A Itália é um país que tem muitas referências - inclusive a própria culinária em si. Diante destes sabores que atravessaram todos os mares, iremos entender como é possível utilizar estas referências na decoração do seu restaurante ou cantina.
Entendendo o crescimento da culinária italiana
Presente em qualquer lugar do mundo, a culinária italiana atravessou o tempo e o espaço e resiste desde sempre, contra muitos modismos culinários que vemos nascer e morrer. É da própria cultura do País, utilizar poucos ingredientes nas suas receitas, mas de qualidade mais superior possível.
Alguns cozinheiros falam que tanto massa quanto pizza e até risotos são como telas em branco, em que é possível criar muitos e muitos sabores inusitados. E os donos de restaurantes já sacaram isso.
Somado ao fato da própria culinária italiana ser extremamente rica e saborosa, aqui, no Brasil, houve muita colonização italiana, o que a torna ainda mais difundida e conhecida. Os cidadãos brasileiros quase todos conhecem muito bem termos como spaghetti, pizza e massa.
Como dito anteriormente, os empreendedores do ramo da alimentação já perceberam a longevidade da gastronomia italiana e, a fim de perdurarem seus investimentos, e claro, sabendo que devem preparar receitas e prestar serviço e experiência de qualidade, optam por esta área tendo em mente o sucesso mundialmente comprovado do ramo.
Falando em experiência, saiba como decorar o seu restaurante italiano
Além de a culinária italiana ser, por si própria, conhecida no mundo todo e ter chegando com ainda mais força junto com os imigrantes italianos por aqui, outro fator importante pra gente levar em consideração, na hora de pensar a decoração do seu restaurante ou cantina italianos, é que a Itália é um país com muitos ícones.
Ou seja, segundo o dicionário, ícone significa "signo que apresenta uma relação de semelhança ou analogia com o objeto que representa (p.ex.: o desenho de uma faca e um garfo cruzados que indicam a proximidade de um restaurante)."
Isso quer dizer que muitos signos, ou símbolos, quando colocamos os olhos sobre eles, nos remetem ao país - e à sua culinária.
São exemplos de ícones bem italianos:
- Uva;
- Vinho;
- Sorvete (ou, em italiano, gelato);
- Coliseo;
- Lambretta;
- Máscaras de carnaval veneziano;
- Limão siciliano.
Entendeu a linha de raciocínio? Lendo cada um dos itens acima, dados apenas como exemplos, há algo que te leva pro País da pasta. E é daí que você, empreendedor, pode tirar muitas ideias de decoração para o seu estabelecimento.
- Coloque uma lambreta no salão para criar um ambiente mais moderno;
- Decore as mesas com garrafas de vinho vazia, para servir de castiçal para uma vela, criando um clima bem de cantina - escuro, romântico e intimista;
- Ao invés de garrafas de vinho, você também pode utilizar garrafas vazias de azeite de oliva, produto também conhecido.
Mais ideias de decoração para o seu restaurante ou cantina
Há diversas regiões italianas que contém diferentes receitas. Assim, se você quiser, pode tornar o seu restaurante um cantinho de cada uma dessas regiões. Conheça algumas regiões e seus pratos mais conhecidos, para que possamos explicar melhor como utilizar a decoração para fortalecer a sua marca:
- Gênova: famosa pelo pesto de manjericão. Que tal utilizá-lo como arranjo nas mesas?
- Lombardia: produz o queijo gorgonzola. Uma boa ideia é expor todos os seus produtos/estoque - e até criar uma mesa de antepasto (entradinhas), por quilo, para venda dos mesmos. Eles não precisam estar presentes só na cozinha. Uma peça inteira de queijo é muito bonita para ficar escondida;
- Emilia Romagna: prosciutto di parma, o famoso presunto cru ou presunto de parma. Expô-los, também, assim como as peças de queijo, darão um ar sofisticado ao seu restaurante.
De modo geral, a gastronomia italiana é simples. Assim, se a sua decoração for rústica, com poucos elementos, fará o trabalho. Contudo, há uma certa simplicidade, também, naquelas cantinas bem cheias de itens tradicionais, antigos e fotos de família.
Os italianos são um povo que prezam pela tradição e cultivam a família, então outra boa ideia é causar esse clima no seu empreendimento. Seja acrescentando fotos de família ou objetos antigos, seja deixando apenas uma toalha xadrez nas mesas, o fato é que o simples, porém elegante, é que vai fazer a diferença.
Outras ideias para decorar um restaurante italiano são:
- Fitinhas com as cores da bandeira da Itália penduradas no teto;
- Galhos secos com limão siciliano ou uvas também remeterão à gastronomia local. Fica um charme colocar uma árvore bem estratégica no centro do salão. Há restaurantes famosos que possuem até mesmo uma fonte, em pleno salão, remetendo à Fontana di Trevi, em Roma.
Por que a decoração do seu restaurante é importante?
Decorar o seu restaurante faz parte da identidade que a sua marca passa para os seus clientes. É através desta identificação que você fortalece sua marca, o seu estabelecimento comercial. Pensar em cada detalhe - quanto mais melhor! - vai proporcionar para o seu cliente uma experiência fantástica.
Capriche nas receitas e no atendimento, utilize os melhores ingredientes. Mas o ambiente também faz parte da experiência. Além de ser confortável, limpo e aconchegante, faz toda a diferença quando você sabe, só de entrar no restaurante, se vai comer pizza ou hambúrguer.
Manter o cliente sempre envolvido no clima que você está com intenção de proporcionar - e do que quer vender - é um jeito, também, de fidelizá-lo. É aí, nesses aparentemente pequenos aspectos, que você fortalece a sua marca e a fixa no mercado.
Deixe seu comentário