambiente digital, usar táticas de SEO permite que sua publicidade paga tenha um impacto muito maior, gerando mais resultado por dinheiro investido.
12. Produza conteúdos extras para o seu site e sua audiência
A produção de conteúdo do seu restaurante deve ir muito além de fotos, vídeos e promoções, e os materiais chamados de “materiais ricos” são apenas uma das muitas ferramentas que ajudam a impulsionar sua estratégia SEO, que acabou de ser mencionada.
Eles envolvem artigos, e-books, infográficos e outros textos com informações relevantes para o consumidor.
Que tal começar com um blog? Busque saber o que o seu público-alvo está pesquisando e responder as dores dos seus clientes no seu próprio site, através de artigos!
A própria caixinha de pesquisa do Google dá boas ideias com a função de preenchimento automático: busque por um termo relevante para sua audiência e veja como o mecanismo completa o termo inserido, assim, você já tem uma boa ideia do que as pessoas estão buscando. |
Os textos para divulgação online de restaurante, nesse caso, não devem ser focados apenas nos seus pratos ou no seu serviço, mas em questões relacionadas ao cotidiano de food services no geral, como “qual a melhor carne para hambúrguer” ou “quais chefes de cozinha seguir nas redes sociais”.
Você pode também pode falar sobre saúde alimentar, vantagens e desvantagens de comer fora, quais as tendências do momento… E quanto mais útil e bem escrito for esse conteúdo, melhor.
Mas não esqueça de “puxar a sardinha” para o seu empreendimento: nada de postar um texto falando sobre “10 motivos para comer pizzas” se você é dono(a) de hamburgueria, ok?
13. Crie campanhas para datas comemorativas
Ano Novo, Natal, Dia dos Namorados, festa de São João, aniversário da cidade… Durante os 365 dias de cada novo ciclo da humanidade, existem muitas e muitas datas comemorativas que você deve aproveitar para fazer propaganda do seu restaurante na internet.
A ideia é sempre promover um evento ou uma promoção especial focando nessas festividades.
Pense em criar uma experiência única a partir deles, que seus clientes só vão encontrar no seu restaurante. Que tal alguns dias com comida típica de festa junina e muito quentão no cardápio? E quem aparecer a caráter ganha desconto!
14. Esteja sempre buscando inovação
É muito difícil um negócio se manter por muito tempo no mercado sem inovar nas suas atividades. A não ser que você tenha uma fábrica de palito de dentes, sempre existe um jeitinho de surpreender os clientes e trazer algo novo.
A inovação pode estar em vários fatores oferecidos no seu restaurante, desde um menu sazonal até um cardápio digital em QR code ou tablet.
Faça questão de mostrar para todos essas mudanças através da divulgação online e de tudo o que você aprendeu durante esta leitura e busque inovar também na maneira de fazer a comida.
Procure técnicas e equipamentos que agilizem o processo e facilitem o trabalho da sua cozinha se achar que vale.
Não tem jeito: uma presença online é indispensável para qualquer negócio que quer crescer, mas, como você viu, existem várias maneiras diferentes de fazer essa divulgação.
Então, se alguma delas não for muito a cara do seu negócio ou não se encaixar bem na sua rotina, pode pular para a próxima estratégia. Adicione um toque aqui e outro ali de inovação e voilá! O importante é fazer com que o seu restaurante esteja sempre em primeiro lugar quando o assunto for matar a fome.
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